Ubuntu Mobile
Ubuntu Mobile Internet Device (MID) Edition é baseado na distribuição Ubuntu e foi criado com o objectivo de ser usado em dispositivos móveis.
Contrariamente ao que de imediato se imagina, o Ubuntu Mobile não será um sistema operativo para os smarphones mas sim os MIDS (Mobile Internet Devices) e/ou UMPCs (PCs ultraportáteis). Os MIDS e UMPC’s são computadores com monitores sensíveis ao toque que permitem uma fácil navegação na Internet. Um dos exemplos é o Nokia N810.
O Ubuntu mobile está a ser desenvolvido em parceria com a Intel. Quem pretender experimentar o sistema operativo basta seguir o anuncio da Canonical e efectuar o download de uma das imagens virtuais disponíveis.
Fonte: Ubuntu Mobile Fonte: Canonical Blog Download: KVM Image (Mais fácil para colocar a funcionar) Download: MCCaslin Download: Menlow
Este artigo tem mais de um ano
Um exemplo é o N810… que é uma bruta de uma máquina, acrescente-se.
Já agora: comparação de utilização de memória entre os 5 grandes browsers:
http://dotnetperls.com/Content/Browser-Memory.aspx
Fazer um post sobre isto era porreiro.
finalmente…
agora só falta o sistema operativo da google
Relativamente ao post do Morbus
devem ter em atenção a escala aplicada no eixo das ordenadas.
Abraços
Epá julgava que isto seria para PocketPC.. pena!
não foi a nokia que disse não ao linux? Parece que essa imagem está um pouco enganadora. 😛
Ora ao esta uma coisa bem feita… Linux mobile…
ja tinha ouvido falar mas pensava k era fatela… mas afinal existe mesmo…
HEHE…
mundoo…
É td mto bonito…mas afinal de contas se o Ubuntu Mobile fosse mesmo para telemoveis era mto mlhor..px ha mto mais gente k os tens e a marca Ubunto sria mto mais reconhecida e aceitada o k tb talvez s reflectisse nos pcs, agora s fazem so para estas raridades de PCs ultraportáteis k sao poucos os k os podem ter nao tera la mto reconhecimento da marca
@Bruno
OS da Google ? A google não é, nem nunca irá ser especialista nesses cargos.
Se quiser ser, muito dinheiro irás ser gasto, e não é num SO de telemóvel que devia começar, mas sim de um computador LOL – Mas isso era capital a mais
A marca ubunto se fôr reconhecida e utilizada em massa continuará a ser gratis???
Até agora ainda n percebi de onde vem o dinheiro para estas coisas, mas ca para mim como em tudo na vida dos contibuintes!!
Eu começo a pensar com hoje em dia as pessoas lutam por coisas gratis, em vez de ordenados melhores e melhores condições de vida, como se o k é gratis crie posto de emprego e riqueza pos paises, mas se calhar sou eu que tenho uma visão muito global das coisas!!
Ricardo antes de dizeres disparates, o Linux não tem a ver com o ser grátis, mas sim com o ser livre, apesar do grátis também ser incluído, recomendo esta leitura: http://conversasdobruno.blogs.sapo.pt/371874.html
E além disso, Ricardo, a Canonical, a empresa que produz o Ubuntu, além do financiamento do seu fundador, o milionário Mark Shuttleworth, obtém lucros sobretudo do apoio que fornecem aos clientes empresariais. Ou seja, o sistema operativo em si é gratuito, mas o sucesso da Canonical no mercado depende da qualidade do apoio que prestam, por ser daí que no fundo as suas receitas advêm. É esse dinheiro que depois também vem ajudar ao desenvolvimento do próprio Ubuntu.
O gajo é milionari0, e obtem lucros assim e assado, e eu mando vir uma duzia de cds que vêm a milhares de quilometros de distância completamente gratis, e vais-me dizer k o gajo gosta de distribuir a fortuna??
A uma questão que tambem tem de se têr em conta, o software livre da cabo de muitas empresas, e n venhas dizer k não maior parte e subsidiado pelos estados, ou por outra kalker entidade com interesses economicos!!
E agora pergunto que riqueza tras isso aos paises e as pessoas???
Sejamos realistas e mt bom que exista, mas dentro de um certo limite, e que as pessoas tenham consciencia disso!!
O gratis numas coisas pode dar muito dinheiro a ganhar noutras. Obviamente ninguém vive do ar.
Por que é que o Google disponibilizou o Android em open source ? (Os primeiros telemóveis estão previstos para o 4.º trimestre deste ano).
Por que é que a Nokia vai gastar 264 milhões de euros para comprar o resto das acções da Symbian (já possui perto de metade) e a seguir disponibilizar o Symbian em open source ?
Olá malta, é a 1ª vez que escrevo aqui no pplware. Tenho seguido com atenção este MID Linux. Eu tenho um asus R2h e andava mortinho que isto saisse. O meu prob. é que sou um pouco inexperiente nisto do Linux. Alguem poderia dar-me umas dicas de como instalar isto no meu UMPC?OBG.
Boas
O OpenSource é livre e na maior parte das vezes gratuíto para:
1. Obter ajuda ao desenvolvimento de forma gratuíta (o Open Source tem desenvolvimento de multiplas origens, se quisessem fazer um software não-OpenSource teriam que pagar fortunas a equipas de desenvolvimento, assim reduzem os custos a zero).
2. Obter proveitos através do suporte e assistência, nomeadamente nas empresas. Também através de publicidade e muitas vezes uma versão OpenSource tem outras versões melhores que são pagas (ex. o OpenSolaris é gratuito, mas o Sun Solaris não o é… assim como o fedora e o RedHat, um é a versão OpenSource e o outro é a Empresarial).
3. Lá por o Linux ser na maioria das vezes gratuito, não significa que algumas aplicações (nomeadamente ao nível dos servidores) o sejam também, há aplicações Linux com preços ao nível dos maiores em Windows.
4. O OpenSource é mais uma entreajuda entre pessoas e entidades que desenvolvem software, muitas vezes, ajudam-se para melhorarem um produto gratuito que irá beneficiar outro produto pago e assim também se pode dizer que o OpenSource em ultima instancia também quer atingir o lucro, só que dá alguma coisa para receber, não é só… paguem, paguem e paguem…
Fiquem bem
P. S. 1: Antes que digam que eu sou um Linuxiano (gosto do Linux, mas vivo no mundo Windows), eu tenho o Windows 2000 Pro, o Windows XP Pro, o Windows Vista, Office 2003 Pro, o Visual FoxPro, o Macromedia Flash e Dreamweaver e o Kaspersky AV 7 pagos, comprados (não vieram com os PCs, eu paguei-os).
P. S. 2: Faço aplicações pagas e ajudo a desenvolver para OpenSource, pois algumas dessam aplicações OpenSource ajudam-me nas minhas aplicações pagas.
Na Media Markt de Aveiro vi um gadget brutal da ASUS bem maneirinho ( PC portátil mas mais pequeno ) sem disco rígido mas com memória interna + slot SD com LINUX e por uns meros 299€… !!! 😮
podia comecar a escrever no pplware ? digam qualquer coisa pra o meu email. abraco
Ena, ena. A Microsoft para desenvolver o windows mobile tem que vir comprar tecnologia a Portugal 😀
http://www.downloadsquad.com/2008/06/26/microsoft-buys-mobicomp-portuguese-mobile-sync-firm/