O Google Street View – A realidade por detrás da fantasia
As férias trazem o calor e a vontade de libertar um pouco a mente da prisão que os deveres e a responsabilidade nos impõem. Para isso apresentamos um vídeo que mostra como é feita a captura e processamento de imagens por parte da Google, no seu serviço Google Street View. Pode ser que desta forma a "guerra" entre a Google e a Comissão Nacional de Protecção de Dados seja apaziguada e todos entendam que não é fácil gerir um "mostro" com as dimensões deste projecto.
Ficou finalmente apresentado o famoso algoritmo de ofuscação de imagens, que permite que todas as caras, matriculas e outros dados sensíveis sejam distorcidos e fiquem irreconhecíveis. Infelizmente o seu trabalho não acaba e tem sempre novas imagens a adicionar e queixas de utilizadores a atender.
Brincadeiras e animações à parte, o serviço que a Google presta aos Internautas com o seu Google Street View é impagável. A possibilidade de podermos passear por cidades em qualquer parte do mundo sem sairmos do conforto do nosso lar é algo que até há poucos anos era considerado ficção cientifica.
Naturalmente que isso acarreta problemas relacionados com o direito à privacidade, mas isso é recorrente nos serviços que esta empresa presta. Não existe nenhum (ou quase nenhum) serviço a que não tenham sido apontados problemas relacionados com a forma como os dados dos utilizadores são guardados ou com a forma como esta empresa gere esses dados.
Mas existe realmente um problema ou são apenas utilizadores descontentes com a forma que esta empresa tem crescido nos últimos anos? Será inveja pelo facto de as empresas da sua preferência não acompanharem as inovações tecnológicas apresentadas ou apenas entrarem na corrida mais tarde?
A verdade é que sempre que existe um problema associado a privacidade, a Google apresenta uma solução. Nem sempre a gosto de quem reclama, mas sempre a resolver o problema.
A questão apresentada há dias faz sentido, mas não nos parece que a forma como foi exposta seja a mais produtiva para ambas as partes e principalmente para o consumidor final. E é este consumidor que, por norma, fica privado do serviço quando estas questões explodem e se tornam incontroláveis.
Quando as empresas da concorrência, que começam a apresentar serviços similares, vierem para o nosso país estes problemas vão ser também levantados? A velha máxima sempre é real? Google is evil?
As questões que vos apresentamos hoje e que já foram discutidas neste artigo, é se a Google tinha o direito de avançar com a recolha de imagens no nosso pais e se fazem sentido as queixas e questões que a CNPD apresentou.
Não está esta última a entrar "na onda" do que têm as entidades similares têm feito por essa Europa?
Não estaremos, mais uma vez, a cometer o pecado que "o melhor é o que se faz lá por fora"?
A questão existe, mas está a ser tratada. Valeu a pena todo o burburinho que se levantou em torno deste (não) problema?
Mais uma vez aguardamos comentários, com as vossas opiniões e ideias. Lembrem-se que por muito fortes que as vossas convicções sejam, vão existir opiniões contrárias, também elas cimentadas e absolutas.
Este artigo tem mais de um ano
Os problemas de privacidade levantados pelo Google Street View são reais e é inevitável as queixas. Eles corrigem as imagens, mas depois da privacidade ter sido violada, alegadamente de acordo com a lei vigente. No entanto é uma tecnologia que de certeza que veio para ficar portanto, quanto mais cedo ficar resolvido o diferendo, melhor.
Não tenho dúvidas num futuro próximo tenhamos um mapeamento completo das cidades e posteriormente do resto. Se calhar até dentro das lojas 🙂
Não me admira também que eles arranjem forma de, através do processamento de imagem, consigam retirar todas as pessoas e automóveis (e outros que tal) do Google Street View.
BRUTAL!!!
hehe
Qualquer tecnologia ou pensamento novo provoca os chamados “velhos do restelo” que não existem só cá em Portugal.
Este serviço é de uma utilidade inacreditável e que uso frequentemente mesmo e tambem para questões de trabalho.
Tenho um caso real em que juntamente com outros dois colegas instalados “noutra parte do mundo” estivemos a analisar uma solução construtiva numa cidade Austrliana …..
Hoje já não se pode passar sem a fotografia aérea por exemplo nas nossas actividades profissionais, do transporte à agricultura , da arquitectura ao planeamento de muitas actividades e lazer.
Não sendo adepto da devassa , não nos podemos abstrair que de um modo ou outro ao usar as actuais tecnicas (de que não abdicamos) desde telemóveis,computadores pessoais,Facebook,GPS nos carros ou não, passagem em portagens ou aeroportos, tudo dá e dará pela georeferenciação o nosso rasto que só será castrador de liberdade à prevacarização.
Os paladinos da “privacidade contestatária” dispõem de meios para serem “apagados” nessas imagens mas se não usam essas ferramentas é porque não o querem ou querem tentar ganhar à custa de tal.
Noutros países ,Alemanha por exemplo,tambem há contestatários entre organismos oficiais.
Todos nós sabemos que eles tambem usam essas imagens para o seu trabalho porque não têm alternativa local a esse serviço disponibilizado pela Google e não só.
Muitos dos que levantam os problemas de privacidade do Street View são os mesmos que têm a vida escarrapachada nas redes sociais como o facebook ou hi5. São os mesmos que utilizam os cartões de pontos das gasolineiras e supermercados para dar informação de gostos e rotinas a essas grandes empresas. Para que mais tarde as técnicas de marketing sejam cada vez mais afinadas e agressivas.
Será que os senhores da CNPD garantem-me que as minhas imagens captadas pelas câmaras das grandes superfícies não terão outra finalidade?
Porque será que se eu quiser colocar uma câmara de vigilância no meu jardim, tenho de pedir autorização à CNPD e pagar 60 €? Sendo o espaço privado e apenas usufruído por mim.
Acredito que se em vez Google fosse outra empresa de algum amigo de um ministro nenhum destes entraves se colocariam.
Ainda ontem se falou aqui que a Google irá planear a vida das pessoas; com este serviço fica completo! “É a cereja em cima do bolo”!
Ofuscam os dados mais sensíveis, mas os originais ficam lá. É propriedade deles, assim como todo o correio do Gmail, doc’s etc.
o unico serviço a que esta sujeito a aparecer os teus dados é só mesmo o street view e o google maps. De resto, e-mail, docs, chrome, chrome os, pesquisa google, etc, etc só usas se quiseres!
Quem sabe?
Há muitas coisas que a Google esconde :3
Nunca confiei, nem nunca vou confiar na Google, e acho que este serviço não devia de estar disponível em Portugal.
Todas as empresas têm o mesmo objectivo, dinheiro.
Provavelmente és um daqueles que tens a vida escarrapachada numa rede social qualquer.
Como deverão entender tudo o que faço é transparente, se estou em determinado sitio a passar e um carro da Google me tira uma foto e me coloca online, não me preocupa…
Afinal de contas eu não estava escondido de niguém nem era segredo eu estar a passar naquele local.
ok. deixa de usar Internet ou ate mesmo computadores e telemóvel. Faz um buraco no meio do nada e esconde-te lá.
Enfim, este pessoal parece que tem medo de viver!
Boas jose
Estas no teu direito. Mas olha a tua volta e o que vês?
Apenas 2 palavras, no comment!
https://pplware.sapo.pt/informacao/computadores-do-estado-portugues-estao-vulneraveis/
Ok
O que tem haver com o Google maps ou Street View .!!!???
Nada é seguro. Porque existem pessoas…
Eu não percebo nada destas imposições: não querem permitir o Street View da Google mas querem meter chips nas matriculas dos veículos das pessoas?
Não tarda teremos um localizador implantado numa qualquer parte do corpo… e sabe-se lá qual parte vão escolher para implantar o chip!!!!
na ponta da vuvuzela!
Compreendo que é uma ferramenta boa, muito útil, mas tem havido casos em que as fotos são publicadas online e onde se reconhece pessoas em determinados locais, e neste caso têm todo o direito a ter a sua privacidade e a contestar.
Acho que a Google tem todo o direito de fazer o seu trabalho, mas pelos vistos não tem tido todo o cuidado necessário no ponto da privacidade, e possivelmente eu se fosse reconhecido num local ao qual eu por enumeras razões não quero ser identificado, por familiares ou amigos, acho que também ficaria revoltado.
Apesar de todas as justificações da Google, não são nem nunca serão nenhuns santinhos, porque como e o objectivo de qualquer empresa e fazer dinheiro com menos despesa possível, e por vezes as coisas são feitas em cima do joelho, e publica-se e mais tarde se alguem reclamar então resolve-se o problema.
O vídeo está brutal!
Relativamente à realidade… acho que o Google Street View é uma boa m*rda!
Perde-se a privacidade… mete nojo isto!