PplWare Mobile

E você? Já se passou para a Google?


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. ALL says:

    O.o

    Esta a noticia na integra na main page?!

  2. Jose Simoes says:

    A vantagem de usar os serviços google é que há muitos olhos a vigiar a google (e eles sabem isso) e eles são cotados na bolsa e sabem que se puserem pé em ramo verde…

    José Simões

    • L.Mata says:

      É a pensar assim que gajos como o Madof e afins conseguiram passar durante anos a burlar as pessoas.

      Confiança cega porque alguém está cotado na bolsa ou porque é grande, é o mesmo que entregar u

      • L.Mata says:

        entregar um bebé a uma matilha e esperar que eles só lhe façam mimos.

        na núvem só se deve meter informação que saibamos que não existe qq tipo de perigo de a usarem para benefício próprio ou que o uso dela nos seja indiferente.

        As google apps já foram por várias vezes alvo de ataques e descobertas falhas de segurança. Nenhuma empresa séria que tenha especial informações confidenciais suas e de seus clientes, vai confiar essa mesma informação a qualquer empresa terceira só para não ter de instalar o Openoffice ou mesmo comprar o Office da MS.

        Se não existissem alternativas gratuitas para desktop era uma coisa. Mas há.

  3. CC says:

    Boas,

    Não se trata de nenhum “evilplan”; trata-se apenas de um modelo de negócio.
    A Google (e outras empresas) estão a disponibilizar serviços da mesma forma que nos países do 3º mundo as tabaqueiras recrutam clientes: oferecendo-os de início para os cobrar mais tarde, quando o cliente já está “agarrado”.
    Em meu entender o “errado” neste modelo é que não há garantias para o Cliente – pode saber quanto paga (ou não) hoje pelo serviço, mas não sabe quanto vai pagar amanhã.

    Para além disso (e esta crítica aplica-se a todos os serviços na “nuvem”) quem garante o que é feito com os nossos dados?
    Para uma empresa como garantir que os seus dados não são vendidos a um concorrente? Mesmo que a licença de utilização o proíba, quem se irá por em tribunal? Uma empresa com sede nas Bermudas, em Taipé ou ainda em Delaware? – e na maior parte dos casos não há mesmo nada para pôr em tribunal, pois as licenças de utilização de alguns serviços são no mínimo “liberais” – veja-se por ex. o Facebook que assegura TODOS os direitos sobre a informação colocada pelos utilizadores mesmo quando estes querem abandonar os serviços.

    Por outro lado a simples utilização dos serviços já é por si uma fonte de rendimento para estas empresas – dispõe assim de informação valiosa, que pode dispor da forma que entenda, e vender a quem a quiser.

  4. techdani says:

    A Google pode ser perigosa. Algum génio que consiga penetrar no sistema deles, ou mesmo aqueles funcionários de alta confiança que podem ter ligações a células terroristas (ou, quiçá, aliens, segundo os tipos mais imaginativos, tipo série V 🙂 ), têm acesso a informações capazes tanto de criar como de destruir e, em larga escala. O acesso a horários de transportes públicos, aviões, tudo publicado na net… Ai ai… Se a CIA ou o FBI lhe metem as mãos em cima.
    O meu maior problema é que a própria Internet e cada vez mais, o mundo, estão-se a tornar dependentes da Google. Em breve, se alguém conseguir dominar a Google, ou seja, um governo, terá o mundo a seus pés. Imaginem todo o mundo numa guerra. Os EUA controlam a Google, que domina quase todos os serviços. Sob uma ameaça de fecho da google ou dos seus serviços (desde o alojamento de seviços), qualquer dos inimigos deixa de poder ripostar e comunicar da mesma forma que os EUA. Um pouco à semelhança do GPS, os EUA dominam cada vez mais.

    • aFriend® says:

      A realidade é bem diferente daquilo que as pessoas pensam e acreditam. A Google não é perigosa, ela só é alimentada com o tipo de informação que lhes dermos. Um utilizador consciente, sabe o que pôe na Web, e se não puser nenhuma informação vital, nunca sofrerá consequências.

      Eu não gosto de certas politicas da Google, o que faço? Não instalo certos programas deles. Eu não quero informaçõpes pessoais minhas espalhadas na web… o que faço? Não as ponho. É simples 😉

      Agora se pensam que o Governo se aproveita da Google estão enganados. A Google tem pouco mais 10 anos, e os Governos estão mais avançados que eles 50 anos (ou mais) na area tecnológica. NSA … Echlon?.. nunca ouviram falar? Pois bem, têm super-computadores capazes de fazer os da Google meros “netbooks”, se é que percebem a analogia! 😉 Com poder de criptografia enorme capazes de descodificar os mais infimos códigos, assim como analisar palavras chave em tudo o que circula na web, botnets avançados e silênciosos. Aparte disso, temos também outros botnets potentissimos vindos da China, e mais uma vez, silênciosos que 99% das pessoas nem sequer tem consciencia da sua existencia. Portanto, se querem privacidade, se não se querem sentir “ameaçados” ou um atentado à vossa privacidade, essa atitude passa por vocês e não pelas companhias, porque afinal de contas quem lá mete a informação somos nós, eles limitam-se a recebe-la. 😉

      Aparte disto, só acho é que deveriam haver leis mais rigorosas de terceiros a porem informações nossas sem o nosso consentimento. Como acontece em facebooks e companhia, que pessoas podem por fotos nossas, partilhar informação nossa, sem que nós queiramos, e o que acontece na web, uma vez posto… dificilmente deseparecerá…

      • techdani says:

        O problema é que o indivíduo comum não se preocupa, não toma uma posição crítica.

        • estsoul says:

          Techdani, como se pode tomar uma posição quando não se sabe ou se desconhece ? Quando cria uma conta de algum serviço online é sempre “next” “next” “next” e oops aceitou-se coisas que não se tomou conhecimento. Na minha opinião a google não tem culpa de nada, ninguém é obrigado a utilizar os serviços. É pena é ver pessoas criticarem e usarem (de borla) os ditos serviços (ultra-evil). Eu uso (alguns) e estou feliz !:D
          Eu acho que deviam fazer “exterminador 5” invés de Skynet ser Google ehehehe

      • a Friend® says:

        @techdani

        Tomar até toma. Toma a posição critica de apontar o dedo aos outros quando o problema está em nós. Que moral tem alguém de criticar a Google de falta de privacidade quando essa pessoa é que lhe forneceu a informação? 😉

        Já me faz lembrar os milhares de casos de mulheres e miudas que poêm fotos na Internet todas nuas, depois quando da ribalta passam para à humilhação, culpabilizam a web, como se esta é que lhes tivesse tirado as fotos e lá posto…

        A privacidade é tudo uma questão de consciencialização. Se eu tiver um segredo e contar a alguém esse segredo, a partir desse momento deixou de ser segredo.

      • manu says:

        Não tiveram de te matar por teres essa informação toda? lol

        O negócio da google é a cauda longa. Eles não burros e estão em todas as frentes em termos tecnológicos. Claro que eles querem lucrar mas têm outras estratégias de mercado, diferentes de empresas como a microsoft ou apple. Ter a informação em “nuvem” claro que é perigoso mas será que ter um sistema operativo seja ele qual for também não o é? Será que a microsoft, apple ou mesmo todas as distros linux não têm programas a correr no “background” a mandar informações vitais. Todos os programas tem falhas, aliás, tudo que existe tem falhas.

        abraço

  5. KOizo says:

    offtopic google:
    so uma curiosidade_; hoje ha um Doodle novo http://www.google.pt/logos/gabor10-hp.png

    a festejar o 110º aniversario de Dennis Gabor k recebeu um prêmio Nobel de Física por inventar o holograma 😉

  6. Paulo39 says:

    “Será que é mesmo verdade que a Google examina e recolhe toda a informação que existe na Internet? Os nossos dados estão seguros com eles? Vão ser utilizados para nos catalogar?”

    Eu acho que é claro que a Google analisa todos os dados que recolhe na internet. Foi nisso que eles se especializaram.
    Mas se isso é negativo ou não, já é outra discussão.
    É perfeitamente natural que esses dados sejam utilizados para nos catalogar.

    Na minha opinião, a Google utiliza os nossos dados para nos poder dar um serviço melhor. E dão.

  7. mGo says:

    Incomoda-me um pouco saber que uma empresa (seja a Google ou outra) detém tanto poder. Porém, toda a vida fomos manipulados (ainda somos e continuaremos a ser) por governos que de bem-feitores nada têm. Venha o Diabo e escolha… Não acham que CIA serviços secretos do mundo inteiro manipulam bem pior a informação disponível? Não é teoria da conspiração; é a realidade! Haverá sempre um Big Brother, a tecnologia apenas trouxe novos players…

  8. paranoid_not_android says:

    Eu acho que estes conceitos nuvem em teoria fazem todo o sentido mas é um visão idealista. Isto vai acarretar muitos problemas no futuro.

    1. Para quem trabalha em informática

    Pode começar a procurar outro emprego. Se este conceito triunfar não haverá mais espaço para milhões de pequenas e medias empresas que presta serviços informáticos.
    O negócio ficará na mão de 5 ou 6 grandes players e o resto é couves.

    O google neste video não diz a quantidade de desempregados que depois vão ficar sem emprego pois tornam-se desnecessários.

    2. As óbivas questões de privacidade

    3. Os termos de responsabilidade quem me garante que um funcionário de uma empresa destas não irá aceder a informação e que a vá vender a um grupo rival? Não há mesmo.

    Há muitas mais considerações a ter sobre este modelo mas estas três parecem me as mais importantes… para ja.

  9. jeronimo says:

    Quanta catastrofe hein???
    Eu tenho um empresa com 11 anos de idade e utilizo os serviços da Google ha pelo menos uns 3 anos e não me arrependo nem um pouco.

    Vejamos a seguinte situação, quem aqui trabalha com desenvolvimento de sites, desenvolve por exemplo em PHP e hospeda o site criado em algum desses serviços terceirizados de hospedagem? No meu ponto de vista não tem muita diferença, você vai colocar em um servidor de um terceiro a lógica toda daquelas classes orientadas a objeto que você levou horas ou até dias pensando… o que te garante que a empresa não esta analisando os teus códigos fonte ou os dados que você guarda no banco de dados que está nesse mesmo servidor? Acho que o mesmo tipo de contrato né?

    Bom, se algum dia acabarmos sabendo que a Google foi pro lado negro da forç eu to fu…., uso pessoalmente todos os serviços deles, desde a integração dos dados cadastrados com o meu celular com android, agenda, docs, maps, adsense, adwords, etc…etc… etc…. ai meu deus, espero que eles estejam no ar hoje se não nem vou levantar dessa cama…. espera um pouco…. ufa!!! Tá tulo lá certinho, vou levantar pra tomar café da manhã que a minha esposa já está me esperando na cozinha rsrsrsrsrsrs

    Abs

  10. KOizo says:

    e ja ouvirasm falar nisto, Google Apps Authorized Reseller Program ?: http://www.google.com/apps/intl/en/business/resellers/details.html

    kerem por vendedores de porta em porta

    • paranoid_not_android says:

      Sim isso é mesmo o futuro para os técnicos de informática que vão para o desemprego é ser Caixeiro-viajante para o Google encher os bolsos.

      Não obrigado.

  11. Jose Simoes says:

    Eu uso o google intensivamente quer para uso pessoal (mas não íntimo, isso não vai para nenhum sítio da Internet), quer para uso profissional, se bem que de modo autónomo em relação ao meu empregador. Só serviços gratuitos, mas uso quase de tudo que existe gratuito (e há muito).

    Tenho medo de que usem a minha informação? Não. Em primeiro lugar não tenho nada na net que seja particularmente grave a sua divulgação (e se tivesse estaria encriptado).

    Por outro qualquer que seja o meu fornecedor de serviços, não tenho nenhuma garantia que fosse melhor. A Google tem muitos olhos postos em cima e é cotada numa bolsa a sério (ao contrário do Madoff). O mesmo não se pode dizer de outros prestadores de serviços semelhantes por todo o mundo.

    De momento a Google é o serviço que eu acho mais seguro para o que eu preciso (email, calendário(s), documentos, wikis, lista de tarefas, avisar-me por SMS dos meus compromissos, guardar e eventualmente compartilhar fotos (também uso o flickr) quer pessoais quer profissionais. Alguém sugere um fornecedor mais seguro para o indicado? Nacional ou estrangeiro?

    Em relação ao “para já a droga é grátis, depois logo se vê”, é obviamente um conceito que me preocupa. Seria provavelmente legal à Google dizer “a partir do próximo mês passam a pagar,…e bem”.

    Não penso que isso vá acontecer, mas é uma possibilidade para a qual tenho de estar preparado. Para tal mantenho backups de toda a informação crítica que mantenho na net e só uso serviços que tenham um modo fácil de fazer backups a granel (bulk). Mais uma vês não conheço fornecedores de serviços, nacional ou estrangeiro, com melhor perfil.

    E finalmente falo do emprego. As dificuldades de emprego vêem de meia dúzia de factos.

    (1) O facto de estarmos todos a comprar produtos e serviços produzidos por mão de obra escrava. Para competir com esses produtos teremos de ser escravos.

    (2) As patentes de ideias que permitem a empresas com muito bom financiamento cobrar uma elevada taxa sobre a criatividade, e sobre as PME, sem produzir nada de útil.

    (3) Os produtos derivados, negociáveis em bolsa, sem qualquer utilidade económica, que são usados para capitalizar informação privilegiada ou enganar quem tenta criara alguma poupança ou assegurar a reforma e assim retiram dinheiro à economia.

    (4) A corrupção dos governos e das instâncias internacionais que permitem aos seus funcionários levar à prática os desejos dos lobbies.

    (5) Os paraísos fora da lei onde o dinheiro obtido pode descansar

    (6) A guerra em curso entre os EUA e o islão, que custa dinheiro que é retirado das economias.

    Nada disto tem a ver com os serviços prestados pela Google.

    José Simões

  12. Gerardo says:

    Onde é que os vossos mails estão mais seguros, no google ou no vosso servidor exchange na vossa empresa? Não levem a mal mas confio mais na equipa do google do que na maior parte dos técnicos que por ai andam. Não é por não saberem, mas como têm de fazer tudo não se especializam em nada. Nem as empresas podem ter 1 especialista de AD, 1 de exchange, 1 de segurança, etc.
    Se quiserem entrar na vossa empresa provavelmente se contratarem as pessoas certas, entram. Cada vez que vem cá um especialista e segurança consegue entrar sem grande esforço na maior parte das empresas.

  13. fmmcosta says:

    A Google é uma empresa ou melhor… tem os seus lucros através da publicidade. Examinar toda a informação dos seus serviços gratuitos é analisada para criarem profiles e depois disponibilizar a publicidade adequada a esses profiles, entre outras razões.

    A Google é tão boazinha e inocente que quando por todo o mundo andaram os famosos carros da Google a recolher informação para o Google Street View (ou lá como se chama) para além dessa informação também capturou tudo o que era dados wireless. Porque haveria de fazer isso? lol

    “Sim, foi um lapso mas… não vamos apagar a informação”

    Eles próprios já admitiram… porque não fazem uma noticia sobre isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.