Google Docs – A Nuvem multifacetada do Google
O Pacote de produtividade do Google, o Google Docs, limitava um pouco os seus utilizadores. A rigidez na escolha dos formatos de upload não beneficiavam a adopção transversal do serviços pelos seus utilizadores.
Hoje o Google anunciou que vai alterar as características do seu pacote de produtividade, vai permitir que os utilizadores façam upload de qualquer tipo de ficheiros para a sua cloud.
O Google Docs permitia ao utilizador que este usasse o serviço para criar, carregar e partilhar documentos de texto, apresentações e folhas de cálculo, limitando a sua utilização a esses ficheiros de trabalho. Abrindo a sua porta a outros formatos, podemos então carregar na nuvem do Google músicas, vídeos, imagens e muitos outros ficheiros. Também podemos enviar material criado do Microsoft Office usando as capacidades tentaculares do Google para partilhar.
O ganho da partilha
Este novo espaço de partilha, tal como um disco rígido mas online, albergará todos esses formatos evitando assim a dispersão de utilização por outros serviços, principalmente por serviços de terceiros, onde estavam a nascer arquipélagos de novos e potenciais mercados.
Na prática teremos 1GB de espaço online onde podemos ter muita coisa guardada. O serviço permite uploads de ficheiros até 250 MB. O Google impôs uma limitação a ficheiros MS Word: neste acaso só poderemos enviar ficheiros até 500 Kb de cada vez. Já para os ficheiros PDF e PowerPoint, o tamanho máximo é de 10 MB por upload.
Não será um espaço (ainda) generoso, principalmente quando conhecemos serviços como o Dropbox, entre outros, mas é um inicio onde o Google abre a parte comercial: para aumentar para 20GB apenas precisará de pagar 5 dólares por ano. Mas veja aqui mais informação quanto aos preços do espaço adicional.
O serviço está a poucos dias de se tornar aberto ao mundo, no entanto outros serviços, como o Syncplicity (entre outros) já estão a combinar pacotes de funcionalidades a partir deste novo recurso Google. Saiba mais aqui sobre o assunto Google Docs.
Homepage: Google Docs
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de saber onde é que o google vai arranjar tanto dinheiro para fornecer, de forma pioneira, estes serviços. Que ganhe com a publicidade, tudo bem, mas… tanto?
Podes crer. A publicidade é uma excelente fonte de riqueza. Imagina a quantidade de empresas e particulares que investem no AdWords e noutros sistemas de publicidade do Google. 🙂
Mas o Google também tem serviços profissionais e tem acordos com várias entidades públicas…
A Google é especialista em Internet e soube usar essa formula mágica, que nem é muito mágica, simplesmente seguiu o conceito de Internet que é oferecer produtos gratuitos ao consumidor e através deles chegar publicidade, esta paga pelas empresas que querem divulgar os seus produtos. 😉
As outras empresas seguiram o rumo errado, quiseram sobrecarregar o consumidor com serviços pagos por estes e resultado, não vingaram porque o conceito de Internet sempre foi ser livre, sem custos, excepto na compra de conteúdo ou pagamento do serviço de ISP.
Ou seja, TV e Internet são quase a mesma coisa, apenas foi adicionada a Interactividade… quem paga o conteúdo que nela vemos são os patrocinios/anuncios, que chegam através dela.
Ficamos nós a ganhar, quem transmite igualmente, e quem vende tem um contacto mais directo com o consumidor, a sua fonte de rendimento. Google foi sem duvida a mais valia da Internet, digam o que disserem. Ficam com os dados das minhas pesquisas..que mal tem? Usam-na para arranjar clienets que pagam estes serviços em vez de nós… é o minimo que fazemos por eles. Preocupa-me mais quem o faz, para outros fins e sem o nosso consentimento e até conhecimento. 😉
Ei! Eu é que ia dizer isso. LOL
Exactamente.
A mãozinha do governo americano? Não??
A empresa que mais trabalha directo com o Governo Americano, e outros mundiais é mais a Microsoft.
O Windows Vista e Windows 7 tiveram mãozinha da NSA (National Security Agency) para reforçar o seu sistema de segurança, e até lançaram rumores que teriam posto “Backdoors” mas obviamente foi negado.
Mas é só para terem um pouco a noção, a influência. Uma empresa, usar os recursos de uma agencia de segurança governamental, paga pelos contribuintes… é algo estranho.
A google financiou mais o Obama do que o contrário ~~ e o google tem as suas próprias vertentes social e virada para o meio-ambiente… portanto n venham com tretas dessas…
Concordo com as respostas. Acrescento, para as acções do Google serem das mais valorizadas no mundo na casa dos 600 dólares cada uma, traduz um pouco a fabrica de fazer dinheiro sem ser a custa dos utilizadores com serviços pagos. Ao ler a historia do inicio do Google por aqueles dois rapazes numa garagem, vê-se a inteligência a funcionar contra a ganância pois estes ainda vão com poucos anos desde o começo e já lutam com os Gigantes do sistema. Dá que pensar!
E sobre o facto do Google ter abolido a censura na China e agora ser possível por exemplo fazer esta pesquisa: http://images.google.cn/images?hl=zh-CN&source=hp&q=tianamen%20square&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi o pplware não diz nada?!
Ouvi dizer por aí que o serviço não ia ser gratuito…ainda assim prefiro o skydrive, dá para colocar tudo o que quiser nos 25GB disponíveis, partilho ficheiros com quem quiser e até já dá para ver e mesmo editar ficheiros directamente online, como por exemplo ficheiros do office, numa interface tipo office 2010…
Li mal, só se paga a partir de 1GB…mesmo assim há por aí melhor acho…Vamos lá ver se a Google surpreende 😉
abres ficheiros do office no skydrive ?
Sim 🙂
uso bastante para relatório em grupo para faculdade e recomendo.
mais uma ferramenta google que faz mto jeito!