Dê uma nova vida ao seu computador
Com a chegada do Windows 10 muitos são os PCs que vão ganhar uma nova cara. Até mesmo aqueles utilizadores que foram resistentes à mudança para o Windows 8, já se mostraram confiantes com esta nova versão apresentada pela Microsoft.
Mas não é só de software que vive um computador e hoje o que lhe deixamos são algumas dicas de periféricos e hardware que trarão uma nova vida ao seu computador.
O intuito principal deste artigo não é o de sugerir produtos específicos uma vez que, actualmente, são diversas as marcas a actuar no mercado em diferentes gamas, os computadores são construídos de forma diferente e as necessidades são distintas de utilizador para utilizador.
Assim sendo, vamos deixar-lhe algumas dicas de como poderá ter um PC "novo", sem ter que investir muito dinheiro e que, além de melhorarem o desempenho do computador, poderão fazer com que melhore a sua produtividade e até mesmo a postura corporal.
Periféricos
Tanto no mundo laboral como no académico, são muitos os utilizadores que possuem um computador portátil e as vantagens são óbvias. Contudo, além da portabilidade adjacente, quem trabalha diariamente com um computador precisa de elevar ao máximo a eficiência e produtividade. Dessa forma, a utilização de bons e adequados periféricos é essencial.
Neste âmbito, o destaque vai para o monitor e para o teclado. Mas porquê mais um monitor e um teclado num computador que já os possui?
Além de trazerem vantagens ao nível da postura corporal, a inclusão destes dois elementos aumenta de forma substancial a produtividade.
Por norma, mesmo com a utilização de bases de elevação do portátil, o ecrã encontra-se a uma altura baixa de mais para que o corpo se mantenha direito, e o que acaba por acontecer é que o pescoço e as costas se vão curvar para se adaptarem à posição do ecrã do portátil. Ora, com um monitor ligado ao portátil este problema fica substancialmente minimizado.
Conheça mais dicas para melhorar a postura corporal na utilização de computadores e tablets.
Em termos de produtividade vai passar ainda a poder utilizar dois monitores em simultâneo, aumentando a sua área de trabalho. Obviamente, que se está a dar principal utilização a um monitor externo, não vai estar a utilizar o teclado do portátil, e como tal, a aquisição de um teclado também será uma boa aposta. Num mundo tão vasto de periféricos, por vezes não é necessário gastar muito dinheiro, para que estas necessidades sejam satisfeitas.
Um monitor com dimensões generosas, por exemplo, a partir de 22 polegadas, já se encontra no mercado por cerca de 100 euros, um pouco menos se for de painel TN, e pouco mais elevado se for IPS.
No caso dos teclados, o investimento poderá ser quase irrisório, visto que existem à venda em Portugal teclados a rondar os 5 euros. É óbvio que se a compra for feita online deverão acrescer os portes, que acabam por não ser assim tão baratos. O segredo é saber comparar primeiro antes de comprar.
A acrescer a esta lista de periféricos há ainda que incluir um bom rato que além de fácil de transportar, seja também ergonómico, de forma a evitar problemas futuros na mão.
Um HUB USB passa a ser também essencial a partir do momento que se investe em periféricos, já que, por norma, os portáteis carecem de portas USB em número suficiente para todos os periféricos.
Invista num ecrã e num teclado para aumentar a produtividade de trabalho no seu computador portátil e ainda para melhorar a sua postura.
E se no caso dos computadores portáteis a utilização de um monitor extra irá oferecer ao utilizador dois ecrãs para trabalhar, no caso de um desktop o ideal será mesmo o investimento num monitor largo, que permita a divisão do ecrã em duas janelas, pelo menos, e que não ocupe assim tanto espaço na secretária.
As 24 polegadas em formato 16:9 já o permitem fazer com grande facilidade mas, para os mais exigentes, os monitores em formato 21:9 poderão ser a solução perfeita.
Hardware
Actualmente, o melhor upgrade que pode fazer num computador, seja ele portátil ou de secretária, é um disco SSD. Na altura desse investimento, deverá garantir apenas que o seu computador suporta a interface do disco, que deverá ser SATA.
Mais uma vez, as soluções disponíveis são inúmeras e terá que ser o utilizador a perceber qual delas se adaptará melhor às suas exigências. De notar que os excelentes tempos de acesso que um disco desse tipo proporciona fazem com que um computador mais antigo pareça novo em termos de desempenho, quando o seu velho disco mecânico é trocado por um SSD.
Quanto à memória RAM, quanto mais melhor! Sempre foi assim. A memória RAM é a memória intermédia entre a unidade de armazenamento de dados (o disco) e o processador. Assim, quanto mais memória RAM estiver disponível, menor necessidade há em aceder ao disco em para leituras recorrentes.
Poderá fazer uma comparação de preços dos diferentes tipos de memória RAM disponíveis no mercado no site do KuantoKusta.
Mesmo que faça upgrade apenas ao disco SSD e não acrescente memória RAM, irá notar melhorias significativas no desempenho do seu computador.
Se for adepto de jogos, então deverá ter em conta a placa gráfica do seu computador. Poderá estar na altura de a trocar para que ele possa suportar os novos jogos disponíveis no mercado.
Poderá pensar em actualizar o processador e a motherboard mas... qual o estado de todas as outras peças? Se o seu computador já está mesmo "fora de validade", então porque não optar por um computador novo? Como sempre, existem opções para todas as carteiras e conseguirá um computador de secretária completo e bastante actual por menos de 300 euros.
Depois de comparar os preços e de adquirir novo hardware para o seu computador, faça render o material que substituiu, colocando-o à venda de forma gratuita no site de classificados Usados Pplware.
Faça com que o novo Windows 10 brilhe no seu "novo" computador, torne-o mais produtivo, faça com que se adapte melhor às suas exigências com pequenas, ou mesmo profundas, alterações.
Este artigo tem mais de um ano
Mas que imagem vem a ser esta de cima?
Posaram uma gaja a estragar um PowerMac G5 dual com um chave de fendas?????????
Esse bixo não precisa de ferramentas, muito menos para mexer na placa mãe.
lol
PS: é um PowerPC, o “Windows 10” é para consumidores (ARM e Intel)
A cena é que o computador já tem quase 10 anos desde que foi descontinuado, e o OSX 10.5 (o último com PPC) já faz tudo que o Windows 10 faz, e mais algumas coisas!
Lol e com o Windows XP existe algo que não dê para fazer que se faça no OXS 10.10?
Deixa lá os apple boys no seu mundo de fantasia e ignorância…afinal eles são tão felizes lá e a felicidade é o mais importante 🙂
TimeMachine.
Queres mais?
TimeMachine? Ha uma coisa no XP que se chama “repôr ponto de restauro”. Só pq a Apple lhe deu um nome é inovador?
Sim quero mais!
Não tem nada a ver!
Com o Time Machine, podes ter várias versões do mesmo ficheiro, e restaura-las, assim como backups automáticos. Podes instalar o SO + Apps + Docs a partir desses backups…
Mais?
GUI completamente em OpenGL.
ASLR
WebClips
Dicionário, Fax, pesquisar no X, texto para fala, etc. etc. etc… em qualquer “coisa” no OS.
etc. etc. etc…
A lista é tão extensa…
Podes abrir PDF’s sem precisar de leitor externo, nem vale a pena…
E o que é que podes fazer no XP, no 7, 8, 10 que não possas fazer no OSX?
Nada!
jogos? etc
Ed ROTFLLOLOLOL!
Ownaste!!!!
Jogos???
Não há jogos no OS X?
Try again, porque não faltam jogos para OS X
Jogos há sim. Mas não se consegue comparar a experiência que se tem no Windows. E já agora, existe uma variedade muito mais pequena
facetime, imessager, airdrop, iCloud/keychain, notification center, e neste ultimo, integração de canelado/agenda/localização, meteorologia, unameit, spotlight, spotlight(1000 anos à frente da pesquisa do windows quanto mais do windows xp)
acorda rapaz!
Pois mas vocês apple fanboys ainda não se aperceberam que tudo isso da para fazer no XP… simplesmente são serviços… a Apple dá lhe nomes… é a diferença.
Vocês têm o “spotlight”, nós tempos a Cortana.
Acorda tu…
“já faz tudo que o Windows 10 faz, e mais algumas coisas!”
Estilo o quê? Ou apenas dizes isso porque te apetece dizer mal?
http://blog.laptopmag.com/windows-10-top-features
“Multiple Desktops” = Exposé
Universal Apps = Universal Apps (PPC/Intel)
Action Center = O OSX já tinha badges nas Apps, e os ícones já saltavam quando tinham “notificações” importantes…
etc…
O resto foram coisas que foram surgindo, como os tablets…
O Win 10 é mais uma release para compor o Win 8…
Multiple Desktops -> O Windows já suportava Multiple Desktops desde o Windows XP usando um programa disponibilizado pela própria Microsoft.
Universal Apps -> O Universal Apps não tem absolutamente nada a ver com correr o mesmo programa em diferentes arquitecturas, mas sim em correr o mesmo programa em vários tipos de computadores (desktops, tablets, smartphones,…)
No entanto não mencionas as ideias que a Apple foi buscar à Microsoft e outros. Estilo a barra lateral de navegação do finder, a barra de endereço do finder, screen sharing, as preferências do sistema que é uma cópia do painel de controlo, o atalho cmd-tab que foi copiado do alt-tab, minimizar um documento para o ícone da aplicação,… A Apple também foi buscar muita coisa ao projecto Looking Glass da Sun e a outros.
Isso não quer dizer que a Microsoft não tenha copiado a Apple. A Microsoft copiou várias vezes a Apple e também outros.
faz mais o quê? Tira imperiais/finos e assa frangos?!
Sim.. aquela imagem está mesmo ao lado…
topei o mesmo,
acho que ela está a tentar tirar um condensador da gráfica com uma chave philips.
Acho que muitos utilizadores ainda não vão para o windows 10.
Eu próprio já tenho uma hyper-v com o w10 preview e continuo a ter que instalar o classic shell 😛
A minha próxima aquisição é será um disco SSD… mas ainda estão um pouco caros… vamos ver como corre o mercado.
Não considero que estejam caros, o preço já está acessível. É claro que para quem precisa de 1TB pelo menos, vai sair super caro.
Seria mais para o disco do sistema, por isso uns 200GB seria suficiente. Mas pagar 120€ por uns 200GB, acho ainda um preço um pouco elevado.
No que toca a SSD não estás a pagar pelo espaço em si à primeira “vista” mas sim pela Velocidade de escrita/leitura que te oferecem. SSD já estão mais acessíveis.
Crucial MX100 256GB – 100€
Once you go SSD, you never go back! 😉
Tenho que pesquisar… 😉
SSD Toshiba 256GB – 96 euros Media Markt
num ssd interessa também velocidade e fidelidade neste caso o top para mim será Samsung os melhores do mercado.
http://ssd.userbenchmark.com/
SSD Samsung 2.5″ 850 Pro 256GB
Velocidade Sequencial Leitura: Até 550MB/s (em SATA 6Gbp/s)
Velocidade Sequencial Escrita: Até 520MB/s (em SATA 6Gbp/s)
Leitura Aleatória 4kb: Até 100,000 IOPS
Escrita Aleatória 4kb: Até 90,000 IOPS
Investi 100€ num SSD de 256GB para o meu portátil e foi das melhores aquisições que fiz.
O disco, apesar de barato, apresenta uma relação qualidade/preço muito boa e tem melhor performance que discos de outras marcas mais caros.
E qual é o modelo do teu disco?
Obrigado.
Já tens alguns de 512GB por menos de €200 🙂
Boas .
Eu tambem comprei um 250 gigas…
Basta ver o que melhor serve o “Bolso”
http://www.chiptec.net/componentes-para-computadores/armazenamento-interno/discos-ssd?p=2
Num portátil novo, com disco de 1TB, vale a pena comprar um SSD? como se faz? tenho de tirar o meu? assim fico só com 256 GB no portátil, no caso de comprar esse disco.
Blueparty: o ideal é troca-los e instalar tudo do zero porque assim o Windows detecta do zero que é um SSD e optimiza os settings (não precisa de desfragmentação).
Eu por exemplo tenho um portátil de origem com 256 GB SSD e é MEGA rápido, *mas* vindo dum netbook dual core com hdd de 500 GB, os 256 GB são muuuuuito magros …
Soluções que proponho:
1) O hdd de 1 GB podes por numa caixa externa USB e usar sem fonte de alimentação.
2) vendes o HDD e com esse dinheiro e do SSD compras um hdd híbrido
3) SSD e microSD 128 GB metido no PC (se o teu PC suporta)
4) SSD e compras um hdd NAS
Eu uso SSD, NAS e microSD
Fazes como eu, compras um caddy para substituir a drive de DVD e colocas lá o disco antigo, a servir de armazenamento de dados, estando Windows e programas no SSD. O melhor de 2 mundos.
A drive de DVD raramente é usada, mas quando for necessária, também existem caixas externas para lhe dar uso.
JJ, tens opções MUITO simples:
– desktop: SSD de 128 GB (50€) para o SO e programas mais pesados, hdd 7200 rpm para tudo o resto
– portátil: SSD de 256 GB, ou um híbrido que tem performance muito muito boas
Há por aí algum artigo sobre como construir uma NAS mas para discos 2.5″?
Tenho lá uns 3 ou 4 em casa e não sei o que fazer com eles – podia vendê-los, mas pensei em construir algo que possa ser usado como uma cloud.
Tenho uma caixa mas é só para 1 disco, queria usar todos ao mesmo tempo (tipo NAS).
Acredito que uma pequena pesquisa, vais encontrar caixas NAS para discos 2.5″.
As que encontrei são mais caras que as de 3.5″, mas muito mais caras.
Queria algo mais em conta – daí até ponderar em transformar um PC velho numa NAS.
Pois, usas adaptadores 2.5 para 3.5…
No SATA, o conector dos 2.5 parece que é diferente dos 3.5, mas na verdade os contactos são iguais, a maior parte dos contactos é para só para o power!
Obrigado pela resposta antecipada! Vinha mesmo colocar aqui essa hipótese.
Vou tentar construir a minha NAS.
MM uma solução barata é um R-PI com esses discos em caixas externas USB, ha software NAS para Linux ARM creio (sei de pessoal que o fez, mas estou a zero com Linux).
o melhor disco de mercado para mim
http://www.pcdiga.com/2/14914/Disco-SSD-Samsung-2-5-850-Pro-256GB-MZ-7KE256BW?marca=197
Interessante o artigo…independente do SO que usamos o artigo toca num assunto que por vezes descuidamos que é a postura que devemos ter em frente ao pc, mesmo para quem não trabalha o dia todo em frente ao pc, pode ficar várias horas em casa em frente ao mesmo.
Foi o que eu fiz. Pus SSD e troquei RAM e placa gráfica. Ficou como novo 😀
Só? Se fores a ver so faltou o cpu…
mais valia dizeres: troquei o computador, mantive o cpu 🙂
E a board, e a fonte de alimentação, que ambos somados são outro tanto.
espera um pouco, se a gráfica é das potentes e o PC começar com reboot,também tem que trocar a fonte 🙂
Boas pessoal, este assunto veio mesmo a calhar. Tenho uma placa gráfica modelo ATI Radeon HD 4800 Series com 1GB de memória. O problema é que a mesma já não é compativel com a nova versão do DirectX, ou seja, o DirectX 11 o que não me permite jogar os jogos mais recentes.
A minha motherboard é uma Asus Asrock P43Twins1600 e gostava que me dessem a vossa opinião relativamente a uma boa placa gráfica com boa relação preço/qualidade tendo em conta as especificações da minha motherboard.
Obrigado. Abraços
Geforce Gtx 750ti talvez, deve andar na casa dos 150€
Hum parecem bem… Obrigado pela dica
Boas
Apenas um update:
Ja existe discos SSD com interface PATA para computadores antigos.
Cumps
Amigos, para aqueles que realmente querem “POWER”,
OCZ REVODRIVE é a solução. Tenho e digo-vos que é\foi o melhor investimento alguma vez que fiz!
Façam como eu computadores jerrycan sempre é melhor e mais rentável isso de comprar para o novo Windows é mesmo venda sugestiva dos parceiros peopleware né…. Visitem http://youandjerrycan.org/ e façam jerrycans.
Não, parceiros? Os parceiros PPLWARE não estão aí citados, apenas está um comparador de preços. Não queres, não uses!
Mas a tua sugestão é válida.
Sugestões tipo deco é o que há mais, uns fazem-nas outros não. Quanto ao uso da palavra mocosoft à frente de melhorias ou pseudo-melhorias (que foi o que me chamou À atenção) é do que mais se vê, não é exclusivo do site, ou da comunidade mocosoft , Maças ou Linux, cada um diz que o seu é melhor, é natural se 80% usa uma coisa fala-se nela ou sugere-se melhorias que para os 80% são coisas muito boas e depois há os 20% que desatam a perguntar-se sobre esse 80% etc… bom na diferença está o ganho, eu penso de uma maneira e outros de outra. Há um documentário muito bom sobre vendas tecnológicas e reciclagem – «tragedia electrónica», há outros sobre as 5 vidas de crianças que se perdem com cada telemóvel vendido, também há as comunidades Framasoft e outras que apresentam uma visão diferente desta mesma temática. E depois há os 80% que vivem de upgrades que só alimentam o ciclo de vendas. Peace & Love e já agora em abono da verdade o Peopleware é dos poucos sítios PT que dão voz a distintas comunidades tecnológicas.
Boas comprei um SSD Samsung Evo 500gb e pus num HP Pavilion dv6-2120sp fiquei contente a perfomance foi logo uma grande diferença o único problema é que o computador aquece tanto que se tiver 15 minutos com ele a trabalhar já é uma sorte, com o aquecimento ele suspende, com isto tudo tive de colocar o disco antigo e fiquei aborrecido, é normal? o que posso fazer para resolver isso? obrigado cumps
Primeiro aprende a usar vírgulas, e pontos finais.
Segundo: um SSD aquece/consome MENOS que um hdd normal, daí que ha algo que não bate certo. Vê na BIOS/EFI (con SSD metido) se ele reconhece bem; vai à página do portátil e vê se há um update da BIOS; instala o Windows do zero.
Também pode acontecer do SSD ter defeito, mas é extremamente raro.
Boas obrigado pela sua reposta, eu acho que o problema é o carregador não ser o original e acho que o sobreaquecimento tem haver com a pasta térmica, vou experimentar para a semana abrir o computador e por uma nova pasta térmica, não me acredito que seja muito do ssd alem disso tinha feito todo do zero e instalei todo correcto com as drivers certas, agora estou com o disco antigo e o computador continua sempre quente, desligasse menos, as vezes em modo elevado desempenho, com o ssd a samsung tem um programa que muda os modos de performance e energia do computador e eu acredito que o grande mal seja dai por isso o computador aquecer tanto! vou ver se trato disto mais o mais rapido, o ssd fez toda a diferença!
obrigado!