Hydrobee e a promessa da energia gerada pela água
Por Daniel Pinto para o pplware.com
Quantas vezes deu por si a pensar que uma tomada aqui na rua é que dava jeito? Aquela conversa inacabada, o resultado do jogo de futebol que não conseguiu ver ou aquela mensagem ou e-mail importante? Tudo porque a bateria acabou!
Todavia sabemos que existem algumas soluções de baterias portáteis para recarregar os nossos smartphone ou até painéis fotovoltaicos... mas, há melhor!
Uma start-up de Seattle está a planear colocar no mercado uma curiosa engenhoca para alimentar os nossos gadgets, conheçam o Hydrobee.
Este dispositivo conta com uma turbina que é movida com a ajuda da água (do leito de um riacho por exemplo) e é capaz de recarregar a bateria de um smartphone em cerca de duas horas, de modo que por exemplo aquela hora de almoço dava para recarregar total/parcialmente o nossos telemóvel.
O Produto foi apresentado recentemente no Kickstarter, e com mais cerva de 2 dias disponíveis para aceitarem donativos faltam 19 mil dólares (o que é uma soma complicada para 2 dias de angariação), é de esperar que o prazo seja alargado. O público alvo é variado, desde caminhantes a caçadores e vai ser investido algum dinheiro em publicidade para ver se se consegue chegar aos 48 mil dólares necessários para começar a produção do Hydrobee.
São ideia simples, recorrendo a recursos deste género, onde o meio ambiente dá a sua contribuição, que permitem os tais saltos tecnológicos. Pequenas ideias e grandes resultados... mais tarde ou mais cedo será apenas o facto de haver luz e humidade o suficiente para ter o smartphone sempre carregado... a todo o tempo alguém sairá com essas novidades... haja determinação, como vemos neste projecto.
Este artigo tem mais de um ano
isto com o vento era bem porreiro xD
Gande ideia, ligado a uma torneira demorará quanto tempo?
Ao preço que a água está, uma carga fica ao preço do ouro…
não, enquanto regas o jardim.
Bem.. falar em portabilidade é compliado quando aquilo parece um avião de papel haha.
Gostei da ideia, veremos se isto chega de facto a milhões de pessoas… por agora resta-me andar com uma bateria extra pro tele 😉
Complicado*
Vai ser um sucesso!
Nas cidades é com enorme facilidade que encontramos um regato para carregar as baterias. Mesmo nos meios rurais…
Ligar a uma torneira, também seria bem fácil, quer pela quantidade de torneiras existentes nas ruas, quer pelo preço a que sairia cada carga.
Muito mais útil seria um pequeno dínamo a manivela (como acontece com as lanternas) para fazer uma pequena carga, suficiente para fazer uma chamada ou ler o mail.
pois…é bem verdade…
mas e se nem fosse preciso manivela…usando um sistema de imans com base no efeito acçã reacção…fazendo girar o mecanismo como acontece em alguns equipamentos de geração de energia??
isso é que era 😉
cmps
Se tal fosse possível… era mesmo bom. 😉
1000x melhor…uma bateria com 2100mAh são cerca de 20calorias. Era dar à manivela meia dúzia de minutos e voilá…
No Youtube não faltam alternativas para produzir electricidade gratuita, muito mais interessantes:
– Vamos começar por converter uma mota para consumir água, em vez de gasolina: http://youtu.be/10dmWQk_IwM
– Usar magnetos permanentes para construir um gerador de movimento perpétuo: http://youtu.be/fqJDrFMqGlU
É claro, que já sabemos a opinião do pessoal académico: não é possível, porque as leis X e Y não o permite. E pronto, não se fala mais no assunto, nem sequer é necessário experimentar, porque não convém pôr as leis em causa, leis estas que servem fielmente o SISTEMA…