Quantcast
PplWare Mobile

Jogo para Android envia de forma abusiva a localização

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. fran says:

    android SUX! liberdade a mais sempre foi MAU!

    nestas condições nao quero nunca um dispositivo com android… ng me garante que as apps que compro no droid market não me estejam a enviar localizações e informações pra CHINA! (quem diz china, diz chile ou outro pais qualquer).

    • fran says:

      ja começam a haver antivirus para andoroid. lol que palhaçada…

      daqui a pouco é tipo windows… temos mais programas de defesa do SO a consumir memoria do que programas que realmente interessam.

    • João says:

      Por essa sua ideia, as florestas são más, os rios são maus, devem ser abulidos.

      Sim, porque a ideia de pessoas incendiárias e poluidoras é na verdade culpa das florestas e das águas, não é?

      É preciso a correcta análise ao olhar para estas noticias…

    • Nit Not says:

      Quando vais instalar uma aplicação android ele avisa tudo que esta pode fazer. Esse jogo snake avisa que vai usar GPS. Se você pensar coerentemente, pra q

    • Nit Not says:

      Quando vais instalar uma aplicação android ele avisa tudo que esta pode fazer. Esse jogo snake avisa que vai usar GPS. Se você pensar coerentemente, pra que um jogo snake vai querer GPS? Só se for para te rastrear. Falta de atenção do instalador instala malware em qualquer sistema operacional, seja windows, mac, linux, iOS (com jailbreak), android, symbian, …
      Mas é claro que a google deveria olhar para as aplicações que coloca no android market.

    • BiteZero says:

      fran, só tenho uma palavra para ti: LOL!
      Por esse andar, deita o computador fora também..Até porque se dizes que Android “SUX” é porque de certeza és um utilizador de Windows, e portanto estás bem mais à mercê de vírus que qualquer outro.. Enfim!
      Android é um excelente sistema: Sim! Agora nunca se pode banir a (i)responsabilidade/falha do utilizador ao instalar certas aplicações. Como já foi dito, ao instalares uma aplicação, é te dito quais os recursos que a aplicação irá utilizar. E se pensares, GPS num jogo tipo Snake, “Para que?!”. Se és tu que instalas um vírus, não ponhas culpa no sistema operativo.
      Por outro lado, claro que deveria haver mais controlo por parte da google no Market, mas isso iria restringir muito mais a inserção de aplicações por utilizadores.

      Resumindo, definitivamente SIM ao Android, mas CUIDADO com as aplicações que instalam!

  2. Rui says:

    Pois, o Android já é tipo o Windows dos smartphones…

  3. Relvas says:

    por estas e por outras fico mto bem servido com o iPhone e toda a sua “ditadura” na appstore!!!

  4. Nuno says:

    bem acho que andam todos a dormir, o iphone foi o primeiro com virus, e não exite só um, como também já exite ativirus para iphone como para mac, mas como a comunidade mac é ainda diminuta em todo o mundo é a salvação.

  5. Angelo Brito says:

    Antes de instalar qualquer aplicação num terminal android via market é dada a informação ao que a aplicação faz ou altera no sistema. O que torna facil, depois de analisar ao que acede e altera só instala quem quer. Por acaso estive a ver esse jogo mencionado e realmente informa que tem acesso a localização, o que acho estranho para um jogo…

    • R o B says:

      Bem dito, ia repetir o mesmo. A crescente proliferação de utilizadores habituados a sistemas windows (principalmente aqueles que instalam tudo que lhes aparece pela frente) para o mercado móvel Android vai fazer crescer o numero de aplicações do género e até mais ameaçadoras.

      Fiquei surpreendido quando um amigo meu exibia o seu Android cheio de tralha, incluindo Antivirus, ele ficou fulo ao tentar instalar um jogo no seu Android e o Antivirus o alertou para a possibilidade de estar a instalar uma aplicação maliciosa, não pensou duas vezes, ignorou o aviso e instalou na mesma.

      Para terem ideia, esta noticia e a publicidade à roda desta aplicação, fez crescer o numero de instalações da mesma, há quem goste de ser enganado e há quem possa tirar proveito da aplicação em causa para invasão da privacidade, nem Android nem ninguém consegue alterar mentalidades.

      • a Friend® says:

        Bom comentário. É totalmente verdade.. há pessoal que tem mensagens “A VERMELHO” em tom de alerta de perigo bem GRANDE e mesmo assim ensistem… é inacreditável.

        Aqui neste noticia não condeno o facto de aparecer problemas de malware para o Android. Dada a liberdade, isso toda a gente sabe que é inevitável…

        Agora de lamentar é mesmo uma App destas, estar na Market! É que não estamos a falar de uma aplicação de terceiros tirada da Web.. estamos a falar da Market.. e isso mais uma vez comprova (como no passado) que a Google não é rigorosa na aprovação das aplicações. Eles deveriam ser mais restritos na Market pelo menos, para proteger os utilizadores que confiam na Market.

        Fora da Market.. isso já é problema de cada um…

        • Pedro Pinto says:

          Como já referi: O problema aqui (no meu ponto de vista) não é usar o GPS, é a forma abusiva com que posteriormente os dados são usados. Como foi escrito, os autores da aplicação têm outro serviço que recorre às informações GPS recolhidas anteriormente!

  6. Armando Monteiro says:

    “primeiro vírus Trojan para a plataforma móvel da Google. SOL”

    Que é que isso significa!? A referencia!? Por acaso esse virus/trojan não foi aquele que foi de seguida desmentido!?

    Não está um pouco tendencioso este tópico!? Acho que deveria ser mais informativa essa penúltima frase!

    E sim tem as suas vantagens e desvantagens, mas eu não vejo aqui nada que não seja transversal a todos os SO, sejam móveis ou não. Até se exploraram falhas no iphone para lhes dar a liberdade que não têm!
    Acho que o assunto está a ser explorado da forma que vos pode dar mais respostas/visitas e não de uma forma útil!
    Espero não ver este tipo de noticias, apresentadas desta forma, no Sapo!

  7. Nuno says:

    alem dos links anteriores sobre virus iphone aki fica outro link sobre o antivirus

    http://eupodo.uol.com.br/2008/05/05/mcafee-desenvolve-primeiro-antivirus-para-iphone/

    • a Friend® says:

      Lol.. muito se fala à toa.. especialmente quando não se tem um iPhone.

      Pega num iPhone quando tiveres um nas mãos…e vai lá a AppStore a ver se encontras esse dito “antivirus” …

      • R o B says:

        Muito se fala à toa..especialmente quando não se tem um Android.

        Faria algum sentido a Apple permitir um antivírus na sua AppStore, só iria descredibilizar o iOS, mas é do conhecimento geral ou não, que eles há, há! Só têm de cortar a jaula.

        É kaspersky , symantec, panda, mcafee, todas elas a preparar terreno para entrarem num mercado em franco crescimento.

        • a Friend® says:

          Totalmente errado.

          Se a Apple restinge o acesso a antivirus na AppStore é porque garante a fiabilidade das aplicações que lá passam, logo não irá precisar de algo que eles próprios controlam e bem.

          Já a Google permite a existencia de antivirus, porque como demonstra esta noticia, na Market andam lá aplicações que fogem ao parametro de segurança na totalidade. Como a Google não deve andar nem aí para garantir a segurança.. passa essa pasta para as empresas de antivirus.

          Como disse e volto a dizer, se houvesse Virus para iPhone.. onde essa notica já tinha passado…

          Até mesmo o exploit que permitia o fabrico de worms para iPhone (via mesmo processo do JailbreakMe) a Apple corrigiu em semana e meia, e isto para acrescentar que a própria comunidade Jaibreak, ao fazer o Jailbreak lançou igualmente uma correcção para essa vulnerabilidade não afectar “Jailbreakers”. Portanto, até nisso o iOS tem vantágens, quer seja com ou sem Jailbreak.

          • Miguel says:

            “Se a Apple restinge o acesso a antivirus na AppStore é porque garante a fiabilidade das aplicações que lá passam, logo não irá precisar de algo que eles próprios controlam e bem.”

            LOL

            É tão inocente este menino… 🙂

          • a Friend® says:

            Pois, este “menino” juntamente com outros milhões de utilizadores de iPhone nunca apanharam virus… somos todos uns inocentes… já viste?

            Somos todos umas vitimas da Apple por não nos dar um antivirus.. lolol…

          • L.Mata says:

            Tu és um bocado tendencioso pá. Defendes sempre o que tens com unhas e dentes mesmo quando não tens razão. Admiro isso em ti.

            Cuidado não defendas é demasiado porque estas coisas ficam aqui escritas e depois qq dia apanham-te na curva.

            Mas como és um gaijo porreiro que nem o nome usa, o que só demonstra a tua convicção, estás mais ou menos safo 🙂

          • a Friend® says:

            @L.Mata

            “…mesmo quando não tens razão”

            “Cuidado não defendas é demasiado porque estas coisas ficam aqui escritas e depois qq dia apanham-te na curva”

            Se eu não tenho razão, porque é que estas coisas não me apanham agora (presente)? 😉

            Aparentemente, nenhum dos 2 usa o nome…mas pelo menos eu (e tu acredito que também…) uso sempre o mesmos nick’s nem o altero constantemente para “parecer-mos muitos com a mesma convicção” .. como muitos aqui fazem…

            Portanto, nome ou nick…não faz diferença desde quando usado sempre o mesmo. Pessoas convictas do que dizem, não o alteram.

            Até lá.. vou ficar à espera que alguém me apanhe na curva.. tenho noção do que escrevo e do que cá fica. Atacar-me a mim é tentar distanciar o tema da conversa…e é a parte que me dá mais gozo, porque normalmente é o “argumento” usado por quem não tem argumentos. 😉

          • wolfytuga says:

            Olá a Friend®,
            Já que defendes tanto a Apple e os seus produtos, então és capaz de me explicar porque quando fui obrigado a usar Mac OS tive alguns problemas dos supostos inexistentes VIRUS que mencionas? Durante 3 meses de utilização tive de formatar mais vezes a PEN do que em 3 anos a usar Windows na mesma Instituição, pois este último possuía software anti-vírus actualizado.

            Ora se existe para Mac, seguindo a analogia do Windons (PC) e Windows Mobile, quem te garante que não terás o mesmo problema no iPhone?

            Por fim, deixo apenas a indicação que não sou Fanboy de algum SO em particular e também não sou um (Mac/Windows/Linux)hatter. Consigo trabalhar em qualquer dos SO sem problemas de maior, mas ao menos não sou tão ingénuo ao ponto de defender que X, Y ou Z são mais seguros até haver JailBreak! Aliás o SO é apenas afectado pelas falhas que tem e não pelo JailBreak. Se os Senhores perdessem mais tempo a tapar buracos em vez de embelezar as ruas, passeava-se em maior segurança e conforto.

            Cumps!

          • a Friend® says:

            Boas Wolfytuga,

            Honestamente não percebi o que querias dizer com “Virus” para MacOS do qual foste obrigado a usar e quais problemas estão relacionados com a dita PEN. Mas tentanto decifrar um pouco, o facto de o Antivirus do Windows detectar vírus numa PEN não indica que esses mesmos vírus afectem o MacOS…
            Quando ao haver Virus na VERDADEIRA definição do mesmo, ou deixar de haver.. para MacOSX não há. Houve sim, em tempos… nas gerações MacOS 9 e inferiores…

            No iPhone o que me garante não ter vírus? Simplesmente a AppStore e o serviço prestado pela Apple. As aplicações que instalo são todas rasteadas pela Apple e aprovadas pela mesma.. processo esse que demora em média 1 semana na melhor das hipóteses, ou seja, filtro melhor que esse.. penso que nem um antivirus actualizado (já que muitos vírus podem demorar a entrar na base de dados dos antivirus).

            Quanto a Fanboismos… ainda bem que não és. O facto de eu defender Apple não fignifica que seja fanboy… sou fã da marca… isso sem dúvida.. mas não sou cego, daí o termo fanboy para mim ser radical. Continuo a usar outros sistemas diariamente, como Windows e Linux. Se defendo a Apple é mesmo pela incultura que há em torno desta marca que muitos dos que não a têm (nem tão pouco conhecem) insistem em lançar mitos para desenformar ao máximo os mais ingénuos.. parece que, como não podem ter, insistem em denegrir a marca para os outros não terem também.. se é que me entendes… quando a mim, nunca disse que a Apple era perfeita, longe disso… mas com base na experiência que tenho em todos os sistemas, é garantidamente aquele que menos problemas me deu até hoje (em todos os aspectos). E quem tem, sabe perfeitamente do que falo. 😉

            Cumps.

          • wolfytuga says:

            @a Friend®

            Tens toda a razão podia ter sido mais específico. Ora bem, nas aulas de programação usava o MacOSX (que indicaste como seguro, relativamente às outras versões) da Universidade, que como é lógico tinha de estar ligado em rede para podermos entrar na nossa área. O que acontecia é que depois das aulas estarem terminadas tinha de guardar os ficheiros na dita PEN, porque não tinha net em casa e consequentemente conta de e-mail, nem sequer acesso remoto à minha área. E quando chegava a casa ao colocar no pc tinha de remover alguns vírus indicados pelo AV e isto era quando usava a PEN em casa para ir praticar o que tinha feito, etc. O problema era quando não lhe pegava em casa e a voltava a inserir no Mac, este passava-se e ora empancava ou reiniciava. Se retirasse a PEN nada de mal acontecia, o Mac ficava bem ao 2º arranque.

            Sem dúvida Mac é espectacular e assim, foi até o que me motivou a experimentar o Linux devido à semelhança e porque os PC’s que tenho já andam um pouco aquém dos requisitos do Windows. E também não estou para gastar muito num Mac, quando o que faço pode ser obtido facilmente em Windows e melhor ainda (em certos aspectos) em Linux.

            Eu não sou daqueles comentadores que escrevem sem terem experimentado, mas a verdade é que me aconteceu aquilo e quanto a isso já não há nada a fazer. Mas tudo é falível já que nada é perfeito!

            Quanto ao iPhone não disse que havia nem que não havia, apenas indiquei que poderia ter, dada a popularidade, pois não experimentei o iOS nem estou muito inclinado a fazer tal coisa. Se algum dia tiver de arranjar algum aparelho desse tipo optarei por um com ANDROID, já que experimentei esse e gostei 🙂

            Quanto a isso de fanboy, eu apenas estava a referir a minha posição! Quem sou eu para te julgar? Tanto pelo que eu sei tu és tão comentador como eu, mais não sei. Não te estou a dizer que Apple não faz coisas boas, mas também não a acho algo do outro mundo, porque para o utilizador comum, por vezes um Mac é deitar dinheiro fora, pois não utilizarão nem metade dos potenciais instalados, principalmente nos novos equipamentos. Não te esqueças que nem todos os utilizadores sabem por exemplo o que é uma password, sabem que ao fazerem o login têm de digitar uns caracteres. Se a password for 1234, eles digitam 1234 apesar dos equipamentos virem todos com esse código genérico. Parece que não, mas ensinar/alertar as pessoas para o facto de que têm de alterar a pass por questões de segurança e que o facto de o fazerem não quebra a garantia, pode ser uma dor de cabeça. E o primeiro passo para um sistema mais seguro passa por aí, não estarás de acordo?

            Cumps!

          • a Friend® says:

            @wolfytuga

            Sim, sem duvida que isso é o primeiro passo. A segurança numero 1 está na pessoa.. se esse falhar.. todo o sistema falha.

            Quanto a Mac é provavel que muitos não tirem proveito do grande sistema que ele tem, mas ele tem uma mais valia que poucos sistemas tÊm.. que é proteger da estupidez humana em alguns casos especificos, ou seja, a própria arquitectura do sistema é assim desenhado.. como não possuir “autoruns” .. assim como outros calcanhares de aquiles muito presentes noutros sistemas, em especial Windows… que sem a manutenção adequada, ficam mais faliveis que o normal. Mas como disse, não há sistemas perfeitos… isso é normalmente a distroção que as pessoas fazem quando os Mac uses afirmam ter um bom sistema. Ele não é perfeito.. é simplesmente o que melhor está moldado para certos parametros que envolvam segurança, estabilidade, fiabilidade. Está bem balanceado. Linux é o sistema que mais se aproxima mas falta-lhe a estabilidade (por escassez de drivers adequados) e falta-lhe a qualidade no software, em especial destaque profissional.

            Cada sistema, bem tratato, pode fácilmente servir cada utilizador. Apenas uns precisam de mais cuidados que outros.. é apenas a minha conclusão. Assim como outros (como o MacOsX) são mais fáceis de gerir.. é um sistema feito a pensar no utilizador e não feito para o utilizador pensar no sistema..

            Quanto a Virus para MacOsX.. não há. Há sim malware e trojans, grande parte de baixa gravidade. Se tinhas isso em rede na Universidade, o provavel ter acontecido foi as partilhas com outro sistema terem trocado ficheiros que não deviam. São inofencivos para o Mac, mas podem ser “fatais” no Windows, por isso mesmo é que há antivirus para Mac… para nos servir de “filtro” caso usamos em rede com outros sistemas como o Windows. 😉

          • wolfytuga says:

            @a Friend®
            Sim concordo com alguns aspectos apresentados, mas quanto ao problema em questão, não te posso aqui dizer em concreto se era Virus, Malware ou Trojan, pois isto aconteceu no meu primeiro ano de licenciatura e já lá vão alguns anitos! Também é certo que não tinha conhecimento do que os outros faziam naquele Mac e na Rede. Se fosse meu, o Mac, poderia nem estar assim, já que por vezes até o Safari (ainda hoje não me entendo bem com este navegador) ia abaixo só a carregar a página do prof onde tinha os ficheiros de dados, os quais nós tínhamos de ler através do nosso programa, etc.

            A minha utilização devia apenas consistir no início de sessão, abrir o terminal, usar o pico para escrever o programa e compilar com o gcc. Se bem que ao fim de algum tempo eu fazia isso de tal maneira depressa que me sobrava tempo para explorar o Mac, ver o Gestor de Navegação, explorar a Dock, isto porque o meu contacto com o Windows não era de muito tempo, para aí 4 anos em Windows 98 e 1 ano de Windows XP, assim o Mac era algo que me fascinava em termos de aspecto e arrumação.

            Quanto ao Linux, o que me fez mudar para esse SO (após testar algumas distribuições acabei por me fixar em Ubuntu) foi a estabilidade que encontrei face ao Windows… Apesar de ter os drivers todos instalados, o Windows totalmente actualizado (original) a partir da passagem XP SP2 para SP3 foi o caos total, o arranque passou dos meros 200 e tal MB de RAM para perto de 400MB, num pc com 512MB, bastava abrir um documento do Word para tudo ficar bem lentoooo… Experimentei Linux, vi que conseguia trabalhar, fazer o mesmo que em Windows sem a parte de estar à beira das 512MB, que obrigaria a escrita em disco (mais demorada).

            Cumps!

  8. Nuno says:

    link sobre virus para quem acha estranho lol, santa igunorancia

    http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/novo_virus_para_o_iphone_1031486.html

    http://www.braiphone.com/74/iphone-tem-primeiro-relato-de-virus-trojan/

    http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4090497-EI4805,00-Descoberto+primeiro+virus+para+iPhone.html

    e ao contrario de muitos posso falar pq tenho um iphone e um android

    • a Friend® says:

      Santa ignorancia mesmo..

      Esse alegado “virus” era o Rickroll que só afectava iPhones com Jaibreak via SSH, e só mudava o wallpaper!

      Por isso é que após o Jailbreak, se aconselha a mudar a password da ROOT que é “ALPINE”

      Informa-te primeiro em vez de andar a lançar postas de pescada sem saberes do que estás a falar.

      • Tiago Freitas says:

        “Só afectava iPhones com Jailbreak”. Isso quer dizer o quê? Que deixaram de ser iphones? Lá por afectar em circunstâncias específicas, não quer dizer que deva ser menosprezado.
        E não interessa se “só muda o wallpaper”. O que interessa é que o faz.

        • Wolverine says:

          Aqui dou razão ao a Friend…

          Não tenho nenhum iPhone por motivos ideológicos, e por conseguinte, não posso falar com propriedade. Mas se o por motivos de desbloqueio ou outros o utilizador altera uma definição de segurança, não poderá depois pôr as culpas no fabricante e generalizar.

          Isso é como deixar que o eMule abra as portas na firewall do Windows e depois culpar a Microsoft pelo facto de o SO ter sido infectado por algo que não entraria se o utilizador não desse a sua anuência…

        • a Friend® says:

          Fazia. Até mesmo a comunidade Jailbreak trabalha em protecções.

          Mostra lá uma noticia de iPhones a receber virus descontroladamente e em MASSA com ou sem Jailbreak…

          Era uma noticia que o pessoal SABE BEM que não passava despercebida em lado algum…então a Gizmodo até babava de alegria. (juntamente com os haters habituais que não sabem o que é um iPhone sem ser em revista ou no Youtube).

      • R o B says:

        Estais a falar de vírus mesmo, “vírus de smartphone que é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros smartphones, utilizando-se de diversos meios”

        O tópico alerta para uma aplicação malicioso porque tem algumas funcionalidades “escondidas” não especificadas na descrição da aplicação.

        Acredito que 100% das aplicações do iPhone são imunes a este tipo de acção, programar uma aplicação para fazer algo do desconhecimento do utilizador e que passa completamente despercebido do controlo da Apple. Caiam na real, eles há para todos mas os mais bem feitos são aqueles que ainda não foram descobertos.

        • R o B says:

          PS: ironia quando no meu ultimo paragrafo digo “100%”

        • a Friend® says:

          Portanto.. até o malware no iOS é tão bem feito que ninguém detecta.. é isso..

          É nova essa pra mim. Para além dos melhores programadores temos os melhores Hackers… boa! 😉

          • R o B says:

            Sim, sem duvida mas tem que ser bem feito e passar pelo crivo da Apple, complicado não é impossível ou nada é infalível excepto o iPhone

            Como prova chega aquele app lanterna (Handy Light) para iPhone, tinha a função de tethering bem escondida e passou despercebida pelo crivo apertado da Apple, no entanto, como a função era do conhecimento de quem comprava, alguém bufou e com o tempo ela foi removida da AppStore mas quem a comprou continua tirando vantagem dela. No Market quem paga por uma aplicação que seja depois identificada como maliciosa e confirmada pela Google pode perder a aplicação já instalada e o dinheiro.

            Podem apresentar 1001 razões para o sucedido mas no global se esta passou já não há 100% garantia – ao contrário do que fazem pensar – que aplicações com funções ocultas sem conhecimento da Apple e utilizador possam ser instaladas a partir da AppStore, isso é como fazer um cego de nascença acreditar que existe luz e cores.

            O pior ainda, é talvez ter que se pagar para ter uma app maliciosa! No Android são de borla, não é? lol Mas não tão boas como no iPhone Como vês não estou a favor nem do iPone nem do Android

            É como eu digo, os melhores e menos exibicionistas, ainda nunca foram apanhados, mas andem aí!

          • a Friend® says:

            Tethering não é um hack nem função oculta do iPhone.

            Ela foi banida nos EUA porque a AT&T não permite que a usem, para fazer o trafego de internet exclusivo ao iPhone.

            Cá na Europa essa opção é livre e válida. O que aquela app fez, foi simplesmente permitir uma função que o iPhone tem…não se pode comparar propriamente a um malware… é simplesmente um “bypass”.

            Quanto à AppStore.. uma grande percentagem das Apps que lá andam são gratuitas e não pagas. Alias.. uma vasta maioria de Apps pagas, tem a sua versão gratuita.. ou limitada ou com Ads…

            No Android ser tudo gratuito é outro mito. Há aplicações pagas também… cá é que ainda não são possíveis comprar…enfim.. restrições de um alegado “open”… 😉

          • kekes says:

            a Friend uma coisa, essa Aplicação só foi descoberta pois deu muito que falar quando foi revelado o “easter egg” intendes? Agora e aquelas que não são? Intendes agora as possibilidades?
            Nenhum aparelho está a prova de bala destas coisas a não ser que tenhas tipo firewall e controles todos os acessos a Web…

          • a Friend® says:

            @Kekes

            Obviamente nenhum sistema é 100% seguro. Isso é impossível. Mas para quem não tem iPhone ou quem tem e não entenda, é importante perceber que a AppStore funciona como fitro/antivirus, sempre activo, no sentido que as Apps estão em constante rastreamento e em caso de segundas intensões, a AppStore faz aquilo que um antivirus faz. É um servilo “premium” que a Apple faz e penso que, pelo menos na Market, a Google deveria ter o mesmo cuidado, de garantir ao máximo a segurança possível. Já não é a primeira vez que uma App compromete o utilizador e já houve casos gravissimos de apps aprovadas. Eu, ao ver isso e sendo poténcial utilizador Android, não confio na Market, local este que deveria ser de confiança. Quando a Apps fora disso, como referi acima… isso já o utilizador sabe perfeitamente que tem que ter um cuidado redobrado e ler bem antes de instalar ou testar algo.

          • kekes says:

            Vamos de encontro em muitas coisas afinal 😉 Mas assim como a App Store funciona como filtro, o Market tambem, isto de facto não é um virus é uma coisa que a aplicação faz e não devia, mas que pede permição… A google assim como a apple não têm um controlo a 100% das coisas, por vezes só é remediavel depois do mal tar feito. Uma coisa que gosto do Android ele mostrar os serviços a que a App tem acessoe nós devemos ter atenção a isso e tentar fazer o despiste de Aplicações indesejaveis.
            Não distorçam as realidades quando este é um problema geral, inclusivo de aplicações para Computadores.

          • a Friend® says:

            @Kekes

            Seria tudo igual se a Market tivesse o mesmo rigor que a Apple nas aprovações. Tanto quanto sei, em quase 4 anos de AppStore nunca houve nenhuma aplicação que tenha comprometido dados ou até mesmo a privacidade do utilizador, no iPhone. Falam igualmente de Marketshare como desculpa para justificar a ausência de “malware”.. e como se comprova, o iPhone tem mais que share suficiente para ser um BOM ALVO.

            E convém não esquecer uma coisa, o Android permita instalar aplicações (nativamente) de terceiros, sem ser pela Market, logo aí, esse modelo permite asas aos hackers para investirem mais nessa plataforma dada a abertura, logo, é um principio que faz toda a gente aconselhar antivirus/firewall no Android. E atenção, não estou a distrocer nem a dizer isto como critica… mas penso que por motivos obvios, é uma forma de prevenção dado o modelo adoptado pela Google. Tal como em Mac, no iPhone eu não estou para me chatear com manutenções nem “filtros extras” para garantir uma segurança razoavel. Optei pagar caro por estes produtos, porque sei que a cada buraco descoberto, a Apple resolve a tempo e horas de não se tornarem casos “caoticos” e fora de control. Não deixo de ter cuidado, como é obvio.. mas não tenho que tratar os meus sistemas como fazia no Windows, ou seja… flores de estufa.. com “cuidados redobrados” .. portanto são opções e cada um é livre de as ter. Eu tenho iPhone e o meu segundo telefone será um Android. O facto de eu preferir e confiar mais no iPhone não é motivo para odiar tudo o resto. O meu segundo telefone actual é Symbian e está a precisar de reforma. Android conheço já bem…e tenciono ir conhecendo cada vez mais, mas do que conheço actualmente, não será o meu smartphone principal. Aquele a quem confio trabalhos e gestão dos mesmos. Até porque salvo raras excepções, as Apps ainda deixam muito a desejar.

  9. dbrenha says:

    a meu ver deveria haver a opção de desligar certas funções das aplicações. muitos jogos no market têm acesso à localização para aparecer nos rankings, mas acho isso desnecessário e penso que após instalação, esse acesso pudesse ser negado.

    • a Friend® says:

      Eu penso que essa função é o mais fácil e já é implementada em muitos sistemas, do barramento do sistema para certas Apps não serem autorizadas a certo tipo de acções.

      O problema é que no caso da existência de Exploits no sistema e estes não forem corrigidos a tempo, as apps “mal intensionadas” conseguem aproveitar esse “buraco” e quebrar a segurança do sistema sem que o utilizador tenha conta.

      Dado que, é dificil o suporte para TODOS os sitemas Android, a tempo e horas… e estando dependente de várias marcas e vários operadores, penso que é altamente aconselhável o uso de medidas preventivas e permanentemente actualizadas (como antivirus e firewall’s) para que garanta uma segurança mais adequada nesta plataforma.

      A vantagem do iOS, nesse sentido é que caso haja exploits (como foi o caso do JailbreakME) a Apple consegue uma resposta mais rápida dado ser um único sistema e com isso permitir uma segurança sem a necessidade de uma protecção extra.

  10. kekes says:

    Já se sabe que a instalação de aplicações de origem manhosa pode dar nisto… Mas aplicações deste tipo (pelo que li que neste artigo) existem para todas plataformas, quantas vezes já não duvidei de aplicações poderem fazer o que bem intenderem sem o meu consentimento…

    PS: Google pode ser acusada es espionagem em Espanha… Acho que é uma “boa” noticia para ser publicada 😉

  11. Emannxx says:

    A liberdade é boa, mas é preciso haver um controlo né!

    Sempre pensei que a Google tinha um controlo minimo nas apps lá colocadas.. como por exemplo uma verificação do código.. parecido com o que o Firefox faz…

    É por isso que gosto da Ovi Store do meu Nokia =)

    • zéé says:

      mas não compares a qualidade das aplicações com as das demais lojas … eu tenho e sempre tive telefones nokia , e a ovi store deixa um pouco a desejar na qualidade de aplicações … podem e devem melhorar aquilo .

  12. Nelson Gama says:

    Por isso, com todos os defeitos (?) de falta de liberdade, não há nada que chegue ao iphone…. e não, não há virus para iphone, a menos que se tenha jailbrake (iphone crakado), mas isso é por conta e risco de quem o faz. O SO iphone e a politica de itunes store é à prova de todo e qq tipo de malware, virus, trojans e outros males

  13. Miguel says:

    Já nem sei se compro o Optimus Boston.

    • a Friend® says:

      Não deixes de comprar por causa disto.

      Estas noticias servem para alertar as pessoas para saberem como se protegerem. Infelizmente muita gente não vê assim.

      Compra que pelo preço não te vais arrepender. Tomas as devidas precauções com o sistema e ficas bem servido.

  14. CMatomic says:

    não estraguem a minha liberdade,se vocês preferem dar a vossa liberdade a outros

  15. CMatomic says:

    ca para mim esta cena não passa tudo de uma jogada Symantec , fazem o mal e depois tem a solução

  16. AA1 says:

    Infelizmente não é a única aplicação com permissão “manhosas”, mas como o utilizador é avisado antes de instalar qualquer app, só tem problemas quem quer.

  17. helder says:

    Já tinha visto essa notícia num site estrangeiro (eu sou fino, gosto de estrangeirices!).
    Pelo que li este “jogo” não faz nenhuma ilegalidade pois informa exactamente o que faz aquando da sua instalação, o problema é que as pessoas nem pensam ou se pensam disfarçam bem e instalam de qualquer das formas…

    Eu não percebo o que se passa na cabeça das pessoas, será:

    a) Ah, que eu morro se não jogar já um jogo de snake e tem de ser este, não serve uma das outras 20 ou mais alternativas porque sou alérgico a amendoins.

    ou

    b) Este jogo é imprescindível ao meu trabalho! Se o meu patrão me apanha a jogar outro “snake” despede-me e se for poker, então ainda é pior, obriga-me a comer sopa com chantili todos os dias!

    Brincadeiras à parte, claro que sim o Market devia ter algum mecanismo inspecção de qualidade mínima, já nem falo destes casos, só seria bom para o sucesso comercial do android.

    Pessoalmente, não tenho estes problemas, tento sempre pesquisar bem antes de experimentar alguma aplicação e como não sou accionista google/android e não estou preocupado com a parte comercial do sistema, este tipo de coisas não me afecta, nem passo ter uma ideia diferente do excelente SO que é o android.

    • eu says:

      O típico sonho português… ser fino 😉
      Quanto aos vírus… quantos já não devem aí andar… só que ninguém ainda deu conta deles…… uuuuuuuuuuuuu…….

  18. Ricardo Elias says:

    Pelo que percebi, tens que comprar a aplicacao GPS Spy, ter acesso fisico ao telemovel da “vitima”, instalar o jogo, aceitar as permissoes para a aplicacao usar o GPS, introduzir o endereco de email e a KEY (tipo password), que recebeste quando compraste a primeira aplicacao. So’ depois disso tudo, e’ que recebes a informacao a cada 15 minutos do telemovel da “vitima”.

    Dizer que e’ um virus/trojan nao e’ surpresa vendo quem da’ o alerta: uma companhia de antivirus. O que eles querem e’ criar o medo para que as pessoas comprem os seus produtos. Quanto mais gritam fogo… menos se ve!

    “A descoberta desta aplicação (que é difícil de desinstalar),”

    Segundo a f-secure o processo de desinstalacao parece-me simples, mesmo sendo longo: “Go to Google Android Menu, Go to Settings, Go to Applications, Select Manage, Select the Tap Snake application, Click the Uninstall button.”

    http://www.f-secure.com/v-descs/trojan_androidos_tapsnake.shtml

    Fiquem Bem!

    • Vsousa says:

      E esse é exactamente o processo normal de desinstalar as aplicações no android. Não percebo qual a dificuldade!!

      Esse e entrar no market e ver as transferências que já fizemos e seleccionar a aplicação pretendida.

    • hm says:

      Realmente um processo complicadíssimo de desinstalação, meu Deus, não me digam que depois ainda teremos de clicar em “Sim” ou “OK”… que canseira.

      Penso que mais uma vez se está a confundir a estrada da Beira com a Beira da estrada.

      Descoberto virus ou trojan ou whatever para Android! E????? É assim uma surpresa tão grande? Os outros não os têm?

      Ultimamente não pode haver um artigo sobre Android ou iOS que não venha logo tudo em defesa/ataque (riscar o que não interessa)do seu SO.

      Poderia haver um aperto um pouco maior na escolha das apps do market, mas em bem da verdade, só instala quem quer, e quando instalas, está lá bem explícito a que serviços a app vai recorrer.

      Não sei até que ponto funciona, mas há um botão no market para denunciar determinado software, este tipo de “malware” se não interessa e se ainda por cima envia informação privada, não tardará a levar com uns cliques valentes o que o levará concerteza a ser retirado do market.

      Da mesma forma que só os jailbroken são afectados, também só quem quiser é que instala estas apps “maliciosas”, não vem com o SO, como aliás penso que acontece com todos os SO’s, à partida nenhum deles vem com virus, malware, trojans (o windows não conta pois ele próprio é um virus, lol).
      À descarada ou de forma dessimulada, em todas as plataformas, há sempre exploits, há sempre vulnerabiidades. No final de tudo, depende sempre de uma coisa, do bom senso do utilizador.

      Cumps.

  19. RF says:

    Que saudades que tenho do meu velhinho Nokia 3310! lol.. Agora a sério, tive para comprar o Samsung Galaxy S com Android, mas acabei por comprar o Samsung Wave! Talvez pelo facto de uma amigo ter um HTC Desire com Android e tá sempre a instalar aquilo e aculoto e ter que instalar o programa X para dar com o programa Y e dpx no fim de contas o meu faz praticamente o mesmo que o dele, é mais rápido e sem complicações!

  20. Frigo says:

    Isto não se devia chamar software malicioso, devia ser utilizador malicioso.
    É tipo a minha irmã depois de avisado n vezes:
    “O computador pifou”
    aí vou eu….
    virus, trojans, programas ou jogos manhosos instalados, etc
    “o que é que andaste a instalar?”
    “nada…”
    “nada? isto está cheio de porcaria, e não instala sozinho, és tu…”
    “não sei…às vezes aparece umas caixas e eu clico OK que não tenho paciência para ler”

    quanto estiver a trabalhar acabam-se a assistência grátis do maninho…

    Olhando à notícia o Android é tão bom como linux, faz o que lhe autorizamos a fazer…

    quanto ao artigo:

    “A descoberta desta aplicação (que é difícil de desinstalar), foi considerada maliciosa pela Symantec , surge poucos dias depois de ter sido identificada uma outra aplicação designada como o primeiro vírus Trojan para a plataforma móvel da Google.”

    primeiro se sabem que é difícil (concorde-se ou não) é porque sabem como é, custava muito meter a solução? O artigo ficava tipo com o dobro da utilidade ou mais penso eu.

    esse “o primeiro vírus Trojan para a plataforma móvel da Google” é aquele que afinal se veio a descobrir que era treta? ou é outro? custa muito dizer qual é também?

    criticas construtivas, não me batam

  21. Chavinhas says:

    TODOS, mas TODOS o programas ao serem instalados, o utilizador tem que dar a permissao às coisas com que o programa vai operar.

    E no android 2.2 para quem tem CyanogenMod pode já ter um cheirinho do novo manager de permissoes para situacoes sito esta.

    E para quem diz que android é liberdade a mais, desejo-vos um Mac OSX com activacao, Chips na matricula e um GPS no pescoço como é merecido.

    • CMatomic says:

      pois isso é verdade , mas vai explicar isso ao pessoal que utiliza o windows que tem sempre a sua directoria Root ou seja do sistema sempre com permissões de administradores, e depois espantam como um vírus se espalha, se fosse em Linux ele ficaria só na directoria do utilizador e não afectava o sistema todo como acontece no windows, ou seja só se apanha vírus em Linux se dermos permissões para isso., no windows eles entram sem pedir licença no Linux ele teria que pedir para entrar no sistema, ou utilizador o executar no seu ambiente de trabalho, o mal do windows é facilidade como se instala os programas e como sistema de raiz não se distingue do sistema do utilizador.
      imaginem um vírus em Linux numa maquina utilizada por varias pessoas só com permissões locais de utilizador,o único que era afectado pelo vírus era só um utilizador local , os outros não eram afectados porque o outro utilizador não tem permissões de instalar programas para todos os utilizadores.

      • Ricardo Elias says:

        Isso ja’ foi resolvido no Windows desde o Vista, em que com o UAC se tem praticamente o mesmo que em *nix. Os que teem XP, podem criar uma segunda conta com permissoes normais e colocar password na conta de administrador. Se o pessoal insiste em nao fazer isso, o problema e’ deles. O Windows nao tem nada a haver com isso.

        “o mal do windows é facilidade como se instala os programas e como sistema de raiz não se distingue do sistema do utilizador.”

        O mal e’ as pessoas nao aprenderem que o Windows permite o mesmo tipo de permissoes que em Linux. No entanto, alguns ainda continuam a insistir que o problema e’ do sistema operativo e nao do utilizador.

        Fiquem Bem!

        • a Friend® says:

          Claro que o problema é do sistema.

          Para quê tantos truques por uma opção que deveria vir de raiz e facilitada para o utilizador?

          O Windows melhorou muito, mas ainda está longe dos outros sistemas no que toca a “user friendly” em termos de segurança. Qualquer diz falta dizeres que para se mexer em Windows é preciso um curso! 😀

          Nada melhor que ter um sistema operativo como um simples leitor DVD. “Inserir o CD, pressionar Play e toca logo.. sem truques.”

          Cumps.

          • Ricardo Elias says:

            E’ preciso um curso para saber como criar uma segunda conta, e escolher a opcao limitada? E quando querem instalar uma aplicacao, clicarem no menu e escolherem Run as? Ou no Atalho, escolherem a opcao “Run As Administrator”.

            Para que e’ que interessa se a culpa e’ do SO? (A nao ser para dizer: o meu SO e’ melhor do que o teu porque vem de raiz desta forma e o teu nao). Sim, o XP devia vir configurado de raiz dessa forma. No entanto, nao vem. Portanto, cabe aos utilizadores mudarem a atitude e deixarem de se preocupar em culpar o SO.

            Fiquem Bem!

          • a Friend® says:

            Ricardo Elias

            Põe o pensamento de “geek” para o lado e pensa nos restantes 95% de utilizadores que não querem saber de truques… 😉

            Até eu que uso Windows à 20 anos (sim, continuo a usar) não tenho paciencia para esses truques. Já nem para manutenções tenho.

            Onde num mercado que tempo é dinheiro, perder tempo com filmes desses é bastante prejudicial. E quando falo desses truques, falo juntamente com as manutenções envolvidas e updates também. Sistema daqui, drivers dali, cleaner daqui, antivirus aculá… enfim.. aquilo que toda a gente conhece… portanto, culpo o sistema. Sendo o Windows um produto caro, só tinha é que ser melhor.

            Cumps.

          • Ricardo Elias says:

            Isto tem a haver com 95% dos utilizadores. Nao e’ dificil de explicar e do pessoal perceber. Os que mostram resistencia pensam da mesma maneira do que tu. Os outros, aprendem rapidamente.

            E nao demora horas, ou se perde tempo/dinheiro com isto. Isto requere uns minutos para iniciar (criar a conta). Para instalar aplicacoes requere menos de 60 segundos (para clicar no menu e escolher runas e escrever a password). E se as aplicacoes copiassem a forma de instalar do Google Chrome (que e’ recomendado pela Microsoft desde que o Windows XP foi lancado) entao nem precisas de permissoes de Administracao (runas), porque instala directamente na area do utilizador.

            Nao tens paciencia para usar desta forma mas tens para culpar constantemente o Windows? rofl!

            Em relacao ‘a manutencao… novamente com a mesma conversa?!?!?! Enfim…

            Fiquem Bem!

          • a Friend® says:

            Sim, não adianta girar em torno da mesa novamente. Já falamos sobre isso vezes sem conta, tanto aqui como no Forum.

            No dia que usares e conheceres MacOSX saberás do que estou a falar.

            E sim, culpo o Windows as vezes que forem preciso, conheço-o bem. Se ele não corresponde com as espectativas dos utilizadores e temos que fazer “truques” constantemente (abre conta, faz isto, faz aquilo..protege aqui e aculá.. quando até um Ubuntu que é gratuito faz isso de raiz… vou culpar quem? Só me resta culpar quem o faz!… Farto de improvisos andei eu anos a fio… hoje em dia, não obrigado. Cansei-me de perder tempo. Se para ti serve e achas piada a isso…optimo, bom para ti então. Quem sou eu para te contrariar…

            Fica bem.

  22. Adriafix says:

    O facto de existirem vírus para android não prova que eles não sejam seguros mas sim que têm vulnerabilidades como qualquer outro produto informático.
    Infelizmente os vírus vão ser uma realidade cada vez maior porque o mercado dos smartphones está a dominar o mercado e o número de utilizadores deste tipo de tecnologia está aumentar de uma forma nunca antes vista até agora, o que torna estes dispositivos em alvos apetecíveis para os hackers.
    Há sistemas mais seguros que outros, mas eu não acredito que um linux ou mac seja melhor que um windows 7, ou que o ios seja melhor que um android.
    como é que eu sei se o meu iphone têm ou não vírus se eu nem tão pouco tenho um programa para detectá-los?
    Às tantas andam lá todos divertidos em festa sem eu nada saber. vou instalar uma anti-virus (espero que exista) para ver o resultado.

    • CMatomic says:

      haaaaa lol

    • Ricardo Elias says:

      Os virus nao vao ser uma realidade para os smartphones, por muito que as companhias de antivirus tentem. E um bom exemplo e’ este jogo/programa que eles proprios dizem que nao tem nenhuma capacidade maliciosa. Apenas o usam como forma de influenciar os que nao percebem, e esses sao os que mais provavelmente vao comprar os seus produtos.

      Fiquem Bem!

      • a Friend® says:

        “nao tem nenhuma capacidade maliciosa”

        Se não tivesse não tinha sido removido do Android Market.

        • Ricardo Elias says:

          “Se não tivesse não tinha sido removido do Android Market.”

          Os que disseram que nao tinha nenhuma capacidade maliciosa foram os da empresa de antivirus.

          A Google se retirou a App nao foi porque a aplicacao foi usada maliciosamente, mas, muito provavelmente, foi para nao terem um grupo de “profissionais”/bloggers a chatearem-lhes.

          Fiquem Bem!

  23. CMatomic says:

    Já agora este programa não é um vírus, andam para ai alguns a dizer que é um vírus ate a mim enganaram.

    isto é simplesmente um programa que não respeita a privacidade de que quem o utiliza, onde esta o vírus ? eu não vejo , vírus verdadeiros vírus só no windows

  24. Ricardo Antunes says:

    Quanto ao “primeiro virus trojan”, deviam mas era ler isto –> http://www.androidguys.com/2010/08/12/analysis-android-trojan/

    Quanto a este, mais uma vez qualquer um tem de ter em atenção ao que está a instalar, se a aplicação pede permissão para coisas que não devia necessitar…
    Uma coisa muito importante que se esquecem de referir sobre este “virus”,
    #”A potential attacker would need physical access to an Android device in #order to enable the game application’s spying capabilities, noted Sean #Sullivan, a security researcher with F-Secure. To enable tracking by GPS #Spy, an attacker would need to install the game on a device, and then #register the game by entering an email address and a specific ‘key,’ he #said. This same registration information must later be typed into the phone #running GPS Spy in order to enable tracking.
    #
    #Though there are similar spy tools for Android, iPhone and other mobile #devices, “what’s unique about Tap Snake is that it doesn’t declare what it #is when you register the game,” Sullivan said, “You put in the email, you #put in the keycode it starts to do the spy work,” without any notice, he #said.”
    SOL, não é propriamente a melhor fonte 😉

    EU prefiro um SO mais aberto mas com alguma protecção do que ter que levar com uma “ditadura” que mesmo assim não garante uma protecção a 100%…

  25. BUGabundo says:

    xii tanta iFan 😛
    deixa la ver os vossos IPs, ja q vcs sao tds uns piratas de primeira, e tem SSH aberto com a pass default…

  26. Jose says:

    Nem vou entrar na guerrinha em cima, para não me chatear.

    Mas a verdade, é que não chamo a isto virus, longe disso.

    Não tem nada a ver com virus, apenas envia a nossa localização por GPS, coisa que hoje em dia, não me espanta.

    A google já fez coisas piores, e abusa muito mais da nossa privacidade, logo por isto enviar a localização por GPS não me faz diferença.

    Não deve ser considerado virus, pois não afecta o Android em nada, além disso é dito o que a aplicação faz, logo a Google nem tem culpa, é os users.

    Por isso parem de falar que a Google não sabe escolher aplicações ou coisas parecidas, a Google sabe muito bem o que a aplicação faz, os users que deviam ler, antes de instalar.

  27. Carlos Silva says:

    Isto não é virus e muito menos um trojan. quanto muito é um spyware…

    E como muita gente disse, só instala quem quer porque um jogo que peça para aceder ao GPS, ou é para jogar mundialmente (como o World of Photo ou lá como se chama), ou tá a aceder ao que não deve. Reporta-se a aplicação, não se instala e pronto.
    Agora chamarem virus/trojan a isto é que é muito…

  28. kekes says:

    Finalmente comentários construtivos…
    Agora sim percebi o que se passa, ou seja nada, apenas uma App que abusa dos seus privilegios, nada mais, nada menos… Como eu já pensava de inicio. No outro dia tambem foram retiradas um par de Apps da Apps Store da Apple por terem 2ªs intenções.

    • JoniD says:

      Não querendo interferir no confronto entre os fans de iPhone vs Android, eu por acaso só me lembro de uma e que ao que parece apenas fazia remapping de keys, o que à partida viola as regras de aprovação da Apple e não tem caracter nocivo para o utilizador. Acho é que o pessoal exagera demasiado quando debate temas de segurança pois qualquer sistema móvel está sujeito a falhas seja ele Android ou não, mas não… há que aproveitar logo uma oportunidade para atacar o Android… eu uso iPhone, mas se além de usar fosse proprietário da Apple também gostava de ter “vendedores a custo zero” como alguns dos que aqui estão para aumentar a receita…

      • Vítor M. says:

        De facto é partilho da opinião que todos são vulneráveis, basta haver um “lucro” para que o hacker perca tempo a criar e descobrir vulnerabilidades nos sistemas operativos.

        A Apple como a Google visam o lucro e ficam satisfeitas por ter, como dizes e bem, vendedores a custo zero 😀 mas o mundo é assim.

      • kekes says:

        Pois já não em recordo do que fazia, apenas ceitei tal coisa pois estavam a dizer que a Apple tem “controlo” total, o que não é bem assim. Estes “easter eggs” nas Aplicações sempre existiram e sempre existirão, quando um utilizador instala software de fontes duvidosas…

  29. Chavinhas says:

    Mais curioso ainda é que não consigo encontrar esta aplicação no Market.

    O pplware antes de passar noticias inflamatórias talvez as devesse conformar? É que para tradutor de noticias tenho o google, para qualidade tenho (ou tinha) o pplware?

  30. racpxt says:

    Tanto trabalho a denegrir o Android para quê? Já não bastam os comentadores que confundem mau comportamento de uma aplicação com um vírus.

    Criar um jogo para iOS que envie a localização sem o utilizador saber é impossível? A AppStore dá alguma informação acerca dos recursos que a aplicação pede permissão para usar ou não?

    Não há cá “buraco negro” do Android que não exista noutros sistemas. Qualquer PDA com acesso à Internet e localização está sujeito a isto. Da mesma forma que eu posso criar um Tetris, por exemplo” para PC que leia o conteúdo da vossa pasta “Os Meus Documentos”, ou o equivalente num Mac/Linux/… e faça upload das fotos para onde eu entender. Até hoje não vi outro sistema que me desse oportunidade de ver os recursos potencialmente perigosos que uma aplicação pode usar a não ser no Android.

    Nota: pesquisei a aplicação citada no Android Market e (já) não existe.

  31. wolfytuga says:

    Nãa, o melhor mesmo é o iPhone 4, tem o melhor Anti Vírus da actualidade, nem sei porque se viram livres do responsável pela antena (segundo notícias do pplware). Já que para evitar viroses o procedimento é muito simples, cobre-se bem a antena e nada de vírus 😛 Digam lá se não mesmo o melhor AV de sempre, hein? E no toca a navegação privada e tentativa de rastreio por GPS, um mimo, basta colocar no bolso…

    (Só na brincadeira :D)

  32. Miriã says:

    esse jogo é chato s2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.