Spectrum vai ser “ressuscitado” com ajuda da Indiegogo
Quem não se lembra do mítico ZX Spectrum e dos tempos de espera para carregar um jogo?
Passados cerca de 32 anos, o seu criador Sir Clive Sinclair (com 74 anos) e a empresa Retro Computers Ltd lançaram um "desafio" na plataforma de crowdfunding Indiegogo com o objectivo de angariar fundos para lançar o Sinclair ZX Spectrum Vega.
Apesar de ainda estar apenas numa fase de protótipo, o novo Sinclair ZX Spectrum Vega terá um design muito aproximado do computador de 8 bits original e obviamente conseguirá correr jogos do Spectrum original. De acordo com a informação disponibilizada, o Sinclair ZX Spectrum Vega virá já com 1000 jogos instalados.
Mas este projecto não tem só como objectivo ressuscitar o antigo Spectrum pois a parceria com a Retro Computers ajudará a estabelecer protocolos com Instituições de solidariedade para doar estas máquinas.
A campanha associada ao ZX Spectrum Vega começou no passado dia 1 de Dezembro e em poucos dias o objectivo já foi alcançado. Actualmente o valor arrecadado vai já em cerca de 139 295,94 Euros.
Não se esqueçam de contribuir pois a campanha termina a 30 de Janeiro de 2015.
Homepage: Sinclair ZX Spectrum Vega
Este artigo tem mais de um ano
Ainda tenho em casa o meu spectrum 128K +2. Se inventassem uma forma de voltar a dar uso, para jogos, sem necessidade de cassetes era brutal.LOL
Opa Ppalma use uma divIDE no seu ZX +2 e seja feliz!
Digo Bcardoso procure uma divIDE utilize cartões CF ou SD e carregue qualquer programa em segundos em média 3 segundos. E atualmente tem saído vários jogos de grande qualidade por hobbistas.
Obrigado Augusto.
Podes correr os jogos sem precisares das cassetes.
Arranjas um cabo mono, liga-lo à entrada de som, pegas num tzx, convertes para mp3, ligas o spectrum ao pc com o cabo mono, fazes load “” e no pc pões a correr o mp3.
Voilá!
lá por serem cassetes os jogos não eram ficheiros de áudio! não se converte um programa em música!
além disso a entrada de som é para ligar um dispositivo de áudio, tipo micro. o que as cassetes tinham eram dados magneticos, tal como as tapes usadas para backup em servidores, que através de uma conversão em 0 e 1 forneciam os dados necessários à execução dos progs pelo cpu. basicamente era ruído estático se as colocassemos num leitor de cassetes normal. convertendo para mp3 iria alterar a informação!
Mas que confusão.
Os programas de Spectrum quando gravados numa cassete, são áudio. Os dados são guardados usando uma modulação que é apenas um conjunto de impulsos. Quando tocado numas colunas soa de forma muito parecida aos modems. Não eram música, sim, mas isso não significa que não eram áudio, e que este não pode ser convertido para mp3 e ser usado para carregar um jogo.
Os dados que estão na cassete estão gravados num formato magnético, mas estes eram transformados em impulsos electrónicos usando um leitor de cassetes normalíssimo. O Spectrum não queria saber da origem desses impulsos eléctricos.
Resumindo podes ligar a saída de áudio do teu computador ao spectrum para carregar um programa.
Nelson,
Já dizia Einstein
Prefiro ficar calado e deixar que as pessoas pensem que, se calhar, sou parvo, que falar e tirar todas as dúvidas… 😉
Além de que, estás, basicamente, a dizer que é impossível fazer algo que já faço há anos.
Pego nos TZX, converto-os em WAV, converto em MP3 (para ocupar menos espaço), copio-os para o meu telefone/leitor de MP3, ligo (com um cabo mono – TEM DE SER MONO) o cabo aos phones do leitor e à entrada de som do zx (a saída de um é a entrada do outro), load “”, play no leitor (com o volume ajustado) e bomba que é uma maravilha.
Mas tu é que sabes…
Tantos passos para quê. Existem leitores de TZX. Bem mais simples e ocupam menos espaço.:-)
eu a tb tenho mas é o 48K
Também tenho um e ainda funciona.
Velhos e bons tempos!
139 295,94 Euros? querem ver que é por causa do Paradise Café? lololol
Os horários do preto são elevados!
*Reinaldo
Prefiro acabar na choldra…lol
Isto é estúpido por duas razões.
É estupidamente caro, por esse preço, arranja-se um spectrum “a sério” e não se esqueçam que há mesmo muitos jogos que usam mais teclas ou não usam a combinação clássica do o,p,q,a,space
Ainda bem que não deitei fora um caixote com as velhinhas cassetes com programas que fui juntando desde 1983 🙂
Os dados contidos nas cassetes já não devem estar em condições de serem lidos.
Eu tive um Spectrum. Era o computador para todos, com capacidade aparentemente infinita. Aprendiamos a programar nele, e a saber como as coisas funcionavam.
O verdadeiro Spectrum actual, a meu ver, é a Raspberry Pi. Este é apenas uma máquina de jogos retro (and expensive at that).
Por muito que respeite o Sr. Clive Sinclair, este projecto não me atrai.
para jogar e recordar velhos tempos de Sinclair Spectrum deixo aqui site online de emulação de jogos:
se me permitem aqui vai.
http://www.80stopgames.com/site/zxspectrum128k
Adora jogar Automania.
Que belas tardes de domingo no velhinho Spectrum…
Gostava que a Commodore seguisse o exemplo.
Passei muitas horas a jogar no meu Amiga 500.
E muitas outras no meu ZX Spectrum +?? que tinha uma drive de disquetes.
ZX Spectrum +3… 😉
Que maravilha! Disquetes de 360kb que “levavam” 5 jogos de cada lado!
Sim, que as disquetes do spectrum tinhma face A e face B… hehehehehe
Tive um que me ensinou umas coisitas e me deu várias horas de lazer.
Sobre este projecto…. hmmm… não sei.
boas, e a indicação de um bom emulador
tenho em casa um CD cheio de ficheiros .zx
http://www.zxspectrum4.net/emulator.php
Abençoados sejam! A piada do spectrum hoje em dia é o facto de ser de cassetes. Com cartões SD, USB, etc etc já há muita coisa a fazer isso… Até um PIC qualquer faz isso… Neste novo lançamento espero que venha cá pra fora igual ao original, com cassetes e tudo… O dificil vai ser nos dias de hoje comprar cassetes…
Alguém me explica o que sao cassetetes
Estás a brincar, certo?
Ainda tenho o meu ZX Spectrum 48K com caixa e tudo. Tenho um caixote cheio de jogos, originais e pirateados também. Só não tenho é um gravador para o voltar a pôr a trabalhar. Tenho que ir aos monhés na Praça de Espanah ver se arranjo um daqueles tipo sabonete. Passei noites a tentar fazer os 20 quadros do Atic Atac
Tenho o meu ZX Spectrum 48K com caixa e tudo. Tenho um caixote cheio de cassetes, originais e pirateadas. Só não tenho é um sabonete para o voltar a pôr a bombar. Tenho que ir à Praça de Espanha ver se encontro algúm. Quero pôr a XBOx 360 a roer-se de inveja.
Quanto mais antiguinho, lentinho e conservado foremm os vossos mais valioso!
… Sugestão:. suponho que são capazes de fazer uma combinação com vídeo jogos como Foe da InnoGames e Warcomander, suponho dos norte americanos.
Tenatr um Regime incluviso para os videojogos.
Aprecio imenso spectrun s e timex com emuladores.