Microsoft também terá proposta de VR para os seus smartphones
Sempre que se fala em realidade virtual da Microsoft, a resposta vai sempre parar ao HoloLens. Esta é a aposta da Microsoft nesta área e uma montra do que de melhor é capaz de fazer.
Mas parece que a empresa está agora a mudar e prepara-se para trazer algo muito mais simples e que irá concorrer com o Cardboard da Google.
O mundo da realidade virtual está a chegar e com ele chega um conjunto de novas opções e possibilidades a todos. As soluções variam desde as mais completas e imersivas, com o HoloLens e os Oculus VR, até às mais simples e mais acessíveis.
Um dos focos principais para a utilização desta nova tecnologia são os smartphones, por libertarem os óculos de todo o processamento. Para apresentar os conteúdos, nestes casos são usados óculos que se limitam a suster o smartphone em frente aos olhos dos utilizadores.
Um dos exemplos mais conhecidos são os Cardboard da Google, que parecem agora estar a ganhar um concorrente e trazer para este meio a Microsoft.
O Microsoft VR Kit foi visto numa página da Microsoft que publicita um Hackaton que terá lugar na Rússia, já no próximo dia 17 de Outubro.
No evento esta nova realidade será uma das apostas da Microsoft, que agora passará a contar com mais uma proposta para a realidade virtual, esta acessível a todos.
Do que é possível ver da promoção do evento, a utilização do Microsoft VR Kit é feita da mesma forma que todas as restantes propostas. Basta encaixar o smartphone Lumia no suporte de cartão e encostá-lo à cara para que se tenha acesso à realidade virtual e às aplicações realmente imersivas.
Esta não é uma proposta que ira concorrer com o HoloLens, mas que abre agora novas possibilidades aos programadores que criam aplicações para o Windows Phone e para o Windows 10 Mobile.
Mais uma vez, a adesão a estas tecnologias estará dependente das propostas de conteúdos e de aplicações que existirem e que se explorarem ao máximo.
Este artigo tem mais de um ano
HoloLens => AR.
Oculus Rift e Google Cardboard => VR.
Podes fazer AR com óculos VR 😀 Basta existir uma câmara a filmar o centenário (câmara traseira do smartphone por exemplo)
Bem visto 😉
Não é assim tão simples, para ter uma boa experiência com AR não é só uma camera e bom processamente, precisas também de certos sensores. Acho que é mais facil pegar em um HoloLens e utilizá-lo para VR
Era só para frisar que a distinção não é assim tão óbvia, existem pontos onde ambas as tecnologias se tocam. Claro que com equipamentos feitos especificamente para AR a experiência será melhor.
Estas e outras notícias sobre a realidade virtual e de tudo o que tem estado a acontecer, vem demonstrar o que todos os professores universitários que têm projectos de realidade virtual em áreas distintas nos disseram na Maker Faire 2015 quando apresentámos o nosso projecto a3d.pt, indicando-nos do grande potencial desta tecnologia, do leque cada vez maior de dispositivos relacionados com as soluções de RV ou RVI em que tudo acabará por se tornar banal na sua utilização do nosso dia-a-dia, assim que os preços dos mesmos começarem a baixar e estar ao acesso de todos.
Nós estamos a apostar com muita força nesta tecnologia, e estamos já a mostrar ao mundo o que melhor se faz com esta tecnologia. E claro, 100% Made In Portugal.
E não é que estamos já a receber contactos internacionais?
Tive a ver a demo a3d.pt… não tem tanto de realidade mesmo que a gare fosse real, é sempre interessante colocar ali umas publicidades e uns pedidos de informações das viagens. Entretanto parece-me que a fotografia/vídeo 360º faz bem melhor , estando focado mesmo na realidade dos espaços, não se move, mas é real. Porque com estes gráficos parece-me “ambiente de jogo/3d” e está mais nesta categoria. Não tem a experiencia de estar no sitio. De qualquer maneira boa iniciativa e boa sorte para o projecto.