Modelo de coração impresso em 3D salva vida de recém-nascido
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Todos sabemos que a tecnologia tem evoluído a passos largos nestes últimos anos e, estando na era das tecnologias da informação, vamos aqui destacar uma tecnologia que poderá vir a salvar a vida de bebés ou até de adultos.
Hoje vamos falar-vos da impressão 3D e de como um modelo de um coração impresso em 3D salvou a vida de um recém-nascido.
Estávamos em Julho deste ano e no Morgan Stanley Children's Hospital of New York-Presbyterian deu entrada um bebé recém-nascido com um defeito cardíaco congénito. Doença extremamente complicada, uma vez que por detrás do seu ventrículo direito o menino tinha um enorme buraco no seu coração.
Depois de ter feito uma Tomografia Axial Computorizada (TAC), os médicos analisaram todas as possibilidades para que o problema fosse resolvido. Contudo, a TAC não fornecia informação suficiente para levar os médicos a decidirem que procedimentos tomar, visto que o coração do menino era do tamanho de uma noz.
Mas a tomografia acabou por ser importante em todo processo pois, em conjunto com a associação Matthew's Hearts of Hope, a equipa de cirurgiões pediu à Cardiovascular Business Development Manager Todd Pietila at Materialise um modelo do coração impresso em 3D.
Utilizando o Software Materialise's Mimics Innovation, Pietila criou um modelo de um coração 3D capturando toda a estrutura e todos os defeitos presentes no coração do bebé, contando para isso com a ajuda da TAC.
Num prazo de 2 dias a equipa de cirurgiões teve acesso a um coração impresso em 3D, criado através de um material flexível de forma a poder ser manipulado e cortado, permitindo assim à equipa desta forma particular e planear todos os passos da cirurgia. Deste modo seria possível corrigir todos os defeitos do coração do menino em apenas uma cirurgia.
"O coração do bebé tinha buracos, o que não é incomum em casos de CHD, mas as câmaras cardíacas também estavam com uma formação incomum, um pouco como um labirinto. No passado, nós tivemos que parar o coração e olhar para dentro e decidir o que fazer. Com essa técnica (usando um modelo impresso em 3D), era como se tivéssemos um mapa para nos guiarmos."
Dr. Emile Bacha, Cirurgião Cardíaco e Director de Cirurgia Cardíaca Pediátrica e Congénita
É agora notícia que o pequeno Matthew foi finalmente operado há cerca de semana e meia, tendo a cirurgia sido um sucesso, colocando assim o menino no caminho de uma vida longa e feliz.
A impressão tridimensional será em breves anos uma realidade em cada casa, em cada escritório e ao serviço da medicina em várias valências. A facilidade de criar "coisas" poderá facilmente transitar, como já há provas dadas, para a impressão em 3D de órgãos, membros e dispositivos que possam auxiliar o tratamento médico e cirúrgico. Este é um caso bem sucedido e apenas o princípio de uma longa e próspera etapa de sucesso.
Este artigo tem mais de um ano
É importante que a tecnologia evolua, e com essa evolução que se possam dar a conhecer feitos importantes para o bem estar e para a evolução da ciência e da saúde.
É bom darem a conhecer feitos desta importância a nível da saúde com a evolução das novas tecnologias.
A isto é que eu chamo evolução tecnológica, agora quando leio a chamarem avanço tecnologico a um touch id …
‘Cada macaco no seu galho’. Num smartphone ou tablet aparecer uma nova tecnologia tornada funcionalidade, que no caso permite com um toque apenas fazer pagamentos, ter acesso a dados privados protegidos e ter acesso, antes de tudo, ao equipamento…. também é uma evolução tecnológica, embora num nível completamente diferente deste.
Aqui estamos perante a utilização de uma tecnologia inovadora dirigida a outro segmento, mas com máquinas e funcionalidades que são, igualmente, fruto da investigação.
*SPOILERS* So no final do artigo é que percebem para que serviu a impressão 3d do coração.
Quando se leva uma facada/tiro, leva-se pontos internos? Quer dizer que depois vao ter de nos abrir outra vez para tirar os pontos?
Nãos, os pontos são depois absorvidos pela rede sanguínea e desaparecem.
Lol… Os pontos externos fazem parte do seculo passado… Literalmente… Os leigos criticam sempre os avanços da tech enquanto nao aparecer alguem que lhes faça um desenho!