PplWare Mobile

Devolo dLAN 1200+: Transmissão até 1,2 Gbps

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ruben Machado says:

    Se o sistema for aplicado em fases diferentes da rede eléctrica não funciona.
    Conselho: sistema monofásico.

  2. Pedro Almeida says:

    Como é que é compatível com modelos anteriores? Eu tenho em casa os 200…se eu ligar um destes mais recentes, a velocidade não será limitada pelo adaptador mais lento da rede?

    • Pedro Pinto says:

      retrocompativel, com actualização na velocidade. No teu caso, o 200 não poderá funcionar a 1200…mas o 1200 pode-se adaptar aos 200

      • Pedro Almeida says:

        Lá está…perde um pouco o sentido de comprar apenas um adaptador destes para integrar numa rede de menor velocidade…Obrigado pela resposta 😉

        • Pedro Pinto says:

          Em último caso, substituis tudo 🙂

          • Vítor Pombeiro says:

            Numa pesquisa rápida no site da Devolo.

            “Sim, os produtos devolo de diferentes classes de velocidade são perfeitamente compatíveis uns com os outros. Numa rede mista, cada adaptador liga-se a qualquer outro adaptador na velocidade mais elevada possível. Independentemente dos outros adaptadores na rede. Numa rede constituída, por exemplo, por um adaptador de 200 Mbps e dois adaptadores de 500 Mbps, o adaptador de 200 Mbps liga-se a 200 Mbps aos adaptadores de 500 Mbps. Ao mesmo tempo, os adaptadores de 500 Mbps ligam-se entre si, mas à velocidade plena de 500 Mbps. A única exceção são os dispositivos antigos com uma velocidade de 14 e 85 Mbps. Infelizmente, estes não são compatíveis com os produto atuais.”

  3. k says:

    São caros mas são de boa qualidade. Instalamos muitas vezes powerlines em certos cenários onde wireless ou cabo não são opção. Nunca tive nenhuma reclamação dos Devolo. Já os tplink ou smc recebem queixas de vez em quando. Perda de sinal, aparelhos que tem que ser reiniciados, etc. O costume em routers, mas os devolo não parecem sofrer disso (ou pelo menos acontece com muito menos frequencia).

  4. Draco says:

    Boas alguém me pode informar se dá para fazer a mesma função que uma rede por cabo, isto é, não tem nada a ver com uma ligação de Internet.

    • Sabilhão says:

      Afirmativo. A porta do Powerline é ethernet logo ligas o aparelho onde quiseres, seja um switch/router/access point etc. Isto serve precisamente para ligar coisas em rede, se usas isso para aceder à net é outra história.

  5. Pedro says:

    Boas Pessoal,

    Estou um pouco recioso de comprar um par de PL. Alguem me consegue confirmar se este sistema funciona em fases diferentes, pois isto seria para ter net na minha arrecadação.

    A energia da arrecadação é forncida pelo quadro presente em minha casa.

    Alguem me sabe dizer se isto funca aqui? 😀

    Abr

    Pedro

  6. zombie says:

    Desculpem a ignorância, mas se o ISP fornece NET a 100 megas, este TP de dispositivos consegue depois potenciar a velocidade a este nível ? Pagamos PA ter 100 e ficamos acima de 1giga ?

    • anibal says:

      não às 2 perguntas. quando conseguires isso, avisa que eu faço downgrade do meu tarifário 😀
      O que isto permite é minimizar as habituais perdas de velocidade na tua rede interna. A nível de internet manténs a velocidade que te chega ao router pelo ISP, sejam 128Kbps ou 1Gbps.

  7. GothicX says:

    Depois de ter instalado um 650 que era mais lento que o 200…não sei não…
    Mas se funcionar, sou todo a favor! 🙂

  8. António Eduardo Marques says:

    @João, é exatamente como diz: funciona em sistemas trifásicos sim. O sinal passa entre fases, por indução, bastando para tal como os condutores se juntem, como acontece em 99% dos casos, ao chegar ao contador.

    Note-se que na Alemanha, país de origem da devolo, bem como em muitos países do Norte da Europa, a maioria das instalações domésticas possui sistemas trifásicos (por causa dos sistemas de aquecimento), pelo que seria impossível a comercialização destes equipamentos nesses países.

    Informação da FAQ da devolo (em http://www.devolo.com/pt/Apoio/FAQs):
    P.: Posso utilizar produtos devolo embora tenha diferentes circuitos de corrente elétrica em casa?
    R.: Sim, os produtos devolo também funcionam com vários circuitos de corrente elétrica (fases) em casa. Não são necessárias alterações na rede elétrica, como, por ex. a instalação de um acoplador de fases.

  9. Pedro Marques says:

    Agora é só esperar que apareça o devolo DLan 1200+ duo ou triple para valer mesmo apena 🙂

    • Eduardo says:

      Comprei um kit destes a pensar que ia conseguir ter velocidades na ordem dos 90Mb ou 100Mb que é a velocidade gigabit mas a velocidade máxima que consegui foi cerca de 30Mb/s.

  10. ND says:

    Estes dispositivos funcionam para casas diferentes do mesmo edifício ? Exemplo: vizinhos do mesmo andar.

    Obrigado

    • Carlos Vicente says:

      Como o sinal pode ser distribuído por wi-fi, o nome do repartidor vai ser visível quando alguém se tenta ligar à net via wi-fi. Contudo, cada equipamento tem a sua própria PW.

  11. Paulo says:

    Só uma pergunta:
    É possível num edifício residencial até 5 pisos existirem várias redes powerline?

    Sem encriptação é óbvio que os PC’s vizinhos comunicariam como se de uma rede única se tratasse. A questão que aqui coloco está mais relacionada com as interferências.

    Hipoteticamente 2 vizinhos usarem equipamentos powerline não tornariam as ligações mais lentas para ambos pois os sinais dos equipamentos de ambos não estariam a interferir mutuamente? Qual é a solução para isto?

    Nota: eu já uso powerline há alguns anos e tenho vários equipamentos de diferentes marcas que são todos compatíveis entre si. Também uso esta marca e tenho uma boa opinião (esta marca tem um aplicativo que é instalado no PC e permite fazer upgrade ao firmware dos equipamentos todos sem ter de os retirar da tomada num processo rápido e simples). Além disso há acessórios: esta marca de uma camera IP que envia sinais de vídeo sem precisar ethernet ou wifi (circulam directo na rede eléctrica).

    Mas por enquanto penso que sou o único no meu orédio a usar esta tecnologia.

    Ora, com este artigo do PPLWARE, certamente mais pessoas irão aderir à powerline (com esta ou qualquer outra marca de equipamentos). Se os meus vizinhos todos aderirem, a minha pergunta é: não me irão “estragar” a ligação?

  12. Paulo says:

    *esta marca de uma camera IP

  13. David says:

    Uma Pergunta ao usar uma powerline depois é necessário ter um router nao é? para expandir o sinal correcto?

    Cumprimentos.

  14. Paulo says:

    David: ao usares powerline para difundires sinal de internet precisas sempre de um router.
    Porque é o router que atribui endereços a cada equipamento/recurso ligado na rede.

    Até mesmo se não tiveres powerline, continuas a precisar de um router (ou um hotspot com função de router) para acederes à internet.

    Não é pelo facto de teres equipamentos powerline que precisas de router. É um pressuposto ou um dado adquirido. Tem sempre de existir um router.

    O router não é para expandir o sinal (embora tecnicamente um router também o faça, se estivermos apensar na vertente de funcionalidade wifi).

    Aqui a powerline é que assume a função de expandir o sinal, com a vantagem de que consegue fazê-lo sem o degradar à passagem por obstáculos (o sinal wifi fica mais fraco ao travessar paredes, o que não acontece na powerline porque usa a rede/cabos electricos dentro das paredes). Os fios não servem apenas para “transportar” energia eléctrica.

    • David says:

      Muito Obrigado pela sua explicação.

      • Paulo says:

        Vale muito a pena investires num equipamento deste tipo (seja qual for a marca). Evitas as irritantes quebras de sinal wifi, evitas ter que passar cabos de um lado ao outro da casa (por exemplo esta tecnologia pode ser usada combinada com as boxes do MEO).

        Aqui em casa, quando fomos clientes do MEO fizeram um serviço jeitoso a esburacar as paredes e a fazer passar vários cabos de rede pela casa para ligar as várias boxes ao router MEO.
        Bem que podiam ter-me falado nestes equipamentos. Seria muito mais estético investir nisto.

  15. António Eduardo Marques says:

    @Paulo, sobre a pergunta “É possível num edifício residencial até 5 pisos existirem várias redes powerline?”
    1. Sim. O sinal é “barrado” a partir de cada contador (não confundir com disjuntor). Dentro da cada apartamento, há uma rede que não interfere com qualquer outra.
    Por essa razão, não há limites para a utilização num prédio de apartamentos e o sinal não se degrada por todos os vizinhos ou apenas um terem dispositivos powerline.
    2. Apesar de o sinal ser barrado pelo contador, por uma questão de segurança adicional, os adaptadores da devolo têm segurança que pode ser ativa (chave criptográfica) para total paz de espírito.

    • Paulo says:

      Obrigado pelos esclarecimentos, Eduardo.
      Concordo sobretudo com o ponto 2.
      Sem encriptação, é possível aceder à internet dos vizinhos.

      O “barramento” do contador que refere pura e simplesmente não funciona. Pelos menos nalguns casos.
      Faça o teste por si mesmo e verá.

      Mas faça o teste sem encriptação. O resultado é mesmo desastroso.
      Sugiro que faça o teste usando uma marca diferente (que não seja DEVOLO, porque estes equipamentos vêm com a encriptação activada como default).

      Comprar um equipamento powerline, sem saber o que estiver a fazer (no caso dos equipamentos vendidos com encriptação desactivada de fábrica), é como oferecer a chave de casa aos desconhecidos. Mais vale pedir ajuda a um amigo mais entendido para testar a ligação.

      Não é preciso ser vizinho para lhe entrarem no computador.
      QUALQUER tomada eléctrica no prédio (até mesmo na escada) serve. É sabido que há pessoas que vêm bater à porta para aderir ao operador X, Y ou Z. Para vender bíblias, biscoitos ou outras coisas. Qualquer pessoa que entre no prédio e descubra uma tomada eléctrica poderá apoderar-se dos segredos mais bem guardados.

      Solução única: ligar a encriptação.

  16. ruben says:

    Quero saber como funciona o aparelho

    E quero saber se depois de comprar o aparelho se nao paga mais nada

    • Paulo says:

      “Os aparelhos”.
      Precisa sempre de, pelo menos 2 aparelhos (um ligado ao router e que vai difundir o sinal de internet pela sua rede eléctrica e outro que o vai receber apartir da rede eléctrica).

      Tudo dependerá das suas necessidades.
      O que eu recomendo é ter um aparelho destes por piso na sua casa.
      Depois tem de escolher se quer com fios ou sem fios.
      Isto é, o primeiro aparelho (aquele que ficará junto ao router e injectará o sinal de internet na rede eléctrica terá sempre que permitir ligação com fios). Há um cabo que é ligado à parte de trás do router e a outra ponta será ligada a este aparelho. O cabo é conhecido pelo nome vulgar de cabo de rede ou ethernet ou (ou “CAT5” ou “CAT6”).

      Depois o segundo aparelho (que vai receber o sinal de internet injectado na rede electrica) deverá estar ligado a uma tomada electrica na divisão da casa aonde estiver o computador/tablet ou smartphone.

      Se não quiser ter preocupações com cabos e pretender ter mais do que um computador/tablet/smartphone ligados, recomendo que opte por um modelo que tenha wifi integrado.
      Caso contrário terá de ligar o computador via cabo de rede ethernet e isso impossibilitará que ligue também um smartphone ou tablet (porque estes equipamentos não possuem ficha/tomada para ligar cabo de rede).
      Se optar pelo modelo com wifi poderá ligar tantos dispositivos quanto queira e normalmente basta usar um destes aparelhos por piso.

      Após adquirir o primeiro par de aparelhos, poderá adquirir aparelhos individuais e expandir a sua rede conforme as necessidades.

      O importante aqui é que não terá mais nenhum custo adicional ao sair da loja de informática onde for adquirir estes aparelhos.

      Obviamente que este tipo de aparelhos só convém a quem estiver a pagar uma subscrição de internet junto do respectivo fornecedor.
      E terá sempre que pagar a factura de energia eléctrica conforme for o seu consumo.

      Podem ser usados por quem já estiver a pagar um serviço de internet fixa (cabo, ADSL, fibra) ou móvel desde que tenha o equipamento adequado.

      Por exemplo, eu subscrevo o serviço WOW mas, por limitação técnica, só numa parte da casa tenho força de sinal máxima. Assim, liguei uma pen USB 4G a um router e uso a powerline para difundir sinal com potência máxima de internet pela casa toda.
      E tenho a vantagem de poder levar comigo para férias o mesmo acesso à internet, pois posso usar o serviço em até 3 locais geográficos.

  17. Miguel says:

    Eu não percebo muito disto, mas podem me explicar para que serve basicamente isto? Não estou a perceber, para ligar isto a uma tomada, e com o adaptador ethernet que tem por baixo, ligar um cabo ao router/switch que tenho em casa? E a net fica mais rápida? Não percebi, quem puder esclarecer que me diga sff.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.