YouTube pode ter em breve um serviço de subscrição de vídeos
A Google tem, nos últimos tempo, procurado tornar parte dos seus produtos em ofertas exclusivas e com conteúdos próprios. Desta forma consegue manter a sua oferta generalista e ao mesmo tempo combater outros concorrentes que têm surgido e que conseguem oferecer produtos similares.
Das várias ofertas que tem lançado, a maioria concentra-se no YouTube, a sua plataforma de conteúdos predilecta. Pois alguns rumores dão agora conta de mais uma possível novidade nesta plataforma.
Depois de terem lançado em 2103 a primeira lista de canais pagos, a Google procurou aplicar no YouTube uma possível formula de sucesso e rentabilizar ao máximo esta sua plataforma.
Sendo o local de eleição para a colocação online de vídeos, era esperado que a gigante das pesquisas procurasse rentabilizar ainda mais esta plataforma.
A chegada do Youtube Music Key já este ano veio mostrar que afinal o YouTube tinha ainda muito mais a oferecer aos seus utilizadores e que um serviço de música assente nesta plataforma poderia ser uma ideia bem conseguida.
Os mais recentes rumores dão agora conta da vontade da Google em expandir o modelo do YouTube Music Key, ainda dentro da plataforma, mas agora virado para o vídeo.
On a separate track, YouTube is exploring the prospect of launching its own subscription VOD service, modeled on YouTube Music Key. Launched last fall in a closed beta test, Music Key provides unlimited, ad-free access to music videos and some 30 million songs on Google Play Music, for a six-month introductory price of $7.99 per month.
A sustentar esta ideia está um artigo da Variety onde se pode ler que a Google está a avaliar esta possibilidade e que provavelmente a fará sair nos mesmos moldes que actualmente funciona o Music Key.
O lançamento deste serviço conseguiria fornecer aos utilizadores o acesso a conteúdos exclusivos e sem qualquer tipo de publicidade, garantindo-lhes assim o retorno do valor pago mensalmente.
Não é simples avaliar a adesão a este produto, mas nos mercados onde existem ofertas similares elas têm prosperado e substituindo muitas outras fontes de entretenimento.
A entrada da Google nos modelos de comercialização de conteúdos pode revelar-se lucrativa para a empresa. Tendo já acesso a um vasto conjunto de conteúdos e tendo também toda a Internet a usar os seus serviços, facilmente encontrará o modelo comercial que conjugue estes dois elementos.
Este artigo tem mais de um ano
Não será “YouTube pode ter EM breve um serviço de subscrição de vídeos” em vez de “YouTube pode ter um breve um serviço de subscrição de vídeos”?
Se eles arranjassem as asneiras que fazem é que faziam bem…
Se com isso vier um Google Play Movies All Access não seria nada mau 😀
“Depois de terem lançado em 2103 a primeira lista de canais pagos,”
We’re in the future boys!
Chega aquilo que pago por mês ao meu isp.
Se for um serviço semelhante ao netflix, a malta agradece!
Uma coisa não tem nada a ver com outra. Eu também pago ao meu operador de TV um pack de canais de televsão mas se quiser ter a Sport TV (conteúdos PREMIUM) vou ter que pagar à parte.
É mais ou menos isto que a Google quer trazer para o Youtube. Conteúdos exclusivos de cariz PREMIUM, caso contrário não faria sentido pedir dinheiro por eles. Vamos lá ver se não vem aí um concorrente ao Netflix.