Google Chrome faz 1 ano
Ainda se lembra? Foi há precisamente 1 ano que a Google colocou no mercado uma das suas grandes apostas. E foi noticia no Pplware.
Apesar da ideia ter já algum tempo na Internet foi no dia 02 de Setembro de 2008 que saiu para o publico a primeira beta de um browser que a pouco e pouco tem conquistado o seu publico.
Ainda muito longe do que temos hoje em dia, e ainda mais longe do que iremos ter, esse browser mostrava-se já capaz de ombrear com os mais importantes players que estavam no mercado.
Publicámos precisamente nesse dia uma review que mostrava bem as capacidades deste novo browser.
A evolução tem sido constante, de modo a inovar e a conseguir trazer o que os outros de melhor trazem. Plugins começam a aparecer. Sincronismo de favoritos é possível. Versões para os diferentes sistemas operativos são uma realidade.
Alguns números sobre o Chrome disponibilizados pela Google:
- 51 versões de desenvolvimento, 21 versões beta ou actualizações e 15 versões finais ou actualizações
- Mais de 20600 erros corrigidos (4367 eram repetidos e 3505 foram efectivamente resolvidos)
- 11 avaliadores externos e editores de erros e 46 programadores externos
- 50 experiências Chrome
- 12 Chrome Shorts, uma colecção de pequenos videos sobre o Google Chrome
- Uma sequela do comic Chrome em Japonês
Mas e quantos de vós ainda se lembram das primeiras edições do Chrome?
Durante a sua grande caminhada, o Chrome ganhou tentáculos, peças fundamentais para em breve se apoderar da liderança no mercado dos browsers.
O Pplware desde a primeira hora que tem tido este browser debaixo de olho, estando nós cientes das suas capacidades e das capacidades e interesses de quem o desenvolve.
Mas o que se falou desde o inicio sobre o Chrome?
- Google Chrome – O Google Browser
- Análise: Google Chrome Beta
- Temas para o Google Chrome! - Versão I
- Truques, bugs e falhas no Google Chrome
- Adicionar pesquisas ao Google Chrome
- Temas para o Google Chrome – Versão II
- Chromium Theme Creator 2.0 BETA
- Chrome plug-ins… o principio do fim do Firefox!!!
- Como navegar na Internet sem deixar rasto
- Google Chrome mais perto do Linux
- Linux: instalar Chromium alpha
- Atalhos do Chrome
- Google Chrome a chegar a Linux e Mac
- Os primeiros temas para o Google Chrome - Versão III
- Google Chrome Backup 1.8.0.141
- Google Chrome com sincronismo de bookmarks
- Google Chrome é o browser padrão nos novos Vaio
E eis a razão, segundo a Google, para a criação de um novo Browser
"Uma nova abordagem aos browsers
Na Google, passamos imenso tempo a trabalhar a partir de um browser. Pesquisamos, conversamos, trocamos e-mails e colaboramos através de um browser. E, tal como todos os utilizadores, no nosso tempo livre fazemos compras, lemos notícias e mantemos contacto com os nossos amigos - tudo isto, a utilizar um browser.
As pessoas estão a passar cada vez mais tempo on-line e estão a fazer coisas que eram inimagináveis há 15 anos atrás, quando a Web apareceu.
Uma vez que estamos tanto tempo on-line, começámos a pensar seriamente no tipo de browser que poderia existir se fosse criado de raiz e com base nos melhores elementos que existem na actualidade. Chegámos à conclusão que a Web evoluiu desde páginas de texto simples até aplicações interactivas e que, por isso, era preciso repensar totalmente o browser. O que precisávamos era não só de um browser mas de uma plataforma moderna para páginas Web e aplicações - e foi a isso que nos propusemos fazer.
Assim, apresentamos hoje a versão beta de um novo browser de código aberto: o Google Chrome.
À primeira vista, desenhámos uma janela de navegação simples e integrada. Para a maioria das pessoas, não é o browser que importa. Trata-se simplesmente de uma ferramenta para as coisas importantes: páginas, Web sites e aplicações que compõem a Web. Tal como a página inícial da Google, o Google Chrome é simples e rápido. A ideia é que o leve onde quiser da forma mais eficaz possível.
Indo mais longe, desenhámos a estrutura para um browser que corresse as aplicações da Web actuais de forma muito superior. Ao manter cada separador independente, conseguimos que a falha de um não provoque a falha dos outros, aumentando assim a protecção contra Web sites instáveis. Aumentámos também a rapidez e a resposta de uma forma geral. Desenvolvemos o V8, um motor JavaScript mais potente, para suportar a próxima geração de aplicações Web que não seria possível nos browsers actuais.
Isto é apenas o começo para o Google Chrome. Lançámos esta versão beta para o Windows para partilhar esta discussão e ter o seu feedback o quanto antes. Estamos a trabalhar para oferecer as versões para Mac e Linux e continuaremos a torná-lo ainda mais rápido e robusto.
Contámos com a ajuda de vários projectos de código aberto, e estamos empenhados a seguir este caminho. Utilizámos componentes do Webkit da Apple e do Firefox da Mozilla, entre outros - e, neste espírito, estamos a manter todo o código de origem aberto também. Esperamos colaborar com toda a comunidade e ajudar a desenvolver a Web.
A Web torna-se melhor com mais alternativas e através da inovação. O Google Chrome é mais uma opção e esperamos que contribua para melhorar ainda mais a experiência on-line.
Mas chega de falar sobre nós - a melhor forma de provar o Google Chrome, é experimentando-o." Google Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Grande browser. Daqui a uns tempos, senão for já hoje, ira passar o internet explorer e, atrevo-me tambem a dizer o Opera.
De novo, excelente browser
O chrome já passou o Opera, mas do IE ainda tá longe infelizmente…
http://www.guiadopc.com.br/wp-content/uploads/2009/09/Gráfico-de-navegadores.PNG
Já??? Fds
porcaria do tempo passa rápido.
:S
parabéns. Ainda nunca experimentei mesmo por falta de paciência. lá para dia 20 acabo o curso a 100% e vou rejuvenescer LOL
Arre!! Também digo! Ja passou um ano e ainda não fiz nada… LOL
Não entendo como em um ano ja começam a desenvolver a versão 4 e continua com integração mínima com os serviços da google e com varios recursos faltando
Explica-te melhor
caramba que legal o bolo!
acho o chrome infinitamente melhor que o IE, mas não substituo meu FF por nada nesse mundo,obrigado! 🙂
mas,subsidiariamente, eu usava o chrome,o deletei faz poucos meses por que não usava muito
Deletar??? No Brasil não existe a palavra apagar??? Têm de usar um termo inglês para apagar??? Está nas vossas mãos brasileiros começarem a deixar de usar esses termos e criticarem quem os usa.
Calma Nuno José, cada um é livre de falar como quiser, desde que cumpra as regras deste blog. O Alain não foi incorrecto em nada do que disse. 🙂
ja ando a usar o chrome v4.0 no linux a uns dias, e tenho que dizer que estou bastante surpreendido, para uma versão alpha e incrivelmente estavel e o flash requere apenas uns retoques, de resto funciona ate melhor que no firefox.
Já? OMG… passou tao rapido!
Parabens XD
Havia bolo e não avisaram?
Ainda chega. Anda e traz companhia, o que não faltam são bolos 😀
Parece que já o uso a um ano sem dar conta. =)
Cumps
Um reparo:
o comic do chrome também está disponivel em inglês
Xii.. Já passou tanto tempo. Só não uso porque não tenho a variedade e qualidade dos plugins do Firefox, porque tirando isso é o melhor browser.
Olha que giro, faz anos no mesmo dia que eu. Não tinha ideia.
Parabéns atrasados, então! 😉
Voçês acham que este browser é melhor que o Opera? Eu uso há 2 anos o Opera e não me queixo. Devo dizer que tenho mac e é raro usar o Safari.
Aguardo opiniões 😉
Abraço
Gostos não se discutem.
Também acho que quem diz que o chrome é melhor que o Opera … nunca experimentou o Opera.
O chrome ainda tem que engordar muito até me ser útil … por enquando FFox em primeira escolha, opera em segunda.
Mas cum raio … com tanta conversa sobre ele parece que já saíu à uns 5 anos … sabem fazer marketing é o que é …
Como disse acima, gostos não se discutem. Eu por acaso também não gosto do Chrome, acho demasiado elementar e também é verdade que por ser da Google favorece bastante em termos de marketing, uma vez que tudo o que é da Google está na moda. Desde o Gmail ao Google Maps, etc.Mas admito que o browser tem qualidade e temos de ter em conta a pouca experiência, afinal apenas existe há precisamente 1 ano.
o vídeo do bolo está 5*
The chrome is a lie! l000olllllol
Fogo ja passou um ano?
Realmente, ainda se fala como um novidade e já tem um ano. Uso quase desde o primeiro dia na plataforma Windows
1 ano e ainda nao tem opçoes dedicadas para proxy, o que o torna inutilizavel num ambiente de trabalho empresarial, visto usar as mesmas definiçoes de proxy do outlook e internet explorer.