Motorola CLIQ / DEXT: fénix renasce das cinzas?
Era um dos dias mais esperados da "reentré" tecnológica. Depois dos últimos anos de perdas consecutivas de quota de mercado, a Motorola que era dada como uma empresa em riscos de fechar portas, renova a sua gama de smartphones apresentando o CLIQ. Será um modelo que promete fazer as delícias de todos os amantes das linhas elegantes que sempre foram a imagem de marca da Motorola.
Como tinha sido prometido a Motorola apresentou ontem na conferência de São Francisco, o CLIQ (ou MOTOCLIQ como alguns já lhe chamam). Trata-se claramente de um tudo ou nada do gigante americano, para ganhar novo fôlego para competir com smartphones de empresas rivais como a HTC, Apple, Palm ou mesmo Nokia.
A empresa aposta claramente em linhas suaves, e numa navegação própria através da sua própria interface sobre o Android denominada Blur. O Blur transparece à primeira vista toques de requinte e promete uma experiência social perfeita, promovendo a integração com serviços populares da Internet como o Facebook, Twitter, Gmail, Myspace e Yahoo entre outros.
O Blur agrega todos os contactos do seu utilizador, independentemente da sua origem, num único centro de contactos. Será certamente uma alternativa ao Sense UI da HTC e um alvo favorito de modding da comunidade xda-developers.
Mas não é só de aspecto que vive esta nova interface de utilizador. Revela-se aliás bastante dinâmica ao ponto de, sempre que a infraestrutura Android dispõe de uma actualização no seu contexto resultante de, por exemplo, uma chamada de um contacto seu, o Blur actualiza em tempo real informação sobre o seu estado e fotografia e articula-a no ecrã inicial.
Mas voltando ao hardware, trata-se de um dispositivo bastante generoso nas suas características (especialmente no ecrã). Confira de seguida os pergaminhos deste novo dispositivo móvel:
- Ecrã táctil de 3.1 polegadas HVGA, com resolução de 320 x 480
- Processador Qualcomm MSM 7201A de 528 Mhz
- 512 MB de ROM e 256 MB de RAM de armazenamento
- Conectividade Wifi b/g, 3G e Bluetooth e USB 2.0
- Teclado deslizante QWERTY
- Câmara de 5 Megapixeis com zoom de 5.4x e auto foco
- Receptor AGPS
- Expansibilidade microSD até 32 GB
- Bateria com 1420 mAh de autonomia
- Sincronização de contactos, mensagens, fotografias e outros dados de fontes como Facebook®, MySpace, Twitter, Gmail™, e-mail, e LastFM
- Suporte para protocolos de Email Exchange (com suporte ActiveSync), IMAP4 e POP3
- Sistema Operativo móvel Android 1.5 com interface Blur.
- Disponível em tonalidade negra, existindo ainda uma variante com decoração a branco
Observando com maior atenção as especificações, são pontos que merecem uma apreciação bastante positiva o tamanho do ecrã, um teclado deslizante para os fãs de SMS ou twitter e uma bateria com bastante autonomia. Pode visualizar uma pequena demonstração do CLIQ no vídeo que lhe deixamos de seguida e que o Engadget filmou, na apresentação oficial do dispositivo móvel, para que possa ter uma ideia do que este nova gadget poderá oferecer.
O CLIQ será comercializado para já na T-Mobile no mercado norte-americano e já está confirmada a sua comercialização na América latina e na Europa e com a designação DEXT. As operadoras e países alvos deste novo smartphone são para já a Orange no Reino Unido/França, a Telefonica em Espanha e a American Movil na América do Sul. E para Portugal (alô operadoras móveis nacionais)?
É de facto o tudo ou nada, para a Motorola que por muitos anos foi líder mundial de mercado de telemóveis que agora é controlado pela Nokia. Quem não se lembra do Motorola Razr V3 que foi provavelmente o telemóvel mais bem sucedido (leia-se vendido) de sempre? Parece contudo que a empresa norte americana agora aspira competir no mercado dos smartphones, onde actualmente a Apple como líder será uma rival de longa data, para se recuperar terreno.
Não se irá esperar tarefa fácil, visto que a Motorola foi alvo de prejuízos bastante avultados nos últimos anos e foi obrigada a fazer uma reestruturação profunda. Mas a julgar pelo novo Blur, é caso para dizer que já valeu a pena à Motorola contratar um conjunto de programadores chave que se encontram a trabalhar no projecto Android.
O resultado é na minha opinião bastante satisfatório, e com a Motorola novamente em jogo, posso arriscar quando refiro que está ao rubro o mercado de dispositivos móveis com o sistema operativo open source. Motorola ver também Engadget
Este artigo tem mais de um ano
Este Smarthphone tem um design espetacular!!!
Acho que é desta que vale a pena comprar um Motorola, já que na minha opinião, sempre foram os telemoveis com o pior software que conheci… 😛
Já agora, só uma pequena curiosidade…
Sempre fiz confusão entre “reentré” e “rentrée”
mas acho que a correcta é mesmo “rentrée” 😀
Quase sempre da-se esse erro por causa da nossa pronuncia “RE-ÊNTRÉ”, mas como é uma palavra francesa acho que se lê “RÃNTRÉ” 😛
A forma correcta é “rentrée” e vem realmente do francês. Significa aproximadamente “o regresso”. A “rentrée” escolar é o regresso às aulas, por exemplo.
“Réentrée” não existe 😉
Bem, é mesmo um renascer!! A Motorola, quem a viu e quem a vê!
Os tempos agora são para os novos, como os Mini telemóveis com dual sim…
Martin Cooper o “Pai” do Telemóvel, a trabalhar para a Motorola, provavelmente nunca pensaria o que iria acontecer, passados todos estes anos.
De fato a Motorola Apostou no Tudo ou nada!!!
O “Android barato” aqui no Brasil! Vou comprar um deste até o Natal ou em Janeiro!
Espero que a Motorola se Salve!
| Parece até loucura | Nao me xinguem |
“O MOTOROLA DEXT PARECE MUITO O N900”
Isso mesmo!É isso que eu penso! Se for pra mim comparar com alguma outro celular! Comparria com o N900, ou quem sabe o N97!
EU ACHO que o Motorola Dext ganha do N97! Tirando a parte da camera do N97 e o Tamanho da tela!!!
Off topic:
Abriu em versão beta um novo directório feito em Portugal onde os seus criadores dizem que será o maior e melhor do mundo daqui a alguns meses… (???)
Era interessante ver um artigo sobre o mesmo…
o site é http://www.mapitol.com/
Desculpem o off-topic.
Parece ser interessante, mas com aquele design não vão muito longe…
Foi a ideia com que fiquei. Mas gostava de ver um teste para saber se fora o design, a plataforma tem potencial ou não. 🙂
Mapitol..concordo com este artigo:
http://blog.karlus.net/archives/2009/06/07/2122
Sim mas esse artigo é mesmo muito do “bota a baixo”. Alias, eu já li este artigo á cerca de dois anos, mas para meu espanto o artigo e comentários aparecem com a data de uns dias atrás… Acho que é perseguição cega. Mas não quero alongar mais o offtopic.
Continuo a preferir os HTCs
Cumps
O Razr como o mais vendido de sempre? LOL
Ate a data foi o Nokia 1100, suplantando o Nokia 3310.
A mim surpreendeu a queda da Motorola pouco tempo depois de terem que renovar o Razr. Pensei que por serem os primeiros (?) com telefones finos iam estar em vantagem face aos concorrentes durante algum tempo. Lembro-me que a Nokia usava para quase todos os seus modelos a mesma bateria, que pelas suas dimensoes exteriores simplesmente impediria a adopcao de designs fininhos. Afinal foi rapida a reaccao da Nokia, Samsung, LG, etc. ..
http://www.intomobile.com/2007/05/07/best-selling-mobile-phone-possibly-best-selling-electronic-device-in-history.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Motorola_RAZR
Eu disse provavelmente o mais vendido, é tudo uma questão de semântica, não afirmei nada. Mas o que eu tenho a certeza é isto:
A fonte que dás também não me dá garantias de nada. Além de que até à data do teu link o nokia 1100 que dizes ser o mais vendido com 200 milhões de unidades. O Razr só em 2006 teve uma venda mundial de 50 milhões de unidades.
“it was wildly successful selling over 50 Million units by July 2006”
http://en.wikipedia.org/wiki/Motorola_RAZR
“Razr V3 – the most popular phone in the USA. 10 Oct 2008 … According to the NPD Group, Motorola Razr V3 remain the most sold phone in the USA”
http://xi0.info/motorola-razr-v3-most-popular_2464.html
Sendo que o mercado dos estados unidos é um dos maiores mercados do mundo, E se fores a juntar o que foi vendido em todos os outros países, as várias encarnações do Razr, V3, V3i V3 DG, V3 edição FCP, etc… e o tempo que permaneceu à venda (2003 até cerca de 2008), é pura aritmética.
Posso estar enganado mas não acredito minimamente nos dados que me deste, como te mostrei se raciocinares um pouco, e vires o tempo que o Razr foi vendido e só num ano ter vendido 50 milhões, nem sequer tem credibilidade o link que me deste!
Ora bem, os argumentos fazem sentido sim senhor… mas nao batem certo com os factos!
Eu recordo-me da noticia acerca do recorde batido pelo Nokia 1100, (http://www.engadget.com/2007/05/07/nokias-1100-handset-over-200-million-served/)e foi por isso que verifiquei se ainda seria verdade procurando no google por “best sellers of all time”, “mobile phones” e “razr”, entre outras combinacoes, antes de carregar no botao de publicar.
Em vendas acumuladas, o Motorola Razr chegou a uns respeitaveis 110M, e realmente nos EUA vendeu a fartasana.
Foi por isso que citei a wikipedia “Over its four year run, Motorola sold more than 110 million units”
Quanto a probabilidade de ser o mais vendido de sempre teria que ser reduzida, devido a
1) proporcao de equipamentos de gama media-baixa face aos equipamentos mais sofisticados.
2) o RAZR foi contemporaneo do Nokia 1100.
http://www.prlog.org/10305450-the-worlds-best-selling-mobile-phone.html
Talveza seja hoje que pela primeira vez na historia da internet alguem diz “eh pa, afinal tinhas razao!”
😀
Eu não te vou dizer isso, vou é dizer que sabia que tinhas razão. Nas grandes equipas há (de haver) sempre um ou outro arrogante. Só falta saber é se a arrogância permite corrigir o tópico com a nova info ou não.
Cumpz
Parece-me muito bom. Venham de lá os preços porque “a coisa” até parece bem jeitosa.
Sem dúvida um proposta interessante, creio que o preço deve rondar os $400 nos estados unidos.
O android finalmente começa-se a impor-se.
O ecrã podia curvar um bocadinho em relação ao teclado…
Acho que o vai fazer como sucesso ou fracasso será o preço, já desconfiam quanto vai custar?
A Motorola tinha de se mexer. Não optando pelo Windows Mobile em toda a sua gama, era urgente que desse um novo fôlego à “marca” sob pena de cair no esquecimento.
Vamos ver… começam a parecer cogumelos os gadgets com Android…
Tive um Motorola, em 2000, com WAP, penso que se chamava assim a primeira net móvel, mas o software era de uma qualidade péssima. Até o meu Mitsubishi de 1998 era melhor. Mas com Android, talvez valha a pena.
Se for colocado a 300 e poucos € e passado alguns meses ficar a 199€ 😆 ate pode ser um Great Suceess k realmente caracteristicas mt interessantes relativamnte aos htcs magic e hero 😉
Meus amigos, discordo da questão de design…. alguns modelos sim… mas muitos eram ainda tijolinhos com antena exterior !!
O software tardou em largar os menus complicados, as baterias da maior parte uma desgraça de autonomia.
E neste adormecer da marca americana o mercado ( principalmente o europeu ) encheu-se de muitos Samsung, bastantes Nokia e vários Sony Ericsson que deixaram a Motorola a penar…
Vamos ver se é desta que a velha Motorola realmente acorda para a vida do novo mundo dos Smartphones/PDA’s !!
O que acham do Nokia n97 mini?
Excellent site. It was pleasant to me.,
Eu o tenho e posso dizer que é um smartphone capaz de brigar em pé de igualdade com N97 e Iphone.
Ele, as vezes, é lento com as animações (aquelas mudanças que ocorrem quando você vira o cellphone de lado ou ponta-cabeça).
recomendo comprá-lo, ou se quiserem esperar o lançamento do Motorola Droid/Milestone (não sei como é em portugal, mas aqui no Brasil não lançou) que tem algumas melhoras notáveis como o OS Android 2.0, enquanto o Dext tem 1.5, e um chip de aceleração gráfica para os joguinhos rs rs rs.