No passado mês de fevereiro, a Samsung apresentou ao mercado um smartphone inovador. O Galaxy Fold era um dispositivo que prometia um ecrã desdobrável, robusto, duradouro e com funcionalidades que justificariam o preço de cerca de 2 mil euros. No entanto, as semanas seguintes mostram um cenário diferente. Em março alguns utilizadores que o estavam a testar deram conta de uma possível anomalia no ecrã. Assim, num instante, em abril, a empresa sul-coreana anunciava que iria adiar o lançamento do seu futurista Fold.
Agora a Samsung parece não ter a certeza que irá lançar o Galaxy Fold tão cedo e deu isso a saber aos seus clientes.
Fica adiado o lançamento do Samsung Galaxy Fold?
Os potenciais proprietários do Galaxy Fold, da Samsung, poderão ter de esperar bastante mais do que o que esperariam. Segundo informações, a marca sul-coreana começou a notificar os clientes que fizeram a pré-encomenda que estas poderão ser canceladas.
Na passada segunda-feira, os clientes que encomendaram o Galaxy Fold começaram a receber e-mails da Samsung. Nessa correspondência eram informados da possível anulação dos pedidos. Posteriormente, esta informação era confirmada por um porta-voz da empresa à Reuters.
A mensagem afirma “If we do not hear from you and we have not shipped by May 31st, your order will be cancelled automatically.”
De acordo com os regulamentos dos EUA, a Samsung era obrigada a notificar os clientes de que as pré-encomendas seriam canceladas caso o produto não fosse enviado até 31 de maio.
After one day of use… pic.twitter.com/VjDlJI45C9
— Steve Kovach (@stevekovach) April 17, 2019
Problemas graves no novo ecrã
Depois de várias unidades de teste serem entregues a analistas internacionais, as avaliações negativas não tardaram em chegar. Todos os problemas estão localizados num único componente, o ecrã dobrável. Curiosamente, o foco principal deste smartphone que custará cerca de 2 mil euros.
Vários vídeos foram colocados na Internet que mostravam vincos no ecrã após algum tempo de utilização. Situação inadmissível para um smartphone deste segmento.
Devolução das unidades de teste
A empresa também foi rápida em pedir aos revisores o envio de volta dos dispositivos defeituosos. Além disso, foi igualmente célere a cancelar os eventos de lançamento na China e atrasar o lançamento do smartphone.
Posteriormente, a Samsung pediu ao site iFixit para tirar do ar a desmontagem do Galaxy Fold. Isto porque a equipa do iFixit, que normalmente avalia a reparabilidade destes equipamentos, esteve a desmontar o Galaxy Fold e revelou várias fragilidades deste modelo.
Conforme é afirmado por alguns analistas, o não lançamento do Galaxy Fold é a primeira grande falha de smartphone da Samsung desde o desastre de incêndio com a bateria Note7. Na altura, a marca viu-se obrigada a recolher milhões de equipamentos à escala global.
Agora, a marca atua de forma muito mais preventiva. Se não está em condições de sair, em vez de avançar, recua, resolve e, quem sabe, ainda este ano o poderá lançar de novo.