Laptop Ultrathin HDD com 5mm, da Seagate
A Seagate apresentou recentemente o mais fino disco da sua história, o Laptop Ultrathin HDD. Com uma espessura de apenas 5 milímetros, o principal objectivo deste disco para por uma utilização dentro de portáteis ultrafinos, dispositivos móveis leves e tablets oferecendo assim uma alta capacidade de armazenamento com um custo, segundo a marca, competitivo.
"A primeira vez que mostramos a solução, em Setembro do ano passado, sabíamos que tínhamos um produto realmente inovador que permitirá que os nossos parceiros recriem aplicações móveis", disse Steve Luczo, presidente, CEO e chairman da Seagate. "O apoio de nossos parceiros OEMs indica que conseguimos entregar a nossa visão e não vemos a hora de uma nova onda de soluções inovadoras possíveis através deste produto revolucionário".
Esta drive, com pouco mais de 6 cm de comprimento e 5 mm de espessura, pesa apenas 0,93 gramas, sendo a sua espessura equivalente à de quatro cartões de créditos empilhados e mais leve que um baralho de cartas. Ao nível de capacidade, esta poderá atingir os 500Gb e ocupa 25% menos espaço do que a geração anterior de 7 milímetros, deixando livre um espaço valioso para a adição de recursos como baterias com duração mais longas e mais espaço para a circulação de ar.
É, indubitavelmente, uma alternativa de baixo custo comparada ao armazenamento SSD. O Laptop Ultrathin HDD pode ajudar a diminuir a diferença entre notebooks e tablets permitindo aplicações como o armazenamento conversível e destacável.
"O novo Seagate Laptop Ultrathin permite que finalmente criemos laptops de alta capacidade, finos e leves e que os consumidores desejam, tudo a um preço popular que eles podem adquirir", disse S.Y. Shian, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de notebooks da Asus. "A capacidade da drive aliada à sua marca super fina e leve leva os nossos engenheiros a pensarem além do que já foi feito e criar projectos de sistemas realmente inovadores - é um resultado positivo para nós e para o consumidor".
Ao entregar uma boa relação custo por gigabyte e custo por milímetro da indústria para aplicações ultrafinas, esta drive suporta a gravação de até 100 mil fotos, 125 mil músicas e 62 horas de vídeo de alta definição. O Laptop Ultrathin incorpora uma interface SATA de 6Gb/s para uma transferência de dados mais rápida e vem com a conexão padrão SATA da indústria para uma integração fácil em laptops já existentes suportados tanto por disco rígido como memória SSD. A criptografia SED está disponível na versão 500Gb.
Ficam entretanto algumas declarações de marcas importantes relativamente a este lançamento:
"A nossa parceria com a Seagate em tecnologia de disco rígido permite-nos oferecer aos nossos clientes designs de ultrabooks e laptops fiáveis, de ponta, finos e leves, com bateria de longa duração e capacidade de armazenamento segura", disse Kirk Schell, vice-presidente de produto do computador pessoal grupo, Dell.
"Os dispositivos portáteis têm um apetite voraz por dados, mas, ao mesmo tempo, os proprietários exigem sistemas mais finos e leves. A Seagate resolve ambos problemas com o Ultrathin HDD portátil ", diz Richard Doherty, director de pesquisa do Envisioneering Group. "Mais fino que um lápis, esta nova unidade de disco rígido revolucionário dá liberdade para os designers e comodidade para consumidores e empresas".
"O nosso principal foco é criar soluções de TI que agregam valor. Com os consumidores cada vez mais a exigir dispositivos de computação móvel de alta capacidade, juntamente com aplicações intensivas de dados, as tecnologias de ponta, tais como HDD 5mm da Seagate são cruciais para atender às expectativas do utilizador final ", disse Wentao Yang, vice-presidente mundial da Lenovo para aquisições. "E é o que esta nova unidade oferece em todas as frentes, permitindo não só um maior desempenho em várias aplicações, mas também oferecendo alta capacidade de armazenamento e fornecendo aos consumidores uma experiência de computação premium".
Homepage: Seagate
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma forma de fazer as pessoas gastarem dinheiro e a falta de inovação continua. com estes discos apenas vão travar o progresso dos ssd, espero que ao menos exista mais concorrência e os ssd baixem de preço ao menos. E corrijam o título é hdd não ssd.
Antes mecânicos do que SSD’s. Pelo menos a informação fica no disco. Já com os SSD’s, se avariar vai a informação junta… Nada contra, pois é sempre melhor obviamente ter um SSD por exemplo apenas para o S.O. porque quanto ao resto, o ideal é mesmo ter um disco normal para armazenamento de toda a informação.
O maior bottleneck à performance de aplicações suportadas por bases de dados hoje em dia é o I/O, já que os discos mecânicos terão sempre um desempenho limitado.
Todos os componentes evoluiram (CPU, RAM, placas de rede) menos a parte de storage.
Distribuam ficheiros de dados e transaction logs por vários SSD e comparem os resultados mesmo com os melhores discos HDD (até podem ser de 10k rpm e em RAID 0, sem o overhead do cálculo de paridade do RAID 5), e mesmo assim os SSD vão ficar muito à frente.
Optarei sempre por SSD e por garantir backups às coisas.
🙂
Ao menos que aproveitem o tamanho deste hdd para conseguirem criar híbridos mais pequenos, (E MAIS BARATOS)
o titulo esta SSD em vez de HDD
Também reparei.
além do título estar errado (?) depois da WD vem agora a Seagate… A realidade é que era bom era que estes tipos se concentrassem nos SSDs em vez dos HDDs…
Tanto a WD como a Seagate anunciaram no mesmo dia este novos discos de 5mm, a noticia deste é que chegou atrasada aqui.Quando ao HDD ainda à muita margem para evoluir enquanto os SDD vão mantendo este preços.
realmente, não vejo a lógica desta situação, os outros disco (os
0,96 gramas nao é engano?!
Já era hora de apostarem todos nos SSDs pois é o futuro.