PplWare Mobile

Google – Quem a consegue parar?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Tipsy says:

    Muito bom o vídeo.

    Dá pa termos uma ideia resumida sobre o que têm feito nos últimos tempos e o que pode vir a suceder.

  2. racoq says:

    Talvez um bom senso da parte dos utilizadores da internet, em não depositarem todos os seus dados em serviços da google possa impedir isto.

    Eu da google, uso gmail e claro o próprio google.com e para mim já é muito, já que através das pesquisas que faço a google pode saber muito sobre mim.

  3. Jose says:

    É muito fácil saber quem vai parar a Google.

    Basta as empresas rivais dela, abrirem os olhos, juntarem-se todos e atacarem a Google de tal forma que caía em menos de 1 semana.

    • Pedro Lopes says:

      Penso que assim não vai funcionar, a única maneira de parar esta empresa é com outra que ofereça melhores serviços e mais inovadores, e não existe nenhuma no mercado com tal capacidade, pelo menos por enquanto.

      O mais inacreditável de isto tudo é que a grande maioria de estes serviços são gratuitos para os utilizadores, e esta é uma barreira que será muito difícil de ultrapassar pela concorrência.

      • Bruno M. says:

        Até a bem pouco tempo a M$ era quem detinha o monopolio e governava o mundo online. Até agora, era impensável a M$ (e outras empresas disponibilizarem serviços a borla) mas… TADAAAAAAA…. aparece a Google…

        Logo após a google aparecer, pouco tempo depois a M$, Yahoo’s, etc.. começaram a oferecer alguns serviços idênticoa MAS com menor qualidade…

        Acredito que a Google virá a ter concorrencia MAS não será para já e o competidor terá de ser ARROJADO (como a Google foi), Inovador (como a Google foi) e até mesmo oferecer produtos Open Source, e ainda mais arrojados dos que a Google já oferece!

        A isto de chama concorrencia!

        Até que se prove que a Google é o PAPAO ou o bicho mau, eu usarei os serviços que mais me convem.

    • Yuy says:

      Estás a ser optimista…

    • Melech says:

      Não sabes bem o que dizes camarada.

  4. Henrique Elói says:

    Prefiro que o google continue a crescer e a oferecer bons serviços, do que continuar a ver a conta bancária do sr sócrates a crescer, enquanto o país se afunda

  5. Porque querem parar o Google? Acho estranho verem inovação, utilizarem serviços sem custo e ainda assim estarem preocupados.

    Quanto a mim, admiro e aplaudo tudo onde o Google se mete, até porque em (quase) tudo tem tido sucesso.

    Parece-me que é mais algo do género “Quando a esmola é muita o pobre desconfia”.

    • bigkax says:

      Apesar de ter sucesso em tudo o que fazem a ideia de um empresa a controlar tudo é pouco reconfortante. Já estou a imaginar a Google numa biblioteca pessoal sentada numa cadeira com um gato ao colo, um globo numa pequena mesa ou lado da cadeira e um tanque com 7 tubarões com um riso maquiavélico.
      Lembra-te que o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente. E ou morres como herói ou vives tempo suficiente para te tornares vilão.

      • Eles não controlam tudo. Eles não mandam no mundo e isso está muito longe de acontecer. Desculpa que te diga mas essa ideia de inspector gadget não faz sentido nenhum.

        O Google oferece serviços de borla ao espetar com publicidade. Existem serviços melhores (e sem publicidade) mas a pagantes. Quem quer quer quem não quer paga. É simples. Além disso, não tenho absolutamente nada a temer em relação aos meus dados.

        • Jose says:

          Eles estão-se a meter em tudo e a querer controlar tudo, já gostei da Google, hoje em dia só me metem nojo.

          Privacidade é uma coisa que nunca vamos ter com esta empresa.

          • Porque mete nojo? por querer oferecer serviços de qualidade sem custos?

            Existem alternativas ao Google que te dão privacidade. Mas ao ver a Web a evoluir e a utilizar as nossas informações em nosso proveito, não vejo porque raio quererás tanta privacidade. A não ser que tenhas algo a esconder

          • Bruno M. says:

            Pareces-me daqueles que quando um grupo gosta vais atrás. Quando começam a implicar, para não ficares mal a frente dos amigos/grupo e te aceitarem, implicas também…

            Isso é o que acontece nas micro-comunidades bem como no mundo inteiro.. Estereotipos!

            até a bem pouco tempo era a M$ a culpada da privacidade.. agora a Google e a M$ é o coitadinho. Aparece outra empresa, cresce e a google parra se Heroi, para Vila e de seguida para coitadinho tb!

            Não esquecendo que até a pouco tempo a M$ não tinha concorrente (e em poucos aspectos ainda nao tem).

            Eu uso google desde que apareceu e irei usar até que, como disse num post atrás, se prove que a google é um bicho mau!

            A privacidade não está segura online seja em que site for. Seja nos sites dos governos, na Google, na M$, na Yahoo, Bing, etc… etc.. etc… etc…

            Capacitem-se disso!!

          • Jose says:

            Não estou a proteger ninguém, quero lá saber da M$ nem gosto deles.

            Só acho que a Google, era melhor a anos atrás em termos de cabeça. Do que agora.

  6. Nobre says:

    Não se esquecam que a google também tem um servidor dns!

    • Bruno M. says:

      E.. ??? A Microsoft também o tem… Muitas outras empresas também o têm…

      • sumol says:

        Pior que isso. a Google Toolbar do google para mim é spyware tal como o chrome e as api que eles usam. Apenas é um grande e sabe-se defender. Este video até pode ter sido encomendado pela google, eles são muito bons sem dúvida.

        Os 15 sites que mais visito são da google bloqueio vários serviços de adds e do google e mesmo assim ela continua no topo. Na internet não existe regras para nada, por isso bloqueio o que me faz perder tempo.

        Ela está no topo dos meus sites porque tudo o que se escreve em vários aplicativos ela faz refresh… Não conheço um serviço que não o faça.

        Mesmo os sites portugueses de topo usam apis deles por isso é uma porcaria tentar bloquear totalmente o google. A união europeia tem que se preocupar mais com este assunto.

        Hipócrita é quem não vê o poder que a google tem.

        @ Greenplastic

        sabes o que é um programa informático?

        Ps: No script—-Allow googleapis.com

        • Bruno M. says:

          Sabes ao menos o significado de hipocrisia? lol

          Já agora, o video tem a ver com as apps da Google, deu-me a entender ser contra a google e não a favor.

          No texto que escreveste és muito contraditório…

          Provavelmente nos 15sites que usas, pelo menos metade existem opções!

  7. prom says:

    Adorei o video. 😀 Realmente a google está a avançar em tudo que é canto.

  8. Por mais que assuste o domínio da Google, ninguém pode negar que os serviços que oferece normalmente são os melhores. São sempre simples e eficazes.

  9. B80 says:

    Os problemas com a microsoft nunca tiveram, a meu ver, com a privacidade mas sim com a concentração de poder/serviços numa unica empresa e sem concorrencia (ex:windows, office, etc), matando pelo caminho empresas e projectos inovadores.

    Já com a google a brincadeira é outra, sim eles oferecem uma grande quantidade e variedade de serviços a troco de nada (será mesmo assim?). Com isto eles vão tendo cada vez mais acesso às nossas vidas privadas (sim, já sei que há muita gente que não liga à privacidade, mas eu sim) e vão concentrado cada vez mais poder e informação. Não sei se se lembram de uma máxima que diz que informação é poder.

    E o que eles farão com esse poder? Talvez nada, talvez tudo! E para aqueles que pensam que esta informação é inovensiva, basta lembrar-lhes que já muitos assaltos foram planeados através do google maps e que existem já ferramentas que permitem saber quando os moradores estão em casa ou de férias (pelo menos uma já foi postada aqui)

    Por último lombro-vos também que quando maior e mais tentacular for uma empresa, mais complicado dependentes dela se tornam os estados/países. Se por exemplo uma microsoft ou a google ou qualquer empresa dessa dimensão falirem ou de alguma forma ficarem vulneráveis isso terá grandes repercussões (imaginem a microsoft ou google nas mãos dos chinese, por exemplo).
    E não se esqueçam ENRON, que era a empresa maravilha dos USA e no fim deu no que deu.

    Não quero nem gosto muito de ser alarmista, mas também não sou ingenuo a ponto de acreditar que o google (ou outra empresa) é boazinha e que não querem saber da nossa inromação. Da minha parte prefiro ter toda a minha (pequena)vida online espalhada por vários serviços de empresas diferentes.

    • Jose says:

      Alguém que me compreende.

    • racoq says:

      concordo plenamente!

    • a Friend® says:

      Eu sou da opinião que, independentemente quem usa o Google, seus serviços, etc… o factor de navegar na Web é uma vulnerabilidade, ou seja, não há privacidade.

      Por isso partam logo desse principio…

      Já parece uma vez pessoal que li, a dizerem que não usavam o Google por causa da privacidade, e comentavam coisas noutros serviços. Hey… O GoogleBot anda em todo o lado… e quem fala GoogleBot fala outros tantos ocultos que ninguém sequer imagina…sabe-se lá a monitorizar E DE QUE FORMA, tudo o que fazemos..

      Por isso, Google, Microsoft… seja o que for… partam sempre do principio básico.

      A NET em si, não é 100% fiavél… seja os serviços que usamos… seja o nosso ISP… seja Governos por trás… sejam Hackers.. sejam quem for… TUDO NA NET É MONITORIZAVEL!…

  10. P3t3rU5 says:

    Querem privacidade? Simples – desliguem o modem

  11. Greenplastic says:

    Caiam na real! Desliguem o PC, passeiem ao solinho com malta e vão ver que esta cena é um movie/perseguição ilusória.
    A Google, como outros serviçoes, guardam dados, Bing, Hotmail, e outros serviços idênticos, seja de que marca for.
    Fala-se da Google, pq é a que tá no topo, e o que tá lá em cima leva com a atenção toda…
    … é normal grandes crânios de outros movimentos fazerem conspirações para quem tá no topo para ver se decai um pouco na percentagem no mercado.
    Como se falou da M$ estes anos todos (era a que tava em first), fala-se agora da Google, e tudo o que mexer com primeiros lugares é alvo a abater.
    Se por acaso a Google, com tanta população que já no mundo e com tantos esquemas individuais que há, tivessem com atenção a essa população toda, teriam que ter para cada habitante outros 10 a tomar conta, isso faz sentido ?
    Epá…
    !
    Se isso acontecesse comigo, fugas de informação não desejada, como estão aos olhos de toda a gente, isso seria uma bomba! E eles não querem.
    Basta ver o caso da China e Espanha por causa do motor de busca da Google, coisas simples dão logo alto alarido.

    É simples… nasceu esta conspiração, agora a malta começa a ficar paranóica.

    • Jose says:

      Queres comparar?

      A Google, criamos um maíl da Gmail, antes de dar-mos conta, o mail já está associado a uma rede social que eles criam e nem perguntam se queremos aderir, é logo a grande lá para dentro.

      A Microsoft não faz isso 😉

      • Jose says:

        PS: Não me venham com tretas, que eu não estou a defender ninguém.
        Gosto tanto da Google, como da Microsoft -.-

      • Bruno M. says:

        Não precisam de perguntar… Está nos termos de utilização que concordas a partir do momento que estás a usar o serviço, seja de quem for. Até mesmo do vosso ISP ou TV cabo (se não for o mesmo)!!

        A clix por exemplo, mudou a bem pouco tempo o firmware das boxes, que a meu ver, é mais dificil de usar e não perguntou a ninguém!!

        Capacita-te que aceitando os termos de utilização e mediante ao que la está escarrapachado, tens que te sujeitar aos updates que eles fazem aos serviços!

        Quanto ao Buzz usas se quiseres e as opções estão lá para alguma coisa. Se nao queres usar, simplesmente desligas!

        A M$ não faz o que???? lol olha os msns e hotmails.. os spaces e etc…. a M$ já fez isso..

        • tide says:

          Caro amigo, não entendo tanta crispação, a google nem é melhor nem pior que as outras todas, o que não podemos enquanto utilizadores é aceitar tudo e em troca disso abdicar do direito de dar a nossa opinião e expressarmos as nossas preocupações.
          As mentes abertas devem estar preparadas para ouvir e evoluir com as opiniões e criticas dos outros

      • Jorge says:

        A microsoft faz isso sim… Vc ñ percebeu q o Windows Live Space eh uma rede social? E q todos os hotmails estão vinculados a ela?

        Ñ gosto dessa invasão do google, mas ele ñ eh o único a pegar dados na net.

        Mas soh pq a net ñ eh totalmente segura q devemos afrouxar c/ a questão da privacidade, pois devagar eles vão se chegando. Seja google, sejam governos, sejam outras empresas.

  12. Nem vou dizer quem sou... says:

    Continuo a dizer, a Google é do cara***! 😆
    É mesmo grande, e parece que pretende “cobrir” tudo que liga o ser humano…
    Até electricidade? :O
    Surrogates, ou será, Googates? Depois de um contrato com a Microsoft, quem sabe? 😆

  13. Nishooba says:

    Basta olharem para o Beta do Office que vem com aquele programa de recolha de dados de utilização com o objectivo de melhorar o programa. Assim como MUITAS OUTRAS aplicações de outras empresas que se vê hoje em dia que promovem essa partilha de informação.

    Eles querem saber o que o consumidor quer para serem mais eficientes, dantes era ao contrario, os clientes iam atras do que as empresas faziam, agora as necessidades mudaram é funciona ao contrario.

    Acho que deviam estar felizes por isso, um mercado muito mais focado nas necessidades do cliente.

    E NINGUÉM é obrigado a dar dados, isso é tudo uma falsa questão.

  14. debianite says:

    Para o pessoal que não tem nada a esconder e que não se importa com a privacidade, podemos ir todos ver quando estiverem a ter relações sexuais com as vossas mulheres ou namoradas?

    • bigkax says:

      Podia-se criar um site e com o dinheiro da publicidade subsidiávamos cientista para a busca de soluções dos problemas da humanidade.

      • ALL says:

        O problema da humanidade é a falta de humanidade dos homens… E isso n é com cientistas que se resolve.

        • bigkax says:

          Não era desse tipo de problemas que eu estava a falar, referia-me a doenças e tecnologias para optimizar a vida dos deficientes, etc.

          A falta de humanidade da humanidade é um tema complexo. Se a maioria das pessoas são más então ser humano é ser mau?
          Alguém conhece um filosofo para responder a esta questão?

  15. Lokier says:

    Este pessoal e as “teorias da conspiração”. :p até prova do contrário todo o mundo é considerado inocente, e parece-me que a google não mostrou a sua face “menos boa” (se é que a tem).
    Por isso, e para já, tudo que se fala sobre a google e do seu futuro é especulação. E como de videntes e cartomantes já está o mundo cheio lol não me vou juntar ao grupo.

    • bigkax says:

      Há países em que se é culpado até se provar que é inocente.

      • Bruno M. says:

        Correcção… Há pessoas… Há pessoas que consideram terceiros culpados até que se provem inocentes.

        Mas isso vai de encontro a outros assuntos.

        Teorias da conspiração há demasiadas e a estas se juntam as cartomantes e videntes, mais os aldrabões e charlatões.

        • bigkax says:

          Isso das pessoas é outra história. Quando eu digo países digo países e talvez se não visses tanta pornografia(como a do website que apresentaste, que não é adequado a este) tivesses tempo de ganhar alguma cultura(vê documentários, lê, pesquisa, etc.).

          • Bruno M. says:

            Caro amigo bigkas. Cultura, tenho-a suficiente. Se ficaste ofendido então azar, simplesmente não o visitasses.

            Não me conheces de lado nenhum para me dizeres o que fazer e felizmente não quebrei nenhuma regra.

            Vejo pornografia e as vezes que quiser e irei ver até morrer e até essa altura ninguém me irá proibir de o fazer!

            Quanto ao blog, ele é MEU, sou eu que o mantenho e só o vê quem quer!!!

            Por isso e por outros assuntos, perdeste uma grande oportunidade de ficares caladinho!!

          • bigkax says:

            1º deves ter DDA porque o meu nick é bigkax e não bigkas. Ao que parece cultura suficiente implica que não aprendas mais nada, pois estava a partilhar informação e não a quiseste assimilar(DDA).
            Não tenho problema com a pornografia, mas tenho com o facto de o teres apresentado aqui e da estrutura dele não apresentar uma mensagem relativa ao conteúdo e questionar a idade de quem o visita. Quanto ao seres proibido de ver estes conteúdos nunca se sabe, afinal o futuro ninguém prevê. O blog só o vê quem quer, mas não sabe o conteúdo dele até o ter aberto e já estar o estar a ver independentemente da idade.

            Quanto a ti não sei mas eu a dactilografar não preciso de falar, logo ganhei a oportunidade de ficar caladinho.

          • Bruno M. says:

            Caro amigo bigkaSSS

            o site tem disclaimer.. a partir daí não me interessa!

            Já agora, o caro desconhecido nao me conhece de nenhum lado para insinuar seja o que for em relação a minha pessoa, logo tem todo o direito de SE CALAR (mesmo que esteja a dactilografar). O senhor percebeu bem onde eu quis chegar, logo fui perfeitamente compreendido pelo sr. ou então não.

            Bem haja e insinue seja o que for com quem conhece.

            E mais! Os países são feitos de pessoas, governados por pessoas, logo são as pessoas que consideram terceiros culpados!

          • bigkax says:

            Dizer que a posição de um país em relação a algo representa a opinião da totalidade ou até a maioria dos habitantes desse país é algo negligente. Existem países que são geridos por uma dúzia de pessoas e as outras limitam-se a sobreviver, pois não imagino a maioria das pessoas de um pais a apoiarem que se deva ser considerado culpado até que se prove inocência, ou que não se possa ter mais que um filho, ou não ter direito à liberdade de expressão, etc.
            Falando em liberdade de expressão enquanto a tiver sinto me no direito de não me calar para dizer o que eu acho, especialmente quando vem responder aos meus comentários.

          • Bruno M. says:

            Caro bigkax,

            como pode ler no meu comentário eu disse que, e passo a citar:
            “Os países são feitos de pessoas, governados por pessoas, logo são as pessoas que consideram terceiros culpados!”

            Não disse que era o povo desse país, mas sim as pessoas que governam o mesmo (por intermédio do governo, e neste parêntesis, traduzindo “por miúdos”.)

            Quanto a liberdade de expressão eu nunca o proibi fosse do que fosse, nem tenho poder tal e mesmo que tivesse não me interessava fazer tal coisa.

            O senhor, foi quem criticou e insinuou algo sobre o site e sobre a minha pessoa sem me conhecer de algum lado.

            Quanto ao resto o sr entendeu onde eu quis chegar, logo nao me prolongo mais no texto.

            Passe bem.

    • ALL says:

      Subscrevo aqui o colega Lokier

  16. B80 says:

    Aquilo a que chamam teorias da conspiração eu chamo bom-senso, senso comum etc.

    Se é tão bem termos a nossa vidinha exposta e escrutinada pelos outros então porque não colocam todos os vosso dados privados online para que todos a possam ver?

    Quase de certeza que também estão de acordo com uma proposta de lei que uns partidos apresentaram na assembleia e que colocaria todos a nossa informação fiscal disponivel para ser consultada por todos.

    E neste mundo é mesmo mais são todos culpados até provas em contrário. Poucos são aqueles que fazem algo a troca de nada. Não se esqueçam que a Google é uma empresa e a sua função dar lucros aos seus accionistas seja de que maneira for…

    • Bruno M. says:

      Isso da proposta de lei não é bem assim… Vocês comem tudo o que ouvem. Sem primeiro se informarem, pesquisarem ou até mesmo esperar que a noticia definiva saia e os pormenores sejam contados.

      1º não são todos os dados que são postos a nú mas sim alguns dados.

      2º Moradas, nºs tlf, etc nunca poderiam ser postos online para todos verem.

      3º Apenas certas infos seriam expostas, não podendo comprometer de modo algum, a privacidade e segurança das pessoas!

      Do nada passam para o extremismo, porque apenas vos dá na cabeça.

      A nossa privacidade é até que ponto a deixamos exposta. Tal e qual se passa no mundo virtual.

      • B80 says:

        “1º não são todos os dados que são postos a nú mas sim alguns dados.
        2º Moradas, nºs tlf, etc nunca poderiam ser postos online para todos verem.”

        Por acaso não li a proposta de lei, mas também não disse que seria toda a vida de uma pessoa a ficar exposta. Pelo que me apercebi ficarariam disponiveis informações suficientes para poderes saber quem é e quanto tem/ganha/gasta/paga (ou por aí). Eu por mim já isso suficientemente mau, mas isso, aparentemente sou só eu.

        “A nossa privacidade é até que ponto a deixamos exposta. Tal e qual se passa no mundo virtual.”

        Ora aí estou 90% contigo, infelizmente a nossa privacidade já não é assegurada completamente só por nós. Já temos muita informação sensivel nossa a “passear” por muitas mãos.
        Infelizmente também há muita gente que ainda não se apercebeu de que a internet é uma porta aberta para o exterior e insistem em deixá-la escancarada.

  17. NeMewSys says:

    Ok, não pude ficar indiferente perante muitos dos comentários que vi aqui, e como tal não me contive:

    Vocês acham que o facto de usarem a google ou não vai mudar muito o plano deles?
    Começando pelas mais simples:
    1º Já não são vocês que vão ter com a google, é a google que vem ter com vocês, com diversas caras e feitios.
    Mais de meio mundo, mesmo que não saiba bem o que é a Internet, conhece a google.
    2ª A google está ombro a ombro com o windows, actualmente é raro encontrar quem conheça um e não conheça o outro (mesmo que só pelos nomes).
    3º Como qualquer pessoa, a google tem amigos (aka filiais e semelhantes), que podem facilmente actuar como máscaras que a google coloca para quem desconhece que este ou aquele serviço tem o apoio da google.
    4º O mundo é um local estúpido desde que nasceu a primeira sociedade regida pelos valores monetários, logo, não tenham a mínima duvida que mesmo que vocês sejam uns tipos a viverem numas cavernas, sem identidade sequer, que não existe sequer a hipótese de alguém, por cinco tostões, agarrar todos os vossos dados, incluindo o que vocês comeram ao pequeno almoço, almoço e jantar…
    Recordo que as infraestruturas da google não devem pesar nem metade do peso dos tostões que esta possui.

    Por isso, se neste momento não se tiverem a sentir como um rato, que ouve um barulho de um predador a aproximar-se mas não sabe de onde, é porque não está a ver a magnitude do problema na totalidade.
    É impossível escapar, mesmo estando dissociado a 100% com a tecnologia, a informação flui com uma facilidade tal, que a google está só a tentar não assustar-nos com o facto de mais cedo ou mais tarde sermos apenas peças num jogo de xadrez jogado por eles, das quais têm as suas posições muito bem definidas.

  18. Neste assunto, só me preocupa quando a google quiser fechar a torneira da gratuitidade e a partir de agora para aceder aos conteúdos da “nuvem” ter de pagar.
    Como tudo o que lá metemos é deles mesmo…
    Até lá utilizo as ferramentas que me dão jeito, quando me dão jeito…

    • B80 says:

      Heheh! Há-de ser giro se um dia a google resolver extorquir o pessoal para conseguirmos aceder às coisas que “resolvemos” deixar nos servidores da google. 😛

  19. Alk says:

    Sim, é possivel que a Google queira dominar o mundo e controlar as nossas mentes! Ou não…

    Não se sabe. Tudo na vida tem riscos e não há que ter medo de de arriscar senão não se inova e não se vai a lado nenhum. Ganha-se sempre mais do que se pode perder.

    Se o homem das cavernas tivesse medo de fazer fogo provavelmente não estariamos onde estamos…

  20. JG says:

    Ninguém quer que seja violada a sua privacidade mas pesquisam sobre a privacidade dos outros…

    Algo não soa bem!

  21. Arcadiy Kulchinskiy says:

    Isso faz me lembrar a Umbrella corp. do Resident Evil.

  22. Gil says:

    Há um livrito de ficção sobre este tema muito interessante: Scroogled.
    Disponível on-line em várias traduções.

  23. alguem sabe qual foi o software utilizado para produzir um video deste tipo ?

  24. clinis says:

    Ironia proposital ou não, o vídeo está hospedado no Youtube… do Google. xD

  25. Guilherme Lino says:

    fujam! a google esta a oferecer montes de servicos gratuitos que motivam a inovacao e concorrencia!

    corram que eles sabem tanto que, o que e que isso me interessa?

    temos nos mais informacao e fotos disponivel para todos verem num hi5 ou num facebook do que em qualquer servico google.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.