Projecto Vault: O Cartão microSD que torna o Android mais seguro
A segurança dos dados dos utilizadores dos smartphones e de outros dispositivos tem sido um tema que é constantemente abordado e que tem sido motivo de preocupação.
A Google trabalha há anos na procura de uma forma de garantir esse segurança, ao mesmo tempo que garante a simplicidade dos sistemas.
Segundo um projecto que apresentou na I/O esse passo pode estar mais perto de ser dado. O Projecto Vault quer dar a segurança necessária a todos e usa para isso um simples cartão microSD.
Este é mais um excelente projecto do laboratório de pesquisa e investigação da Google, que já nos trouxe alguns projecto bem interessantes.
A equipa que desenvolveu o projecto Vault conseguiu colocar dentro de um cartão microSD algo que se pode comparar a um computador e que dará uma camada de segurança adicional a qualquer dispositivo móvel.
Tem a vantagem de poder ser usado de forma nativa por qualquer dispositivo, não requerendo que os fabricantes adaptem os seus equipamentos ou que incluam novas funcionalidades.
O Vault irá correr um sistema operativo próprio - Real Time Operating System (RTOS) - e independente dos sistemas onde for colocado, com especificações de segurança muito elevadas e garantindo uma protecção extra aos dados dos utilizadores.
Equipado com ferramentas de criptografia com elevados graus de segurança o Vault vai garantir a segurança dos dados e a protecção de toda a informação que o utilizador quiser guardar nesta área protegida.
Mas como o Vault vai ocupar um slot que muitos querem usar como expansão da memória dos seus dispositivos móveis, o Vault em equipado com uma partição de 4GB que poderá ser integrada no sistema onde correr.
Para além destas características o Vault conta ainda com NFC e a capacidade de comunicar com dispositivos vizinhos. Pode ser usado na maioria dos sistemas operativos, como o Android, iOS ou Windows.
Se no caso do Android a integração será nativa, nos restantes necessitará de ter uma aplicação a correr para poder aceder aos dados e interagir com os sistemas.
O Vault será dirigido para as empresas e para a segurança dos dados dos funcionários, mas o seu código e toda a informação será tornada pública para que se possa programar e criar aplicações para fazer uso das suas capacidades.
Ainda está longe de ser tornado público, mas a Google começou já testes reais com 500 dos seus funcionários, o que permite entender que o Vault será um produto bem real e que chegará ao mercado.
Depois do Soli, este é mas um projecto que mostra que a Google e o seu laboratório ATAP têm muito para trazer para o nosso dia-a-dia, garantindo inovação e ideias revolucionárias nas mais diversas áreas da tecnologia.
Este artigo tem mais de um ano
Agora precisam sdcards de terceiros para serem seguros? Lool tabem ta
Para tua informação a esmagadora maioria dos fabricantes de smartphones, em 99% para não dizer mais, não fabricam dispositivos de armazenamento, usam os de terceiros. A Samsung é das poucas empresas que fabricam smartphones e que também fabricam componentes como SoC, chips de memórias, entre outros. Mais lembra-te uma coisa: a Google, dona do Android, não produz hardware, produz software. Lembra-te disso antes de fazer comentários.
Então os Nexus automáticamente não têm suporte a este pequeno cartão xD Já que nenhum deles tem slot para cartão MicroSD!
O G3 tambem não.
Dava jeito ter NFC no WP 5xx
O LG G3 tem entrada microsd, o G2 é que não!
*G2
Ou eu não estou a ver bem ou, pela foto, os cartões são um pouco maiores que os cartões microSD “normais”…
Quero dizer, o que está na vertical na primeira foto e o que aparece num ddeo tem as dimensões habituais, mas os que estão na horizontal têm uma peça extra onde aparece um ou mais luzes(?) e/ou talvez uns contactos.
Como é que uma coisa destas vai encaixar na maioria dos slots, era o que eu gostava de saber. Nalguns sítios talvez encaixe (na minha pen banda larga móvel pode ser que funcione ficando parte de fora, mas no meu telemóvel estou algo seguro que não cabem.