“Queremo-nos afastar para permitir que vozes mais importantes sejam ouvidas”, PlayStation.
O assassinato de George Floyd por asfixia por um polícia norte-americano, deixou o mundo sem conseguir respirar. A luta contra o racismo voltou a ganhar uma nova força e mais do que justiça o mundo precisa de uma mudança de mentalidades para que pretos, gordos, amarelos, gays, magros, altos, baixos… deixem de morrer e de sofrer às mãos de quem se acha superior.
É neste contexto que mais uma gigante da tecnologia cancela um evento de apresentação de um novo produto. A Google recentemente adiou o evento dedicado ao Android 11. Agora a Sony cancela o evento dedicado à PlayStation 5.
Estava marcado para dia 4 de junho o evento em que a Sony iria dar a conhecer a imagem da PlayStation 5 e, essencialmente, os jogos dedicados à próxima geração da consola. No entanto, o evento foi adiado e não se sabe para quando será reagendado.
Há vozes mais importantes para serem ouvidas
No final da semana passada já a Google tinha vindo a público cancelar o seu evento de lançamento do Android 11 Beta, marcado para 3 de junho. Na publicação dizia, portanto, que esta não era a “hora para comemorar”.
We are excited to tell you more about Android 11, but now is not the time to celebrate. We are postponing the June 3rd event and beta release. We'll be back with more on Android 11, soon.
— Android Developers (@AndroidDev) May 30, 2020
No mesmo sentido, a Sony, através das redes sociais da PlayStation também veio dizer que estes não era o momento para celebrações.
Decidimos adiar o evento da PlayStation 5 marcado para 4 de junho.
Embora entendamos que os jogadores de todo o mundo estão ansiosos para conhecer os jogos da PS5, não sentimos que agora seja um momento de comemoração e, por enquanto, queremo-nos afastar para permitir que vozes mais importantes sejam ouvidas.
— PlayStation (@PlayStation) June 1, 2020
Já antes, a empresa tinha deixado uma publicação sob a hastag “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam). Aí revelava o seu apoio a esta causa da luta contra a violência e racismos contra a comunidade negra. Uma realidade bastante presente não só nos Estados Unidos, mas um pouco por todo o mundo.
— PlayStation (@PlayStation) June 1, 2020
A PlayStation e os eventos gaming já cancelados
A Sony já divulgou até ao momento as especificações da consola, o logótipo e também já fez saber que a consola chega na altura do Natal ainda em 2020.
Este já estava a ser um ano atípico com o cancelamento de inúmeros eventos do mundo da tecnologia e do gaming. Nomeadamente a E3, a Gamescom, o GDC ou a PAX, devido à pandemia COVID-19. Estes cancelamentos, estão a criar dificuldades às empresas que contavam com eles para divulgarem grande parte do seu trabalho.
O The Future of Gaming, o nome do evento da Sony, seria só mais um que ganhava um formato online, que agora é adiado por uma causa maior. Estas empresas têm uma voz enorme perante os seus seguidores. Portanto, reconhecer que há algo mais importante que os seus lançamentos e eventos revela-se um ato de grande relevância quando o objetivo é mudar mentalidades.