O segmento dos smartphones recebeu uma grande novidade principalmente no último ano. Os smartphones dobráveis finalmente chegaram e vieram criar novas necessidades ao público. No entanto, em termos de design, não se assiste a mais nenhuma verdadeira revolução há muito tempo. Mas a Xiaomi poderá estar a preparar-se para mudar isso.
Imagens recentes, divulgadas na Internet, poderão revelar um novo caminho a seguir.
Os conceitos criados pela Xiaomi
É impossível não olhar para os smartphones de hoje e não ter a Xiaomi e o seu primeiro Mi MIX como referência no fim das grandes margens dos ecrãs. A empresa chinesa tem conseguido reinventar-se e oferecer aos utilizadores alguns produtos verdadeiramente distintos.
A preparar o futuro, em breve, poderá ser apresentado um modelo totalmente distinto daquilo que existe no mercado.
Uma nova patente registada pela Xiaomi foi revelada e detalha um smartphone envolto em ecrã, com uma enorme câmara da 108 MP, que ocupa cerca de um terço da zona traseira do equipamento.
Um smartphone envolto em ecrã
Esta não é propriamente uma novidade no universo Xiaomi. No ano passado a Xiaomi apresentou o Mi MIX Alpha, ainda que sob a forma de conceito. A verdade é que este smartphone ainda não chegou ao mercado, muito provavelmente, por causa dos desafios de produção que um design daqueles exige.
A proposta agora é ligeiramente diferente. Aparentemente, o ecrã frontal acompanha apenas as laterais do smartphone. Já na traseira, surge um ecrã independente. É ainda na traseira que surge então uma enorme câmara.
Esta configuração fará, portanto, com que o smartphone não necessite de ter câmara frontal. Assim, o ecrã junto à grande câmara será suficiente para captar selfies.
A câmara única para os mais diversos cenários
Hoje temos os smartphones a apostar em 3, 4 e até 5 câmaras que funcionam de forma conjunta para captar diferentes momentos. Contudo, a proposta da Xiaomi é diferente e assemelha-se mais a uma máquina fotográfica. Ou seja, existe uma única câmara com uma lente grande extensível. Podemos ter neste caso um zoom ótico de verdadeira qualidade.
Existem outros desafios a considerar num smartphone com estas características, nomeadamente a sua durabilidade. Mas é algo que só depois de existir um modelo real é que se pode avaliar. No entanto, contando que estamos perante uma patente, existe a probabilidade de tal nem chegar a acontecer.