Android – Google actualizou Docs, Google+ e Sky Map
A actualização regular de aplicações, seja em que plataforma for, é uma prova que algo está a ser trabalhado para melhor satisfazer o utilizador, deixando-o assim mais tranquilo relativamente às potencialidades no que usa diariamente.
Recentemente, a Google actualizou três das suas aplicações, duas delas bastante conhecidas e amplamente usadas. As melhorias são significativas e dignas de reparo. Conheça-as.
Google Docs
Esta aplicação, lançada inicialmente em Abril, veio melhorar significativamente a utilização deste serviço na plataforma Android, permitindo facilmente criar, visualizar e editar documentos dos tipos mais utilizados.
Desde essa altura, apenas existia uma versão com idioma inglês. Agora, com esta actualização, o Google Docs passou a estar disponível em 46 idiomas e foram adicionadas outras funcionalidades.
A nova funcionalidade mais interessante é a facilidade e rapidez com que se pode passar uma foto do smartphone para um documento no qual se esteja a trabalhar. Para tal (e na forma mais rápida), basta premir o botão de foto no widget do Docs, tirar uma foto e escolher a nova opção Enviar para a Área de transferência da Web. A foto é imediatamente enviada e para a adicionar num documento basta, nesse documento, clicar no botão Área de transferência da Web (com aspecto de botão Colar) e seleccionar Importados da câmara ... .
Resumindo, as novidades desta versão 1.0.16 são:
- Disponibilidade em 46 idiomas;
- Copiar uma imagem da Galeria de fotos do Android (ou da câmara fotográfica) directamente para a Área de transferências Web do Google Docs;
- Aceder aos documentos do Google Docs a partir de outras aplicações compatíveis instaladas;
- Enviar qualquer documento como anexo para outras aplicações como email, MMS, Dropbox, etc.
Ver o Google Docs no Market |
Google+
O aparecimento desta nova rede social teve um enorme hype. Por estar associada à Google, as plataformas de interacção foram todas aproveitadas e o Android, obviamente, não poderia ficar de fora.
No entanto, os utilizadores apontaram vários problemas e lacunas nessa aplicação onde não existiam algumas funcionalidades que estavam já disponíveis na interface Web, nomeadamente a possibilidade de partilhar conteúdos de outras pessoas.
Agora essa e outras funcionalidades já se encontram disponíveis e foram corrigidos vários outros problemas. Concretamente:
- Possibilidade de re-partilhar uma publicação;
- Aplicação disponível em 38 idiomas;
- Melhorias nas notificações;
- Opções de Carregamento Instantâneo mais evidentes na configuração inicial;
- Possibilidade de criar novos círculos a partir de "Círculos";
- Eliminado o Carregamento instantâneo duplicado em modelos HTC;
- Corrigido o problema "Sem nome" em Huddle;
- Os Huddles 1:1 escondidos agora reaparecem quando são enviadas novas mensagens;
- Corrigido um problema com a contagem das notificações quando era alterada a posição de vertical para horizontal;
- Alguns problemas de desempenho e melhorias da interface.
Mais informação em Aplicação Google+ para Android.
Ver o Google+ no Market |
Google Sky Map
Na verdade, a actualização implementada recentemente nesta aplicação não é nada de extraordinário. No entanto, devido a nunca ter sido referida num artigo aqui no Pplware, tomei a liberdade de além de referir a actualizar, falar um pouco mais acerca do seu funcionamento.
O Google Sky Map não é uma aplicação nova e acredito que bastantes utilizadores Android nem sequer a conheçam. Esta aplicação, recorrendo a uma ligação de dados, ao sensor de variação angular (giroscópio) e à localização (exacta ou aproximada) permite usar o smartphone ou tablet como uma pequena janela para o espaço, identificando muito facilmente as estrelas, constelações, planetas, etc.
Para que o funcionamento seja correcto e preciso, é apenas necessário que o dispositivo móvel esteja sempre paralelo à nossa cara, de forma a que não haja perda na posição angular.
É possível também recorrer à função de pesquisa, colocar o nome desejado e, com recurso a uma seta agregada a um círculo no ecrã, encontrar fácil e rapidamente a pesquisa feita. Se tudo estiver devidamente "calibrado" e as condições meteorológicas se proporcionarem, será ainda possível encontrar o dito nos céus.
A actualização implementada, na versão 1.6.3, adicionou a possibilidade de exibir Chuvas de Meteoritos (Meteor Showers), foi adicionado o ecrã de abertura para tablets e corrigidos alguns problemas nesses dispositivos.
Mais informação em Google Sky Map.
Ver o Google Sky Map no Market |
Este artigo tem mais de um ano
Enquanto o google maps não tiver uma opção para guardar definitivamente os mapas no SD é uma aplicação inútil fora de casa. Sim há a cache, mas só guarda uns quantos blocos de mapa com um ou dois relevos de zoom cada, nada de jeito… Eles sabem que muita gente anda a pedir isto, mas devem ter um grande acordo com as operadoras para que nós continuemos a gastar trafego 3G para facturarem.
A google anda-me a desiludir um bocado já à um ano.
Actualmente podes descarregar todo o mapa, ficas a carrecar num local e fazes descarregar, ele descarrega uma area de 25km se nao estou em erro, fazes isso uma duzia de vezes e tens todo o pais.
Não achas pouco prático? Não sei digo eu…
o limite é dez segmentos
há também o problema que não é possível fazer navegação (ele mostrar o caminho) sem estar ligado à net…
era muito bom se houvesse um Ovi Maps para android 🙂
É verdade, mas comigo isso não tem funcionado muito bem, porque ele apaga o mapa quando lhe apetece e por outro lado, não deixam fazer para imagens de satélite, que para mim, sao muito superiores, pois já muitas vezes me ajudaram a descobrir atalhos que o mapa não mostra.
Quem tem um smartphone tem Plano de internet,logo o google maps é extremamente util.
não podia concordar mais. se é para ter um smartphone e andar com ele offline então mais vale ter um portátil lol
ter plano de dados é uma experiência mais rica em qualquer smartphone
tem? eu não, não preciso. Isso do “tem que ter plano de internet” é uma táctica das operadoras para sacar mais uns cobres ao povo. Onde quer que estejamos, shopping, escola, trabalho, (…), há net wi-fi, para quê ter um plano de Internet com velocidades e cobertura que deixam muito a desejar a com preços que por vezes são ridículos?!
Que curioso, eu também não tenho…
Nem toda a gente que tem smartphones tem plano de internet.
E para já, eu ando mais de 12 horas com o telemóvel com internet via Wi-Fi (rede Wi-Fi em casa, rede Wi-Fi onde trabalho, rede Wi-Fi onde almoço todos os dias de trabalho), portanto, para quê gastar dinheiro num plano de internet?
Haja paciência e dinheiro.
Pois, eu também sou mais um caso de quem não tem plano de internet. Ao princípio tive, mas com o tempo percebi que não valia a pena o gasto desse dinheiro visto que posso aceder a redes wi-fi em muito lado. Claro que não tenho internet em qualquer rua, mas também não se pode ter tudo. 🙂
Mas quem tem plano de internet tem trafego limitado. Acho que não preciso de dizer mais nada.
Vai lá para o meio da serra sem acesso 2G e 3G e vê lá se é assim tão útil lolol.
Se souberes usa-lo até tem, mas não é graças ao google maps que nesse caso não te facilitará a vida.
?? Acesso 2G ou 3G depende da cobertura dos operadores…
“adicionou a possibilidade de EXIGIR Chuvas de Meteoritos”
LOL! Eu vou exigir umas quantas porque gosto de observar o fenómeno…
😀 obrigado pelo reparo.
Também concordo com B Soares. Smartphone sem plano de dados é só um premio de consolação para pessoas que não tem uso nenhum para um smartphone, mas fazem questão de ter um. Fazendo uma analogia: Se vai ficar reclamando do preço da gasolina então não compra um carro esportivo V8, compra o Uno-Mile 1.0 Em casa, no trabalho, na faculdade tem internet wifi, mas pra navegar no transito? pra acessar no campo ou outro local???
voltando à analogia: pra quê comprar combustível, se o carro desce a ladeira sozinho? Subir são outros quinhentos…