PplWare Mobile

A Google vai matar as passwords e usar os smartphones

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. _root says:

    Fantástico. Fiz aqui um comentário, carreguei em publicar e o comentário desapareceu!

  2. Moedinha says:

    Já estamos a 1 re Abril ?

  3. Joao says:

    Isto não é bem abandonar as palavra-chave, mas antes reduzir a sua utilização… continuo de olhos postos no SQRL (Secure Quick Reliable Login) que utiliza a tecnologia de chaves pública/ privada Curve25519 (+/- 128 bits de segurança) para permitir a autenticação em todo o lado que vier a suportar tal sistema… aí sim, ficará reduzido a apenas uma senha (que convêm que seja boa) para proteger o segredo, mas será muito melhor pois nem mesmo as bases de dados guardaram mais segredos, mas apenas a chave pública que será diferente até para contas no mesmo serviço… logo mesmo roubarem bases de dados não dará a ninguém a capacidade de invadir as contas, desde que não exista nenhum sistema de acesso extra além do SQRL.

  4. Gonçalo says:

    Então e se estiver sem internet no telemóvel?

  5. Napoleo Bonaparte says:

    A melhor parte dessas novas aplicações deverão ficar reservadas em exclusivo para os cintos de castidade! Ou acham que vale mesmo a pena complicar a forma de autenticar que tem as credenciais?!

  6. Mario says:

    Não acho nada útil, e volto a relembrar as passwords são seguras, o que não é seguro são os utilizadores que metem passwords de 1234, 12345, 12345 , 1234566789 e o famoso 0000 ou 0000000

    Sao passwords demasiado fáceis, depois ficam sem email ou sem conta dizem que a culpa é das passwords que o sistema não é seguro, isso é mentira.. o que não é seguro é a cabecinha e inteligencia de muitos por ai..

    70% das pessoas não usam passwords fortes com letras e caracteres superiores mais que 7 caracteres.
    Ou se usam boas passwords, vão dizer a amiguinha ou amiguinho e depois admiram-se “Olha fui roubado”

    A mesma coisa se aplica a vários sitios, as passwords são seguras.. volto a relembrar, o unico problema das passwords é o brute force, e o brute force, só consegue descobrir uma password se.. se “eventualmente” a sua senha estiver la no dicionário, de resto uma password pouco usada e longa com alguns @ ou substituir A pelo 4 etc.. dificilmente lá chegam..

    Eu prefiro as passwords, deveriam optar por o utilizador decidir que métodos de segurança quer no seu telemóvel..

    Cada um sabe de si, e claro que há desvantagens desses sistemas e quem não tiver Internet ou não possuir internet ou 3G OU 4G no telemóvel?

    E apenas o usa para coisas normais, SMS.. Telefonemas e MMS?
    É um disparate, já vi users que foram ficaram sem contas, quando lhes perguntei que password usou qual é o meu espanto quando disse “000000” amigos isto é um problema grave, não se pode dizer que uma coisa não é segura, quando a causa e o problema reside em quem não as sabe usar devidamente lol.

    • Felipe Teixeira says:

      Disparate é o que escreves, não queres não usas, isto é uma excelente ideia e vai facilitar muito a vida das pessoas, quem não tiver o telemóvel por perto usa a pass, simples, tu é que complicas.
      Outra coisa a tua pass com maiúsculas e números não te serve para nada quando se põe um pc a gerar passwords. As passwords não são nada seguras, ponto final, nem sequer as passphrases o são.

  7. João says:

    … porque os smartphones sao tao seguros!

  8. rui says:

    Então porquê? Eu uso aquele autenticador deles para os serviços google e outros em que é suportado. Mesmo sem internet no smartphone, os códigos estão sempre operacionais (basta que não ande a mudar a hora para estragar tudo). Assim com isto possivelmente vão requerer acesso à internet a toda a hora quando for preciso o serviço.

  9. Luis M. says:

    É mesmo prático, estou num dispositivo e tenho de pegar noutro para fazer a autenticação.

    • Felipe Teixeira says:

      Só se fores um bocado leigo nestas matérias é que não usas verificação em dois passos, portanto presumo que já hoje faças o que escreveste.

  10. Wesley Safadão says:

    Já aconteceu comigo. Usava uma VPN pra acessar a loja de aplicativos americana e me foi pedido a confirmação pelo smartphone, pensei que o google fosse me mandar um SMS mas foi isso, uma tela como a da matéria surgiu e com um simples toque meu login estava autorizado. Muito Prático mas se o google pode colocar uma tela dessas no meu smartphones em menos de um segundo o que mais eles podem fazer…? A propósito meu smartphone é rooteado com todos os aplicativos nativos removidos com exceção da playstore

  11. Migael says:

    Ter que tocar num ecrã? No Lumia 950 nem é preciso isso…

  12. transcendez says:

    A Microsoft ja tem algo semelhante para Android. “Microsoft Account” . O processo é igual ao descrito.

  13. Lucas says:

    A google já sabe tanto de nos e agora quer saber também as nossas passwords.

  14. Carlos says:

    Hmmm…
    Portanto a Google vai inventar o Windows Hello.
    Também está bem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.