PplWare Mobile

Alien Dalvik – Aplicações para Android a correr em Nokia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. António says:

    Bom dia a todos,

    Bela imagem a deste topico, alguém sabe conheçe algum programa para gerir contactos SIM no n900???

    É porque nativamente vem um que só permite visualizar e para adicionar fica na memória do telefone.

    Cumps,
    António

  2. Nuno Gonçalves says:

    Isto é muito bom, poix para desenvolver em android e só necessario java, logo poder usar o mm codigo para outras plataformas é no minimo brutal.

  3. Sammboga says:

    Android parece ser bom. Sim ja tenho um HTC Wildfire a algum tempo e constatei que afinal ando a comprar gato por lebre. Fala-se em Android e muito porque e da google mas acabo por verificar da pior forma que este e dos piores SO para telemoveis que ja usei. Cheio de bugs e outros problemas. A HTC tem bons telefone e verdade. O hardware e bom mas o Android deixa muito a desejar. E bom ter aplicacoes e outras cenas no telefone. Eu gosto imenso de ter tudo isto. E tudo muito bonito mas na hora de ter isto a trabalhar… aparecem bugs que nunca mais acabam. Acho que o Android precisa mesmo mas mesmo muito de crescer muito mais. As sucessivas actualizacoes nao estao a resolver problemas quanto a mim graves. Uma daquelas e a gestao de memoria. Outra e onde instalar as aplicacoes. O Symbian pode ser obsoleto mas desde sempre que posso escolher onde quero instalar seja o que for. Sinceramente estou desapontado e acho que voltarei as origens (Symbian) e pouco me importa se e obsoleto ou nao. Ao menos nunca me deixou a enrascado.

    • Corvus says:

      Problemas de onde instalar as aplicações? Que eu sabia, a partir do 2.2 tanto pode ficar instalada na memória do telemóvel como no cartão de dados. Quanto a problemas de memórias e outros bugs, uso android já à vários meses e ainda não notei qualquer problema desses. Sim, já tive uma ou outra aplicação que esparveou um bocado, mas dizer que isso é indicação de um OS com problemas é o mesmo que dizer que o Windows/Linux/OsX/etc não prestam porque existem programas que estão mal feitos.

      • RaCcOn says:

        Sim sem duvida, o que ele refere é principalmente é devido as aplicações não serem optimizadas nem tão pouco haver uma triagem…
        Esse sim é o pior problema do sistema operativo em questão…

      • Bleeding_me says:

        Sim apartir do 2.2, mas no meu caso e pelo que li para o meu telemovel (sony ericsson X10 Mini Pro) apenas será possível fazer update até ao 2.1, pq a sony resolveu não disponibilizar update de SO.

        Ou seja, 1 mês depois de comprar o telemovel, actualizo para o 2.1 e sai essa noticia. 🙁

    • K says:

      Não devias generalizar. A experiência android pode ser extremamente diferente de um telemóvel para outro devido ao facto de cada marca desenvolver a sua versão.
      E tens ainda que ver que o sistema não pode ser culpabilizado se uma app ou outra dão problemas, isso pode ser simplesmente a app mal programada e nada tem a ver com o android em si.

      No meu caso em específico, só tenho a dizer bem. Estou com uma rom personalizada froyo (2.2) num Boston, fruto de trabalho e dedicação extrema de 2 portugueses (shame on you Optimus) que funciona extremamente bem e ainda estou para lhe descobrir qualquer falha.

      Quanto a noticia, bem isto é mais um balão de O2 para a nokia. Não sei quão popular é o app market da nokia mas isto de certeza que lhes abre portas.
      Pode ser que fiquem motivados e se dediquem a fazer sistemas op. de jeito, que é francamente o ponto fraco da nokia.
      Estive a experimentar um nokia C7 este natal e aquilo é ridiculamente horroroso. é incrível que tentem pedir 400 e tal euros por um telemóvel com um sistema operativo tão francamente mau. Por esses valores, comprava um Samsung Galaxy S, que está literalmente noutra galáxia em termos de comparação com o nokia e ainda poupava uns trocos.

  4. Bom Bom era conseguir por Android no Nokia 5800, ou seja, num telemóvel que tenha o OS Symbian S60 v5 🙂
    Bom post 😉

  5. TheSmartOne says:

    “Os smartphones são actualmente máquinas suficientemente poderosas para suportar a virtualização. Este tipo de tecnologia tem vindo a ganhar importância no mundo dos dispositivos móveis uma vez que pode ser utilizada como solução para os mais diversos cenários.”

    Poder pode, mas vale mesmo a pena? Principalmente as empresas devem adorar esta parte, produzir software e poder correr em todo o lado, mas e os fabricantes? No futuro vou comprar um iPhone, e deixo-o virtualizar uma maquina de android, ou vice-versa, consoante gostar do preço…

    Ainda falta definir o conceito de “Smartphone” em condições suficientes para este poder lançar armas para o mercado…

  6. rodasp says:

    Será desta que posso jogar angry birds no 5800?

  7. Nuno Gonçalves says:

    Tou convencido q sim rodasp

  8. SERZA says:

    Esta deve ser a melhor notícia desde que comprei o n900.
    De facto é um telemóvel com muito potencial, mas não é explorado por mero desinteresse da Nokia! Espero que isto seja tão bom como pareceu pelo vídeo…

  9. a Friend® says:

    Por muito motivante seja a noticia fico reticente na performance e consumos de bateria.

    Nada melhor que ter apps bem feitas e moldadas ao sistema, devidamente optimizadas… estas historia de emulação cheira-me a negocio “escape” para puxar apps para o Maemo/Meego.

    Embora os Smartphones de hoje em dia sejam autenticos computadores, cada recurso tem que ser aproveitado ao milimetro. Há muita coisa em jogo e emulações, pele menos para mim, não seria resposta.

    • viperbruno says:

      Concordo contigo, mas depois de ler o artigo a seguir a este já estou por tudo.

      Os jogos do WebOS são “compativeis” com o Maemo (via emulador” e a sua performance é muito boa (falamos de um emulador). O que me desiludiu foi a qualidade dos jogos desenvolvidos para o WebOS. Estão a um nível fraco (nem uso fazem do OpenGL 2.0 – se o fazem ficam muito atrás dos jogos feitos para o n900) comparando com as plataformas mais actuais.

      As aplicações tambem poderam ter semelhante performance… É fantastico o que o Linux trás, a possíbilidade de utilizar aplicações do PalmOS, WebOS (apenas jogos por agora), e agora Android. Bem, isto só prova uma coisa, a Nokia está a ser burra em abandonar isto tudo. Ou então isto é uma jogada para tornar o mercado mais “dependente”.

      E com dependencia, quero dizer que os fabricantes começam a pensar no futuro onde talvez saia mais rentavel, de facto, seguir o modelo da MS e da Apple. Menos aparelhos (pois são muito parecidos) e limitados no sistema operativo. Vendesse os aparelhos com menos margem de lucro mas com pensamento de o ir buscar num futuro. Se o sistema é limitado, logo serão necessárias mais aplicações para culmatar essas limitações, logo dinheiro a entrar. Faz-me lembrar o mercado dos videojogos. Será mesmo ou é uma teoria da conspiração? Se calhar era isso que me querias transmitir à algum tempo e eu não cheguei a este raciocino, na sua totalidade.

      É por isso que a Nokia vai desistir do MeeGO, e então o mais provavel é que o Android possa ter o mesmo destino que o Symbian. Aparelhos mais low-end, aonde o suporte a ter que ser dado seja menor. Será mesmo?

      • a Friend® says:

        Exactamente isso.

        Resumidamente, aquilo que dizia à tempos. A Apple domina o mercado High-End… porque? Hardware + Software altamente combinados e ambos dão fruto à Apple no que toca a lucros.

        Ou seja, as marcas para suportarem bem um SO, precisam altamente de lucrar.. ver justificação que o suporte lhes dê lucro. Com Android, pelo menos, isso é dificil.. pois o lucro está a ser filtrado para a Google… o que compensa as marcas suportarem algo que não lhes dá dinheiro ainda rouba vendas?

        São altamente obrigados a descontinuar os aparelhos para vender os novos… e assim andam.. por essa razão é que compensa mais baixarem a fasquia e empurrarem esses “SO’s” para os Low-mid Cost.

        Nos High-Ends é importante terem sistemas “proprietarios” ou algo que lhes dê muito lucro, porque sabem que se venderem esses dispositivos BONS.. a bons preços.. o pessoal compra, mantem-nos por mais tempo e o lucro e suporte é garantido pois sendo sistemas “deles”, o retorno é elevado.

        Basicamente, o que a Apple faz, e por essa razão é que o iPhone é só um.

        Estas grandes marcas, como sempre lidaram com vários modelos, irão quase de certeza definir SO’s diferentes, para gamas diferentes.

        Hipoteticamente falando…ficavam o:

        Symbian para os Low Cost
        Android para os Mid (e até mesmo os Low.. quem sabe..)
        WP7 (ou outro sistema deles mesmo) para os High end…com suporte longinquo.

        Mesmo assim o WP7 é sempre uma incognita, pois a MS acaba por fazer mais ou menos o que a Google faz.. detem os lucros da Store e isso para as marcas só mesmo com acordos é que obtêm o lucro, mas nisso a MS é perita em os fazer… já que o maior trunfo deles é garantirem um suporte forte, a tempo e horas, uma vez que não sofrem da fragmentação que o Android está a sofrer, por terem definido e bem o padrão em que hardware se adapta ao SO e não o inverso, logo os programadores têm menos dor de cabeça e com isso o crescimento é mais garantido.

  10. MV says:

    O Nokia N900 já permite fazer dual boot para android desde há muitos meses (ou triple boot para meego, mas é outra história). Com a ressalva que nem tudo funciona.

    Vejam aqui – projecto nitdroid:

    http://www.nitdroid.com/index.php?title=N900

    A quem referiu que emulações não são a resposta, obviamente que não, mas que podem ser úteis, isso sim. Se querem correr android, comprem um android nativo. Se querem testar android, dizer que conseguem ou que têm, então experimentei correr android numa outra plataforma.

    Nuno Gonçalves: Java, porque permite funcionar em várias plataformas? Boa sorte com isso. Lê sobre o QT, no Maemo e MeeGo e nos ports possiveis.

    K: Balão de O2 para a Nokia? Uma máquina virtual não é balão de O2 para ninguém. O que a Nokia necessita é de novas estratégias. Não se sobrevive à custa de um emulador qualquer.

    Os updates a Android vão sempre sofrer do mesmo problema: cada telemóvel é um caso específico, e é inevitável que para o smartphone X apenas seja possivel Android até 2.1, para o Y até 2.2, etc. Tanto que não faz grande sentido, no mercado volátil actual, que se gaste recursos em verificar compatibilidades de updates de um OS com equipamentos obsoletos (obsoletos=smartphones com mais de 3 meses).

    Às questões sobre onde instalar o quê: comprei o N900 por isso e por muito mais, para ter um telemóvel que é meu em todo o sentido e que me permite fazer coisas que mais nenhum consegue (ou conseguia – video chamadas no natal de 2009, ainda o iOS sonhava com isso, mas mal conseguiu, eia, novidade). Instalo o que quero, como quero, desenvolvo de várias formas, tem root logo à partida, até posso fazer brick se bem me apetecer. O equipamento é (quase, exceptuando código proprietário da Nokia) totalmente aberto a quem o quiser alterar. O grande problema é que a Nokia meteu um grande pé na argola ao decidir parar o suporte para este OS/equipamento. MeeGo? Vamos ver, embora seja céptico. O futuro vai recair em Android e iOS(por muito que o abomine). Isto porque, na sua maior parte, quem compra um smartphone, quer é utilizar, tocar e arrastar como um lorpa e ver cores e tretas a mexer para mudar o status do facebook, que seja bonito por fora, e, os piores, poderem dizer “aah, tenho um iphone”.

    Desculpem o rant.

    • K says:

      Balão de O2, leia-se incentivo de alguma forma. Obviamente que não é ideal, mas é incontestável que abre portas para o mundo android de alguma forma. No entanto, ainda não passa de um next best.
      Se leste o resto do que eu disse, viste que a minha opinião concorda com o que disseste, a nokia ainda tem que andar muito para chegar à concorrência.

  11. Emannxx says:

    Esta noticia fez o meu dia!

    Depois de um monótono dia de aulas, chegar aqui e ver isto.. bem.. espero que venha depressa e, se possível, gratuitamente 😀

  12. RedDevil says:

    É verdade que um blackberry pode correr este sistema operativo (mesmo que venha de origem com o blackberry s.o)?

  13. tiago says:

    boas, eu conheço uma aplicação que apenas os telemoveis com sistema android suportam, eu tenho um nokia 5800 e ando a ver se consigo arranjar maneira de por aquela aplicação no 5800, mas nem sequer encontro a aplicação para o telemovel, alguem me pode ajudar?
    A aplicação é esta
    —-> https://www.youtube.com/watch?v=edayQOjfcvo <—-
    por favor digam me uma maneira de por essa aplicação no nokia 5800, o sistema do 5800 é symbian s60 v5, para quem não souber

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.