Enviar Buzz’s pelo seu cliente de email
Por diversa razões o Buzz da Google tem sido notícia nos últimos dias. Primeiro por ser novidade e depois por várias e complexas razões associadas a questões de privacidade.
No entanto, e questões à parte, existe já muita gente a utilizar esta nova rede social da Google. Mas nem para todos é simpático terem de aceder ao Gmail para "buzzarem" (acho que ainda não existe termo para isto!).
Por essa razão vamos explicar-vos como enviarem os vossos buzz'es a partir do vosso cliente de correio electrónico sem terem de instalar o que quer que seja.
Esta solução pode ser aplicada em casos em que o acesso ao Gmail está barrado. E começam a ser cada vez mais empresas a fazer este barramento. Razões? Cada um sabe da sua, mas não me parece muito lógico...
Para que possam enviar os vossos buzz'es devem ter o seguinte presente no vosso PC:
- Acesso à Internet (naturalmente)
- Cliente de email (Outlook, Thunderbird, etc)
- Conta Gmail configurada no cliente de email
Se tiverem tudo isto têm tudo tratado. Basta então que criem uma nova mensagem. Devem para o efeito usar como remetente a vossa conta Gmail - isto é mesmo obrigatório! Coloque no destinatário o endereço de email: buzz@gmail.com.
O texto a aparecer no buzz é o que colocarem no Título da mensagem. Apenas devem colocar texto aí. Tudo o que colocarem no corpo da mensagem será pura e simplesmente ignorado.
Caso pretendam podem anexar imagens. Estas serão colocadas na vossa conta Picassa, num álbum de nome Buzz.
Depois disso só têm de carregar no botão Enviar e a o vosso buzz está a caminho do Google.
E como podem ver, a mensagem que está na imagem acima foi enviada para o endereço buzz@gmail.com e passados alguns minutos ele aparece no meu Buzz, com a imagem que tinha enviado em anexo. Tão simples como isso. Basta enviar um email!
No vosso Buzz a única diferença é mesmo a origem da mensagem, que neste caso vem "via buzz@gmail".
Se acederem então ao vosso Picassa podem ver que a imagem que enviaram em anexo já consta do vosso novo álbum Buzz.
Caso sejam utilizadores do Buzz (mais ou menos conscientes das questões de privacidade) têm aqui uma forma muito simples de Buzzarem (adoptamos esta terminologia?) o que vos vai na alma!
Conseguem achar forma mais simples?
Este artigo tem mais de um ano
Bom post.
para já não me meto no buzz. vou deixar a água correr e ver no que dá.
Eu também tenho a mesma opinião, deixar andar.
Off-Topic
Boas, eu tenho uma duvida e acho que aqui podem ajudar a resolver. Comprei recentemente um HUAWEI U8230 e gostaria de transferir todos os meus contactos que tinha no anterior telemóvel (Nokia 6500s-1) para este novo modelo. O problema ” que não consigo simplesmente copiar os contactos para o cartão SIM porque os telemóveis são de operadoras diferentes, logo não me aceita o cartão SIM uma da outra. Para o Nokia sincronizei com o Nokia OVI Suite, agora não sei como faço para sincronizar com o HUAWEI, este tem o SO Android.
Se houver alguém que possa ajudar, desde já agradeço pois não há pachorra para inserir contacto a contacto 😀
Uso mas ainda não aBUZZo.. 😀
Acho que ainda tem muito para crescer, mas é uma excelente dica, desconhecia. 😉
Está com falhas graves de privacidade, funcionalidade, interactividade, simplicidade….
Que exagero… falta de privacidade só teve no início quando os contactos foram todos indexados (já corrigido mas eu até gostei desse começo!)
Simples não pode ser mais! Até o twitter é mais complexo 🙂
Só tem um erro (e grande) e é no uso das imagens: ao anexarem imagens (ou utilizarem as imagens que os links fornecem quando os colam num buzz) é criado automaticamente um novo álbum no Picasa. Isto mesmo… cada mensagem um álbum. Ora como na contra gratuita do Picasa só podem ter 250 álbuns ficam num instante sem conta Picasa.
Note-se que no caso do blogger cada blogue de um autor tem as imagens todas numa mesma pasta Picasa (até 1000 imagens bem entendido que é o limite de cada álbum).
Assim neste momento não uso as imagens, apesar de ser muito giro o modo como as permitem incorporar e visualizar.
Nota: o Picasa é o local onde são guardadas todas as imagens que carregam nos blogues e no buzz, para além de poderem utilizar o próprio software. Vejam a vossa galeria (conta google) em:
http://picasaweb.google.com
Não é exagero 😀
Falhas graves na privacidade porque:
1. Grande parte dos que testaram desconheciam que o Buzz os anunciava no mapa a sua localização (versão mobile)
2. Todos os meus contactos ficaram-me a seguir e eu a eles, e muitas pessoas que são apenas contactos profissionais…(FALHA GRAVISSIMA)
3. Procurar pelo nosso nome, facilmente nos encontram através do Buzz, ou seja, resume-se ao primeiro ponto, quero encontrar alguém, agora até sei onde mora e tudo com precisão. 😉
Será mesmo exagero da minha parte?! 😀
1- Não colocas a morada no teu perfil
2- Carrregaste no botão OK na primeira vez. Vinha lá um ecrã….”quer seguir todos os seus amigos” (e isso só efectuado para as pessoas para quem mandavas emails.. não para todos os contactos!)
3- Não tens de usar um nome real, nem teres amorado indicada.
É certo que podiam ter isso tudo oculto, etc. Mas aqui a questão é: quem não quer que os seus dados sejam localizáveis não os coloca online.
Podes ter dados ocultos que um dia ou outro eles vão ficar disponíveis.
É como os segredos: não se conseguem por dizer a alguém: “Não digas isto a mais ninguém” mas sim por não se contarem!
Esta é a regra de outro de quem usa a internet. Quer privacidade não escreva o que não quer que seja visto!
A questão é que ele por definição vem com tudo activo e eu não pus a morada, não sei se já testaste a versão Buzz via telefone mas ele indica de onde envia-mos os buzz’s por localização GPS, AGPS ou WIFI…
Acho que pré-definido deveria ser tudo inactivo e apenas ligado pelo cliente. Eu tenho duas contas Gmail, uma pessoal e outra pra tudo, acontece que a conta pessoal eu só espreitei o Buzz, e já tava a seguir pessoas sem mesmo ter dado ordem para tal…
São falhas, a meu ver, inadmissiveis e o mal já está feio.. por mais que remedeiem.. foi uma ENORME falha por parte da Google, inclusive há quem tenha tido problemas por causa disso, como reportou o Gizmodo..
Concordo que aumenta a promiscuidade nas contas de Gmail…
Vamos ver o que dá… mas não acho grande prenda este novo recurso do Google.
Já agora ficam algumas dicas para quem quer utilizar o Buzz:
How to Do Everything in Google Buzz (Including Turn It Off)
http://www.fastcompany.com/1546226/how-to-do-everything-in-google-buzz-including-turn-it-off#
Google Buzz Tips, Tricks And Resources – http://www.smashingapps.com/2010/02/11/first-generation-of-google-buzz-tips-tricks-and.html
Boa tarde,
Necessito de saber algumas questões referente a este add-in existente no gmail.
1º Ficam visiveis todos os nossos contactos, ou só apenas aqueles que comunicamos mais regularmente?
2º Que tipo de informação aparece nos nossos contactos referente ao nosso perfil de contactos?
3º Informações sobre a nossa caixa de entrada, referente ao número de e-mails que recebemos ou enviamos? Ou para um contacto ou mais contactos?
4º É possivel um contacto da minha lista de contactos (independente estar num determinado grupo dentro da minha lista ou não?) visualizar ou ter acesso a minha lista global de endereços?
Artur
Caro Paulo Pereira,
Só para confirmar aquilo que disse, li isto hoje que é do interesse dos utilizadores Google Buzz 😉
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8517613.stm
“Unless users changed settings in their profile, this list could automatically be made public, allowing anyone to see who a user corresponded with most frequently.
Mr Jackson told BBC News that the decision to create these automatic lists was borne out of the idea that Google “wanted to provide a great user experience straight out of the box”.
But privacy experts immediately pointed out this could cause problems for journalists, businesses or even people having an illicit affair. ”
Foi aqui que quis chegar, a minha conta pessoal/profissional simplesmente ficou exposta… e isso é uma falha inadmissivel.
Eu pus-me a conhecer a explorar o Buzz noutra conta, sem saber que a minha pessoal já estava ON e a seguir e ser seguidas por contactos que nem são amigos, são simplesmente pessoas com quem troquei e-mails profissionais ou informativos. 😉
Mas neste momento essa situação continua ainda? Ou já foi resolvida?
Se ainda continua vulnerável, quanto tempo durou?
Segundo tenho conhecimento a Google já pós os passos certos a seguir para assegurar a privacidade, etc…
Mas ainda estão a estudar as formas de melhorar o serviço. De qualquer forma todos os utilizadores devem ir às opções e configurar as diferentes opções. (ex, de ninguém ver quem seguimos… onde estamos…etc… )
Ao abrir o Buzz já aparece essa informação na página inicial, a indicar os passos a seguir.
O que fazer a seguir sei eu muito bem o que irá ser. ;P
É tirar todos os contactos e toda a informação pessoal agregada ao gmail e pensar em mudar é de serviço…
É porque não é algo que me preocupe muito, mas sendo que no mail tenho alguns contactos importantes e que não se pode perder e muito menos que se ande ai a espalhar…