Dot, o smartwatch em Braille para invisuais
Cada vez mais vemos o mundo (a tecnologia, os acessos, as oportunidades, ...) aberto às pessoas que, de alguma forma, se vêem limitadas com algum tipo de deficiência. Contudo, actualmente, apenas 1% dos livros escritos são traduzidos para Braille, este facto deixa mais de 285 milhões de pessoas sem grandes opções de leitura e as existentes, tendem a ser muito caras.
As novas tecnologias da informação e comunicação são, sem dúvida, um caminho viável para oferecer soluções de entretenimento, cultura, educação e mobilidade a estas pessoas de uma forma mais rápida e barata. Dot é o relógio inteligente para invisuais.
As soluções tecnológicas para invisuais passam muito pelos sistemas de áudio, mas para alguém que não vê, ou que tem a sua capacidade de visão muito limitada, estas soluções não são ideais para utilizar em público, não que incomode as outras pessoas, mas sim, porque o invisual perde um pouco da sua privacidade.
Mas consultar o e-mail, ler um texto ou uma mensagem poderá vir a ser mais simples para quem não o consegue fazer através dos olhos.
Dot é um smartwatch que está a ser desenvolvido através de quatro células e seis pino que se projectam para o exterior e interior capaz de criar até 4 caracteres em Braille.
Este smartwatch poderá traduzir páginas Web e e-books, minimizando a utilização ruidosa de um leitor electrónico comum.
Este relógio inteligente em Braille dispõe da maioria das características e funcionalidades de um smartwatch comum, onde poderão ser definidos alarmes, onde o utilizador poderá enviar mensagens, navegar e sincronizá-lo a outros equipamentos através de Bluetooth 4.0.
Segundo os criadores do Dot, este relógio custará 300 dólares e terá uma autonomia de 10 horas, o que garantirá, a um utilizador típico, uma utilização de cerca de 5 dias. Espera-se que o Dot comece a ser comercializado ainda em Dezembro do presente ano, nos Estados Unidos.
Este artigo tem mais de um ano
Primeira vez que vi um vídeo na aplicação do pplware para Android, bem melhor assim
De louvar iniciativas destas!
Corrijam os 285 mil milhões de pessoas.
Mais impostos e tal… é carito, mas depois de entrar no mercado, pode ser que baixe o preço.
4 células??? Ou seja, o equivalente a 4 caracteres… Desculpem, mas eu sendo cego, nunca compraria tal… Já imaginaram uma pessoa a ler uma mensagem 4 caracteres de cada vez? Não se torna prático. As soluções com leitor de ecrã são definitivamente mais produtivas. Além disso, sou contra um dispositivo específico. Nós, os cegos, devemos utilizar os mesmos produtos que as pessoas com visão, com as respetivas adaptações, obviamente.
se és sego cm escreveste aki um comentario ?
Em atalho de foice, falando dos outros smartwatches, o que acham deste relógio? http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_158361.html?vip=41819