As apps do Chrome vão desaparecer do Windows, Mac e Linux
A Google sempre centrou no Chrome os seus desenvolvimentos associados à forma como usamos a Internet e os serviços que ela disponibiliza. Quer que o seu browser seja a porta de acesso ao mundo virtual e isso levou a que o desenvolvessem com isso em mente.
Criou as Apps do Chrome para dar liberdade aos utilizadores e não depender de qualquer instalação, mas agora vai terminar com essas aplicações no Windows, Linux e Mac.
Com o Chrome OS, a Google quis criar o sistema operativo perfeito, independente de aplicações instaladas e com tudo acessível pela Internet. Quis transpor essa realidade para os restantes sistemas operativos, mas a verdade é que não funcionou.
As Apps do Chrome vão desaparecer
Segundo a Google, apenas 1% dos utilizadores do Windows, Mac ou Linux usam essas aplicações, que são agora na sua maioria baseadas em aplicações Web e que dão aos utilizadores acesso ao que já conseguem ter com aplicações.
Por essa razão a Google vai agora terminar com essas aplicações Web nestes sistemas operativos, mantendo apenas o suporte no Chrome OS, que depende delas para dar aos utilizadores acesso a aplicações.
Como vão desaparecer as Apps do Chrome?
O cronograma da Google está bem definido e é simples. Até ao final do ano as novas apps do Chrome vão passar a estar apenas disponíveis para o Chrome OS. As actuais vão poder continuar a ser actualizadas e vão continuar disponíveis para todos.
A meio de 2017 as Apps vão deixar de aparecer aos utilizadores do Windows, Mac e Linux sempre que estes visitarem a loja de aplicações do Chrome, tendo apenas acesso a extensões e a temas. Em 2018, o Chrome, nestes sistemas deixará de conseguir carregar essas aplicações.
Para a Google, o estado de maturidade da Internet e das tecnologias usadas permite já dar a liberdade necessária para deixar nos programadores a criação destas aplicações Web, que até agora requeriam apps específicas para acesso offline ou para se ligarem a hardware específico. Ficam apenas concentrados no Chrome OS, onde essas apps têm um papel essencial.
Este artigo tem mais de um ano
Tão simples quanto isto: se isto acontecer, adeus Chrome e olá Firefox!!
A Google mais uma vez quer força o ppl a ter de usar o seu Chrome OS quem nem acabado está…
Quais as apps que te fazem assim tanta falta? Deves estar confundido com as extensões…
Muito provavelmente xD
Concordo May.
As APPS na sua maioria são ligações a sites. Isso quer dizer que não precisamos das APPS para utilizar as suas funcionalidades. Apenas temos que ser espertos e criar uma pasta nos marcadores com o termo APPS.
Pode ser que o Google dê mais um tiro no próprio pé com isto. Acredito que a vantagem do Google Drive era ser multi-plataforma. Se deixar de o ser, então lá se vai a vantagem da sua utilização, escassa, no Android.
Existem situações em que as APPs dão bem mais jeito do que um TAB aberto,
p.e. HANGOUTS
Usa Windows Store…
Estas “Apps” funcionam tipo “Favoritos”!? Uso quando quero ir ao Youtube ou ao Google maps e outros.
acho muito bem nada de misturas
Uso uma praticamente todos os dias: Driver Notepad, um sensacional editor de texto para o Google Drive.
Como é que o dropbox oferece 200Gb Livres?
Há algumas semanas recebi email do Onedrive a avisar que o armazenamento ia passar para apenas 5gb…
Impressão minha, ou ultimamente a google esta a tornar se numa apple em termos de politicas?
E o que acontece às extensões?
Apps não uso muito mas tenho várias extensões que me dão imenso jeito.
Segundo o artigo, as extensões e os temas continuam tal como estão no presente. A notícia refere-se a Apps.
Também… Simples atalhos que dão acesso aos serviços dentro do browser. Mesmo a concorrência faz isso com facilidade.
Bom dia. Peço desculpa pelo meu tópico. Preciso de ajuda, se ma facultarem, agradecia imenso. Tenho Toshiba Sstelite com o Windows 10. De um dia para outro, sempre que ligo oPC… Ele fica com o écran escuro . Jã tentei com a tecla F8 entrar em modo segurança e nada. Por favor, podiam me ajudar?
@Victor: Quando o ecrã fica escuro, vê-se o cursor do rato. Se for assim, clicas no botão de encerrar, para suspender o PC; voltas a clicar no mesmo botão, assim que suspender, para o ativar; agora, já deve ver o ecrã de login. Para corrigir isto, deve fazer o seguinte: no painel de controlo –>Gestão de energia–>definir o que faz o botão de encerrar–>ativar opções desativadas–>desativar o arranque rápido–>reiniciar a máquina.
Agora, já deve aparecer o ecrã de login.
Bom dia, Carlos. Muitíssimo obrigado péla disponibilidade em ajudar. Mas, não consigo… E já tentei várias possibilidades. O problema deve estar na placa gráfica que estragou. Abraço
Se for AMD RXX vale mais comprar outro.
A tua gráfica foi desta para melhor. Vé o que tens na carteira e pensa num novo pc. E não tem nada a ver com o Windows.
Para o Victor. Hà tempos atràs aconteceu-me isso, já tinha o windows 10 instalado, foi para reparar, trocaram o disco rígido e veio com o windows 7 a funcionar normalmente. Hà poucas horas antes aconteceu-me o mesmo, ecran todo prêto, pensei logo, será o disco outra vez! O que fiz, liguei um monitor externo ao portátil, nesse monitor conseguia ver umas barras (3) com rectângulos coloridos e mais algumas informações mas não arrancava. Então tirei o disco rígido e as memórias e fiz algumas experiências, obviamente sem esses elementos nâo dava nada, voltei a pôr tudo no lugar e liguei fez-se luz azul (windows). E deu para te responder
Boa sorte amigo.
Bom dia Adão. Muitíssimo obrigado péla disponibilidade em ajudar. Numa resposta anterior, disse que já tentei de tudo sem resultado. Presumo que foi a placa gráfica que estragou. Abraço
Epah que má noticia. Eu uso bastante a applicação do google keep, any.do e hangouts
Sim dá para aceder pelo chrome mas uma app à parte era bem mais pratico! Estou muito chateado com esta noticia 🙁
Usa a Windows Store:
Wunderkind > Google Keep
Skype > Hangouts
Ou pede à Google apps para a Windows Store.
Mas alguém com cérebro usa o Chrome?
+1
Mas alguém com cérebro se importa com o que é que os outros usam?
+1
Sim:
Marketing researchers;
Empresas de estudos de mercado;
Concorrência;
Webdevelopers;
Developers em geral;
Universidades;
Etc.
http://www.esquire.com/lifestyle/a47849/how-to-see-every-google-search-youve-ever-made/
Corrigido, Obrigado 🙂