Google lança três novas aplicações para fotografias originais
Nos últimos anos, a fotografia nos smartphones tem evoluído a ritmo elevado com a qualidade a ser cada vez maior.
A Google tem feito um forte investimento nesta componente e lançou agora três novas aplicações: A Storyboard, a Selfissimo! e a Scrubbies.
No nosso dia-a-dia, o smartphone é a ferramenta ideal para quem quer tirar fotografias rápidas. Embora a qualidade ainda não seja igual à de uma DSLR a verdade é que, na maior parte dos casos, chega e sobra para o que se pretende.
A Google é uma das marcas que tem feito mais trabalho nesta componente, com foco na área do software. O Pixel 2 é atualmente uma das melhores câmaras do mercado, mesmo com apenas uma lente, lucrando com uma excelente otimização de software e da incorporação de alguma inteligência artificial.
No que toca a aplicações para fotografia, a Google já dispõe de diversas opções onde se destaca a Google Camera que tão bons resultados tem gerado no HDR+. No entanto, a Google quer ir mais além e tem estado a desenvolver algumas aplicações sob o projeto appsperiments. Recentemente lançou as primeiras três aplicações, sendo uma exclusiva para Android, outra exclusiva para iOS e uma terceira suportada pelos dois sistemas. Vamos conhecê-las.
Storyboard
A primeira aplicação que apresentamos é a Storyboard, uma aplicação exclusiva para Android que permite transformar automaticamente os seus vídeos numa imagem "aos quadradinhos" popularizada nas revistas de banda desenhada.
A usabilidade desta aplicação é bastante simples, sendo apenas necessário gravar um vídeo e carregá-lo para o Storyboard. A aplicação vai depois selecionar automaticamente os frames de interesse, organizá-los num layout de BD e aplicar um dos seis estilos visuais que possuí para dar uma ar de cartoon. Poderá depois guardar o vídeo ou pedir à aplicação que crie uma nova imagem com frames e estilo diferentes.
Esta aplicação já está disponível na Play Store.
Selfissimo!
A Selfissimo! é uma aplicação que faz lembrar aquelas máquinas de fotografia que se podiam (ainda existem algumas) encontrar em centros comerciais ou salas de jogos que permitiam tirar várias fotografias sequenciais.
Esta app tira automaticamente selfies a preto e branco ao detetar a mudança de pose da pessoa num estilo bastante retro. Poderá depois guardar individualmente as fotografias ou guardar toda a sessão, tal como acontecia nas máquinas.
Esta aplicação está disponível para Android e iOS.
Scrubbies
A Scrubbies é uma aplicação que permite criar vídeo em loop através da manipulação da velocidade e direção de reprodução de um dos seus vídeos.
A utilização é bastante simples, bastando definir o movimento e velocidade que queremos usar com os dedos, ao que a Google assemelha à interação de um DJ. Os movimentos com um dedo reproduzem o vídeo normalmente e os movimentos com dois dedos gravam o movimento que queremos no vídeo final que pode ser guardado e partilhado.
Esta aplicação é exclusiva para iOS.
Este artigo tem mais de um ano
Não percebi uma aplicação Google lançada exclusivamente para IOS? Não faz sentido..
Nada de anormal. Já várias vezes antes aconteceu.
Qual é a admiração?!
O que não percebo é porque é que na 1ª aplicaçao dizem:
‘Esta aplicação já está disponível na Play Store.’
e na ultima dizem:
‘Esta aplicação é exclusiva para iOS.’
Pela lógica ou diziam em ambas que são exclusivas cada uma no seu caso, ou diziam em ambas que estavam só disponiveis para o …
Essa tendência de quando é só para iOS dizem ”exclusivo” e quando é Android já não.
Eu explico de maneira muito simples. A sua questão estaria respondida automáticamente se tivesse lido o texto todo com atenção.
Na primeira aplicação, começo o texto a dizer:
“A primeira aplicação que apresentamos é a Storyboard, uma aplicação exclusiva para Android que permite transformar automaticamente os seus vídeos numa imagem “aos quadradinhos” popularizada nas revistas de banda desenhada.”
Tendo já dito em cima que era exclusivo, não quis estar a repetir em baixo. Por isso, está dito que ambas são exclusivas para cada um dos sistemas, respectivamente.
Acrescento ainda que, antes de começar a falar das aplicações, ainda refiro o seguinte em relação à “Exclusividade”:
“Recentemente lançou as primeiras três aplicações, sendo uma exclusiva para Android, outra exclusiva para iOS e uma terceira suportada pelos dois sistemas“
Scrubbies… App da Google exclusivo iOS.
E ainda diziam da Microsoft que colocava coisas na store da Apple e só depois na Windows Store.
É semelhante à MICROSOFT. Desenvolve software para as outras plataformas móveis e deixa a sua abandonada. Como diz um provérbio português, “fazer filhos em mulher alheia….”. Enfim.