Pplware

Google faz 20 anos e confunde-se com a própria Internet

O mundo não é o mesmo, as pessoas foram formatadas para um novo tipo de sociedade. A Google, que foi fundada no dia 4 de setembro de 1998, tem estado os últimos 20 anos a moldar-nos, ao ponto de muitas vezes a confundirmos com a própria Internet.

Não haverá ninguém que não use produtos da empresa, durante 20 anos criamos vínculos com o Gmail, com o YouTube, com o Android, Chrome, Google Maps e com muitos outros produtos. Geralmente tudo parte da pesquisa, sim, o principal produto da empresa, o Google Search. Agora, o que muitos desconhecem é que o Google nasceu de um erro de escrita.


20 anos de Google

A Google LLC é uma empresa multinacional de serviços online e software sediada na cidade Mountain View, nos Estados Unidos. A empresa hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na Internet e gera lucro principalmente através da publicidade. A empresa é a principal subsidiária da Alphabet Inc.

Fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de “Google Guys”, estes foram os criadores de um dos produtos que mudou a Internet para sempre.

Os dois jovens, à altura com vinte e poucos anos, frequentavam a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento quando em 1996 criaram o motor de pesquisa. Mais tarde, em 4 de setembro de 1998, fundaram a empresa que hoje comemora os seus 20 anos.

A missão declarada da empresa desde o início foi “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil” e seu slogan não oficial era “Não seja mau”. Lema que, com o evoluir da sociedade, deixou de fazer sentido e foi substituído no código de conduta empresarial da Alphabet pela frase “Faça a coisa certa”.

 

Nome Google nasceu de um erro ortográfico

Os dois jovens, na altura, tinham intenção de registar a sua empresa com um nome muito sugestivo, em termos de quantitativos matemáticos: Googol.

O Googol é a representação fonética do número 10e100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros. Este nome fora escolhido para indicar a quantidade de informação que o motor de pesquisa podia processar, o nome também reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web. Mas, um erro ortográfico ao escrever Googol passou a ser Google.

Originalmente, o motor de pesquisa Google funcionou dentro do site da Universidade Stanford, com o domínio google.stanford.edu, com os direitos de autor mencionados à universidade no final de sua página à época.

O nome de domínio “Google” foi registado em 15 de setembro de 1997 e a empresa foi constituída em 4 de setembro de 1998. No início, a sua sede ficava na garagem de uma amiga (Susan Wojcicki) em Menlo Park, Califórnia. Craig Silverstein, um colega estudante em Stanford, foi contratado como o primeiro funcionário.

 

As muitas aquisições da Google e transformações

Em 2001, o Google adquiriu várias empresas, com destaque para pequenas empresas de capital de risco.

Em 2004, o Google adquiriu a Keyhole, Inc. Esta start-up desenvolveu um produto chamado Earth Viewer, que dava uma visão 3-D da Terra. Este serviço foi depois renomeado para Google Earth, em 2005.

Em 2005, a Google comprou o sistema operativo Android Inc, empresa fundada em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e por Cris White.

Em outubro de 2006, o Google anunciou que havia adquirido o site de partilha de vídeos YouTube por 1,65 mil milhões de dólares em ações da Google e o negócio foi concluído em 13 de novembro de 2006.

Em 13 de abril de 2007, a Google chegou a um acordo para adquirir a DoubleClick por 3,1 mil milhões de dólares, partindo daqui o relacionamento que conhecemos com a publicidade. Nesse mesmo ano, a Google comprou a GrandCentral por 50 milhões de dólares. O site mais tarde seria alterado para Google Voice.

 

Nasceu uma nova era da navegação web

Em 2008 a Google lança o Google Chrome, um navegador de internet desenvolvido pela empresa com visual minimalista. Foi lançado pela primeira vez em setembro de 2008, compilado com base em componentes de código licenciado como o motor de renderização o WebKit.

Em 5 de agosto de 2009, a Google comprou a sua primeira empresa pública, com a compra da fabricante de softwares de vídeo On2 Technologies por 106,5 milhões de dólares. No mesmo ano a Google também adquiriu a Aardvark, um motor de pesquisa de redes sociais, por 50 milhões de dólares.

 

Google apostou no hardware, saiu da zona de conforto

Em abril de 2010, a Google anunciou que tinha adquirido uma start-up de hardware, a Agnilux.

Em 2012, a Google adquiriu a Motorola, com o principal objetivo de absorver as suas patentes pagando 12,5 mil milhões de dólares pela empresa. Em 29 de janeiro de 2014 a empresa vendeu a Motorola Mobility à marca chinesa Lenovo por 2,91 mil milhões de dólares.

No início de 2014, a empresa adquiriu por 3,2 mil milhões de dólares, a Nest Labs, empresa que desenvolve alarmes e termostatos inteligentes.

Em janeiro de 2018, a empresa finalizou o acordo, iniciado em setembro de 2017, de aquisição da divisão mobile da HTC por 1,1 mil milhões de dólares.

 

E hoje?

Hoje a Google é uma das mais importantes empresas do mundo tecnológico, com tentáculos em várias áreas, como no campo espacial, na robótica, na inteligência artificial, na área da saúde e em tudo o que sejam produtos web e comunicações. Uma das mais rentáveis empresa tecnológicas e seguramente a que mais influencia a forma como existimos. Este pequeno resumo seguramente tem muito em comum com cada um de nós, quer pela utilização de produtos quer pela utilização de serviços. Parabéns Google!

Exit mobile version