SRWare Iron – Um browser a favor da privacidade!
Por Miguel Santos para o PPLWARE
O Google Chrome é um browser conhecido pela sua velocidade, aspecto simplista, mas contém componentes que podem comprometer a privacidade do utilizador. Assim, para um uso mais seguro da Internet, surge o SRWare Iron que é um browser que garante a privacidade do utilizador.
Os problemas do Google Chrome podem-se verificar no código único gerado durante a instalação, e que é enviado durante as actualizações, submissão do histórico para o fornecimento de sugestões com o updater sempre a correr em segundo plano.
Desta forma, a pensar naquele que mais se preocupam com a sua segurança e privacidade na Internet, surge o browser SRWare Iron que é compilado pela SRWare, a partir do Chromium, e com os problemas de privacidade, resolvidos.
Ao contrário do Google Chrome, o SRWare Iron:
- Não gera um código único de identificação durante a instalação
- Não se lembra da data de instalação, com uma precisão de segundos
- Uma vez inserido um endereço, este não é enviado para a Google
- Sempre que ocorra um erro no browser, este não é enviado para a Google
- Aquando da transferência do browser, não fica registada a data nem a localização do ficheiro
- A actualização não acontece em segundo plano
Resta agora saber o feedback dos utilizadores deste browser, e a opinião daqueles que usam o Google Chrome e/ou outro browser.
Licença: BSD Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux Download: SRWare Iron Download (versão portátil): SRWare Iron Homepage: SRWare Iron
Este artigo tem mais de um ano
Bem nice.. a experimentar… infelizmente a google é bastante evasiva em certos aspectos
invasiva*
eu sinceramente nem percebo qual e o prob de enviar dados para a google. E uma empresa na qual confio plenamente, e se o eu enviar os meus dados fara com que eles me apresentam produtos que me interessem, entao qual e o mal disso? a google aprende do que eu gosto, e eu recebo o que gosto.
e garantias disso? e garantias que é SÓ isso que eles fazem? não tens nada que te dê essa garantia e ate agora não houve nenhum problema.. mas um dia vai-se la saber..
e não tem de ser necessáriamente a google a fazer algo com os teus dados.. so que os dados de todas as pessoas vao so estar “em um” sitio.. para hacker é apetitoso…
Desculpa discordar, mas é uma questão de princípio.
Há uma esfera de liberdade pessoal da qual nunca deveríamos abdicar nem alienar fosse a que título fosse…
E, para além disso, não somos todos iguais: se uns não se importam outros importam-se… e muito!
Só deveria ser permitida a utilização dos nossos dados com a nossa autorização expressa e clara(não em letras pequenas ou nas entrelinhas).
Na blogosfera, nas empresas, nas comunicações móveis ou… nas nossas casas!
Só não dá verdadeiro valor à liberdade quem nunca se viu privado dela.
… embora aprecie muito o trabalho fantástico da “Google”!
Mas… uma coisa não tem a ver com a outra.
Realmente, o mundo esta a chegar a um ponto em que tudo é normal….
entrei no site li as informacoes a respeito do software ok, mas vai garantir a minha privacidade em transacoes online por exemplo?
Sim, não fica registado nos servidores do google o site onde tiveste para fazer a transacção.
Pode não enviar informação, mas não deixa de ser uma copia ao Google Chrome. E de funcionamento continua igual ao Chrome.
O Google Chrome pelo facto de enviar dados pode vir a ser beneficio, por exemplo certos bugs devem ter sido corrigidos graças a esse envio de informação.
Visto que este browser também é formado a partir do Chromium (tal como o Chrome), os problemas que forem detectados no Chrome também serão corrigidos para este browser. Portanto é como se estivesses a usar o Chrome, com a diferença que não expões as tuas informações à Google.
O “Uma vez inserido um endereço, este não é enviado para a Google” não é uma opção que é opcional que podemos assinalar (ou não!) precisamente antes de instalar o browser? Se calhar tou a ver mal a situação, mas se assim não for, vou deixar este browser de lado
Sim, é opcional no Chrome, mas é vem activado por pré-definição.
No Iron vem desactivado por pré-definição
Tens a certeza disso? Lembro-me de na 1ª instalação essa opção vinha desactivada por defeito.
De qualquer forma podes sempre desactivar isso em Options -> Under the hood -> ‘Help make Google Chrome…’
Há provas de que o nosso histórico de navegação é enviado para os servidores da Google?
também parecido temos o Comodo Dragon
http://www.comodo.com/home/browsers-toolbars/browser.php
Mas esse é proprietário enquanto o Iron é BSD.
Eu utilizo o Comodo
Eu utilizo o Comodo Dragon e não tenho do que reclamar. É um excelente webbrowser.
http://www.comodo.com/home/browsers-toolbars/browser.php
Acho esta iniciativa muito boa.
É a solução para aliar um bom produto a uma maior sensação de privacidade que não sinto com os produtos Google, visto que me vejo rodeado deles! lol
Qual a diferença deste para o comodo dragon? Qual o que oferece mais segurança?
Comodo Dragon é baseado numa versão bastante mais antiga do Chromium e não me parece que seja actualizado com frequência.
Por esse motivo eu recomendaria o Iron.
– Foi o unico, dos navegadores que testei, que passou no teste do pcflank (www.pcflank.com)
– Muito interessante !
Deixei de usar quando li, num forum qualquer (desculpem mas não me recordo qual) que, tal como a Google, a Comodo também recolhe a informação do browser e vende-a a empresas de publicidade. Acho demasiado maquiavélico para ser verdade mas perdi a confiança no produto. Onde há fumo…
Oops, o comentário saltou para aqui! (será bug do SRWare Iron?)
Estava a referir-me ao Comodo Dragon.
Não abro mão de um browser ágil,rápido. O Chrome indiscutivelmente é o melhor que conheço. Para bancos e transações privativas uso o Internet Explorer 8, antivírus atualizado e uma faxina diária com Malwarebytes
e o CCleaner. Creio que faço o possível e o razoável, mais do que isto melhor seria abster-se do computador – ainda assim já teríamos dados espalhados pela rede. Creiam, segurança na rede é utopia.
@Léo Scartezzine
Não sei se percebeste, mas este navegador faz tudo o que o Chrome faz. A única diferença é que esconde as informações sobre ti e o teu computador.
Para bancos e transacções privativas usas o IE8?? Por causa da Segurança?!
E que tal usar o Firefox com o add-on NoScript?
De resto concordo contigo.
Olá
Passei a usar este browser desde que vi este artigo, no entanto, hoje deparei-me com este site que indica que o executável é malicioso :s
http://www.spydig.com/file-diagnosis/iron-exe.html
Será que este site tem alguma credibilidade?
Excelente.
Com as mesmas 30 páginas abertas testei com Chrome, Mozilla,IE8,Maxthon e Safari e é de facto o mais rápido a abrir as 30 páginas.
Mas e o fato de login no browser com a conta do Google, para assim sincronizar e usar os favoritos, qual a segurança e privacidade dos dados neste aspecto?
Grato 🙂