Ter um smartphone que carregue de forma rápida é hoje essencial para os utilizadores, de forma a colmatar o problema de autonomia associado às limitações físicas que as baterias impõem.
São já várias as tecnologias associadas a diferentes marcas, onde frequentemente se destacam nomes como Dash Charge da OnePlus (que perdeu este nome recentemente), SuperCharge da Huawei ou Quick Charge da Qualcomm. Mas qual destes é mais eficiente?
O site Hometop apresentou recentemente um infográfico onde mostra a forma como as diferentes tecnologias de carregamento rápido existentes atualmente funcionam e se comportam no momento de carregar.
A teste foram levados os seguintes carregadores:
- Qualcomm Quick Charge – utilizado pela Xiaomi, LG e Nokia, por exemplo
- Huawei SuperCharge – Huawei P20, Huawei Mate 10, Honor 10, entre outros
- OnePlus Dash Charge – utilizado nos OnePlus com base no VOOC charging da OPPO
- USB Power Delivery – recomendado pela Google para Android
- Samsung Adaptative Fast Charge – utilizado nos Galaxy S9 e Note8
- Apple Fast Charge – utilizado nos iPhone X e 8
- Motorola Turbo Charge – presente nos smartphones da Motorola, baseado no Quick Charge 2.0/3.0
- MediaTek Pump Express – funciona com smartphones com SoC da MediaTek que suportem carregamento rápido
Além destes carregadores, foram utilizados smartphones com suporte de cada uma das tecnologias, para serem avaliados do ponto de vista da velocidade de carregamento.
A potência de carregamento associada a cada um dos carregadores varia entre os 10,4W, do USB Power Delivery, e os 29W do Apple Fast Charge.
Depois, quanto à velocidade de carregamento, onde a tecnologia da OnePlus sempre se destacou, para carregar uma bateria de 3300 mAh demorou 80 minutos. No entanto, o SuperCharge da Huawei teve um desempenho superior, carregando uma bateria de 3400 mAh em 73 minutos.
A tecnologia da Apple é das que apresenta pior desempenho ao nível de carregamento rápido, já que para carregar uma bateria de 2716 mAh demorou 125 minutos.
Leia o infográfico completo em Hometop.