Pplware

Google dá 6,5 milhões de dólares para combater notícias falsas da COVID-19

A Google vai destinar mais de 6,5 milhões de dólares para combater as informações que não são verdadeiras acerca da COVID-19.

Em todas as alturas as notícias falsas podem fazer prejuízos e ter consequências graves. Mas muito mais acentuadas podem ser nesta altura em que nos encontramos a combater uma pandemia. Desta forma, toda a ajuda é importante para tentar acabar, ou pelo menos diminuir, estes conteúdos.


As fake news também podem, em determinado sentido, ser encaradas com uma autêntica pandemia. Isto porque além de desinformarem, acabam por ter um efeito de contaminação em cadeia. Ou seja, a pessoa A partilha conteúdo falso, a pessoa B vê e também partilha pelos seus contactos e, assim sucessivamente até atingirmos uma bola de neve descontrolável de desinformação.

A Google, tal como outras empresas, como por exemplo o Facebook e a Amazon, está atenta e empenhada em combater esta autêntica praga.

 

Google dá 6,5 milhões de dólares para combater fake news sobre COVID-19

Nesta quinta-feira, dia 2 de abril, a gigante americana anunciou que vai dar mais de 6,5 milhões de dólares, mais de 6 milhões de euros, para combater a desinformação na Internet. Este valor tem como principal objetivo lutar contra a ‘pandemia’ de notícias falsas relativas à COVID-19.

Uma parte deste investimento tem como destino as agências de verificação de factos, sem fins lucrativos, Full Fact e Maldita.es. Estas entidades vão unir esforços para desmentir conteúdos falaciosos referentes à Itália, Espanha, Alemanha, França e Reino Unido.

A Itália é o país europeu que mais sofre com a COVID-19 com mais de 155 mil casos e mais de 13 mil mortos.

Para além disso, como avança o Engadget, a Google também vai trabalhar com a Meedan, empresa sem fins lucrativos de software para redações, com ONGs e ainda instituições académicas como forma de melhorar a qualidade da informação digital.

Um outro projeto, a que se destina algum deste montante, é o First Draft, um hub formado pelo Google News Initiative em conjunto com outras 9 entidades. Este projeto faz pesquisas sobre desinformação, e ainda providencia formações para os os jornalistas adotem boas práticas e comportamentos contra conteúdos falsos.


Leia também:

Exit mobile version