Os tablets já foram mais populares do que aquilo são agora, tendo havido um período em que grande parte das pessoas comprou um destes equipamentos. No entanto a procura pelos tablets diminuiu e este mercado ressentiu-se. Mas a verdade é que, com o contributo da pandemia, as tecnologias foram massivamente requisitadas, nomeadamente por quem estava em teletrabalho.
Agora, segundo as informações conhecidas, neste terceiro trimestre de 2020 o envio de tablets da Huawei aumentou 32,9%, numa comparação ano a ano. Este é um resultado impressionante uma vez que as restrições dos EUA cortaram praticamente todos os negócios da empresa com outras fabricantes.
Bem sabemos que atualmente é vendida uma maior quantidade de smartphones do que de tablets. Aliás, quem estiver mais atento já percebeu que algumas marcas estão mesmo a abandonar este mercado.
Por outro lado, há também fabricantes que apostaram forte na produção destes equipamentos, conseguindo trazer aos consumidores dispositivos de qualidade e confiança. Dessa forma, essas mesmas fabricantes continuam a apresentar números favoráveis e motivadores no que respeita aos tablets.
Mercado global de tablets teve um aumento de 24,9%
A empresa de pesquisas IDC revelou o seu relatório trimestral da análise ao mercado global de tablets. De acordo com os resultados, o mercado global de tablets conseguiu um crescimento de 24,9% no terceiro trimestre de 2020, com um total que atingiu as 47,6 milhões de unidades.
Mas o grande destaque vai para o crescimento ano a ano da chinesa Huawei, com um aumento de 32,9. A marca conseguiu vender 4,9 milhões de unidades neste terceiro trimestre.
E este resultado é surpreendente uma vez que a Huawei está envolvida em várias polémicas e restrições, o que a impede de estabelecer parcerias e realizar negócios, por exemplo, com outras fabricantes. Ou seja, ninguém esperava que a marca tivesse um aumento, muito menos assim tão acentuado.
Resta agora que os próximos meses nos mostrem se a marca consegue manter ou ainda aumentar estes resultados.
Samsung e Lenovo com um impressionante aumento de vendas de tablets
Uma análise dedicada apenas às marcas e sem estas condicionantes por que está a passar a Huawei, mostram que a Samsung foi a que conseguiu um maior aumento de vendas numa comparação ano a ano.
A sul-coreana obteve um aumento de 89,2% relativamente ao ano passado, vendendo 9,4 milhões de tablets no terceiro trimestre. No entanto a chinesa Lenovo também esteve em destaque com a venda de mais 62,4% dos tablets face a 2019, tendo vendido 4,1 milhões de exemplares nos últimos três meses.
Por sua vez, continuando a abordar a comparação ano a ano, a Apple aumentou 17,4%, e vendeu 13,9 milhões de unidades no terceiro trimestre. Já a Amazon foi das cinco marcas a que apresentou uma queda de 1,2%, com 5.4 milhões de unidades vendidas.