5 dicas de segurança na Web pela Google
A segurança de quem navega pela Internet é um tema preponderante nos dias que correm. Existe cada vez mais gente no mundo online que comete erros básicos que podem colocar a sua privacidade em risco e nem tem noção disso.
Para que a utilização das redes sociais, do e-mail e da utilização da Internet em geral seja mais segura, a Google preparou 5 dicas em vídeo bastante úteis.
Dica 1 - Pense antes de partilhar
Se julga que o que partilha no seu Facebook ou Instagram apenas vai ser visto pelos seus amigos, desengane-se, basta um "like" para que um amigo do seu amigo veja, e por aí em diante... Portanto, se vai partilhar uma imagem embaraçosa, é bem provável que, por exemplo, o seu possível futuro chefe a venha a ver e não fique impressionado, mesmo que isso nada tenha que ver com as suas competências e profissionalismo.
Portanto, ao invés de partilhar esse tipo de imagens, que até poderão ser divertidas para um grupo restrito dos seus amigos, partilhe algo que mostre realmente o seu poder e que seja agradável a todos os que poderão vir a ver a sua partilha.
Dica 2 - Proteja a sua informação
É importante que as suas palavras-passe de acesso a serviços online sejam "fortes", ou seja, que sejam difíceis de ser descobertas, como aquelas que são simplesmente "password", a mítica "123456789", ou aquela com o seu nome ou data de nascimento. A Google, no seguinte vídeo mostra-lhe como deve fazer para criar palavras-passe fortes.
Dica 3 - Conheça e use as definições
Certamente que, em diversos serviços online que utiliza, já lá viu a roda dentada, comum das definições ou configurações do serviço e em muitas delas nunca se preocupou em conhecê-las. Mas elas poderão ser importantes para a sua privacidade.
Dica 4 - Não caia em esquemas
Esta dica acabámos de a dar há pouco, quando, mais uma vez, alertámos para os concursos falsos da Land Rover e Fnac que inundam o Facebook. Mas há outros risco, veja a dica da Google.
Dica 5 - Seja positivo
Pensamentos positivos atraem coisas positivas e, além do mais, contagiam de forma positiva quem o rodeia. Se usa as redes sociais como muro das lamentações, saiba que isso não o está a ajudar.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom para os mais novos, uma forma engraçada de falar em coisas sérias. Parabéns Google.
Fixe!
Ponto 5 – este é algo que muita gente precisa de ler, principalmente as pessoas que andam pelas andanças “#Twitter #VouSairDeCasa #CentroComercial #BeijosAPrima”.
Yah, em inglês as crianças vão entender tudo! Sarcasmos à parte, boa iniciativa do google, mas a não ser que o vídeo seja visto numa sala com a professora de inglês vai ser difícil. Que tal legendas?!