Samsung Galaxy Nexus – O Primeiro Contacto…
...com o mais recente topo de gama Android da Google e Samsung!
O Android 4.0 Ice Cream Sandwich (ICS para os amigos) chegou recentemente ao mundo dos dispositivos móveis, mas no seu pouco tempo de vida já conseguiu mostrar que é um sistema operativo móvel muito bem conseguido. Com ele chegou também o primeiro smartphone com o ICS, fabricado pela empresa que tem estado ao mais alto nível no mercado dos dispositivos móveis, a Samsung, e com o selo da Google. Falo obviamente do Samsung Galaxy Nexus, o mais recente smartphone de topo com Android, o terceiro na série Nexus que a Google tem lançado ao longo dos últimos anos.
Como noticiámos aqui, o Galaxy Nexus chegou há muito pouco tempo a Portugal, e enquanto não nos chega um às mãos para uma análise mais detalhada, a Samsung deu-nos a oportunidade de realizar uma pequena preview deste smartphone, que promete ser um dos próximos líderes de mercado. Vamos então ver quais são as conclusões após um primeiro contacto com o Samsung Galaxy Nexus.
Deixando-me de rodeios e passando ao que interessa, a primeira coisa que tenho a dizer acerca do Galaxy Nexus é que tem um excelente aspecto! Tem uma imagem bastante boa, um aspecto robusto, a sensação ao se segurar o telefone na mão é também de robustez e solidez do equipamento.
Logo no primeiro contacto com este novo Nexus é possível notar as semelhanças com o Galaxy S II, o anterior smartphone de topo da Samsung. Nota-se perfeitamente, entre as semelhanças e diferenças entre os dois, uma linha evolutiva que marca a passagem de um smartphone para o outro.
Quanto às semelhanças, salta logo à vista o ecrã, as suas grandes dimensões e excelente qualidade (no Nexus um pouco superior). Na zona traseira também é possível observar algumas semelhanças, desde a tampa em plástico rugoso à "saliência" na zona inferior do equipamento.
No entanto as diferenças também são notórias, havendo a tal linha evolutiva que já referi. Esta evolução, no meu ponto de vista positiva, levou à adopção de cantos mais arredondados, material de construção que transmitem uma sensação de maior resistência e robustez (não que o SGS II não fosse também robusto, mas o material com que era feito transmitia a sensação de maior fragilidade), e claro, aquela que já é quase a imagem de marca dos Nexus, o ecrã ligeiramente curvo.
Concluindo esta rápida análise ao aspecto físico do Galaxy Nexus, posso dizer que é um equipamento bastante elegante, com um bom design, linhas agradáveis, materiais agradáveis ao toque e que transmitem uma boa sensação de robustez. O ecrã curvo dá-lhe um conforto extra, tanto na utilização como no transporte, por exemplo, no bolso das calças, e a ausência de qualquer tecla física na frente do equipamento (possível devido ao Android 4.0) melhoram ainda mais o seu bom aspecto.
Falemos agora do Sistema Operativo, que é talvez a característica que mais curiosidade provoca neste Galaxy Nexus, o Android 4.0 ICS. O tempo que estive com o Nexus não deu, nem de perto nem de longe, para fazer uma análise muito detalhada, ou para ver muito deste novo Android, mas deu para perceber sem qualquer margem para dúvidas que é/será um sistema operativo móvel muito poderoso.
A velocidade do ICS é estonteante. Se a minha experiência com o Galaxy S II, em termos de velocidade e fluidez do sistema, já era muito boa, então com o Galaxy Nexus e o Android 4.0 é estupenda. Como disse, o tempo que tive com o Nexus não foi muito, mas no tempo que o usei a fluidez foi sempre excelente, a navegação no sistema faz-se com uma velocidade elevadíssima, sem breaks, crashes, bugs, lentidão ou algo que se parecesse.
Poderão ver um pouco dessa experiência no vídeo a seguir:
Como puderam ver, todo o sistema se mostra, num primeiro contacto, muito rápido, muito fluido e muito estável. Obviamente que o hardware do equipamento ajuda bastante, mas há que dar mérito ao Android pela boa evolução que tem mostrado ao longo dos últimos tempos, e principalmente por este salto dado para esta última versão, que até agora tem dado impressões muito positivas.
O fantástico desbloqueio por reconhecimento facial...
Vou ser muito sincero, quando li e me falaram acerca desta nova função embutida no Android 4, o desbloqueio do ecrã por reconhecimento facial, pensei em algo lento, com falhas, cheio de bugs e sem grandes vantagens ou sem grande utilidade para o dia a dia. Mas não podia estar mais enganado, e sendo novamente sincero, o reconhecimento facial do Android 4 é FANTÁSTICO!
Surpreendeu-me claramente pela positiva este reconhecimento facial. Posso afirmar com segurança que entre o clicar no botão de desbloqueio, na lateral do equipamento, e termos o smartphone pronto a trabalhar, não passa mais de 1 segundo ou 1,5 segundos (2 segundos no limite). Testei mais de 30 vezes esta função, e o desbloqueio funcionou sempre sem problemas, sem excepção.
Para terem uma ideia do quão bem o reconhecimento funciona, eu testei próximo da cara, longe da cara, com o telefone em movimento, com a cara em movimento, com a cara séria, a rir e a conversar com outra pessoa, e funcionou sempre sem problemas. Foi feito igualmente o teste com outra pessoa, e como era de esperar, não desbloqueou.
Em qualquer altura pode-se saltar o desbloqueio por reconhecimento facial, desenhando o padrão de desbloqueio definido, como fiz no vídeo acima.
Galeria Fotográfica
Para terminar esta pequena preview, falta-me ainda falar da câmara do Galaxy Nexus. A qualidade fotográfica aparenta ser boa, mas testes mais longos e precisos serão feitos numa análise completa ao equipamento, mas é importante deixar uma nota em relação à velocidade de disparo da câmara fotográfica: é muito, muito rápida! Como demonstrei no vídeo acima, depois da imagem ser focada, o intervalo entre a captura de cada fotografia é praticamente o tempo que leva a levantar o dedo e voltar a tocar no ecrã.
Fica por aqui a preview a este mais recente smartphone topo de gama que nos chegou ao mercado por intermédio da Google e Samsung.
Os meus agradecimentos em nome do PPLWARE.COM à Samsung pelo convite e oportunidade que nos foi dada.
O que acham os nossos leitores deste novo Nexus? Terá mais sucesso que os anteriores? Qual será o seu impacto no mercado dos smartphones?
Artigos Relacionados:
- Será o primeiro screenshot do Samsung Nexus Prime?
- Agora sim, é mesmo o Ice Cream Sandwich no novo Nexus!
- Samsung Galaxy Nexus: evolução ou estagnação?
- Primeiras impressões do Android Ice Cream Sandwich
- O Samsung Galaxy Nexus chega esta semana a Portugal
Homepage: Galaxy Nexus
Este artigo tem mais de um ano
Não posso concordar com a recorrente menção ao samsung galaxy nexus como o “novo topo de gama” da sammy e ao facto de o samsung galaxy s II ser destronado por este. Não é assim! A nexus é uma classe à parte é um googlephone! Quanto sei tirando a resolução do ecrã, tudo o resto é inferior, quer em termos ecrã que não é amoled hd plus, quer a nível de câmara que não tem 8mpx, entre muitos outros…
Está prevista para os primeiros meses do ano que vem a release da build oficial do ICS para o S II e nesse momento qual será o topo? Jâ nao falo da CM9 que caso nao fosse a falta de cooperação da sammy já estaria pronta…
ABRAÇOS
o galaxy nexus so fica atrás a nivel da camara, de resto acredita que é superior, mesmo sendo pentile os pixeis sao tao pequenos devido à resoluçao excelente que não consegues distinguir
plastico faz parte do resto?
E se para ti, ter 8MP faz da câmara obrigatoriamente melhor que a 5MP, então deixa-me dizer-te que nada percebes do assunto. Os MP apenas têm a ver com o tamanho (resolução) da fotografia, nada mais. A qualidade da mesma tem a ver com outros factores, nos quais o SGS 2 não é superior, pelo menos notoriamente.
O Nexus não é inferior em nada, ao SGS2.
Custa quase o mesmo, tem um ecrã com resolução nativa HD, suporte oficial Google, sempre o 1º telefone a receber updates Google (ao contrário do SGS2, que só terá enquanto a Samsung ou comunidades se lembrarem de lançar updates e com atrasos de meses).
Resumindo, o Nexus é o topo de gama em termos de software, hardware (tech specs, ecrã, câmara, etc), suporte e comunidade.
Do que vi não achei a câmara do Nexus melhor. Os MP não contam é um facto, mas mesmo assim acho a do SGS2 melhor.
De resto concordo que é superior e aquele ecrã é qualquer coisa 😀
Opinões… obviamente há um hype muito grande à volta do galaxy nexus. Alguém ainda se lembra do g1 ou do nenus s? O suporte contou muito nos primeiros meses depois puffff…
Não posso compreender essa teorização quando para a própria sammy o s II continua a ser o handlet de topo. Ponto.
Caro Luís
Suporte? Estou a correr o ICS no nexus S (oficial – via OTA) o GSII receberá o ICS em Abril (rumores)
Vantagens do “pure Google” o suporte continua firme
Como é que recebeste o ICS via OTA?
Eu tenho o mesmo equipamento mas até à data não me apareceu essa possibilidade.
Tenho a versão 2.3.6 do android.
Obrigado.
concordo! a velocidade do shutter é uma grande vantagem do galaxy nexus, afinal de contas quem quer uma boa maquina compra uma dslr, quem quer câmara no smartphone é para tirar uma foto rápido.
Mas eu nunca quis dizer (e penso que não disse) que o SII iria ser destronado, disse que este é o novo topo de gama no mercado, e isso é mais do que claro, é topo de gama como o é o SGSII, LG Maximo 2X, HTC Sensation, e por aí fora. Este é um novo topo de gama, neste caso da Samsung e Google.
Também não disse se era melhor ou pior que o SII, o que disse, e isso sim referi mais que uma vez, é que se nota perfeitamente que este Nexus segue uma linha evolutiva na gama galaxy da Samsung, apresentando detalhes semelhantes, mas claramente evoluidos. Dei exemplos até: a capa traseira, a estrutura básica do telefone, form factor, etc.
Penso que a evolução é para melhor, este é um equipamento superior no seu todo, contando muito para esta superioridade o facto de ser um Google Phone 😉
só não concordo com uma coisa, o reconhecmento facil já me falhou umas 2 vezes, devido ao ambiente com pouca luz, mas não é por aí
de resto estou genuinamente maravilhado com o aparelho, o tamanho do ecrã que se evidencia mais quando em landscape e a ver videos é fenomenal
receava que o tamanho aparelho pudesse ser um problema, mas sinceramente não o é, como se pode ver nas imagens é apenas ligeiramente maior que o SGS2, mas o ecrã é maior porque as tiras superior e inferior são menores
de resto, é extremamente fluido, o browser é extremamente rapido
Pois, é possível. Eu apenas testei numa sala com muita luz, e aí funcionou sempre sem problemas.
Quando tivermos um para testar esses pormenores vão ser todos esmiuçados 🙂
Analise Exemplar!!! Parabéns Tiago pelo rigor e detalhe.
Um grande abraço
Pedro Pinto
Obrigado Pedro! 😉
Abraço!
Pelo que viste do meu GN, e daquilo que te disse, podes comprovar a maior parte do que foi focado pelo Tiago. ICS é sem dúvida um grande passo em frente, e, neste caso, suportado por um hardware muito poderoso.
É um disparate dizer que este telefone vai substituir o “antigo” galaxy 2… este último vai continuar-se a vender, verifiquem o site da samsung, ainda se encontra à venda… além disso vai receber o update do ics… portanto, como chegaram à conclusão que um substitui o outro?
Não sei se a questão é em relação ao que está no artigo, mas se é, não há qualquer conclusão de que um substitui o outro.. O que escrevi foi algo completamente diferente 😉
Primeiro contacto?? Eu diria uma análise, onde praticamente só faltam pormenores da câmara e autonomia (tal como descreves)! 😀
Gostei e ler e de ver que o ICS tem cartas para dar.
Excelente trabalho Tiago.
Obrigado Hugo! 😀
O ICS tem sim cartas para dar, mas também não se esperava menos! O Android nos smartphones está num nível muito bom. Confesso, mais uma vez, que entre o que vi até agora o reconhecimento facial me deixou abananado de tão bem que funciona (pelo menos nas condições que testei).
Estou bastante curioso para ver também o que chega ao mercado em termos de tablets com ICS, e qual a evolução entre os existentes com Honeycomb.
Abraço 😉
Boa preview.. aguardo uma análise mais detalhada.
No entanto posso dizer que gosto bastante do equipamento apesar de valorizar a qualidade fotográfica.
Penso que não fica atrás do SGS2, apesar da câmara inferior.. é melhor em CPU e resolução de ecrã, por exemplo.
O que por vezes (ou quase sempre!) pesa é o preço e nisso o SGS2 ganha alguma vantagem!
OFFTOPIC:
E a review detalhada do N9, Tiago ? :b
Este equipamento e mais recente e traz consigo o 4.0 logo é mais caro 😉
A análise ao N9 está na forja, não falta muito! 😉
Tive uns contratempos que me atrasaram uma série de coisas, tenho uma imensidão de análises para acabar, mas espero em breve conseguir por tudo cá fora, N9 incluido 😉
Cumps
Gostei imenso da análise 🙂 por enquanto irei ficar com o meu se xperia pro hehehe fico a espera da análise completa :p
gostei imenso da análise, mas fico mesmo pelo iPhone 🙂
João Olival
Relativamente ao telemóvel gostei dos materiais de construção. Não gosto de telemóveis tãaaaaoooooo graaaaannndeeeees.
No video hás vezes parecia-me fluido, mas noutras nem tanto. Mas só experimentado posso me pronunciar verdadeiramente. O mesmo é válido para as funcionalidades.
Mas uma coisa tenho a certeza. O ICS é tão feinho. Aqueles icones são mesmo feiitos. Sei que há pessoas que gostam deste tipo de temas. Obviamente não posso dizer que o meu gosto é melhor do que o dos outros. Mas este tipo de tema é admirado apenas por uma pequena franja. Uma das coisas que me desiludiu quando instalei o cyanogenmod foi este ambiente super cru. E o ICS pode ter mudado muito mas em termos de design continua cru
Quanto à fluidez (ou falta dela em certos casos), apenas se notam falhas no browser. Em toda a restante navegação no sistema foi “sempre a abrir”.
Não sei porquê mas o browser stock dos telefones com Android nunca me agrada muito…
design péssimo. android 4? satisfatório. Não é intuitivo, mas é rápido, mas prefiro iOs e WP Mango 7.5.
No teu caso tens sorte em gostar do design do ios agora para os resto do pessoal que gosta não gosta é facil basta instalar um launcher com design alternativos e pronto tens um iphone espetacular !!! euuu espera, ah não dá….oooopsss pronto continuo com android 🙂
Agora a serio: ios hardware lindissimo e bom, software intuitivo e simples mas muito limitado e feio (para mim) por isso não concordo com criticas ao design de Android vs ios, não é fator limitativo do android apenas do ios…
Que preço será este bichinho?
539,90€ numa operadora portuguesa vermelha perto de ti 😛
Eu vou comprar agora o Galaxy SII pq este é bem mais caro, pelo menos na pixmania onde vou ter que comprar.
Será que este vale a diferença?
Fantástica apresentação Tiago…. venha o unboxing e a análise do bicho…
Não concordo.
Muitos adjetivos e poucos números…
Para quem tiver este telemóvel e esteja a correr o 4.0.3 tem aqui o meu kernel, actualizado diáriamente: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1367341
Deixo desde já a palavra que este telemóvel é absolutalemente fantástico.
Continuo a achar que 499€ por o Galaxy S2 desbloqueado, uma melhor compra.
Olá, sou relativamente novo no mundo android, por isso vou fazer uma pergunta que muitos podem achar estupida, mas aqui vai, será possivel eu actualizar o sistema android do meu HTC Sensation para a versão mais recente, que pelo que leio será esta?
Apesar de parecer um bicho fantástico, acho que são equipamentos com preços pornográficos nos dias que correm (quase 1.5x salários mínimos). Por muito bom que seja, há que ter algum juízo a gastar dinheiro.
O reconhecimento facial é algo que me deixa a pensar muito, porque uma das coisas que me assusta é perder/roubarem o telemóvel com o conjunto de informação que lá se encontra.
offtopic: Alguém conhece uma boa aplicação para desbloqueio por impressão digital (por exemplo)?
O que mais se evidenciou no artigo foi o desajustamento do site do pplware ao aparelho.
Para quando um pplware mobile?
Algum feedback da bateria?
Já estou com um bicho destes faz uma semana, e tive que o trocar ontem em garantia devido ao ruido do auscutador durante as chamadas..
Outro defeito que noto em ambas as unidades que tive é a qualidade dos brancos/cinzas em que se nota os degrades e algum ruido de imagem.. Continuo a ter ruido e distorção em chamadas apesar de não tanto como na primeira unidade.
Tirando isso é um excelente telemovel, muito rápido e a resolução do ecrã é espectacular e bastante util principalmente aquando navegação web.
Boa noite ,
Excelente review Tiago , vamos ver agora como decorre o teste mais detalhado , o que mais me impressionou foram as mudanças radicais no SO , como já uma vez tinha escrito este SO não é um mero update de firmware , é de facto um SO novo e por isso mesmo é que corre simultaneamente em tablets e Telemóveis , fiquei com a sensação que o SO é leve e que irá correr bem em telemóveis com menores recursos , o que também é uma boa noticia , resta saber como se vão comportar os fabricantes se fazem a actualização para o ICS ou não .
Tiago 5 estrelas o teu artigo , para quem não sabe até o Galaxy 1 está a venda e agora fizeram o plus que tem um processador a 1,4 Ghz , portanto diria que todos estes telefones têm capacidades de hardware para suportarem com este espécime .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
Galaxy S1 não vai ter suporte oficial ICS da Samsung, infelizmente.
E outra coisa que me esqueci de dizer a Sra Da Joana , Android não é o IOS , esta Skin ou o Launcher ou os Icons ou o fundo de parede , tudo se muda como da note para o dia , esta é a magica do Android , desculpe se já tinha percebido e que se equivocou no seu post , pensava certamente que estava a comentar acerca do IOS ??? !!!!! …. talvez sim ….. ou talvez não , bom fica assim , paciência .
Serva
O telemóvel parece ser fantástico mas o reconhecimento facial é uma porcaria.Digo isso porque se desbloqueia com uma simples foto da pessoa.
Podem ver aqui:https://www.youtube.com/watch?v=BwfYSR7HttA
Comprei o Galaxy Nexus desbloqueado no Mercado Livre 10/12, e digo que o smartphone é o “BIXO”. Saiu a R$ 2.200,00 e, em minha opinião valeu apena. Já tive experiências com “iOS 5” e o Android 4 o superou trazendo várias novidades que são bastante praticas e úteis.
O reconhecimento de face é realmente de mais, reconhece em fração de 1 segundo, o problema é que a cada semana tenho de renovar a face novamente para que ele continue me reconhecendo. Mesmo quando há pouca iluminação, acompanha outros sistemas alternativos para o desbloqueio como: PIN, o padrão (ordenar as linhas) ou o deslizamento.
O que realmente impressiona-me é a tela 1280×720 pixels HD, único celular do mundo que usufrui a um screen dessa qualidade. São tantas novas especificações super interessantes, que infelizmente não posso descrever todas aqui…
Mas o único problema do Galaxy Nexus é mesmo que a câmera traseira seja equipada com uma lente de 1080p, ainda é do tamanho de 5 megapixels, então infelizmente não absorve muita luz. A câmera é excelente, mas garanto que caso fosse 8mp haveria uma boa diferença.
Boas
Este mês quero comprar 1 smartphone deste genero, mas estou indeciso e gostaria de uma ajuda de todos os visitantes deste excelente site.
A duvida é entre este aqui referido, Samsung Galaxy s2, Samsung Galaxy Note e o HTC Sensation XE.
E já agora quando sairá o samsung s3?