PplWare Mobile

“Milagre” Tecnologia transforma água em combustível

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. dajosova says:

    Será este mais um FAIL ???

    Houve outros no passado que por diversas razões, e algumas delas desconhecidas, “estancaram” pouco tempo depois!

    • Pedro Pinto says:

      Os FAILs talvez se devam a interesses 😉

      • miguel says:

        a imagem esta pouco clara, mas parece que se usa energia para produzir conbustivel.. não me parece muito viavel…

        Mas quem sabe… parece o alcool no brasil… só e viável lá tem muito terreno para o produzir e nem sei como rende alguma coisa

        • Redin says:

          O combustível gerado pela cultura de beterraba no Brasil já se está a considerar atingir o limite do inútil porque tal como a quantidade de gado criado dá cabo do terreno pela quantidade de água que é gasta, aqui também acontece o mesmo. Os terrenos acabam por ficar esgotados ao ponto de ficarem estéreis e mesmo com água não rende novas plantações.
          Aliás, a quantidade de alimentação necessária ao ser humano nas próximas décadas, é de tal ordem que necessitaríamos de vários planetas para sermos auto-sustentáveis. Daí que já se fala na alternativa do ser humano ter de mudar de hábitos alimentares para por exemplo “os insetos”.

          Este tipo de alternativas energéticas de fala este artigo, são bem o exemplo de que o homem ainda tem alternativa se for inteligente. Oxalá o mundo se renda em prol da própria humanidade por não vale a pena os países do petróleo renderem biliões de biliões de dólares no petróleo, se depois não têm como os gastar e bem que podem morrer e levar com eles o lucro para a cova.
          Infelizes de nós todos… claro.

    • r says:

      ainda está para aparecer um método que impeça comentários de pessoas com mentalidade… bastante jovem vá.

    • Nuno Freitas says:

      Agora vai acabar a água no planeta!

  2. Mario says:

    A energia do futuro sera o…petroleo. Enquanto este nao acabar nenhuma empresa petrolifera vai permitir que surjam outras opcoes interessantes pois estao em causa muitos milhoes. Basta ver os paises arabes, Angola, etc iriam a falencia se o petroleo fosse substituido por outra fonte de energia.

    • diogo says:

      true.. mas pensa no outro lado.. esta tecnologia basicamente fabrica gasolina artificial.

      As grandes empresas de automoveis vão ver com bons olhos este novo metodo de produzir combustivel porque reduz substancialmente os custos de R&D. Custos esses que agora estão a ser utilizados em busca de alternativas (desenvolvimento de baterias etc)

    • Susana says:

      sim e não.
      o petróleo é mantido mas apenas porque os EUA depende dele para manterem a economia. todo o petróleo é negociado em USD e é essa a razão da guerra do iraque… o Saddam passou a aceitar outras moedas e isso os EUA não podem permitir.
      A partir do momento em que o USD não foi necessário para pagar o petróleo os países passam a não precisar dessa moeda e a economia americana irá mostrar ao mundo como está completamente na bancarrota.

      • x says:

        Ola Susana, boa tarde.
        O mesmo aconteceu na Libia quando o kadafi anunciou que iria comercializar o petroleo e gaz em outras moedas.
        Ja muitos paises se querem livrar das reservas de dollars que teem pois sabem que o dollar ja pouco vale e a unica coisa que o segura é o Sistema Bretton Woods em que foi criado o petrodollar.
        Creio que te podera interessar
        http://dinamicaglobal.wordpress.com/2014/11/01/como-a-geopolitica-dos-petrodolares-conduz-o-mundo-a-terceira-guerra-mundial/

        • lmx says:

          verdade!!

          O dollar devido a forma desmesurada que os Americanos estão a imprimir dinheiro pouco vale já..

          Ou seja ao comprarem dollars estão a perder dinheiro…

          Com o défice americano perto dos 60 triliões de dollars..o dólar já não tem quase valor nenhum…

          1 dollar real vale menos que 0.3 dollars actuais 🙂

          Os USA estão a afundar…
          acontece com todos as grandes super potências…a historia encarece-se de nos reavivar isso mesmo…

          não tivéssemos nós a muitos séculos sido uma…e se calhar até eu diria que era mentira 🙂

    • Nuno Vieira says:

      Não era os países Árabes, Angola,… que iam à falência. Ficavam é livres da nossa influência. Nós (Europa e América) é que íamos à falência.

  3. Tiago Dias says:

    O projeto parece-me, a nível científico, bastante interessante. Não foi no entanto divulgada informação quanto à sua viabilidade económica, para além de que, no que respeita a questões ambientais, parece-me ser dar um passo atrás caso se pretenda ver esta solução como a alternativa do futuro para substituição dos combustíveis fósseis

    • André Meireles says:

      Cá está a resposta para os que perguntaram o porquê dos muitos Fails no passado! 😉

      • miguel says:

        claro que pode ser mais um fail… é muito bonito falar em energias renováveis.. mas no fundo sera que são economicamente viaveis??

        eu por exemplo tenho painéis solares para ter electricidade em casa(porque moro num monte), porque não é pratico, nem economicamente viável.
        E nos temos por taxas de luz elevadas, mas para mim não é viavem o investimento feito dava para PAGAR electricidade o resto da vida, e não nos esqueçamos que 6 anos depois os painéis perderem 40% do seu rendimento.

        É so propaganda

        • miguel says:

          nos tugas é que somos tolos, não queremos centrais nucleares, esta provado que em impacto ambiental é muito menor que uma barragem.

          custo por KW, muito barato, quase de borla.

          haa mas pode explodir, que dizer a europa esta cheia de centrais nucleares, nomeadamente espanha, a radiação não ia chegar ca queres ver.

          hoje em dia as centrais nucleares alto sistema de segurança.. ve se a cental de nuclear no japão aguentou um sismo de 9.0 e um tsunami. claro que ela rebentou com um dos reactores.
          Mas com muito menos ficamos nos sem lisboa inteira no terramoto de lisboa

          • Mario says:

            Pobre Miguel, quase de borla? lol o facto de a França vender quase de borla os seus excedentes (quando os tem) não quer dizer que esses seja o preço real do Kw, quer apenas dizer que entre ganhar 6 cents por kw ou não ganhar nenhum… enfim. A própria França nunca revelou quanto custa na realidade a energia nuclear, diz que é por questões de segurança lol. Lá que eles ganham muito dinheiro a vender reactores, combustível, tratamento de resíduos e consultoria aos atrasados mentais que vão na conversa, lá isso ganham!!! É só perguntar aos Espanhóis que já se arrependeram mil vezes de se terem metido no nuclear. Só o tratamento dos resíduos deita tudo por terra e ainda não começámos a falar dos custos de desmantelamento de centrais obsoletas lol UI UI

          • Mario says:

            o problema e que somos um pais de risco a terramotos, espanha ou franca nao. a probabilidade de termos um acidente e maior em Portugal que nesses paises pois basta ver a ponte 25 de abril esta sob uma falha que segundo especialistas esta prestes a abrir.

          • KateYe says:

            Boa noite Miguel.
            Em relação ás centrais nucleares o mais ridiculo de tudo é que existem 8 em Espanha, em que uma das quais está em Almaraz, que fica muito perto da fronteira com Portugal. Portanto, percebo o ridículo que expõe ao dizer que em caso de desastre nuclear seríamos afectados na mesma, e da pior forma. Com os efeitos secindários. Temos um reactor de testes que daria para começar a produzir alguma energia nuclear…a titulo de testes 🙂
            Agora é bom que comecemos logo pela fusão e não fissão (ex:França).

            Cumps,

    • Bruno Coimbra says:

      N vejo que seja um passo atras antes pelo contrario.
      Se a preocupação é emissão de gases temos de ter em conta que da produção humana(transportes e produção fabril) apenas são 12% das emissões.

      Espero que esta tecnologia n “desapareça” misteriosamente e que seja compatível com os carros atuais.

      Para quem é interessado nas questões ambientais e das emissões vejam o documentário cowspiracy

      • badsector says:

        Bruno não percebi. Se 12% das emissões são humanas, os 88% são do quê?
        E assim sem muitos conhecimentos isso parece-me uma afirmação do partido republicano. 🙂

        • Bruno Coimbra says:

          ahaha pois realmente lido assim parece coisa do partido republicano e que a cena do ozono é tudo mito.
          Mas n isso é bem real, as outras emissões são tb humanas mas n são através dos transportes ou fabricas como tanto se tenta vender, essa ideia esta incorrecta mas esta disseminada pela população em geral, ou seja nos continuamos a ser os responsáveis pela destruição do planeta disso n há duvidas mas n é por causa dos automóveis (a grande fatia) mas mais uma vez digo vejam o cowspiracy explica bem a situação em que vivemos

      • Tiago Dias says:

        Estamos a assistir a uma revolução na indústria automóvel. Várias marcas já comercializam veículos com sistemas viáveis (apesar de não tão práticos) de “energias limpas”. Para além disso, a Toyota já tem um modelo alimentado a hidrogénio pronto para comercialização.
        Se estamos a dar aos construtores a possibilidade de não investir na investigação e desenvolvimento destes novos sistemas, que permitem emissões 0, não consideras isso regressão?
        Conspiração não falta, e quando é necessário combatê-la acaba-se muitas vezes por utilizar as mesmas armas…

        • Quim Berto says:

          OK , Tiago
          Mas… donde vem o hidrogénio? – obtido a partir das energias renováveis ou não. Hoje o balanço ainda é desfavorável!

          • Tiago Dias says:

            A questão que coloco não é no processo de produção do combustível mas sim no seu consumo que, tal como acontece no caso dos combustíveis fósseis, é onde os índices de poluição são realmente elevados.

  4. Hugo says:

    Tentam transformar água em combustível, mas não conseguem transformar àgua em vinho, oh wait, já fizeram 😀

  5. joao says:

    Se já têm o hidrogenio para que raio querem misturar para fazer hidrocarbonetos?
    o hidrogénio é muito melhor sozinho

  6. lmx says:

    Bom, esta coisa é uma solução para o fim dos combustiveis fosseis…e para produção de oxigénio…

    Sendo que com h2o e co2 produz hidrocarbonetos, e liberta oxigénio…

    A questão é??
    em que quantidade isto vai produzir oxigénio…é que se estas centrais forem gigantes, que pelo que me apercebo seriam…

    então vão produzir oxigénio em barda…mas o oxigénio a mais de 20.9% na atmosfera…é tóxico…

    ou eu percebi mal, ou eles não explicaram bem, o que fazem aos excedentes…embora que começa a escassear o oxigénio…abate de arvores, etc…

    • Sephyre says:

      Bem, considerando a pressao atmosférica global, os excedentes de oxigénio produzido por esta transformação seriam suficientes para “tapar o buraco” no ozono, repor os niveis médios de oxigenio liquido que tanto faz falta em vários hospitais espalhados pelo mundo e aindo dar um “pulmaozinho” ao fdps que nao querem saber do tratado de quioto pa nada, mas que as pessoas que lá vivem nao tem culpa dos governos que tem… e sim é um processo viavel como o de hidrogénio, mais até a agua podia ser reciclada com este processo, mas k? interesses? isso nos dias de hoje não existe cof,cof,cof, existe uma ecormia de treta a esconder td e mais alguma coisa……

      por estas razoes que deveriamos fazer? bater é pouco matar é muito…..

      • lmx says:

        boas..

        concordo contigo, em muita coisa, mas não sei se o oxigénio, apenas, conseguiria tapar a camada de ozono..

        De resto a questão do oxigénio comprimido para os hospitais, etc, era uma excelente ideia…mesmo para a atmosfera, para corrigir o défice que temos de oxigénio. 😉

        • x says:

          lmx segundo dados recentes o buraco de ozono esta a fechar e com ozono. Preencher a falha de ozono na atmosfera com oxigenio é uma ideia completamente tola pois o oxigenio nao subtitui o ozono e para alem disso como iriam fazer ? Levavam uma cisterna para despejar no buraco ? 😉

      • x says:

        Interessante.
        Quem são eles os que não querem saber do protocolo de Kioto ?

  7. sapo65 says:

    Isto vai dar sempre ao mesmo, é preciso mais energia para gerar do que aquilo que o produto vai gerar. É a mesma coisa que acontece para produzir Hidrogénio.
    O petroleo esta ai e para durar muitos anos, ao contrario do que é divulgado ainda existe muito petroleo no planeta, esta é em zonas de muito dificil acesso. A não ser que se façam investimentos extremamente avultados na produção de energia com origem renovavél por todo o planeta (algo muito dificil de acontecer devido a economia de curto prazo actualmente praticada). Portugal podia estar numa situação muito melhor a nivél energetico se não fosse o receio de investir em energia nuclear, sim é perigoso podemoa morrer todos, mas já não corremos nós esse risco? A engenharia e a ciencia actual esta actualmente tão evoluida para que exista novos chernobils

    • Joao says:

      Pois é pensando em economia a energia nuclear até pode ser uma boa alternativa a curto prazo, mas a longo duvido, ja para não falar de todos os incovenientes, tratar residuos toxicos, abrir centenas de buracos para la meter os residuos e ao longo dos anos os recipientes vão-se degradando e vai tudo parar aos lençois de agua e afins.
      Sapo sapo…

  8. Luis says:

    Mais um projecto interessante que a OPEP vai matar…

  9. Paulo Rodrigues says:

    Bem sem duvida que o hidrogénio e considerada a energia do futuro, e uma tecnologia em constante desenvolvimento ao contrario das convencionais, quero dizer com isto que ainda e uma tecnologia muito verde em relação as outras. As células neste momento são muito sensiveis para a produção de hidrogénio e aconselhado agua dionizada ou seja agua destilada… a matéria prima para este processo não se cria e um recurso que existe a milhões de anos no nosso planeta simplesmente criamos a tecnologia para o reutilizar, relativamente a possibilidade de tornar o nosso ar toxico com a libertação de oxigénio não sei ate que ponto se chegara ate essa percentagem visto que o subproduto de todo este processo e novamente agua.. ou seja no final de se produzir electricidade ou combustível o oxigénio e novamente combinado c o átomo de hidrogénio.

  10. Carlos says:

    Quanto ao Álcool do Brasil, é verdade que possuímos um vasto território. E realmente produz um quantia enorme do subproduto da cana, é verdade também dizer que o controle do Álcool fica a cargo da Petrobras. Que não produz um litro se quer do produto.
    Velha estatal, agora quase abalada pela roubalheira. Motivo pelo qual
    estamos cheio de opções que nos leva a uma única diretriz, o preço final do produto equipara ao da gasolina sendo que seu rendimento e inferior, pois os motores atuais não foram projetados Para funcionar
    100% a Álcool, temos uma combinação em que podemos usar um ou outro.
    Mas não nos é dado a liberdade de escolher quanto de Alcoolato queremos usar quando iremos abastecer um veiculo, sabendo que por aqui se usa por voltas de 25% de Álcool adicionado a gasolina.O Brasil poderia ser auto suficiente mas fatores externos é que ditam as regras, infelizmente ainda falta um grade amadurecimento das autoridades locais para fazer frente a um projeto com uso missamo
    deste subproduto.E

  11. portugues says:

    A mecanica vai salvar o mundo. carros a pedais que com pouca força avançe com roldanas ou algo assim.

    • lmx says:

      heheh 🙂

      isso já existe…flinstones??

      Os chineses já teem motores feitos a partir de ímanes de grande potencia…mas não sei se vai pegar, até porque os ímanes permanentes, na realidade não são permanentes…demorao é muito a perder as suas características..

  12. Sergio J says:

    Como sempre, há aquele pequenino pormenor da escalabilidade. Em grande escala colocam-se muitos problemas. Nos pratos da balança não sei para qual lado pende.

    Tem sido grandes avanços na fusão nuclear. O futuro estará aí. Não é para amanhã, mas está para mais perto do que se possa pensar.

    http://lockheedmartin.com/us/products/compact-fusion.html

  13. sakura says:

    fusão nuclear …. ou H2 + energy ~~ ~ helio + ~4energy (sol).
    hoje queimar h2 com 1 laser, e ter como subproduto helio é o + imteligente (sol).
    a tec. já existe ha anos mas ………. como é opem surce……. free é o que é (gnu/linux)…………..

  14. camsarria says:

    O que vai aconteçer é…

    1 – A tecnologia ja está patenteada por uma petrolifera e vão ser processados até fecharem

    2 – Vao ser comprados por uma petrolifera, desmantelados e a tecnologia vai para a gaveta

  15. ww55 says:

    O Redin está equivocado a começar pela beterraba, pois o Brasil não produz açúcar de beterraba.

  16. paulo says:

    O Brasil e o unico pais do mundo autosustentavel. Energia alimentos recursos naturais. Alias o continente americano tem tudo. E o Brasil e o mais rico.

    • Rui says:

      Todos os paises são auto-sustentáveis, simplesmente muitos tratam de se auto-destruir.

      A riqueza de cada país está dependente do interesse que gera nos que o rodeiam.

      Quanto ao Brasil ser rico, até me admira haver lá tanta pobreza, seja ela relativa aos meios básicos de subsistência ou à pobreza de espirito de muitos dos que lá habitam.

  17. Ricardo says:

    “é possível proceder à reciclagem de 3.2 toneladas de CO2 por dia e dai conseguir produzir diariamente um barril de combustível”… Isto não é tanto para tão pouco? E poluição à mesma?

    • lmx says:

      pois,

      Sim a camada está a fechar, ou esta muito melhor que anteriormente…já foram enviados alguns “misseis” no passado, para essas zonas com ozono…

      Teria que haver mais equipamentos, para criar iões e junta-los na quantidade certa…já não era uma coisa directa…mas quem sabe um dia…

      mas a ideia de que só o oxigénio por si resolveria o caso é que não sei…mas também não sou entendido no assunto.

    • lmx says:

      este post era para o X…

      dada a quantidade de co2 na atmosfera, quanto mais melhor 🙂
      , o problema seria controlar o oxigénio que é a poluição deste combustivel…

      foram dados alguns exemplos, oxigenio para hospitais, etc..mas não sei se chegaria para esgotar todo o oxigenio que isto iria produzir…

  18. Bahh says:

    De facto no futuro a fonte de energia será a nuclear, que será corretamente dominada e o problema da poluição também irá ser resolvido de forma a deixar de ser um problema.

    Mas antes disso grande parte dos seres humanos desaparecerá da superfície da Terra por ocasião do grande cometa que vêm para limpar a Terra de todos os seres humanos que se afastaram do Criador de toda a espécie de maneiras. Mas depois disso, em algum tempo no futuro tal conhecimento virá e dessa vez já será aproveitado para o bem como sempre deveria ter sido, e os seres da natureza ajudarão em tudo então uma vez que os humanos que tiverem sobrevivído já não serão os mesmo arrugantes de hoje em dia que pensam tudo saber e ser donos do planeta, quando não passam de hópedes e grande parte de maus hóspedes.

  19. Mega says:

    Vi num programa que todos devem conhecer, ou a maioria, Top Gear, carros que utilizam energia proveniente do hidrogénio. O carro basicamente é o mesmo que um a gasolina a diferença é que em vez que produzir CO2 produz, veja-se lá, água H2O. Foi especialmente interessante porque o estado americano em que se passa a cena, cujo nome agora não me lembro, apostou na construção de bombas de gasolina que incluem abastecimento para carros a hidrogénio, servindo-se assim como uma espécie de zona de testes em grande plano. Acredito que esta possa ser uma das energias alternativas mais viáveis do futuro.

  20. Rui Costa says:

    Li todos os comentários e como ainda não vi ninguém a mandar esta posta cá para fora, vou manda-la eu, mesmo estando sujeito a muita crítica:

    Petróleo Abiótico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_inorg%C3%A2nica_do_petr%C3%B3leo

  21. A agua bem precioso says:

    O que todos se esquecem é que a água por enquanto ainda é de “graça” e sendo um bem fundamental à vida, seria de esperar que se este projecto avança-se o preço dela ia aumentar consideravelmente deixando muitas pessoas sem meios para a poder adquirir.

  22. XX says:

    O poder da industria petrolífera associada à industria automóvel nunca irá deixar vingar qualquer tecnologia que se sobreponha ao petróleo e os seu interesses económicos.
    Deixo aqui o link sobre um senhor que provou que a agua é o melhor combustível, para depois ser envenenado pelos interesses vigentes.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Stanley_Meyer%27s_water_fuel_cell

    Só quando a população mundial aceitar que é economicamente explorada e escravizada e começar a pensar na sua condição humana neste planeta as coisas mudarão.

    O progresso está a ser estagnado por estes mesmos interesses que só deixam passar as tecnologias que lhes sejam úteis para perpetuar os seu poderes.

  23. processo says:

    processo usado pela alemanha na segunda guerra mundial para ter combustivel para os aviões e tanques pois os aliados controlavam o fluxo de petroleo, extremamente ineficiente, pior que as baterias

  24. antonio oliveira says:

    Bom penssando que uma garrafa de agua 250ml custa 1€ a quanto sai o preço da gasolina sintetica heheheheheh

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.