Analise de performance – WD VelociRaptor 10K RPM
Por Cláudio Catarino para o Pplware
Os discos rígidos continuam a ser um equipamento de extrema importância nos PCs. Sendo eles de memória persistente, não volátil, é nestes dispositivos que armazenamos toda a nossa informação digital e é também deles que depende, em muito, o desempenho de um sistema. Quanto mais rápida a leitura e escrita da informação, mais eficiente é o processo de swapping, o que se traduz numa melhor performance de todo o sistema.
Hoje apresentamos aqui a nossa análise relativamente ao disco rígido WD VelociRaptor, de 1TB a 10K RPM.
Características do WD VelociRaptor 1TB
Super Velocidade
- O VelociRaptor tem uma interface SATA 6GB, memória de cache de 64MB e uma velocidade de rotação de 10.000 RPM (Rotações por minuto). Este disco é ideal para Computação de alto desempenho, renderização em 3D, criação e edição de conteúdos digitais, computação científica e edição de imagens.
Confiabilidade sólida
- Com 1,4 milhões de horas em média entre falhas, esses drives têm a maior taxa de confiabilidade disponível em um drive SATA de alta capacidade. Além disso, essas unidades têm uma garantia limitada de 5 anos.
Alta capacidade
- A tecnologia de ponta oferece um equilíbrio entre alto desempenho e alta capacidade, perfeita para cargas de trabalho com alto volume de dados que exigem um grande armazenamento, tais como edição de vídeo, renderização em 3D e modelagem científica.
Funcionamento super-frio
- Comparado à geração anterior do WD VelociRaptor, consome menos energia em modo ocioso e usa a mesma energia em atividade, oferecendo ainda maior capacidade e desempenho.
Formato Avançado (FA)
- Tecnologia adotada pela WD e outros fabricantes de discos rígidos como uma das diversas formas para continuar ampliando as capacidades dos HDs.
Rotary Acceleration Feed Forward (RAFF)
- Otimiza a operação e o desempenho quando os drives são usados em chassis de múltiplos drives propensos à vibração.
Tecnologia NoTouch ramp load
- A cabeça de gravação nunca toca na superfície do disco, garantindo assim um desgaste muito menor , bem como uma melhor proteção da drive quando transportada.
O Disco rígido WD VelociRaptor 10K RPM consiste num disco rígido de 2,5 polegadas que vem num estojo de montagem IcePack de 3,5 polegadas, com um dissipador de calor embutido que mantém esse HD pequeno e potente super frio quando este está instalado num chassi de desktop de alto desempenho.
Benchmark
Após a apresentação das funcionalidades do disco, damos agora a conhecer o benchmark realizado ao equipamento, usando o software CrystalDisk. O software calcula a taxa de MB, de forma sequencial, por segundo na leitura, calcula a taxa de escrita de forma sequencial, em blocos de 512kbs e em bloco de 4kbs. Tem a opção de escolher o número de testes, o tamanho do disco e o alvo do teste, caso tenha mais que um disco.
Os resultados foram os seguintes:
Como podemos verificar, sem dúvida que o VelociRaptor tem um desempenho acima da média. Para termos uma base de comparação, usamos um disco rígido SATA que apenas apresentou uma velocidade sequencial de cerca de 105 MB/s, que é cerca de metade da velocidade do VelociRaptor. Se compararmos com os testes realizados aqui pelo Manuel Rocha aos WD RED, podemos também verificar que o WD VelociRaptor 10K RPM tem, sem duvida, um desempenho fantástico.
Uma outra observação é o facto do disco ser muito silencioso e isso notou-se quase ao testar o jogo “Hitman-Absolution” (instalado no disco). Além disso, o jogo foi carregado em apenas 7 segundos!
Especificações
Especificações de desempenho
- Velocidade de rotação: 10.000 RPM (nominal)
- Tamanho do buffer: 64 MB
- Ciclos de carga/descarga: 600.000 minimo
Taxas de transferência
- Buffer para host (Serial ATA): 6Gb/s (max)
Especificações físicas
- Capacidade 1 TB
- Setor por unidade: 1.953.525.169
Métrica
- Altura: 26,1 mm
- Profundidade: 147 mm
- Largura: 101,6 mm
- Peso: 0,50 Kg
ESPECIFICAÇÕES AMBIENTAIS
Choque
- Choque operacional (leitura) 65G, 2ms
- Choque não operacional: 300G, 2 ms
Acústica
- Modo Idle: 30 dBA (média)
- Modo de busca 0: 37 dBA (média)
Temperatura (métrica)
- Em operação: 5ºC a 55ºC
- Fora de operação: -40ºC a 70ºC
A Western Digital oferece 5 anos de garantia para o equipamento, justificando que deposita total confiança e garantia na qualidade do produto. Desde já o nosso agradecimento à Western Digital por nos facultar o equipamento para testar a performance do mesmo.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho um destes de 320Gb a correr numa maquina que precisa de performance no disco, e nota-se realmente que o disco é bastante rápido.
Ao fim de menos de 1 ano avariou de uma forma estranha. Tudo que o computador fazia era MUITO lento. Cópia de ficheiros, arranque do pc (para cima de 10 mins), acessos de rede (serve ficheiros e base de dados para rede). Mas todos os testes ao disco reportavam que ele estava impecável em todos os sentidos e realmente não havia erros de leitura nem de qualquer outra espécie. Na suspeita, clonei-o e troquei-o por um sata normal e a maquina começou a voar outra vez.
Mandei-o para a garantia da WD (para Espanha) e ao fim de 1 semana tinha outro. Até à data não deu mais problemas (já passou cerca de meio ano desde então).
Final feliz então :). De facto, pelos testes realizados, verificou-se que o disco tem uma performance excelente e que faz toda a diferença. Os números falam por si
Só é pena que um disco destes faça um “escagaçal” enorme, pelo menos aquele que eu tinha…sinceramente um disco deste tipo é para um publico muito especifico.
Na minha opinião para um utilizador comum mais vale comprar um sdd + hdd dado o preço deste disco.
E uma informação MUITO importante. How much?! =P
Penso que ronda os 200 e tal euros.
Bom artigo. Mesmo tendo em conta as diferenças de capacidade de armazenamento, penso que teria sido interessante incluir discos SSD na comparação, ou pelo menos referi-los.
Boa tarde comprei 1 SSD Intel que lê a 500 Mbs , estou ainda a espera que mo entreguem o primeiro que chegou a ser montado na minha maquina estava avariado , verificou-se depois que estava mesmo empenado , estou também a aguardar com muita expectativa este SSD , são é caríssimos ainda eu optei pelo de 120 GB os de 240 GB com estas características o valor dá para montar um PC já bem recheado de bom hardware se a placa gráfica não for uma prioridade .
Cumprimentos
Serva
Já agora a titulo de curiosidade e claro caso queira responder quando custa o SSD Intel que referiu?
O meu OCZ Revodrive3 x2 de 240GB ficou por 282€ com portes incluidos. Existe outras lojas que o vendem até a 498 euros!!!
Encomendei um OCZ Revodrive 3 de 240 GB pci-e 4X, estou impaciente para o testar já li reviews que me criaram imensas expectativas.
Temos de o mandar vir para testar no PPlware 😉
Se morasse nas redondezas emprestava-o de bom grado para o testarem
só para deixar uma ideia
http://benchmarkreviews.com/images/reviews/storage/OCZSSDPX-1RVDX0240/CrystalDiskMark_OCZ-RevoDrive-X2.png
Megalomaniaco….
Deixei de usar discos mecânicos para o sistema operativo faz tempo. Tenho um ssd Kingston de 128gb e um wd de 1tb só para dados. O PC tem um desempenho invejável. Fica caro é certo, mas é só uma vez! E o que ganhamos em desempenho e segurança, poupamos na paciência… 🙂
resumindo .. raptor ou sdd ?
SSD para o Sistema Operativo e Aplicações e 1 ou 2 jogos. Basta um de 120GB.
Instalar outro disco, velocidade normal e barato mas com capacidade como secundário para todos os grandes downloads. Ler post abaixo a explicar.
Melhor compra nem hesites SSD. Este velociraptor uso o a 3 anos e transitei a pouco tempo, melhor compra.
Tive durante 3 anos um disco destes, 120Gb que é suficiente para mim, é bastante rápido até que a coisa de 1 mês fiz a melhor transição de sempre, pelo menos com os melhores resultados: SSD
SSD 120GB por 90€
Sandisk SSD 120GB
SDSSDX120GBG25
Melhor dinheiro gasto, este ou qualquer outro, nem é dos mais rápidos mas o meu setup ainda está com SATA2 portanto é mais que suficiente, quem já estiver com Boards SATA3 existem outro pouco mais caros.
Posso garantir quem tiver a pensar comprar uma coisa destas, se for apenas para 1 posto e apenas 1 disco compensa comprar SSD, nem hesitem, podem até gastar um pouco mais mas ficam logo rendidos, a diferença é enorme.
Exige outros cuidados e novos hábitos. No disco SSD apenas instalem as apps e o jogo que mais jogarem, tudo o que for downloads instalem o disco actual como secundário a fazer backup. Isto porque os SSD quanto mais acessos (quanto mais trabalhar) mais depressa se “gasta” embora só notem passado anos mas se adoptarem novos habitos, que basicamente se prende por colocar directamente os download num disco destes de plate como disco BACKUP.
Posso garantir que vão achar que ainda estavam no sec passado ao começar a usar SSD. É uma diferença incrivel mesmo em portateis ou PC´s com alguns anos.
Dinheiro mais bem gasto
E porque não comparar com discos híbridos? Ainda se fala pouco mas são uma solução muito boa para quem quer grandes capacidades e ao mesmo tempo velocidade entre os discos normais e o SSD. Uma vantagem é que o custo fica muito a baixo de uma solução SSD + HDD ou de um disco destes. Claro que não tem esta velocidade com ficheiros pesados de Video etc que penso ser a finalidade destes discos de 10k rpm. Mas para o utilizador comum são muito mais rápidos e interessantes porque eliminam os tempos de espera a arrancar e a executar programas pesados frequentemente usados
Boa tarde, eu tenho um disco destes igual de 150gb de 10 mil rpm, comprei um de 10 mil rotaçoes porque diziam que era o mais rapido e fiável mas acontece que o disco é muito pequeno, nao coube no meu desktop. Nao existe discos de 10 mil rotaçoes dos normas para caber no meu desktop? Sóexiste mesmo para pcs notebook? Todos de 10 mil sao assim pequenos? Eu nem tenho esse suporte de refrigeraçao e secalhar até vai queimar.