Fusão entre Chrome OS e o Android anunciada a 4 de Outubro
A Google tem no Android e no Chrome OS a sua presença nos sistemas operativos. Se a sua adesão tem valores completamente diferentes, isso poderá mudar em breve.
Já há algum tempo se fala que a Google poderá unir estes dois sistemas operativos, e este momento poderá estar prestes a chegar. No evento marcado para 4 de Outubro tudo deverá ser revelado.
Ainda não existe nada em concreto sobre o que a Google está a preparar para os seus dois sistemas operativos. Fala-se que, em breve, tanto o Android como o Chrome OS desapareçam e que, no seu lugar, surja o Andromeda, uma fusão entre os seus dois sistemas operativos.
Este novo SO irá conseguir suprir as necessidades tanto dos smartphones como dos portáteis, sendo uma plataforma transversal e que irá também conseguir atingir as novas plataformas mistas, em que existe um portátil e um tablet.
A ideia desta fusão tem surgido ao longo do tempo, sempre sem se confirmar ou com provas de que vai existir. Mas um tweet lançado por Hiroshi Lockheimer, Vice Presidente Sénior do Android, Google Play e Chrome, mostrou agora que algo vai acontecer no dia 4 de Outubro.
We announced the 1st version of Android 8 years ago today. I have a feeling 8 years from now we'll be talking about Oct 4, 2016.
— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) September 24, 2016
É neste dia que a Google vai realizar um evento onde irá concentrar muito das suas novidades que tem preparadas. Fala-se dos novos smartphones Pixel e Pixel XL, um novo Chromecast 4K e até um novo router Wi-Fi.
Mas há espaço para muito mais novidades e é aqui que o Andromeda pode surgir. Este será o sistema operativo que irá fundir o Android e o Chrome OS, segundo uma linha que irá garantir que a mesma plataforma sirva para todo o hardware disponível.
O Andromeda demorará ainda algum tempo a chegar, devendo estar apenas disponível em 2017. Este será apenas o primeiro passo da Google, que mostrará assim o que pretende fazer com este seu novo sistema operativo e com todas as suas novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Se isso for verdade, esse será o primeiro SO que tem força (preço e programas disponíveis) para tentar incomodar o Windows em pcs.
+1 mas a ver vamos!
Era bom que fosse possível instalar nos smartphones android… fosse qual fosse a marca.
(e que as specs não fossem altas, de preferência).
O Chrome OS corre apps Android e nem abana um fio de cabelo à Microsoft, o que te leva a pensar que o Andromeda o vai fazer?
E que problemas isto resolve?
Há um que não resolve, comichão nos iFans, sobretudo naqueles que são logo os primeiros a mandar bitaites nos artigos Google/Android.
Era bom que desses pelo menos uma razão, em vez de vires com os “iFans”, que ninguém te atacou.
E porque é que a galinha atravessou a estrada?
Era bom que antes de se comentar se lesse o artigo e se quer saber as potencialidades se espere pelo lançamento. Perguntas iRetoricas é outra história e merecem a resposta dada.
A médio/longo prazo resolverá um problema chamado Windows. É o meu palpite.
Palpites valem o que valem e se valessem de alguma coisa não se davam mas sim vendiam-se, o meu palpite é que esse futuro o sistema operativo da Google irá trazer declínio para o Windows e poderá dentro de alguns anos até passar o Windows nos sistemas operativos de computadores pessoais. Utiliza menos recursos, é mais atrativo e menos intrusivo. E supostamente será open-source, algo que tem um valor tremendo.
Qual é o problema do Windows mesmo?
Ao meu ver, ele quis dizer que o Windows é um problema para a Google.
O problema do windows e não ter uma maça nas costas com um hardware underpowered para o preço e que as pessoas pensam que tem cpus e gpus com uma performance fora do normal feitos apenas para a companhia.
o chrome OS em si não é open source, é é baseado no Chromium OS, esse sim é open-source.
Não percebo porque é que existe um ódio generalizado ao Windows, mas se calhar podes ser tu o primeiro a responder.
Não é ódio. Acho que o que incomoda é o monopólio do Windows, seria bom ter uma segunda via que fosse prática.
Mas não incomoda o monopólio do Android vs Windows 10 mobile?
Parecias o censo agr com essas perguntas sem nexo..vai tornar o chrome os num sistema com mais utilidade em offline
Oi?
Passas a ter uma única equipe de desenvolvimento.
Nenhum.
Ganha a google em termos de eficiência. Ganham os fabricantes que venderao mais teleles
Ganha o consumidor que terá à partida telemóveis/portáteis/Desktops com SO mais maduro, estável, mais uniformizado e actualizado “universalmente”.
Assim, ganham todos!
Está a falar do Windows não está?
Diziam que a Microsoft era doida ao unificar os seus sistemas operativos. Diziam que o caminho certo era dividir para reinar, como faz a Apple. Mas agora parece que estão a dar razão à Microsoft!
São como o vento…
A Microsoft sempre mostrou como era o caminho. Já o tinha feito com os tablets e a apple copiou, fez com os smartphones e a Google copiou.
Até mesmo são capazes de referir que o Bing Maps é uma cópia do Google Maps, quando de facto a Microsoft tinha o Encarta em 1990 e foi obrigada a vender as empresa por questões concorrenciais…
Inovação é com a Microsoft, o resto vai atrás com equipas de marketing.
Se a Microsoft apostasse mais no marketing, tinha o mundo na mão, mas em vez disso tem o ódio dos utilizadores por ser uma empresa corporativa com capital para gastar na aquisição de outras empresas e para vender o seu software.
…ganha nas patentes.
Diziam? quem?
Isto só vem dar razão à M$ que já à muito trabalha num SO único e transversal a todos os equipamentos. É certo que um SO que seja transversal a todas as plataformas simplifica tudo, desde o desenvolvimento à integração, e a mobilidade sai beneficiada.
Não fosse a falta de apps no W10 mobile e este seria o melhor SO de sempre. Os developers é que estão a matar este SO, com o desinteresse pelo desenvolvimento de apps, embora seja no desenvolvimento de apps para o W10 mobile que os developers mais ganham.
Seria? Não. É o melhor SO de sempre…
Esqueçam o SO único e transversal da Microsoft. Windows Phone está morto, só falta a Microsoft anunciar o funeral.
É uma pena porque também o acho um excelente SO, e mais concorrência é sempre melhor para nós consumidores.
As vezes não basta ter só boas ideias, é preciso o timing certo para as executar, e a Microsoft falhou nisso.
Windows 10 corre em: PC, Tablet, hibridos Hololens, Xbox one, IoT e smartphones.
Como podes ver, limitar a coisa a pc e smartphone é denunciar desconhecimento
Queda da microsoft?
Atencao que esta fusao pode afetar os fabricantes….ao mudar algumas partes do android, pode ser que alguns updates fiquem afetados temporariamente….(tou a referir me a marcas q fazem updates claro)
Lista das empresas que fazem pelo menos um update:
– Google
Fim da lista.
Motorola/Lenovo
Xiaomi
Isto deve ser um marco na história da Google, bem como na informatica. Acredito que agora o Windows pode vir a ter um concorrente de peso no SO desktop
Se o pessoal soubesse “mexer” num SO que conheço, já tinham entendido que o windows já tem um concorrente para desktop à muito tempo.
Se fossemos todos Eng. Informáticos e programadores não precisaríamos de UI…
Ui, só vens aqui ao pplware de vez em quando não é? ZorinOS, elementaryOS, linux mint, tudo distros bonitas, em que usas a linha de comandos se quiseres.
É mais se precisares. Experimenta lá instalar o servidor de DLNA serviio ou o servidor de VPN softether sem linha de comando.
Sim, porque o verdadeiro utilizador do Windows instala isso tudo!
Deixem-se de coisas, para a utilização que um utilizador médio de Windows dá ao PC, o Linux aguenta-se, sem nunca precisar de usar a linha de comandos
Entendam uma coisa, ninguém quer saber da porcaria do Linux. Nós gostamos de sistemas a sério, não sistemas de experimentação e que ninguém conhece.
Como tu não conheces não presta… A ignorância tem disto. Já agora, vê a sondagem que o pplware está a fazer e cala o bico.
Sim de facto já existe muitos SOs excelentes. Contudo este com a chancela da Google terá maior repercussão comercialmente.
Eu adoro o Ubuntu. Mas passado 1 semana quem utilizava esse PC pediu para meter Windows novamente.
Enfim. Ninguém faz um esforço para se adaptar.
O windows não requer esforço. E muitos usam os pcs como ferramenta de trabalho, não para exibir dotes de informatico.
Tenho os meus pais com mais de 60 anos a usar o pc com linux, Xubuntu neste caso, e fazem as tarefas normais jô dia a dia, mais o meu pai onde gere a empresa para o qual trabalha e rotina diária… Por isso deixem-se de coisas, porque se pessoas sem formação conseguem usar (n usam linhas comandos) qualquer um consegue… E não fica lento nem com viroses!
o saber “mexer” invalida o ser concorrente… 😉
Isto vai ser interessante, na medida em que o Google tem dominio no mobile, e o desktop é um mercado novo/com pouca expressão, e a MS é ao contrário.
A ver qual vai vingar
Tudo dependerá das contrapartidas aos fabricantes de hardware e software em apostar na Google. E também nao podemos esquecer na resposta a que MS poderá dar
Quando a MS lançou o win Phone e agora o Mobile o pessoal: “a MS já veio tarde, o sistema não é usado por ningurm, etc e tal.
A Google lançará agora um sistema operativo, o pessoal: “É o fim da MS”…
Vão ser precisos 512GB de RAM.
Lol
Vamos aguardar para ver as novidades.
https://opensusebrblog.wordpress.com/
já não bastava smartphones desactualizados, agora vamos ter pcs desactualizados 🙂
isto é tudo muito bonito, mas depois temos hardware que vem do fabricante todo bloqueado e que só nos permite ter o SO de origem. A Microsoft já o faz em muitos portáteis, a Google idem. eu quando compro um hardware quero ter a liberdade de poder escolher o meu SO. just saying.
Então monta um pc e instala o que quiseres.
Muito gostas de mandar naquilo que os outros fazem… E ainda por cima a usas os outros disso, que lata!
O que vai acontecer com androids antigos?