Engenheiro da Google dorme numa carrinha!
Tem 23 anos e vive de uma forma peculiar, pelo menos aos nossos olhos. Brandon saiu da cidade de Massachusetts em Maio deste ano e começou uma nova aventura.
Este engenheiro da Google não quis ter uma vida num apartamento caro e decidiu fazer algo extremamente... diferente!
Brandon tem, possivelmente, um dos trabalhos que muitos jovens da idade dele ambicionam. No entanto, na altura de escolher onde iria morar, fez as contas, estudou o assunto e decidiu... viver numa carrinha no parque de estacionamento do Campus da Google.
No Verão passado, ficou em regime de internato no Campus. Ele ficou alocado no alojamento mais barato possível que tinha dois quartos para 4 pessoas. Mas após algumas contas, Brandon percebeu que mesmo assim gastava cerca de 2 mil dólares por mês.
O jovem considera que este gasto é apenas um desperdício de dinheiro e que não o ajudará a construir um futuro e uma vida estável. Por esta e outras razões meteu mãos à obra. Sabendo que iria iniciar o seu trabalho a tempo inteiro em São Francisco após um ano de estudos, Brandon preparou tudo para que nessa altura pudesse adquirir uma carrinha.
Após o custo inicial de cerca de 10 mil dólares pela carrinha, este engenheiro não necessitou de gastar muito mais. O espaço é extremamente minimalista e este jovem só está realmente em casa quando vai dormir. Dado que quer a sua higiene pessoal, quer as suas refeições são feitas no campus da Google, Brandon tem apenas um custo fixo mensal de 121 dólares. Este custo é simplesmente o seguro da sua carrinha.
Como é isto possível? Bem, o jovem explica que não usa electricidade pois não tem nenhum aparelho que necessite de ligar à corrente. A carrinha tem as luzes no tecto, por isso todas as tecnologias necessárias como telemóvel, computador portátil ou luzes extra são carregados entre o trabalho e a bateria que possui. Essa também é abastecida no trabalho.
Esta forma de vida rende ao Brandon cerca do 90% de poupança mensal. O objectivo deste jovem trabalhador é pagar os seus empréstimos que contraiu para os estudos em cerca de 6 meses, poupando assim milhares de euros em relação aos colegas que pagaram em 10 ou 20 anos.
Todas estas poupanças, ajudaram este novo morador de São Francisco a fazer uma vida mais desafogada e a poder desfrutar da vida sem ter de contar as moedas na carteira.
Apesar de todas estas vantagens e pensando até no curto trajecto que este engenheiro faz de sua casa ao local de trabalho, também tem algumas desvantagens já sendo anteriormente abordado por um grupo de seguranças. Segundo o próprio, tudo foi resolvido mostrando o seu crachá de trabalhador Google.
O que acham do estilo de vida do Brandon, eram capazes de ter esta forma de viver?
Este artigo tem mais de um ano
Muito inteligente.
Este não é parvo n. Ele não trabalha na google pq tropeçou por lá.
com 23anos e ja a trabalhar para a google, embora nos US tenham oportunidades que em paises como Portugal sejam quase impossiveis. Eu trabalhei 3anos em Portugal a receber apenas 900euros por mes, emigrei para a Austria e recebo 6000..(as coisas sao um pouco mais caras mas consigo poupar mais de 2000 por mes)
Ninguém quer saber da tua vida, man! És o português mais feliz do mundo!
Acabei de imigrar para a Áustria e senti me um pouco desmotivado com o comentario, só vou bater 3000 🙁
conheco um gajo que desde que saiu da uniiversidade ja correu duas ou tres grandes empresas…e sempre a ganhar bem…a primeira foi a vodafone
Se fosse aqui no Brasil, quando ele fosse tomar banho na empresa (isso quando ele achasse uma empresa que oferecesse esse benefício) e voltasse para o caminhão, não acharia mais nada, só a vaga disponível para outro estacionar!!!
hahah
Então empresas desta dimensão no Brasil instalam-se em espaços que nem existe sistema de segurança e vigilança
vigilança = vigilância. Já agora para quando uma ferramenta de edição temporária aqui no ppl.
viver à cão é o que é. pensa demasiado no dinheiro mas se tiver sucesso na Google não tem que se preocupar muito com isso. o meu diagnóstico é que ele é doido chanfrado
Viver à cão vivem os colegas dele que irão pagar a Universidade até aos 50 anos.
Como todos sabemos as Universidades de lá cobram muito dinheiro pelo ensino o que faz com que os estudantes tenham de recorrer a créditos. Ele não está a pensar no dinheiro como dizes, ele está a pensar no futuro dele, se ele em 5 anos conseguir pagar o crédito com este esforço está livre para depois viver de forma mais luxuosa. É um sacrifício que faz para não ter de ser um escravo dos bancos a vida inteira
Correção- diz no texto que ele quer pagar em seis meses
Não precisou de uma longa existência aos tropeções para desenvolver tal raciocínio. Não direi que seja um exemplo a seguir (pois não é capacidade de todos), mas um exemplo a levar em conta. Um rapaz inteligentissimo!
Tiro o chapéu a todos os que têm coragem de sair da “zona de conforto”… Ainda por cima por um motivo racional.
pois e passado uns meses o trabalho rende menos porque anda deprimido.
Ao menos uma autocaravana, com janelas. Viver numa caixa fechada é deprimente.
Se ele for só lá para dormir não precisa de janelas para nada
Sem casa e dormir numa solitária. Quanta tempo até dar o estoiro?
De esperto não tem nada! Uma autocaravana tem melhores comodidades e na USA são aos montes mais baratas que uma carrinha de transporte!
Mesmo..
Nada na vida se alcança sem sacrifícios pessoais, este sacrifício inicial na vida deste jovem poderá mais tarde dar-lhe uma vida mais desafogada pq em apenas 6 meses tem as dívidas pagas e poderá se concentrar noutros objectivos.
Um sujeito com objectivos e que se sacrifica para lá do extremo para pagar as suas dividas, no entanto acho o demasiado extremo.
Eu conheco quem tenha 30anos e ainda esteja a estudar sem nunca trabalhar. Outro extremo !
23anos e ja engenheiro? Tera um excelente futuro pela frente. Infelizmente em Portugal alguem so chega a uma boa empresa e posicao depois dos 30, e…..
Tenho 21 anos e já sou Eng.Informático…
Pôs Bolonha 😉
Engenheiro ou Licenciado?
+1
+1!
Portugal está cheio de “engenheiros” e “doutores”
Headshoot!
Se algum pessoal soubesse o que é que muitos “putos” fazem em alguns países da Europa…
Conheço um que fundou uma empresa no ramo da informática em 1999 com 15 anos, em 2001 abriu a sua primeira loja e em 2003 expandiu a empresa e abriu mais 6 lojas.
Em 2005 vendeu a empresa a outro grupo por uns bons milhares e fundou outra empresa no mesmo ramo mas virada para serviços a outras empresas…
Hoje, com 30 anos continua a gerir a mesma empresa, tem mais de 200 funcionários e passa mais tempo da vida dele a viajar pelo mundo do que na empresa propriamente dita.
Mas nisso o problema em Portugal está no facto de que nunca fomos educados para arriscar e construir enquanto somos novos e nos podemos dar a esse mesmo luxo.
Por acaso vi esse filme, foi no Hollywood??? 🙂
Não é filme, é mesmo uma verdade… e não é caso único…
Basta pesquisares Online e vais encontrar vários casos pela Europa fora.
Mas como tu não foste educado dessa forma, para ti é um filme 😉
“Mas nisso o problema em Portugal está no facto de que nunca fomos educados para arriscar e construir enquanto somos novos e nos podemos dar a esse mesmo luxo.” Grandes palavras. Revejo-me nelas. Mas tudo muda. Acreditar sempre!
Não é a primeira vez que se ouve falar de casos destes, há noticias de outros engenheiros que dormem nos escritórios da google à socapa.
Achei interessante a disposição de se livrar dos empréstimos, depois vai poder desfrutar com folga
100% ya, boa ideia, voltar ao tempo do penico, que saudades……..
O que eu me ri com este comentário!
🙂 🙂 🙂 🙂
Esse seria eu se tivesse a mesma carreira. Uma casa não faz muita falta quando se consegue gerir bem a vida de outras maneiras.
Também já pensei em fazer o mesmo.
Mas houve uma noite quando estava em casa com uma gastroentrite que perdi rapidamente a vontade… 😉
Mas a ideia é excelente, em 6 meses paga as dividas, depois pode comprar uma casa e voltar a endividar-se!!
Pois é, isso tudo é muito bonito, mas se o gajo estiver a rasca para ir a casa de banho está tramado… Tipo gastro…
Se fosse em Portugal, pagava uma taxa por ter a carrinha no parque, vinha a Câmara e tinha de fazer um projecto de saneamento da carrinha, verificar se a carrinha tinha solidez para ser habitada, exigiam licença de utilização, arranjavam um IMI para carrinhas, taxa da EDP mesmo que não tivesse rede electrica, contador de agua, pre inspeçao de gaz, inspecçao extraodinaria para a carrinha poder ser habitada e no fim, em vez de pagar os estudos ficava a dever o dobro ao estado. Ate as ideias simples precisam de um pais que as permita por em pratica 🙂
Aqui no Brasil, país colonizado pelos portugueses, não seria diferente. A mesma cultura, a mesma mesquinharia.
Acho uma piada quando os Brasileiros falam sobre terem sido colonizados apesar de já terem passado mais de 200 anos.
Que eu saiba a maioria dos Brasileiros têm DNA Europeu, com outras misturas.
Mas falam todos como se fossem Indios da Amazónia.
Façam pela vida!
A presidenta não é de origem Polaca?
No Brasil só existem 40 milhões de pessoas com DNA português.
Cumprimentos
Estás a esquecer-te do facto de se o patrão descobrisse ainda lhe cobrava o uso da casa de banho, da luz que gasta para carregar a bateria e o telemóvel e algo mais que se pudesse lembrar.
Bem a minha empresa tem ginsáio com duches… Faltva aí uma maq. de lavar Roupa e poderia fazer o mesmo.
força e coragem para viver em tais condições mas ao mesmo tempo vontade enorme de pagar o que deve grande homem comprimentos
Muita gente aqui que escreve tem 30 anos e ainda vive debaixo do teto dos pais fazendo comentários como se soubesse a importância de pagar um empréstimo.
Desculpa-me mas que visão mais redutora… A pessoa pode muito bem ter a noção do que é pagar um empréstimo estando nessas condições.
Tu és o maior Nuno. Por não teres 30 anos e não precisares de ninguém. Dou-te os meus parabéns. Ou trabalhas para o governo ou para a NASA. Devias escrever um artigo para o Expresso a contar a tua história. É que como sabes o emprego jovem é bastante alto, e depois o trabalho é precário, não sei se já ouviste falar disso e das associações que foram criadas para defender os direitos dos jovens que tem 30 anos e que vivem na casa dos pais.
Parabéns mais uma vez. És um grande ser humano.
A diferença é essa,o trabalho ainda existe agora emprego é que é mais difícil,se a maior parte precisa-se mesmo de dinheiro para sobreviver ou se quisessem realmente ser independentes seriam.E não conheço ninguém que trabalhe na nasa ou governo.
“..associações que foram criadas para defender os direitos dos jovens que tem 30 anos e que vivem na casa dos pais.”
Que direitos é que eles não tem que os outros tem já agora?
Nossa não e pra tanto, tudo bem que e necessário economizar mas essa vida e de se questionar mesmo
Nós temos a mania de julgar as pessoas e incluo-me. Se virmos um mendigo na rua dizemos todas as barbaridades antes de conhecer a sua história – drogado, bebado… Claro que nestes casos o mendigo não quer estar naquelas condições. Considerando que ele diz que não tem casa porque o banco ficou com ela e o estado não cumpriu o seu dever constituido na constituição.
Há outros casos. De jovens que decidem viver como podem, neste caso em veiculos para atingir objetivos. E não se acham coitadinhos. Pelo contrário. Estão focados e sabem o que querem. Se fosse um jovem português chamavam ele de parvo. Como é um engenheiro da google já pensamos duas vezes. Afinal não deve ser nada fácil ser contratado pela google.
Por outro lado choca-me saber que é difícil arrendar uma casa, é difícil ter uma vida com um mínimo de dignidade. Não devia de ser assim.
Já li aqui cada comentário que me deixa tolo! Eu concordo plenamente com o que o engenheiro está a fazer! Eu próprio passei cerca de 10 anos da minha vida a ter menos regalias e a viver sabe-se Deus como! Mas agora sou patrão e vivo bem!
Reparem “senhores chicos espertos” que pensam que ele “vive mal”!
Se vocês tivessem o azar de ficar sem casa por causa de um tufão e tivessem de se remediar ao certo dormir numa carrinha seria UM LUXO.
Enfim, gente que não sabe o que é a vida…
E porque não? Sem objetivos nada se consegue na vida. Não está a cometer nenhum crime, portanto apenas lhe desejo boa sorte para atingir os objetivos que delineou. Obviamente é mais fácil o sacrifício agora, do que daqui a 10 ou 20 anos, aparentemente não tem filhos ou preocupações semelhantes que dificultariam esta atitude que do meu ponto de vista é válida.
Esse jovem Engenheiro merece o pleno respeito e deve ser um exemplo a seguir apesar de que há indivíduos como o hugo que diz que ele é doido e chanfrado.doido e chanfrado é quem diz e quem não tem a noção da vida esse rapaz vai muito longe.
Vida estúpida na força da vida!
Como já se sabe tudo é questionável …
Eu questiono os Offsores , agências financeiras entre outras do ramo, como quem as utiliza .
Afinal parece que todos concordam que uns ( os mais fracos ) paguem tudo e mais alguma coisa e outros não …
Por cá só se conhece um caso em que a banca ofereceu casa … deve mesmo ser um caso de estudo … ou mesmo do Guinness Book .
Alias , seguindo as ultimas noticias verificasse que empresas como a Porto Editora pagaram uma dada quantia multimilionária ao fisco para não ser penalizada por fugas ao fisco entre outros crimes fiscais . Mas só o fizeram porque mesmo assim continuam a ter lucro de milhões.
Este tipo de “fenómeno” terá muito pouco de democrático , quer queiramos quer não, têm impacto nos impostos como na falada concorrência …
Olhando ao lado “empreendedor” ( vamos lhe chamar assim ) do dito engº só falta subdividir o mesmo espaço e passar a alugar o mesmo a alguém que se encontre no mesmo “desespero” …
Espero não ferir ou ter ferido nenhuma susceptibilidade .
Cumprimentos .
uma caravana era bem melhor, e se não for motorizada acho que nem segura paga
O engenheiro esta de parabéns .
Espero que aguente sem ficar com grandes mazelas .
Mais tarde poderá fazer como o banco e como a google e movimentar o seu dinheiro num qualquer offshore .
identifico-m com este gajo. ag parece-m demasiado minimalista (um futuro Jobs na Google?). S tivesse uma Sprinter d 11 lugares arrancava-lhe tudo menos os acentos da frente e fazia uma campervan… básicos incluídos + kodi