O novo SoC de topo da Qualcomm deverá ser apresentado muito em breve, espera-se que surja ou no final deste ano ou, eventualmente, na CES 2018, que decorre em Las Vegas de 9 a 12 de janeiro.
Existem alguns pormenores que já se especulam, como o facto de se manter numa arquitetura de 10nm, ao invés de 7nm, como seria ideal. Mas existem outros aspetos que já são apontados como certos.
Das várias notícias e rumores que foram surgindo ao longo das últimas semanas, pode destacar-se o nome do novo SoC. Ainda que não tenha sido confirmado de forma oficial, espera-se que venha a ser chamado de Snapdragon 845, seguindo a tendência da marca.
Este processador deverá contar com a terceira geração de núcleos Kryo, sendo esta alteração apontada como a grande (e única) mudança que irá influenciar o aumento de desempenho do SoC, uma vez que se irá manter numa arquitetura de 10nm, tal como já havíamos referido.
Em termos de núcleos, estes deverão ser ARM Cortex-A75 e Cortex-A53. Tratando-se de um processador octa-core, deverão ser 4 de cada. A GPU deverá ser a Adreno 630, adaptada à realidade aumentada e virtual.
Em termos de conetividade, o Snapdragon 845 deverá vir equipado com um modem X20 da Qualcomm, oferecendo velocidades de download de até 1,2 Gbps em redes 4G.
Este SoC deverá ainda ser compatível com 4 câmaras, uma tendência cada vez mais popularizada no mundo dos smartphones, com dois sensores frontais e dois traseiros, até 25 MP cada.
Os primeiros smartphones a surgir com Snapdragon 845 serão…
Tudo indica que o primeiro smartphone a surgir no mercado com o novo SoC da Qualcomm seja o Galaxy S9 (e a sua versão S9+).
Outra das marcas apontada como candidata a estrear o novo Snapdragon 845 é a Xiaomi, com o seu Mi 7, ou a até mesmo a LG, com o seu LG G7.