A gigante Google confirmou hoje, durante o primeiro dia do Google I/O, várias “novidades” que tinham vindo a ser noticia nos últimos dias. Foi um evento com pouco suspense e o maior destaque vai sem dúvida para o Android M. Conheça agora todas as novidades apresentadas.
Android M
A chegada do Android M era uma novidade esperada para a I/O de hoje. A Google não deixou de cumprir e por isso lançou hoje a mais recente versão do Android.
Controlo das permissões das aplicações
O já falado controlo das permissões das aplicações vem já integrado com esta nova versão do Android e dará ao utilizador um controlo ainda maior sobre as as permissões definidas por aplicação.
Uma nova tecnologia para melhorar os consumos de energia foi também criada. O Dozer vai conseguir perceber a utilização do equipamento, ao nível físico e diminuir os consumos em momentos em que estes não estejam a ser usados.
O Android M Developer preview estará hoje disponível para o Nexus 5, 6, 9 e Player.
- Saber mais sobre o Android M
Android Pay
Os pagamentos digitais estão na moda e a Google integra, agora, no próximo Android M, um serviço nativo: o Google Pay. A Google aposta numa divulgação com frases fortes, onde a Segurança, Simplicidade e Escolha, são a bandeira deste serviço.
Este sistema de pagamento vem trazer a todos os dispositivos Android uma capacidade que somente a Samsung tinha, dentro do sistema operativo da Google.
- Saber mais sobre o Android Pay
Android Pay
A Google deu também a conhecer algumas actualizações para o Android Wear. Uma das novas funcionalidades em destaque é o “Always On” que permite ter uma determinada aplicação em modo “hibernado” (em preto e branco) mas activo do ponto de vista das notificações, garantindo assim uma gestão eficiente da bateria.
Segundo a Google actualmente existem mais de 4000 apps para Google Wear.
Google Now + ‘Now on Tap’
O Google Now vai ficar ainda mais “inteligente” com a nova função ‘Now on Tap’. Esta nova funcionalidade permitirá interagir com as aplicações do Android.
Por exemplo, quando o utilizador carregar no botão Home, o Google disponibilizará um conjunto de opções. para acções a realizar naquele momento. No caso de precisar de algo mais específico/detalhado, o utilizador pode dizer “Ok Google” a partir de qualquer aplicação. Por exemplo, se estiver a ouvir Twenty One Pilots no Spotify e questionar: “Ok Google, quem é cantor principal”…o utilizador terá uma resposta imediata.
Internet of Things
Tal como se esperava, a Google confirmou o seu novo sistema operativo para a Internet das coisas. Baptizado de Brillo, este sistema tem como base o Android e é direcionado para os mais diversos dispositivos inteligentes como é o caso dos termóstatos, lâmpadas, frigoríficos, etc.
- Saber mais sobre o Brillo
Google Photos
A Google anunciou oficialmente Google Photos . Além de permitir gratuitamente o alojamento de fotos e vídeo, este serviço oferece uma interface para gestão de todos os conteúdos e funcionalidades de partilha.
A “boa” novidade é que este serviço oferece espaço ilimitado (grátis) e o utilizador nem precisa de ter conta no Google+.
- Saber mais sobre o Google Photos
Google Maps Offline
A utilização do Google Maps em modo offline não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida, algo que irá mudar ainda este ano.
- Saber mais sobre o Google Maps Offline
Além das novidade referidas, a Google deu a conhecer também o Google Cardboard SDK que agora ganhou suporte para o iOS, o Cloud Test Lab, e referiu-se também ao projecto Loon onde os balões que vão “fornecer” Internet já estão a ser testados na nova Zelândia e têm capacidade para estar no ar durante cerca de 100 dias.