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E se o seu smartphone carregasse em 30 segundos?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Gerardo says:

    Eu se fosse um dos cientistas deste projecto estava neste momento em pânico. É que a hipótese de sofrerem um acidente e desaparecerem do planeta subiu consideravelmente. Com os comprimentos da OPEP 😀

  2. Alexmv says:

    É como encher o depósito ao carro.. xD

  3. Xplouder says:

    Se for um carro eléctrico esta poderá ser uma realidade. 🙂

    • Ricardo Silva says:

      pois, para mim é um dos principais problemas dos carros 100% eléctricos, gosto de chegar a bomba e em “5 min” está abastecido e de volta ao caminho, uma tecnologia destas aplicada nos carros eléctricos poderá fazer muita diferença

      • Antonio says:

        no Nissan Leaf em menos de 30 minutos fazes uma carga de 80% da bateria, que dá para bem mais de 100Km de autonomia. Se fizerem uma média abaixo de 80Km diários é algo que não precisas de te preocupar.
        A autonomia penso que já ronda quase os 200Km com a bateria a 100%.
        Tens um carro eléctrico que acho fantástico, o Tesla S. Nos estado unidos, que já vende mais que a BMW, Mercedes e Audi no mesmo segmento de de carro. O Tesla S que tem uma versão que dá para 400Km, essa versão é que já um pouco cara.
        http://www.teslamotors.com/models
        Nos desportivos tens o Mercedes SLS electrico com 751hp e com uma autonomia de 250Km.
        http://www.mercedes-amg.com/webspecial/sls_e-drive/eng.php
        Essa treta de ir à bombas em 5 minutos já não cola. Podes sair todos os dias de casa com o “depósito” sempre atestado com gastos a ~5% do que gastavas gasolina.
        Desde Porsche a Ferrari, já tem hibridos no mercado com consumos espectaculares.
        Se tens medo de ficar a pé tens soluções hibridas como a opel ou a peugeot(diesel+electrico).
        Só não compro um, porque de momento nem dinheiro para comprar um bicicleta há.

    • Antonio says:

      O carro eléctrico já é uma realidade, a maioria das pessoas é que pensa, aí e tal se tiver de fazer viagens longas etc…
      Esquecem-se que a maioria dessas pessoas tem mais de uma carro em casa. E se um desses fosse eléctrico para usar no dia à dia?
      Tenho um vizinho que tem um Nissan Leaf à 2 anos e é o seu carro do dia à dia, diz ele: – já nem sei o que é ir a uma bomba de combustível.
      Tive a oportunidade de experimentar num evento onde apresentam soluções eléctricas e fiquei espantado com a qualidade, conforto etc do carro.
      Agora se em vez de 6~8 horas para uma carga completa fossem apenas 10 minutos, era a cereja no topo do bolo.

      • pixar says:

        Concordo contigo. Os atuais carros elétricos já são usaveis para o dia a dia. Para viagens longas ainda não.
        O grande problema deles é mesmo o preço. Basta ver o preço do Leaf (25000 euros, este nem tanto) e, pior ainda, o Peugeot iOn (30000 euros). Neste último caso trata-se de um citadino ao preço de um razoavel carro diesel.
        Também tenho de fazer um raparo ao valor do consumos. Gastar 5% do valor do que se gastaria em gasolina é demasiado optimista.

  4. cc says:

    Varias ideias/tecnologias no mundo das baterias têm vindo à superficie nestes ultimos 2 anos com diferentes tecnicas entre si, mas essencialmente o caminho seguido tem sido na rapidez de carregamento e/ou descarregamento:

    http://phys.org/news156097422.html
    http://www.techspot.com/news/52286-porous-electrode-batteries-2000x-more-powerful-charge-1000x-faster-30x-smaller.html

    Daqui a uns 5 anos ja deve ser algo mais comum que agr, mas está-se a andar a um bom ritmo. Quando chegarem para os automoveis electricos ai SIM vai ser vantajoso arranjar um

    • Pedro says:

      O problema actual de comprar um carro eletrico, não é bem o tempo que demoras a carregar o carro. Existem carros eletricos com motor de combustão que actuam como geradores… gastam 1 litro aos 100 quando acabas a “pilha”, e acho que sem ser em exposição nunca vi um na vida…

      A principal desvantagem, ainda é o preço. Primeiro pagas o carro, ao preço normal. E depois tens 2 opções. Ou compras o módulo das baterias, ou alugas. O módulo custa alguns 10 mil euros, e o aluguer está a cerca de 80€/mês. Em cima disso ainda pagas a eletricidade.

      Não me parece que as pessoas mudem de opinião em relação aos carros eletricos só por eles carregarem mais rapido. Se os preços continuarem nesta faixa, é algo para adiar durante mais uma boa duzia de anos.

  5. Élson says:

    samsung Galaxy S4
    na reserva demora 2 horas

    Mesmo se fosse 5 minutes era o ideal para mim.
    Mas 30 segundos é mesmo louco.
    Quero o meu a carregar em 30 segundos 🙂

  6. Tiago says:

    Só falta saber em quanto tempo é que vai descarregar!!! 🙂

    • Pedro says:

      O tempo de descarga é o mesmo se o que a bateria armazenar for igual… A energia que o aparelho consome é a mesma que uma bateria normal, logo o tempo é o mesmo. Não sei se existem perdas, mas a diferença não deve ser grande se é que existe alguma.

    • Nuno Santos says:

      O tempo que demora a descarregar depende da capacidade da bateria e da corrente nominal que o telemóvel necessita para funcionar. Ora mantendo constante a parte do telemóvel, a bateria do teste demora a descarregar o mesmo tempo que uma bateria normal, desde que a sua capacidade seja a mesma. Exemplo: se as baterias forem de 2000mAh, significa que a bateria deve conseguir fornecer 100mA durante 20 horas se a sua corrente nominal for 100mA.
      A grande questão tem a ver com o efeito de memória e sobre isso nada foi dito. Quantos aos ciclos de carga parece-me muito melhor que as atuais baterias.

  7. gonpin says:

    off topic

    Alguem conseguiu instalar o programa de irs das financas num Mac?

  8. João Martins says:

    Já imaginaram o que vai acontecer à rede eléctrica futuramente quando os carros eléctricos estiveram mais generalizados e com a capacidade de carregar em 30 minutos? O leaf pelo pouco que li tem uma capacidade de baterias de 28KW. Logo para carregar em 30 minutos temos que ter uma capacidade na tomada eléctrica de 56KW/h. Quando é que temos em casa??? Estarei a fazer as contas mal? O leaf já está a testar bancos de baterias de 48KW.

    Agora em relação aos telemóveis que tem por norma baterias de 1500 a 2000mA de capacidade. Vamos ligar a uma porta USB actual? Não tem capacidade para tanta corrente, teremos que ter carregadores com muito mais capacidade. Será que estou a pensar mal?
    Outro problema que prevejo neste tipo de cargas super rápidas é dissipação de calor na carga da bateria, que até já deu problemas em aviões Boeing 787 Dreamliner.

    • Pedro says:

      Penso que a potência em casa vai até aos 21kw sem problemas. Não tenho a certeza mas penso que seja isso. A partir dai existem riscos, mas não é de todo um problema. Não é tecnologia que não se conheça, mas a necessidade é tão baixa que é ridículo investir em instalações desse tipo para casas. Acho que o problema será mesmo a produção de tanta energia caso isto venha a ser uma realidade.

      Não existe necessidade de fazeres um carregamento de 30 segundos em casa… A grande vantagem disto, é poderes finalmente teres postos de abastecimento fora de casa. Mas continuamos com os mesmos problemas… Até podes carregar rápidamente o carro, mas vais pagar as baterias na mesma, que é o problema de o carro eletrico ainda não pegar.

      Quanto aos telemóveis é a mesma coisa. A velocidade de carregamento depende sempre do que consegues enfiar lá. Se for por USB, demora devido ás limitações da corrente.

    • Diogo Miranda says:

      Na verdade a capacidade das baterias dos smartphones actuais varia mais ou menos entre 2200 e 3000, existindo até um (pelo menos) de 4000. Se eles ainda se estão a esforçar para alcançar os 2000, isso é um bocado desapontante, claro que seria fenomenal carregar em apenas 30s, mas a mim particularmente o que me chateia mais é mesmo ter que meter a carregar, e com esta tecnologia pelos vistos teriamos que meter a carregar ainda mais vezes e ver a bateria a esgotar-se mais depressa, boring.
      Preferia muito mais uma tecnologia que aumentasse 10x a autonomia da bateria e que carregasse em 2h como as actuais. Mas claro isto de carregar em 30s já seria muito bom!

      • Pedro says:

        Vai ter que carregar mais vezes porque?

        Se a capacidade for igual, o número de vezes que carrega é igual. Aliás como a durabilidade da bateria é maior, é mais dificil viciar a bateria, e os ciclos de carga e descarga eram melhores.

        Eu acho que o problema não são as baterias, mas sim os sistemas. Se desligar muitas funções a autonomia do telefone aumenta bastante. Eu com um gestor de bateria no meu iphone, o que me dava para um dia, quase duplicou.

        • Diogo Miranda says:

          Carregar mais vezes porque ele ainda se estão a esforçar para alcançar os 2000mA de capacidade, ou seja ainda nem aí chegaram, de maneira que parece ser dificil que as baterias tenham uma capacidade equiparada às actuais, que ronda os 2000mA a 3000mA, normalmente andam entre os 2400mA a 2600mA, logo se essas novas tiverem menos capacidade esgotam-se mais depressa por ter uma capacidade mais pequena, foi esse o meu ponto de vista.
          E confirmo que os sistemas deviam ser mais flexíveis, recentemente fiz root ao meu smartphone e instalei umas certas apps, e a bateria dura-me muito mais, antes durava-me 1 dia e pouco sem usar assim muito e a desligar à noite, agora dura-me 2 dias se lhe der algum uso, e se não der muito uso dura 3 e mesmo 4 dias, e nem desligo de noite agora 😉

  9. Romeu says:

    Virá o tempo em que 30s será lento 😉
    Cumps

  10. pixar says:

    O problema de se carregar as baterias em 30s está na corrente necessaria para a carregar. Calculo que esteja tudo previsto, mas não deixa de ser um problema.
    Uma bateria de 2000mAh, significa que se for carregada com uma corrente de 2A, demora 1h a carregar (estou a desprezar desperdícios com aquecimento, etc). Isso significa que para carregar em 30s são necessários 240A. (!!!!) Será necessário um cabo com uma boa secção…

    • pixar says:

      Claro que os 240A se referem à corrente na bateria. No primário do transformador (da parte de 220V) são uns 6A.
      No entanto, será sempre necessário o aparelho da demonstraçao e nunca se poderá carregar com o tlm.

      • Nelson says:

        240A… sim, é uma boa secçao… 2,5mm… jesus! Tanto cobre! Só em cobre, está o dinheiro de um telemóvel novo!

        Já para não falar da potência da fonte… 240A a 5V (eu sei que não é 5V que se precisa, mas para dar para as perdas), dá “só” 1200W de potência… o que vale é que é também só durante 30 segundos…

    • Rúben Silva says:

      Já pensaste que as baterias poderão ser diferentes e utilizarem a mesma intensidade de corrente que as ditas “normais”? Que eu me lembre vi há uns tempos um protótipo de baterias a carvão ou lá o que era aquilo, talvez será este o caso.

  11. PahAssimTodosJáSabemOmeuNome says:

    Era isto combinado com aquela nova tecnologia (penso que foi a nasa que inventou) que utiliza nanotubos e mais nao sei o que dá para reduzir o tamanho das baterias em 50%

  12. Miguel says:

    bq aquaris 5.7

    se for mesmo quando chega a 5% prai nao menos de 4h agora se for nos 15% é prai umas 2h

    mas neste telemovel nao é grande problema ando sempre a usar ele a 10000% e consigo estar um dia inteiro sem problemas xd

  13. Pedro says:

    Aqui trata-se do tema energia versus potência. Uma bateria de telemóvel (~10Wh) carrega em duas horas com uma pequena fonte. Para carregar em 30 seg precisa de uma fonte de 1200W – qual é o tamanho disto – Vejam a dimensão da fontes comutadas mais evoluídas que existem e vejam como é que isto se mete num telemóvel. Se for com uma tensão baixa (3,7V), precisamos de 300 A.

    Um Tesla (bateria com 85 kWh) para carregar em 5 min precisa de uma potência de 1.020 kW. Um posto de abastecimento que dê para carregar 5 tesla em simultâneo precisa de mais de 5MW de potência. Não há rede que aguente. Isto equivale a uma fábrica de grande dimensão

  14. David Ferreira says:

    Voces não publicaram exatamente o mesmo video o ano passado?

  15. Andre Silva says:

    Irra tanta ignorância, pedem para comentar sobre determinado assunto e o que vemos, a maior parte dos coments fora do contexto, e mais é cada um, enfim assim vai a ignorância e as mentes das pessoas.

  16. the_pretender says:

    Gostei da notícia. Acho que é uma tecnologia muito promissora, mas possivelmente mais para outros nichos do que propriamente smartphones. Não tenho grandes conhecimentos de eletricidade para analisar bem a noticia, mas no que toca a dispositivos móveis penso que a prioridade é a maximização da longevidade e autonomia, não tanto a carga rápida (que não deixa de ser útil). O simples hábito de colocar o(s) dispositivo(s) diariamente a carregar antes de deitar resolve o(s) casos que me vêm em mente. Agora ter de restringir, mesmo gerindo consumos, a utilização plena de um dispositivo móvel para que chegue ao fim do dia com uma margemzita de tolerância, para mim é o desafio prioritário neste segmento.

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