Google obtém a primeira licença para competir com serviços bancários na Europa
Banco Google? Sim, a gigante online acaba de obter uma licença para realizar pagamentos e moeda eletrónica na Europa continental. O Banco Central da Lituânia concedeu tal licença à Google Pay, o que lhe permite alargar os serviços que já disponibilizava.
A Google Payment, que opera como uma fintech (finance and technology), poderá expandir esta autorização para todos os países do espaço económico europeu.
Estamos a viver um tempo que poderá ser de grandes mudanças num sistema bancário, tal como o conhecemos.
A Alphabet, através de uma primeira licença obtida no Reino Unido (que deverá sair da União Europeia em março), já pode emitir moeda eletrónica e armazenar e transferir fundos eletronicamente, permitindo aos clientes armazenar dados de cartões numa carteira digital, que podem usar para compras online, ou usar via app, através dos smartphones que operam como dispositivo de pagamento em loja.
Google Banco
Estas movimentações da tecnológica norte-americana mostram que a estratégia é assegurar a continuidade do negócio dos serviços financeiros. Com mais este passo, a Google aproxima-se de um serviço que poderá fazer concorrência direta com a banca tradicional.
Claro que ainda não está ao nível de um banco convencional. Esta não é uma licença bancária, tal como aquela que a fintech britânica Revolut obteve. Assim, a licença não permite à Google Payment aceitar depósitos nem realizar empréstimos ou hipotecas.
Claro que a Google num futuro próximo quererá trabalhar nessa área, isto porque a gigante das pesquisas norte-americana detém uma enorme quantidade de dados dos utilizadores. Estas duas características juntas (a licença e os dados) são um trunfo poderoso no confronto com a banca tradicional.
Trabalhamos constantemente para desenvolver produtos de pagamento e apoiar os nossos clientes. Solicitámos uma licença de pagamentos e de moeda eletrónica na Lituânia como parte desses esforços, além dos debates em curso sobre projetos em toda a Europa.
Acolhemos com satisfação a decisão do Banco da Lituânia de conceder uma licença de pagamentos e de moeda eletrónica e esperamos continuar a servir os nossos utilizadores na Lituânia e em toda a Europa.
Referiu Adam Malczak, porta-voz da Google.
Com um total de 39 licenças de serviços financeiros concedidas na União Europeia, a Lituânia é um dos países mais céleres e ágeis neste processo, já tendo concedido 39 licenças de serviços financeiros. À sua frente está apenas o Reino Unido, com 128 licenças.
Este artigo tem mais de um ano
que chegue rápido a Portugal
A portugal? Boa sorte.
Espero bem que não! Já conseguem saber tudo e mais alguma coisa da minha vida e agora até vão saber mais… quanto ganho, quanto e onde gasto o meu dinheiro. Pior de tudo é que mesmo que não use eles vão ter acesso e vender essa informação.
Provavelmente eles já sabem onde trabalhas e quanto ganhas, ainda assim o dinheiro continua a ser.
Quando dermos por nos temos um mundo completamente controlado pela Google. E com a quantidade de informação que têm das pessoas o que não faltará é maneiras de a usar de forma a chupar ao máximo as carteiras dos mesmos. Dêm mais uns 10 anos…
o mundo já se encontra controlado por eles alguns anos é só uma questão de tempo te ser única empresa no mundo imagina se eles tem realizado o negócio do WhatsApp na altura
Parece uma reacçao da google para futuramente nao desaparecer… Admiravel mundo da blockchain
Desde que não cobrem comissões de manutenção de conta como cobram em Portugal entre outros impostos, etc.. Por mim podem vir.