“Instant-On” – Dell com arranque instantâneo!
Por Élvio Ganaça para o PPLWARE.COM Já se imaginou a aceder aos seus ficheiros e algumas aplicações do seu sistema sem que este esteja "ligado"? Pois é, a Dell anunciou em Shangai que irá disponibilizar um PC onde poderemos aceder a variados conteúdos instantaneamente sem necessidade de iniciar o sistema operativo.
Esta nova tecnologia, estará disponível na linha Optiplex a partir da próxima semana, funciona sobre um sistema operativo de base SUSE Linux Enterprise Desktop 10 executado num chip de processamento ARM dedicado e, memória flash que trabalha independente do CPU da máquina.
Inclui também o Firefox personalizado com email, calendário e outras aplicações, MS Office, visualizadores de PDF's e todas as drives requeridas pelo hardware dos portáteis e pela tecnologia HSDPA.
Esta inovação permitirá aos utilizadores acederem aos seu ficheiros e várias aplicações Linux de forma "desligada", poupando assim tempo e energia.
A Dell também anunciou que irá incorporar esta tecnologia numa nova linha de portáteis denominados Latitude On, onde se espera que haja grandes ganhos de autonomia.Estes novos Latitude serão também baseados em Linux, permitirão o acesso não só ao Firefox mas também a outras aplicações instaladas no sistema operativo. A máquina será desenhada com base nos processadores Core 2 Duo, memória RAM DDR3 até 8Gb, discos até 250Gb (ou de 64Gb se forem SSD), WiFi e um ecrã com resolução de 1280 x 800.
Fala-se de Novembro como o mês escolhido para o lançamento destes novos Latitude mas, não há qualquer informação por parte da empresa que confirme essa data.
Este artigo tem mais de um ano
Espectáculo!!!
O que era giro era criar um computador, que pudesse fazer uso, por exemplo de mp3 existentes dentro do disco rígido, mas que pudesse ser utilizado como aparelhagem, sem ter o pc ligado. Ou seja: um PC + Aparelhagem, dois em um. Aceder ao meterial metido dentro do disco, sem ter que ligar o próprio computador.
Muito bem. Gostava era que fosse possível o dito “instant on” no verdadeiro SO.
Nada de novo. A Asus já disponibiliza um sistema identico a este em alguns portateis e motherboards (ExpressGate).
É um conceito interessante, mas um pouco limitado. É optimo para quando precisamos de mostrar “aquele documento” ou “aquele video” ou “aquela imagem”, mas não vai muito além disto. Hoje em dia muita pouca gente dispensa a comodidade do seu sistema operativo.
É verdade que pode ser limitado mas não deixa de ser, na minha opinião, útil. Isto porque já não é a primeira vez nem há-de ser a última em que não ligamos o computador porque só queremos ver o tempo que fará amanhã (ou outra coisa qualquer) só porque o arranque demora e “não vale a pena”.
[ http://www.revolucaodigital.net ]
Tags: thanklinux, !windows
Pode dar muito jeito 🙂
Espantoso não só a inovação da Dell, mas o crescimento do Linux na área de desktops é notável, com o Firefox ainda…
Mas… o SUSE não é free, ou é ??? não seria como o Red Hat ???
MS Office ???? só se for via Wine !!!!
Não seria melhor colocar uma distro mais popular como o Ubuntu ??
@Fernando
O Open SUSE é a distribuição mais FREE que há 🙂 que eu saiba, nem te deixa instalar software proprietário de qualquer tipo, tem de ser tudo Open Source.
Red Hat também sempre foi Free (agora sob o nome Fedora), a única versão paga era a Enterprise, por causa do suporte.
Não percebi bem também a do MS Office…
Abraço
@Rojolas
mas isto já existe, o meu antigo LG fazia isto e também dava pra ver um DVD com o instant on
@Rojolas
Falando de novo em asus a serie L5 (no meu caso L5C) saiu hà uns 6 anos e permitia usar o pc como aparelhagem, podias colocar um cd de musica vulgar e ligar phones (no fundo era um diskman de 4 kilos) Não tenho a certeza se reproduzia mp3….