Google Answers de volta, mas só na Rússia!
Depois de ter encerrado o Google Answers no final do ano passado, a Google lauma nova versão do serviço, desta vez só na Rússia. Ao contrário da versão original do Google Answers, aqui não peritos contratados e o utilizador não tem que pagar pelas respostas às suas questões. Em ver disso são usados pontos para pagar por uma pergunta e ganham-se pontos colocando respostas ou avaliando as respostas dos outros. Se as suas respostas tiverem avaliações negativas, perde pontos.
Quando o utilizador começa a escrever uma pergunta, são mostras perguntas relacionadas numa sidebar, por forma a evitar duplicados. O utilizador pode ainda escolher quantos pontos quer oferecer à resposta correcta e o número de dias que a questão se manterá activa. Cada questão deve ainda ter uma lista de labels para que seja mais fácil encontrar questões relacionadas.
O sistema de atribuição de pontos é também muito inteligente. Cada utilizador pode avaliar até 20 respostas por dia. Por cada resposta a uma questão ganha 2 pontos, mas se a sua resposta for avaliada com 5 estrelas ganha 10, 20 ou 30 pontos, dependendo do número de pessoas que avaliaram a sua resposta. Por uma resposta de 4 estrelas pode ganhar 5, 10 ou 15 pontos e 1 a 3 pontos por uma resposta de 3 estrelas. Para avaliações mais baixas, o utilizador perde entre 3 e 15 pontos..
Segundo a análise do serviço por parte de um blog "é notável que a Google tenha escolhido a Rússia para testar o seu novo Google Answers, já que foi lá que este tipo de serviços surgiu. (...) Depois de um breve olhar sobre o Google Q&A posso afirmar que tecnologicamente, assemelha-se muito ao Naver e ao Yahoo Answers. As principais diferenças concentram-se na estrutura, design e interface de utilizador. O serviço da Google parece ter uma interface mais limpa e fácil de usar o que poderá vir a ser uma razão para sobressair face aos outros concorrentes. A eficiência destes serviços depende da comunidade de participantes que consigam angariar mas também da tecnologia que promove a troca de conhecimentos. Uma vez que, tecnologicamente, os serviços são bastante parecidos, aquele que irá oferecer um melhor serviço será o que conseguir construir uma comunidade de participantes mais diversificada e motivada."
Caso seja bem sucedido, o novo Google Answers será obviamente estendido aos restantes países. Actualmente, o Yahoo Answers é o site de perguntas e respostas mais visitado nos EUA com 96% de quota de mercado em Dezembro de 2006, segundo a Hitwise. Este é o resultado da elevada promoção do serviço por parte da Yahoo que conseguiu assim criar uma forte comunidade de utilizadores.
Homepage: Google Answers Russia
Este artigo tem mais de um ano
Esse serviço é simplesmente genial, estive a ver o yahoo answers é realmente um serviço publico onde todos podem aprender sempre algo novo!