Big Picture da Valve transforma a TV numa consola de jogos
NOVIDADE!!!! Experimente já!
No passado mês de Agosto, debatemos aqui o futuro das consolas de gaming e a opinião geral de muitos especialistas da área que afirmam que as consolas estão 5 anos atrasadas. A crescente inovação e capacidade dos dispositivos móveis e o aparecimento das smartTVs fazem-nos crer que muito irá mudar, em especial no segmento dos jogos. A Valve (empresa que desenvolveu o Half-Life) já se adiantou e disponibilizou a interface do Steam para TV, à qual deu o nome de Big Picture. Com o Big Picture, o utilizador pode transformar uma simples TV numa espécie de consola da jogos..
O Steam, como muitos de vós decerto sabem, pode ser considerado como um enorme serviço online de distribuição de jogos. Bem, essa será a descrição mais simplista, e mesmo minimalista, pois a realidade os serviços que presta são muito mais abrangentes e não se reduzem a isso apenas. O Steam pode ser encarado como uma autêntica Social Network dedicada aos jogos e aos jogadores, apresentando serviços vários que vão desde chats, bibliotecas de jogos, trailers, packs promocionais, noticias…
Acompanhando a evolução que está a acontecer no mundo das TVs, a Valve lançou o Big Picture que não é nada mais que uma interface do Steam adaptada para a TV. O Big Picture e assim um rival de peso para a Xbox 360, Playstation 3 e Wii.
o Big Picture funciona como o painel do Xbox 360. O teclado virtual disponibilizado tem o formato de uma flor, garantindo uma navegação agradável e rápida.
O Big Picture também possibilita a compra de jogos. Á semelhança do Steam normal que suporta multi-tasking, o utilizador poderá aceder, por exemplo, ao browser sem a necessidade de ter de minimizar um determinado jogo.
Segundo informações publicadas na própria página do projecto, para ter a interface Big Picture a funcionar, basta instalar o Steam no PC e ligar um cabo HDMI entre o PC e a TV. Depois disso, a sua TV transforma-se numa autêntica consola de jogos, com integração do rato e teclado, e com a possibilidade de acesso à Internet, conversar com amigos nas redes sociais, etc.
Veja o vídeo promocional do Big Picture
O Big Picture encontra-se ainda na versão Beta e irá permitir à empresa avaliar a plataforma e obter feedback dos leitores. Entretanto o site Kotatu já testou a plataforma e segundo informações publicadas referiu que "...o Big Picture transformará a jogatina do PC em algo mais acessível, conveniente e agradável para a sala de jantar". O Big Picture permite fazer quase tudo o que o Steam normal tem como por exemplo comprar jogos, navegar pela internet e até conversar com seus amigos usando o próprio sistema da plataforma.
Estará a Valve pronta para comercializar a sua consola, como indicam os rumores?
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/ 7
Download: Big Picture - Steam [1.53MB]
Homepage: Steam
Este artigo tem mais de um ano
Excelente notícia.
Só achei uma coisa curiosa … a Valve que tanto tem “atacado” a Microsoft a propósito do Windows 8, tem como comando aparentemente oficial do Big Picture o da Microsoft Xbox 360 (é esse comando que aparece nos Screens).
De qualquer maneira, termino como comecei, excelente notícia.
Já agora, a novidade é mesmo um interface totalmente virado para comando, porque ligando um PC a uma TV tem exactamente o mesmo resultado prático.
Sim, o teclado é especial. Segundo Coomer da Kotaku:
“O teclado do Big Picture parece mais uma flor (como você pode ver logo abaixo). Para selecionar as teclas, você move o seu direcional esquerdo em uma das oito direções padrão, aí escolhe uma delas com os botões do lado direito. Quando testei o modo, estávamos usando um controle do Xbox 360, e cada um dos botões colorido representava uma letra diferente. Então para apertar M, N, O ou P, por exemplo, era só colocar o direcional para a diagonal inferior direita e apertar o botão correspondente.”
A Valve (e o Gabe Newell) têm atacado a microsoft a propósito do W8, como atacaram por causa do W7 e do Vista, porque, para eles, enquanto software developers, os novos SOs não simplificam nem ajudam em NADA, em termos de concepção e programação de aplicações, antes as dificultam, tanto por problemas de retrocompatibilidade como por, em alguns casos, se tratarem de tecnologias ainda inseguras ou novas mas que é preciso aprender a manusear.
E não te esqueças que o Windows 8 tem uma loja de Aplicações e outra para jogos, logo a Microsoft torno-se uma ameaça ao mercado da Steam.
Quanto a este conceito parece-me interessante, no entanto, a menos que os jogos sejam adaptados a este novo comando, não me parece que na totalidade dos jogos se adaptem a este conceito.
Já uso Steam para PC desde que foi criado, pois já fui jogador de Counter-Strike (Mod do Half-Life) e só era possível jogar através da Steam, mas sempre adorei.
Um bom programa para adquirir jogos, legalmente e a bons preços com os descontos que disponibilizam regularmente!
Se houver portabilidade para uma consola, pode ser uma grande opção no mercado!
Já agora, um pequeno aparte: A empresa responsável chama-se “Valve” e não “Valte” como é referida em algumas partes do texto, incluindo o título! ; )
Idem. Tenho conta na Steam desde os primórdios. É uma excelente plataforma de distribuição de conteúdos que está agora a dar mais uma série de passos na diversificação de oferta de serviços.
Além de contar com EXCELENTES jogos gratuitos (como o Team Fortress 2, por exemplo, um dos mais jogados actualmente e com constantes actualizações), é um meio legal de adquirir jogos a preços que deitam por terra toda a concorrência das lojas a retalho em PT… O último Steam Summer Sale foi um êxito enorme e permitiu a muitos jogadores adquirir jogos como Skyrim ou Call of Duty MW 3, ou mesmo franchises completas como o Command & Conquer ou Crysis com descontos até 75%!
Não me parece que eles se queiram meter muito no mercado das consolas, mas sim, isto permitir-lhes-á uma espécie de concorrência indirecta às consolas.
Excelente noticia!!! Claramente que aqui nos deparamos com a grande evolução das consolas. Em que a Valve mostrando-se mais uma vez ser uma empresa grande no mundo gaming, poderá ser a grande pioneira da nova era dos vídeos-jogos.
looool que estupidez! Qual é a diferança de eu ligar o meu pc a tv? Sempre se pode fazer isso, vamos quê?… acrescentar mais uma UI?
Pessoal isto é mais um site zynga ou big fish que nos estão a tentar espetar com a desculpa de como ta ligado a uma tv é uma consola! Dudes um pc sempre se pode ligar a tv! Nessa logica os pcs desde que tiveram tv out ou outra forma de ligação a tv sempre foram consolas mega interactivas, e com media player, cad, word e muitas mais apps a qual chamam software looooool! Até chats têm os malucos!
Desculpa la mas isso esta muito mal explicado, ligar o PC a TV, atraves de cabo HDMI, e jogar, e uma coisa que fazemos muito bem sem qualquer tipo de aplicação, quem diz jogar diz ver filmes, faz o que quiser, e como usar a televisão como monitor, este tal big picture tem de ser mais que isso.
É….uma interface!
A interface, experimenta a ligar o PC à TV, vai para o sofa com o comando e vê se consegues fazer alguma coisa..
Tás no sofá, queres sair do jogo, levantas-te, alguem manda-te alguma mensagem, levantas-te.
Já para não falar que as TV’s full hd, o interface da steam normal, mal consegues ler as letras, e assim tens um interface completamente optimizado para tal.
Ou seja, se tiveres um media center e gostares da Steam, isto foi um sonho tornado realidade basicamente, porque agora é que não sais mesmo do sofá para nada.
Cumps..
teclado e rato sem fios porque para jogares vais ter de os ter! Sn usas o teu smartphone para o controlares!
Vou ter de os ter para quê?
Podes usar um comando da Xbox, aliás eu uso na maior parte dos jogos, menos nos FPS ou RTS.
Cumps..
Isto só faz sentido se lançarem uma maquina deles…
Porque neste momento já posso ligar o PC á tv e jogar o que tenho na minha conta de Steam…
Lê a minha mensagem anterior que já percebes porque foi criado.
Cumps..
Uma vez tentei coprmar o jogo Sparkle para o meu N8.Por 3 vezes deu erro na finalizae7e3o da compra, dizendo que tinha erro no meu carte3o, sendo que estava tudo certo e em dia. Acabei desistindo e hoje tenho o jogo no meu aparelho que baixei da internet.Ne3o sei o que ocorre, mas ne3o consigo coprmar pela loja OVI da Nokia!
axo k deviam mudar o nome deste site para “tralhaware, no use…”