Corning irá produzir ecrãs antibacterianos para smartphones
Sabia que o ecrã do seu smartphone pode ter mais bactérias que a tampa de uma sanita publica ou a sola dos sapatos?
Assistimos nos últimos tempos a uma mudança de comportamentos das pessoas perante a vida. A tecnologia está presente em quase tudo o que nos rodeia e dispositivos móveis como telefones, smatphones ou tablets acompanham-nos para todo o lado permitindo-nos estar sempre em contacto com este mundo “real virtual”.
À parte da tecnologia, sabia que o seu smartphone,, pode armazenar mais bactérias que a tampa de uma sanita publica. Foi a pensar na saúde dos utilizadores que a Corning está a trabalhar arduamente em ecrãs antibacterianos.
A Corning, conhecida mundialmente por fabricar o famoso vidro Gorila Glass, presente em muitos dos smartphones actuais, está agora a trabalhar em ecrãs antibacterianos. O anuncio foi feito durante o evento MIT Technology Review Mobile Summit, que aconteceu em Junho, onde a empresa fez uma pequena demonstração. Jeff Evenson, Vice-presidente da Corning, pegou em dois pedaços de vidro que tinham a presença abundante da bactéria E. coli. Com a utilização dos vidros antibacterianos , em 30 minutos notou-se uma redução do numero de bactérias e em apenas duas horas, os novos ecrãs, conseguiram remover quase a 100%, as bactérias presentes no mesmo.
Jeff Evenson, referiu ainda que a empresa começou a trabalhar nesta solução para a área da Saúde, mas desde cedo se apercebeu que poderia adaptar a mesma tecnologia aos smartphones actuais e também que a empresa teve em conta os estudos produzidos pela Universidade de Londres e Stanford que dão conta da presença abundante da bactéria E.coli nos ecrãs dos dispositivos móveis.
Evenson disse ainda que:
…o smartphone nos acompanha-nos em quase todos os momentos da nossa vida (trabalho, ginásio, casa de banho, cozinha, locais públicos, etc)… é normal que armazene também muitas bactérias. Se está a comer e o telefone toca, o utilizador atende, fala, desliga e volta a comer com a mesma mão que atendeu a chamada”
A investigação e posterior produção deste tipo de ecrãs é sem duvida uma optima noticia. Além disso, apesar de raramente pensarmos nesta questão, é importante manter os ecrãs touch dos nossos dispositivos limpos, recorrendo, se possível, a produtos de limpeza antibacterianos adequados.
A demonstração dos novos vidros antibacterianos pode ser visto aqui. De referir que não existe ainda nenhuma informação quanto à disponibilização destes nos ecrãs da Corning.
Já alguma vez tinham reflectido sobre esta questão da presença baterias perigosos nos vossos dispositivos móveis Que cuidados têm normalmente?
Homepage: Veja aqui a demonstração
Este artigo tem mais de um ano
Costumo comprar um daqueles plásticos / capa para pôr no ecrã do smartphone e renovo-o mês a mês ou no máximo de dois em dois meses.
desinfecta! desinfecta! e depois não venha dizer que teem alergias, asmas ou sistemas imunitários reprimidos…
Asmas na maior parte dos casos não está relacionado com os “desinfecta!desinfecta!”
Redes ( 3G , Wifi , etc ) que provocam cancro, ecrã com bacterias….. baterias que explodem … É melhor nao ter um Smartphone ! :b
Atenção que isso das redes que faz cancro não está nada provado, mas que faz mal, faz. Mas cancro acho que não.
Estou a pensar seriamente em criar uma tampa de sanita com capacidade “multi-toutch” nas casas de banho publicas e usá-las como smartphones.
Há tanta coisa com bactérias e outros organismos que sabe tão bem!
Estou a falar de queijos, iogurtes, vinho, etc
Então e o resto do telemóvel? A capa, os botões, etc?
Isto faz-me lembrar a história das almofadas anti-ácaros…
Que tal lavar as mãos volta e meia? Se calhar é mais eficaz…
Acho completamente ridícula esta tese bacteriana nos vidros dos smarts… Se fossemos por aí, quantos triliões de bactérias não existem nos puxadores das portas, dos automóveris, dos transportes públicos, das embalagens – todas elas – dos super’s e hiper’s, das chávenas de café, dos pratos onde servem bolos, sandes e a refeição, nos copos, no ar, no chão, já para não falat no monumental cultivo de bactérias existentes no nosso organismo…! O melhor, como já aqui foi mencionado, ou é deixar de ter telemóvel (porque os de teclas também se encontram sujeitos a infecção bacteriológica – ou então é sair para a rua com um escafandro biológico, impermeabilizado, oxigenado, anti-bacteriano… Se até nas salas de operação, devidamente esterilizadas existem MILHÕES de bactérias… Mais um exagero… Adiante e siga a dança!
+1
Oh my…..!
Antes de ler esta noticia nunca tinha notado nada, mas agora depois de ler isto já noto umas comichões esquisitas nos dedos.. Até talvez a pele a cair.. Vou já meter o equipamento embebido em álcool..
Lavem as mãos de vez em quando que já é uma melhoria considerável!
Agora mais a sério, isto pode ser muito útil para aplicar em vidros acessíveis ao público. Por exemplo Caixas MB.
Nunca mais aparecem as janelas touchscreen da publicidade deles, quero la saber das bacterias no ecrã, há do mesmo em todos os puxadores, mesas publicas, até nos balcoes do cafe, vao começar agora a morrer pessoas por causa das bacterias do smartphone LOL.
A única utilidade que poderá ter, é para aquelas pessoas que têm problemas nos leucócitos (aquelas que vao à cantina e limpam os talheres com alcool e até o copo…) de resto, a que ter os power levels dentro da media e nao se fica doente ahah.
Mais uma forma de “enganar” o comprador.
Ninguém morre, nos dias de hoje, com bactérias presentes num smartphone. Mais: o contacto com certas bactérias, além de favorecerem o nosso organismo, ajudam a obter imunidade às mesmas.
Vai ser daquelas “features” que todos vão querer, mas que na realidade ninguém vai tirar proveito e só servirão para aumentar o preço do equipamento.
Concordo plenamente no que dizes e assino por baixo. Para mim a principal preocupação na área dos smartphones deveria ser a das baterias que pouco ou nada duram ( obvio que nao estou a falar da corning).