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Tim Cook: “O Surface é um produto comprometido e confuso”

CEOs da Apple, Amazon, Microsoft e Google comparam produtos e trocam insultos

O iPad Mini foi apresentado no dia 23 de Outubro, contribuindo assim para o mercado dos tablets mini, já constituido pelo Kindle Fire da Amazon e o Nexus da Asus.

No entanto, durante a semana passada, surgiram vários insultos entre os CEOs da Apple, Amazon, Microsoft e Google relativamente aos produtos concorrentes das suas empresas.

Se para Tim Cook o Surface é um produto comprometido e confuso, para a Google a Apple deveria ter continuado com os seus mapas. Por sua vez a Amazon comparou todas as características do seu tablet ao iPad Mini, criticando os preços altos da empresa de Cupertino, e a Microsoft garante que o Surface tem duas vezes mais memória que o iPad.

Está assim lançada, a guerra dos tablets!

O mercado dos mini tablets ficou mais completo com a apresentação do iPad Mini, que se veio juntar aos já conhecidos Kindle Fire da Amazon e Nexus da Asus.

A concorrência torna-se, assim, mais intensa, o que propicia  às habituais guerras entre as marcas.

E parece que essas guerras já começaram, dando mesmo azo a insultos por parte dos directores executivos das empresas como Apple, Amazon, Microsoft e Google.

Na quinta feira passada foi um dia em cheio. A Amazon comparou ponto por ponto o Kindle Fire com o novo iPad Mini, a Apple criticou o Surface, a Microsoft atacou o iPad, dizendo que o Surface oferece duas vezes mais memória e a Google referiu que a Apple deveria ter continuado com os seus mapas.

Tim Cook, que o ano passado disse que os tablets com Android são Bizarros, teceu agora críticas ao Surface, tablet da Microsoft. Numa reunião acerca dos resultados obtidos pela empresa de Cupertino no 4º trimestre de 2012, Tim Cook afirmou que considera o Microsoft Surface um produto ‘comprometido e confuso’. Cook adianta ainda que, embora não tenha tido ainda a oportunidade de ter testado o tablet da Microsoft, esta é a impressão que tem desta tecnologia ‘Acredito que se possa criar um carro que voe e flutue, mas não acredito que ele faça essas funções muito bem’, referiu comparando ao tablet.

Segundo o CEO da Apple, a marca de Cupertino teve que tomar duras decisões para decidir quais seriam as características exactas para o iPad, e que apesar de algumas não terem sido levadas avante, Cook acredita que, “quando as pessoas virem o que temos para oferecer, elas realmente vão querer um iPad.”

Tim Cook pode ter feito estas afirmações em tom de brincadeira, mas a verdade é que as mesmas foram fortemente criticadas nas redes sociais como o Twitter, pois, na verdade, muitos utilizadores gostariam de ter um carro que voasse e flutuasse.

Por sua vez, Steve Ballmer mostra-se impressionado e confiante no seu produto, indicando que “Temos um aparelho que funciona bem como PC ou tablet, sem comprometer qualquer das funções” disse à Reuters Television na passada quinta-feira antes do lançamento do Surface. Ballmer faz ainda um resumo do novo tablet da Microsoft, “Trabalho. Diversão. Tablet. PC. Um produto só!”. O CEO da Microsoft atacou ainda a Apple, dizendo que o Surface oferece duas vezes mais de memória que o iPad.

Outro CEO que ataca a marca da maçã é Eric Schmidt, da Google. Numa palestra dada este mês, Schmidt refere-se aos problemas dos novos mapas da Apple, que vieram substituir o Google Maps. Segundo Schmidt, “A Apple aprendeu que os mapas são difíceis, bem difíceis. Eles deveriam ter continuado com os nossos mapas”.

Com a apresentação do iPad Mini, este tornou-se um concorrente directou ao Kindle Fire e, desta forma, a Amazon decidiu também mostrar a sua posição. E, também na passada quinta-feita, duranto o anúncio dos resultados da empresa, o seu CEO, Jeff Bezos comparou ponto por ponto ambos os tablets, atacando de forma subtil os preços altos do produto da Apple. Bezos referiu mesmo que  “a nossa abordagem é trabalhar com afinco para cobrar menos”.

Relativamente aos preços temos assim:

No entanto, o analista da Morningstar, RJ Hottovy, afirma que não é comum a Amazon comparar os seus produtos, durante os anuncios de resultados, nem atacar os concorrentes de uma forma tão directa, “isso mostra que eles levam a guerra dos tablets muito a sério.

Esta guerra de tablets e insultos entre CEOS é bem representada nesta paródia:

 

O crescimento está nos tablets. É por isso que todos estão a lutar quanto a isso. A compra de PCs caiu, e alguns compradores de tablets talvez nunca mais comprem um computador.”

Michael Alenson – Director de Consultoria estratégica de Tecnologia e Telecomunicações na Maritz Research

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Quem irá sair vencedor desta guerra de tablets?

 

 

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