Chrome: Será este o browser mais rápido?
Longe vão os tempos em que o Chrome era apenas mais um novo browser, cheio de promessas e de dúvidas. Depressa evoluiu para uma ferramenta indispensável e capaz de ombrear com a feroz concorrência.
Por essa razão cada vez mais utilizadores o elegeram como o seu browser de eleição e não passam sem ele. Uma das características que depressa é evidenciada é a sua velocidade. Vejam como no vídeo abaixo a verdadeira velocidade do Chrome quando comparado com eventos que sabemos ser rápido, muito rápidos.
O vídeo apresentado em cima é apenas mais um dos muitos já publicados pela Google como forma de publicitar o seu browser. A sua intenção é mostrar aos seus potenciais utilizadores as características que o fazem uma excelente ferramenta. Desta forma conseguem fazer com que muitos mais utilizadores o testem e quem sabe não façam a mudança.
Esta campanha, lançada desde que o Chrome se tornou público, tem trazido até nós vídeos deliciosos e que revelam as características que, segundo a Google, tornam este browser único.
Equipamento utilizado:
- Computador: MacBook Pro com o Windows instalado.
- Monitor - 24" Asus: Foi substituída a lâmpada fluorescente habitualmente utilizada por uma de muito maior, de tungsténio, por forma a conseguir dar mais luz à captura do ecrã. Adicionalmente o monitor foi rodado 180º para eliminar uma sombra provocada pelo driver da placa gráfica e invertida a imagem nas preferências de sistema. Não foi utilizado qualquer software neste processo.
- Acesso à Internet de 15Mbps.
- Câmara: Phantom v640 High Speed Camera com 1920 x 1080 que filmou a 2700 fps
E como a evolução não para na Google a nova versão beta lançada esta semana incorpora no Chrome novidades que tornam esta versão a mais rápida até à data, com melhorias de 30% nos testes de benchmark V8 e de 35% nos testes de benchmark SunSpider quando comparado com a anterior beta.
Na verdade o Chrome conseguiu melhorias de 213% e 305% nestes testes de benchmark desde a sua primeira versão beta.
E deixamos aqui, tal como pedido por vós em apresentações de vídeos de publicidade anteriores, o making-off. Podem desta forma entender como foi possível criar um anúncio tão bem conseguido.
Aguardamos ansiosamente pelas próximas versões do Chrome pois habitualmente a essas estão associados os lançamentos de vídeos novos para celebrar e mostrar as novas características disponibilizadas.
Entretanto revejam os vídeos e deliciem-se.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Não interessa a velocidade de Internet
… que foi utilizada porque as páginas que foram carregadas estão no disco C. Que fail. A abrir páginas no disco qualquer browser é rápido.
O que está a ser testado tempo de processamento de javascript!
Negativo. O IE mesmo carregando arquivos locais é lento. Experimento isso todo dia na intranet da empresa.
parvoice… só se for no teu pentium…
no meu, o IE8, foi e é o mais rápido browser que existe no windows…
Reconheço que o Internet Explorer 8 é rápido apenas no Windows 7, mas mesmo assim o Google chrome é mais rápido.
Que o chrome é indispensável é a mais pura verdade… A simplicidade dele fa-lo ser o melhor browser que alguém que não precisa de muito avanço informático pode ter. Uso-o como browser secundário, mas ligado ao meu Firefox pela extensão “Chrome View”. Assim tenho a internet toda na mão ao ritmo que gosto de ter…
Agora quanto ao teste, um pouco estranho talvez?! “MacBook Pro com o Windows instalado”? Não era mais fácil arranjar um portátil, como um Sony Vaio ou assim, e fazer os testes? Eu acho que ninguém tem um computador com as características que foram descritas… Acho que isso acaba por retirar credibilidade a um teste que todos já sabemos o resultado. Se é um browser mais simples, é normal que seja mais rápido também 😀
“Eu acho que ninguém tem um computador com as características que foram descritas…”
eu tenho 1 macbook com o windows instalado!..
quanto a publicidade.., acho brilhante o google estar a apostar no visual mecânico, acho interessante pelo facto de ja n ser assim tão visto!..
quanto ao browser.., acho q n faz sentido NENHUM…, usar o FF + chrome.., e ainda mais…, usar o chrome, no FF…. de qualquer das maneiras, apartir daqui devem chover opiniões e exemplos…
Quando eu disse que ninguem tem um computador assim referia-me a:
“Monitor – 24″ Asus: Foi substituída a lâmpada fluorescente habitualmente utilizada por uma de muito maior, de tungsténio, por forma a conseguir dar mais luz à captura do ecrã.
Adicionalmente o monitor foi rodado 180º para eliminar uma sombra provocada pelo driver da placa gráfica e invertida a imagem nas preferências de sistema. Não foi utilizado qualquer software neste processo.”
Quanto ao Firefox + Chrome, eu não sei que uso dás ao PC, mas cada um tem de adaptar o seu computador ao uso que faz dele, eu apenas exemplifiquei a minha maneira, claro que há outras e compreendo o que queiras dizer 😀
Aqui o meu Firefox é bem mais rápido! 😀
mas aposto que não testaste contra uma batata 🙂
Deve ser deve 😛
Eu acredito que o dele é mais rápido no teste da batata…
Caríssimos, aquilo é publicidade, genial, mas publicidade.
Pessoalmente deixei de usar o Firefox, pois o Chrome está (na minha opinião) melhor que o Firefox para o meu tipo de perfil de utilizador.
E eu a pensar que era caso isolado deste lado do Pplware…
Eu sempre remei contra a maré do establishment na Internet e contra o que nos é imposto por modas. Parece que lá arrastei mais um para o lado bom da força!
“Eu sempre remei contra a maré do establishment na Internet e contra o que nos é imposto por modas.”
Afirmar isto num contexto em que admite ser utilizador do Chrome acaba por ser uma grande contradição…
Toda a gente sabe que não há companhia (relacionada directamente com a internet) que esteja melhor estabelecida e mais na moda do que a Google.
Aliás, o sucesso desse browser deve-se a isso mesmo, à “moda” Google.
Por muito que admire esse produto, peço-lhe que seja, por um momento, realista e admita que se não fosse da Google seria-lhe completamente indiferente.
É devido à “moda” Google que todos os seus produtos estão destinados a ser um sucesso, mesmo antes de o serem.
Quanto ao Chrome ser uma ferramenta indispensável, tenho instalada a última versão estável (tal como a de vários outros browsers) e por muitas vezes tentei dar-lhe uma oportunidade (talvez, quem sabe, por estar na moda)…
Acabo por desistir ao fim de alguns dias e volto ao meu browser de eleição; Sim, o Chrome é rápido e isso já todos sabemos mas e depois?…
Um bólide de Fórmula 1 também é rápido mas nunca encontrei nenhum, de manhãzinha, a caminho do emprego.
Em relação à publicidade, sim está muito bem conseguida, o que não muda o facto de ter sido criada, tal como toda a publicidade, a pensar no beneficio da entidade “vendedora” e não no de quem “compra”.
“Um bólide de Fórmula 1 também é rápido mas nunca encontrei nenhum, de manhãzinha, a caminho do emprego.”
Priceless….
Adorei! FF FTW!!!
mais uma vez google a espalhar magia!! grande video!! reizinhos!
Publicidade muito boa sem sombra de dúvida!
Encontrei um artigo interessante que fala das funções simples que o Chrome não possui. Não me fazem todas falta, mas é certo que a “simplicidade” do Chrome o torna mais rápido.
http://www.labnol.org/software/google-chrome-problems/9881/
Muito boa publicidade por parte da google, estas ultimas publicidades “experimentais”(que eles inventam) tem sido brutais, estao muito giras estao 😛
Para mim, a única coisa que falta no chrome é o scrolling com o botão do meio do rato (no linux), e mesmo no windows podia ser melhorado.
De resto, não tenho razão de queixa 🙂
O problema não está no Chrome, está é no teu rato ou nalgum hardware do computador!
Uso e abuso do scroll do rato em Linux, sem problema algum, seja Chrome, Firefox ou qualquer outra aplicação.
No Firefox funciona, eu estou-me a referir ao scrolling clicando no botão do meio do rato e arrastando (não sei o nome).
Acho que quis se referir aos “mouse gestures” ou atalhos do rato. Eu uso o Chromium 5.0.389.0 com uma extensão chamada Mouse Stroke e funciona (Mandriva Linux 2010). Não é tão perfeito quanto era no Firefox, mas já ajuda.
Admito que relutei em deixar o Firefox, até porque minha internet era lenta e eu precisava dos plugins do FF para me ajudar na navegação. Este ano assinei uma banda larga decente e fiz um teste no Google Chrome (Chromium)… Resultado: ele já supre as necessidades de grande parte dos usuários. Talvez os usuários mais básicos ainda sintam falta dos menus do IE (já deveria ter sumido do mapa há anos), mas qualquer usuário intermediário está apto a fazer do Chrome o seu navegador padrão.
OHHH YEAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!
lá vem os “haters” todos dizer k os testes sao “fakes” e bá blá blá blá blá, voces são bons é pra usar o internet explorar versão 6, e nadar em spyware o resto das vossas vidas. Epá, eu sou um viciado em firefox, sempre fui e sempre serei, no entanto sou capaz de vir aqui admitir que realmente o Chrome tem quebrado fronteiras! Quando uma empresa se anda a esforçar pra nos trazer um produto bom, e a custo ZERO, qual é o problema?! Parece as guerrinhas do windows VS Linux. omg…
Cada um defende o que utiliza e isso tem valor, mas claro que não o podem impor pois o perfil de utilização não será igual em nenhum dos exemplos.
Mas… claro o que será a vida sem uma competição? 😀
A vida sem competição seria muito mais saudável! E por ventura mais justa.
Mas claro, é apenas a minha opinião.
O grande problema da competição, em geral, é que as pessoas querem ser melhores que o vizinho, não querem ser apenas boas!
isso significa desenvolvimento…
lolllllllll
a competição é que fez e sempre fará o desenvolvimento…
parece-me que estás errado..
Não é necessária a competição para desenvolver.
Esta é a minha opinião e não está errada, apenas diferente da tua!
A competição anda de mãos dadas com a ganância e a inveja!
Competição não significa desenvolvimento… Isso é o que a mídia nos ensina desde crianças, até nos desenhos animados. Acreditar nisto é admitir que o ser humano existe para se sentir superior diante de seus próprios semelhantes. De outro lado, a mídia também prega que, perante um Deus justo, somos todos iguais.
Sendo assim, onde está o erro?
“A competição anda de mãos dadas com a ganância e a inveja!” [2]
OHHH YEAHHHHHHHHH!!!!!!!!!
Não se pode dizer que os teste mostrados na publicidade são 100% verdadeiros, duvido que tenham usado um servidor remoto e conexão à Internet, o mais provável é o servidor ser o pc que aparece no vídeo.
Mas também admito que ele está melhor no teste do sunspider que eu fiz foi 9ms mais rápido que o opera(se bem que o opera tem algum tempo de uso e o chrome não, estou curioso para saber como se comportavam num pc recém formatado), inclusive podes confirmar no ultimo post sobre o IE9 que eu defendo estas melhorias, afinal se os piores/menos bons não evoluírem o melhores não tem razão para melhorar, e quem ganha com estas melhorias são os utilizadores.
Até concordo com sua opinião. Faz sentido.
Mas o pior é que a Microsoft domina o mercado (nem tanto por mérito) e cria tendências e padrões que muitos desenvolvedores de páginas web ainda seguem. Pensando por este lado, não seria errado afirmar que a extinção do IE alavancaria a qualidade dos navegadores atuais (a “briga” seria mais justa), assim como poderia melhorar a experiência da internet como um todo.
OHHH YEAHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!
PS.: Isso tudo considerando até o IE8, que não trouxe nada de novo à experiência de navegação e ainda se mantém como líder de mercado.
O vídeo está muito bom, ao que a Google já nos habituou…
Em relação à velocidade do browser, é APENAS SHOW OFF….
A velocidade depende de tantos factores, que é absurdo, e obviamente que o Chrome não é o browser mais rápido do mercado, basta ver dezenas de testes que são feitos em estudos e estatisticas…
Pra mim está claro que é uma brincadeira bem humorada e criativa. Quanto ao Chrome, eu diria que ele está se tornando um paradígma. Quem ainda estiver com o IE, não precisa testar o Firefox, vá direto para o Chrome…rs
Não quero outro ! Sem claro menosprezar outros browsers.
“Desta forma conseguem fazer com que muitos mais utilizadores o testem e quem sabe não façam a mudança.”
Viva o sempre actual, animal de carga, na ponta da tecnologia, cheio de truques e camaleão tecnológico :
Mozzila Firefox !! *
* este não tem letras pequeninas de contrato, nem espia o ppl na internet (deixa que o google faça isso por ele, mas podem utilizar outro motor de busca : a sério!) e é 100% livre de calorias copyright.
Enfim, i’m addicted to mozzila love
Gostei da sua observação! Mas um dos motivos de eu ter migrado do FF para o Chrome foi porque o FF chegou a consumir 1,4Gb dos meus 4Gb de memória RAM. Sei que a RAM existe para ser utilizada mesmo… UTILIZADA, não desperdiçada!
Sem contar o consumo do processador…
Mas é fato que vivemos num mundo dinâmico e tudo pode mudar… O que é padrão hoje, pode não ser amanhã. Por hora, o meu padrão é o Google Chrome (Chromium).
OHHH YEAHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pois olha que o argumento que utilizaste é o pior que te podias de ter lembrado.
O Chrome usa muito mais memória ram do que o firefox. (quando se têm vários separadores abertos)
Não aqui no meu sistema. E sempre fico com várias abas abertas. Só para lembrar: utilizo Linux e não uso o Google Chrome original. Uso o Chromium sempre em sua última versão beta. Para quem não sabe, o Chromium é o projeto de código aberto do Google Chrome. Aqui ele se comporta como o mais veloz e o mais leve, comparando com o Firefox e o Opera.
OHHH YEAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!
@Maldditu Xavier
Eu também uso o Chromium, em ubuntu, e neste momento, com 3 separadores abertos, está-me a consumir cerca de 260Mb :s
Acho isso muito. Mas para mim a vantagem é realmente a velocidade superior do Chrome/Chromium em relação ao Firefox e outros.
É esta a magia da boa publicidade. Quer se goste ou não, o assunto é discutido e comentado por todos ou quase todos. E isto meus amigos,é publicidade…
a sério, testei, achei lento e ia abaixo de vez em quando. depois voltei ao IE, mas o IE é lento e com falhas e instalei o Opera, mas não gostei por aí além, e então decidi instalar o firefox, outra vez, mas com uma skin do chrome : ficou bem giro. não gosto de instalar add-ons, faz-me azia, mas que os há, há. E isso é sempre reconfortante…
É marketing, mas não deixa de ser um excelente vídeo.
http://allrecipes.com/
Aqui o Chrome foi mais rápido que o Firefox. (não tinha uma batata à mão :P)
O javascript é mais rápido no Chrome.
Façam outro teste… vão ao engadget e passem o mouse repetidamente sobre o calendário dos “ARCHIVES”.
No Chrome a animação é mais fluida.
Apesar disso utilizo o Firefox.
off-topic:
Nas “animações” o javascrip puxa bem pelo processador… “parece” o flash :p hehehe…
Publicidade muito bem conseguida. Acho o chrome muito leve e fácil de utilizar e tem algumas boas extensões que uso. Mas ainda não conseguiu destronar o Opera na minha utilização diária. É a minha segunda opção de browser.
Puro Markting!
Enquanto o chrome tiver processos do google manhosos ligados no gstor de tarefas e deixar muito lixo no regedit mesmo dps d desinstalado nao tenciono usa-lo. E nao me venham k sao teorias da conspiraçao pk o proprio google admite k ker saber cada vez mais acerca de voces
Ahah, fez-me rir o vídeo. Muito bom.
Sou fã dos produtos/serviços da Google mas tenho resistido ao Chrome porque estou muito satisfeito com o Firefox e suas extensões.
Mas acho que vou dar o benefício da dúvida e começar a usar o Chrome 😉
Até que o pequeno é porreiro pá, mas…
A última versão que usei utilizava as opções gerais de internet do IE. A Google adora saber o que andamos a fazer na net, dizem que é p’ra nosso bem, mas há coisas que só a nós nos dizem respeito. A compatibilidade é fundamental e como tal não se pode afirmar que o Chrome seja essencial na navegação, pelo menos no Windows. Não podemos compará-lo ao Firefox a nível de extensões, por exemplo. E quanto à rapidez, bom sendo um browser simples é natural que seja rápido e o motor que faz funcionar também ajuda, agora, há testes e testes. Quando se testa um browser tem de se ter vários factores em conta e que tipo de conteúdos estamos a testar. Depois há o peso que ele pode ter numa máquina, nomeadamente na RAM, que a princípio parece pouca mas depois aumenta exponencialmente sem darmos conta. Se bem que aqui temos a vantagem de não mandar a aplicação toda abaixo. Havia também algo na versão que testei que também não me agradou, o facto de me deixar fechar a janela com vários separadores abertos, sem perguntar.
E para finalizar deixo-vos uma alternativa, utilizadores de Windows, o Avant Browser. Pois é, este pequeno é bastante rápido, ultra rápido até! Consegui em muitos sites, especialmente com conteúdos de Flash e imagens, carregá-los mais depressa do que com o Chrome!! Experimentem o Youtube e vão ver a diferença. Vi num site algo sobre como comparar vários browsers ao mesmo tempo e medir os tempos de resposta e de carregamento total para um determinado site, infelizmente já não me lembro qual. Mas na altura o único que ultrapassava o Avant era o Opera em modo “turbo”, isto é, carregando pouco mais do que texto e imagens em baixa resolução. Na realidade o Avant é um frontend para o IE e não funciona sem ele instalado, mas adiciona muitas novas funções como bloqueadores de tudo e mais alguma coisa (popups, ads, flash…), etc.
Ah, e já agora, aumentando o tamanho da cache podemos ganhar alguns segundos na nossa navegação, para além de outros truques envolvendo software de trafic shapping…
E como não há 2 sem 3, vejam também o Orca, a versão com o layout do Gecko, o mesmo que é usado no Firefox.
eu como fa k sou das redes sociais uso o flock, da pa ter td integrado na sidebar enkanto navego ;D