Pplware

Emirados Árabes Unidos colocaram em produção a maior central solar do planeta

É natural e sabida a dependência do planeta ao petróleo. A grande maioria da sua produção está localizada nos países Árabes, onde esta poderá em breve deixar de ser a maior fonte de energia.

Para mudar o seu paradigma e criar alternativas, os Emirados Árabes Unidos colocaram agora em produção a maior central solar do planeta. Localizada em Abu Dhabi, promete produzir 1.177 megawatts apenas com a luz do sol.


A maior central solar do planeta

Para além de todo o petróleo que ainda têm, os países Árabes têm igualmente outra fonte de energia. Esta é quase infinita e depende exclusivamente do sol. A central solar Noor Abu Dhabi entrou agora em produção plena e espera-se que produza 1.177 megawatts.

Com 3,2 milhões de painéis solares esta é, por agora, a maior instalação deste tipo do planeta. Ocupa uma área de 8 quilómetros quadrados. Terá surpreendentemente uma produção de 1,18 gigawatts em pico sendo apenas ultrapassada por alguns parques solares. Estes partilham apenas o espaço e funcionam de forma isolada.

Emirados Árabes Unidos partilharam os custos

O seu custo de implementação foi de 772 milhões de euros, sendo uma joint venture de 3 entidades. Falamos da Abu Dhabi Power Corporation e do consórcio entre a Marubeni Corp, uma empresa japonesa, e a Jinko Solar Holding, uma empresa chinesa.

Mais do que a sua produção energética, a central solar Noor Abu Dhabi val também pelo que vai poupar ao planeta. Com a sua produção energética, os Emirados Árabes Unidos vão conseguir emitir menos 1 milhão de toneladas de C02.

Esta energia permite poupar o planeta

Ao mesmo tempo, e com esta redução de C02, esta central conseguirá igualmente retirar cerca de 200 mil veículos das estradas. É este certamente o seu nível de poupança na poluição. A sua produção energética vai ser capaz de alimentar 90 mil pessoas com eletricidade.

Apesar de ainda muito dependente do petróleo, este passo dos Emirados Árabes Unidos mostram o caminho que este país quer seguir. Os seus vizinhos têm planos semelhantes e em berve vã mostrar as suas propostas. Esta nova central pode ser uma campanha de marketing mas inegavelmente dará em breve frutos para o planeta.

Exit mobile version