Cubo de Rubik resolvido por robot de Lego bate recorde mundial
Alguns brinquedos da nossa infância estão a transpor a sua barreira temporal e a ser trazidos para o nosso dia-a-dia. O Lego é um desses brinquedos, estando agora a ser usado de uma forma mais adulta e mais adaptado às realidades mais maduras de quem os usa.
Foi precisamente com este brinquedo intemporal que agora foi batido mais um recorde de velocidade. Não é um carro, mas sim um robot que consegue resolver o cubo de Rubik em pouco mais de três segundos.
Foram precisamente 3.253 segundos o tempo que o CUBESTORMER 3 precisou para resolver este problema e assim bater o recorde mundial de velocidade.
Este tempo é cerca de 62 porcento mais rápido que o anterior detentor deste recorde, que era nem mais nem menos que a versão anterior do CUBESTORMER.
Este robot, baseado em tecnologia ARM, num Samsung Galaxy 4 e oito LEGO MINDSTORMS EV3 bricks, foi desenvolvido durante 18 meses pelos engenheiros David Gilday e Mike Dobson.
A sua forma de funcionamento é simples na forma, mas complexa na sua implementação. O telefone analisa o cubo, calcula a sequência correcta de movimentos e transmite depois as ordens aos quatro braços robóticos de Lego.
Uma das parte mais complicadas no processo de criação deste robot, segundo os seus criadores, foi a afinação entre todos os componentes e os tempos de resposta.
Foi necessário afiná-los para que estivessem perfeitamente integrados e para que não houve reacções antecipadas, que poderiam estragar o robot ou as "mãos".
Algo que foi essencial a todo este projecto foi a velocidade com que o Samsung Galaxy consegue efectuar toda a sua tarefa. Para além da recolha e processamento da informação, este smartphone precisa de antecipar os movimentos e dar as ordens às mãos de Lego.
Os próximos passos que esta dupla de engenheiros pretende tomar é a tentativa de ultrapassar o tempo agora alcançado e tornar este robot ainda mais rápido
Este artigo tem mais de um ano
Incrível!
É incrivel a capacidde de processamento destes pequenos automatos da Lego. Os primeiros MindStorm estavem bastante limitados já que nem permitiam processamento paralelo.
Mas a Versão 2 já resolveu essa questão.
As poucas vezes que tentei resolver o cubo mágico, desisti sempre.
“É incrivel a capacidde de processamento destes pequenos automatos da Lego.” e o smartphone tá lá só a tirar fotografias…
Eu disse isso?
Aliás a parte da resolução do “problema” foi toda feita pelo S4. Os automatos estão lá para controlar motores e ler sensores (câmaras, fins de curso, etc). Mas tendo em conta a velocidade da coisa e tendo em conta que é necessário analizar cada uma das imagens (que penso ter sido feito pelos sensores RGB dos autómatos), não o podes fazer com um microcontrolador simples.
3 segundos??
qual foi a heuristica utilizada 🙂
Meu deus a tecnologia cada vez a surpreender mais fogo, ao nivel que chegamos, e que vamos chegar…
a tecnologia a surpreender o fogo !!!
Se nao sabes ler, ou tirar o sentido da frase nao é problema meu.
O teu problema é falta de sentido de humor, homem
Tenho bastante sentido de humor xD mas pensava que ele tava mesmo a falar da minha frase :p
Sirvam aqui uma caneca de bom humor para este homem sff. 🙂
Ele estava a brincar, mas efectivamente o problema é teu quando escreves dessa forma.
A pontuação existe para alguma coisa.